Raptor nos Açores

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blackrider

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Raptor nos Açores
« em: Agosto 22, 2006, 10:27:47 am »
Boas...

Na edição de hoje (dia 22 de Agosto de 2006) do Diário de Notícias vem uma notícia que básicamente diz que os EUA têem como objectivo colocar uns quantos F22 nos Açores com o fim de realizarem treinos de tripulações sobre o Atlântico Norte.

- Alguém sabe mais pormenores?
 

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Rui Conceicao

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(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 22, 2006, 12:10:35 pm »
Penso que querem fazer treinos supersónicos sobre o Atlantico. Pois o F22 atinge velocidade supersonica sem precisar de ligar o pós-combustor.
Hoje dia 12 de Junho de 2006, dois F 18 Espanhois
faziam exercicios sobre territorio Portugues(concelho de Mértola, entre 8am e 9am)
 

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old

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(sem assunto)
« Responder #2 em: Agosto 23, 2006, 08:21:05 am »
Que curiosa noticia..
Ni que los americanos no tuvieran poligonos de vuelo supersonicos en su pais:lol:

No se yo si seria muy agradable ver continuamente "invadido" el espacio aereo del pais por aeronaves extrangeras. (aunque sea el fantastico F22)

De todas formas no creo que basen Raptors de forma permanente en ninguna base fuera de USA, aunque seria interesante confirmar la noticia.
Saludos
 

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Spectral

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I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

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pmdavila

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« Responder #4 em: Janeiro 25, 2008, 01:45:17 pm »
Há desenvolvimentos neste tópico. Já decorrem negociações entre a USAF e a FAP, estando a zona de treino aéreo destinada a ser discutida entre ambas as partes. A FAP propôs uma área de 64 195 km^2 a norte dos Açores, enquanto a USAF propôs uma área de...274 347 km^2, também a norte dos Açores, e que engloba a ilha do Corvo. O suporte logístico, claro está, parte das Lajes...

Citar
Confirmadas negociações entre Portugal e EUA para campo de treino no Atlântico
 
Propostas e contra-propostas para treino a partir das Lajes

Portugal e os EUA estão a negociar uma zona de treino aéreo com suporte logístico nas Lajes.



Portugal e os EUA estão envolvidos em negociações técnicas com vista à delimitação a norte dos Açores de uma área de treinos para aviões de caça e outras armas e plataformas aéreas - confirmam documentos militares reservados a que DI teve acesso.

Uma proposta da Força Aérea Portuguesa (FAP), da responsabilidade do COfA - Comando Operacional da Força Aérea, aponta para uma área de 260 por 72 milhas náuticas, na seguinte localização: 43º00´.00´´ Norte/39º.33´53´´ Norte e 28º.00´00´´ Oeste/26º.20´00´´ Oeste (64.195 quilómetros quadrados).

A Força Aérea dos EUA (USAF) contrapõe com uma área de 200 por 400 milhas, com a seguinte localização: 42º.50´.49´´ Norte/29º.30´54´´ Norte e 22º.33´.30´´ Oeste/31º.23´.57´´ Oeste (274.347 quilómetros quadrados).

As duas propostas prevêem espaços de treino na zona de controlo aéreo de Santa Maria, sendo que a proposta norte-americana inclui a ilha do Corvo na reserva de espaço.

A criação da zona de treinos sobre o Atlântico implica a utilização da Base das Lajes, na Ilha Terceira, para apoio logístico aos meios envolvidos em treinos, particularmente os caças avançados F-22 e os caças F-35, que ainda não entraram ao serviço.

Segundo os documentos a que tivemos acesso, os norte-americanos pretendem utilizar a zona a delimitar no Atlântico para treinos de caças em manobras de combate ar-ar; treino de reabastecimento; teste de plataformas não especificadas localizadas no território continental dos EUA e treino conjunto no âmbito da NATO (aviões-radar E-3, aparelhos PA-200 e caças F-16).

Uma das valências de treino desejadas pela USAF é a possibilidade de comparar o desempenho do F-22 com o desempenho do moderno caça europeu, com vista a evoluir o avião norte-americano.

LUGARES “DE LUXO”

O espaço aéreo a norte das Lajes e as infra-estruturas da base terceirense são considerados “de luxo” para o treino que a USAF quer desenvolver - lê-se nos documentos a que tivemos acesso.

A Base das Lajes tem capacidade em excesso de pista, rampas, infra-estruturas de apoio e armazenamento de combustíveis, possuindo mesmo a segunda maior reserva da USAF em todo o mundo, incluindo o território continente norte-americano.

Os norte-americanos estão agora a estudar a proposta portuguesa para a delimitação da zona de treinos, apurando até que ponto ela se pode encaixar nas manobras dos aparelhos e na cobertura radar e rádio, que poderá ser problemática a partir dos 42º norte, sendo que a proposta da FAP atinge os 43º norte.

