L-ATV no Exército ?

  • 207 Respostas
  • 41911 Visualizações
*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #180 em: Outubro 16, 2020, 07:24:11 pm »
Fonix. 250 L ATV (ou M ATV ou quaisquer MRAP)! Além do Afeganistão vamos para o Iraque e a Síria?  :mrgreen: :mrgreen:


Citar
Walmart
An Oshkosh M-ATV MRAP parked at a military base in Afghanistan


Citar
Pinterest
M-ATV, belonging to an EOD team. Supposedly Iraq.

Cumprimentos

Existe uma grande diferença entre L-ATV e os M-ATV, é que é de mais de 10000kg. :mrgreen:
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #181 em: Outubro 16, 2020, 10:51:38 pm »
Fonix. 250 L ATV (ou M ATV ou quaisquer MRAP)! Além do Afeganistão vamos para o Iraque e a Síria?  :mrgreen: :mrgreen:


Citar
Walmart
An Oshkosh M-ATV MRAP parked at a military base in Afghanistan


Citar
Pinterest
M-ATV, belonging to an EOD team. Supposedly Iraq.

Cumprimentos

Em vez de se estar a planear, se é que isso é verdade, a compra de 250 LATV, por 60 milhões, o que se deveria fazer era ou canalizar essa verba para comprar mais ST5, ou, melhor ainda, adicionar os 60 milhões à verba alocada para aquisição do SHORAD, aumentando o número de viaturas/ lançadores/misseis e radares ficando o Ex Por com uma capacidade AAA mais musculada.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: oi661114

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #182 em: Outubro 16, 2020, 11:21:21 pm »
Apesar de tudo... confesso apreciar muito a possibilidade da Kongsberg XM914 RWS.  :-P
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #183 em: Outubro 17, 2020, 12:25:20 am »
Fonix. 250 L ATV (ou M ATV ou quaisquer MRAP)! Além do Afeganistão vamos para o Iraque e a Síria?  :mrgreen: :mrgreen:


Citar
Walmart
An Oshkosh M-ATV MRAP parked at a military base in Afghanistan


Citar
Pinterest
M-ATV, belonging to an EOD team. Supposedly Iraq.

Cumprimentos

Em vez de se estar a planear, se é que isso é verdade, a compra de 250 LATV, por 60 milhões, o que se deveria fazer era ou canalizar essa verba para comprar mais ST5, ou, melhor ainda, adicionar os 60 milhões à verba alocada para aquisição do SHORAD, aumentando o número de viaturas/ lançadores/misseis e radares ficando o Ex Por com uma capacidade AAA mais musculada.

Abraços
Achas mesmo que existe mais necessidade de mais ST5?
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #184 em: Outubro 17, 2020, 12:41:55 am »

Achas mesmo que existe mais necessidade de mais ST5?

Não era para mim mas - sim, necessitamos de mais "ST5 RWS 12,7mm e também versões para as equipas VCB, ACar, AA, Porta Morteiros das BrigRR e BrigInt.", em especial por não haver dinheiro para mais Pandur...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #185 em: Outubro 17, 2020, 01:20:35 am »

Achas mesmo que existe mais necessidade de mais ST5?

Não era para mim mas - sim, necessitamos de mais "ST5 RWS 12,7mm e também versões para as equipas VCB, ACar, AA, Porta Morteiros das BrigRR e BrigInt.", em especial por não haver dinheiro para mais Pandur...

Mas os ACAR e AA são concursos a parte.

Quanto as RWS, isso vai conta a doutrina da força. Porque mudar a doutrina?
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #186 em: Outubro 17, 2020, 07:35:02 am »
Fonix. 250 L ATV (ou M ATV ou quaisquer MRAP)! Além do Afeganistão vamos para o Iraque e a Síria?  :mrgreen: :mrgreen:


Citar
Walmart
An Oshkosh M-ATV MRAP parked at a military base in Afghanistan


Citar
Pinterest
M-ATV, belonging to an EOD team. Supposedly Iraq.

Cumprimentos

Em vez de se estar a planear, se é que isso é verdade, a compra de 250 LATV, por 60 milhões, o que se deveria fazer era ou canalizar essa verba para comprar mais ST5, ou, melhor ainda, adicionar os 60 milhões à verba alocada para aquisição do SHORAD, aumentando o número de viaturas/ lançadores/misseis e radares ficando o Ex Por com uma capacidade AAA mais musculada.

Abraços
Achas mesmo que existe mais necessidade de mais ST5?

SIM !
Inicialmente o concurso foi desenhado para quase 200 VBLs.
Como é habitual por estas bandas, depois de mais um atraso na aquisição, de cerca de dois anos, verificou-se que o orçamento inicial apenas conseguia abranger cerca de 168 viaturas.

Como se não bastasse, um segundo atraso na decisão de avançar que determinou nova redução no numero final de unidades para 139, retirando as 29 ACar.

Como tal :
Os 107 P/A sao poucos para as necessidades que a BRR tem e isto com os efectivos reduzidos, são necessarias pelo menos mais 63 viaturas e com opções RWS;

A versão ACar foi excluida, deveria ser adquirida;

A versao P/M tambem faz falta até porque as duas frotas de VBR que temos nao tem essa valência de Apoio de Fogos;

E para terminar, seria até vantajoso, para a BRR e até para a BrigInt, que o SHORAD, usasse a plataforma ST5, já pelo que parece, nao se está a contemplar usar os Pandur para colocar, pelo menos uma meia duzia de sistemas AAA.