De entre os avanços técnicos que os norte-americanos pretendem introduzir na cobertura do atlântico a partir de Santa Maria e das Lajes, tendo no horizonte a zona de treinos pretendida, contam-se o aumento da potência dos radares do controlo aéreo de Santa Maria; a resolução das zonas “cegas” às ajudas rádio nas proximidades das Lajes, e a certificação dos radares das Lajes, sobretudo em altitude.

Os EUA estão a desenvolver este dossier em contactos permanentes entre o seu quartel-general na Europa (Alemanha) e a embaixada em Lisboa.

PORTUGAL MUDO

DI tentou, sem sucesso, obter reacções oficiais portuguesas às negociações em curso. A FAP remeteu o assunto ao Ministério da Defesa, que por sua vez o remeteu para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, junto do qual não conseguimos obter qualquer declaração.

DI pretende continuar a acompanhar este assunto.


inDiário Insular, edição de 25/01/2008

Com os melhores cumprimentos,
pmdavila

"Antes morrer livres que em paz sujeitos"
 

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pedro

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« Responder #5 em: Janeiro 25, 2008, 01:55:08 pm »
E as contra-partidas?? :roll:
Cumprimentos
 

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nelson38899

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« Responder #6 em: Janeiro 25, 2008, 02:01:00 pm »
umas cervejas pagas ao fim do treino :lol:
Agora a sério, podemos sempre tentar, treinar com eles, daria-nos uma experiência a cima de alguns países europeus, pois quase todos o pilotos americanos, ja devem ter experiencia de combate.

Cump.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Eurico Viegas

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« Responder #7 em: Janeiro 25, 2008, 08:08:10 pm »
Citação de: "nelson38899"
umas cervejas pagas ao fim do treino :lol:
Agora a sério, podemos sempre tentar, treinar com eles, daria-nos uma experiência a cima de alguns países europeus, pois quase todos o pilotos americanos, ja devem ter experiencia de combate.

Cump.


Nem que seja experiencia a largar bombas em cima do alvo errado... :twisted:
disce quasi semper victurus, vive quasi cras moriturus
 

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pmdavila

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« Responder #8 em: Janeiro 25, 2008, 08:48:04 pm »
Citação de: "Eurico Viegas"
Citação de: "nelson38899"
umas cervejas pagas ao fim do treino :lol:
Agora a sério, podemos sempre tentar, treinar com eles, daria-nos uma experiência a cima de alguns países europeus, pois quase todos o pilotos americanos, ja devem ter experiencia de combate.

Cump.

Nem que seja experiencia a largar bombas em cima do alvo errado... :lol:
Com os melhores cumprimentos,
pmdavila

"Antes morrer livres que em paz sujeitos"
 

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P44

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« Responder #9 em: Janeiro 25, 2008, 09:06:47 pm »
Citação de: "pedro"
E as contra-partidas?? :twisted:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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pedro

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« Responder #10 em: Janeiro 25, 2008, 09:08:48 pm »
Realmente seria uma estupidez nao aproveitar esta opurtunidade.
Cumprimentos
 

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typhonman

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« Responder #11 em: Janeiro 25, 2008, 09:14:38 pm »
No futuro poderias fazer um request of information para F-35...Talvez consigamos um abaixamento de preço...
 

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Jorge Pereira

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« Responder #12 em: Janeiro 26, 2008, 10:15:35 am »
Excelente oportunidade para fazer uns pedidos ao nosso amigo Tio Sam: Eu pediria umas baterias de Patriots e uns (SL)AMRAAM. Também um piscar de olho ao F-35 seria muito bem pensado.

É também uma excelente oportunidade de treino para os nossos homens. Estaríamos em contacto directo com o que de mais avançado (material e know-how) existe na actualidade.

Finalmente, seria também um enorme reforço da segurança em todos os sentidos naquela zona. Dou por adquirido que questões como a não perturbação (dentro do possível) do tráfego aéreo civil serão devidamente acauteladas.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

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pmdavila

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« Responder #13 em: Janeiro 26, 2008, 10:18:45 am »
Citação de: "Jorge Pereira"
Dou por adquirido que questões como a não perturbação (dentro do possível) do tráfego aéreo civil serão devidamente acauteladas.


Esperemos bem que sim, caro Jorge, uma vez que temos que nos lembrar que uma das principais actividades nos Açores é o turismo e, sendo a Base das Lajes o único aeroporto da ilha, não convém ficar ainda mais limitado...
Com os melhores cumprimentos,
pmdavila

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zocuni

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« Responder #14 em: Janeiro 27, 2008, 01:45:23 am »
Tudo bem,

Sinceramente e pelo que li e esperando pelos desdobramentos possiveis acho a área pretendida pelos EUA,muito grande só mesmo com grandes vantagens para Portugal e mais particularmente os Açores.É um assunto muito delicado,há que se ver muito bem o que se assina.

Abraços,
zocuni