Abraços
« Última modificação: Outubro 17, 2020, 07:41:10 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #187 em: Outubro 17, 2020, 07:46:37 am »

Achas mesmo que existe mais necessidade de mais ST5?

Não era para mim mas - sim, necessitamos de mais "ST5 RWS 12,7mm e também versões para as equipas VCB, ACar, AA, Porta Morteiros das BrigRR e BrigInt.", em especial por não haver dinheiro para mais Pandur...

Mas os ACAR e AA são concursos a parte.

Quanto as RWS, isso vai conta a doutrina da força. Porque mudar a doutrina?

Mas qual doutrina ??
A mesma que usa Pandur RWS  na RCA ??
Red Baron, explica me lá, onde posso descobrir, essa Doutrina.

Já tenho lido por aqui que a doutrina isto e aquilo, mas os Militares sabem dessa doutrina ou será que é doutrina do forum ??

Abraços
« Última modificação: Outubro 17, 2020, 07:57:20 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #188 em: Outubro 17, 2020, 06:34:11 pm »

Achas mesmo que existe mais necessidade de mais ST5?

Não era para mim mas - sim, necessitamos de mais "ST5 RWS 12,7mm e também versões para as equipas VCB, ACar, AA, Porta Morteiros das BrigRR e BrigInt.", em especial por não haver dinheiro para mais Pandur...

Mas os ACAR e AA são concursos a parte.

Quanto as RWS, isso vai conta a doutrina da força. Porque mudar a doutrina?

Mas qual doutrina ??
A mesma que usa Pandur RWS  na RCA ??
Red Baron, explica me lá, onde posso descobrir, essa Doutrina.

Já tenho lido por aqui que a doutrina isto e aquilo, mas os Militares sabem dessa doutrina ou será que é doutrina do forum ??

Abraços

Se sabem ou não, não te posso garantir. Mas que publicam trabalhos no rcaap.pt e dão entrevistas sobre isso posso garantir.
Mas lá está não faço parte do pessoal com fontes, logo posso estar totalmente errado.

Voltando ao que interessa, o L-ATV não era mais indicado para a BrigRR. Até pela vantagem de ser mais facilmente transportada por via aérea?
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #189 em: Outubro 17, 2020, 10:04:49 pm »
Os valores de equipamento militar são sempre muito complicados de saber - dependem muito do "pacote" de extras, manutenções, peças sobresselentes, formação, da "vontade" do fornecedor fazer negócio, do apoio do país de origem; para além do sigilo que existe em muitos casos.

Dito isto já esqueci adquirir mais Pandur - que venham mais ST5 RWS 12,7mm e também versões para as equipas VCB, ACar, AA, Porta Morteiros das BrigRR e BrigInt; se os L-ATV forem mais baratos (e avaliar não só o valor de compra mas também o custo de 2 linhas logísticas) que venham esses.

Exacto, e ainda temos o "concurso" (ainda nem concurso é, deve estar planeado lá numa gaveta qualquer no MDN) do 4x4 dos Fuzos, que pode, ou não, estar associado a esta conversa dos L-ATV. Pelos valores apresentados, o L-ATV teria um custo/veículo inferior ao do ST5, sendo a verdadeira questão as versões em causa. Por outro lado, já não ficava surpreendido que metessem tudo no mesmo saco, e os L-ATV fossem para os 3 ramos, Fuzos, Exército e FAP (substituir os Condor).

Mas o "complicado" de adquirir mais "Pandur" é o mesmo "complicado" de adquirir mais "ST5" ... não é critério - mais ou menos  "complicado" - que deve conduzir as "compras de defesa", é o critério das "prioridades das necessidades" das FFAA ... digo eu?! Quer o Pandur quer o ST5 ... são produtos Make-to-Order.

Complicado no senti do "vil metal" (como é claramente referido no trabalho da AM muitas vezes indicado aqui).
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #190 em: Outubro 17, 2020, 10:08:02 pm »

Achas mesmo que existe mais necessidade de mais ST5?

Não era para mim mas - sim, necessitamos de mais "ST5 RWS 12,7mm e também versões para as equipas VCB, ACar, AA, Porta Morteiros das BrigRR e BrigInt.", em especial por não haver dinheiro para mais Pandur...

Mas os ACAR e AA são concursos a parte.

Quanto as RWS, isso vai conta a doutrina da força. Porque mudar a doutrina?

Há concurso para ACar? Mas, segundo o trabalho dos Pandur da AM sempre referido, a falta de RWS é clara - aliás não sei se levariam Pandur para a RCA se houvesse ST5 com RWS...

O concurso AA julgo que preferem um veiculo já existente e se o ST5 for uma possibilidade...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-781
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #191 em: Outubro 17, 2020, 10:52:23 pm »
Os valores de equipamento militar são sempre muito complicados de saber - dependem muito do "pacote" de extras, manutenções, peças sobresselentes, formação, da "vontade" do fornecedor fazer negócio, do apoio do país de origem; para além do sigilo que existe em muitos casos.

Dito isto já esqueci adquirir mais Pandur - que venham mais ST5 RWS 12,7mm e também versões para as equipas VCB, ACar, AA, Porta Morteiros das BrigRR e BrigInt; se os L-ATV forem mais baratos (e avaliar não só o valor de compra mas também o custo de 2 linhas logísticas) que venham esses.

Exacto, e ainda temos o "concurso" (ainda nem concurso é, deve estar planeado lá numa gaveta qualquer no MDN) do 4x4 dos Fuzos, que pode, ou não, estar associado a esta conversa dos L-ATV. Pelos valores apresentados, o L-ATV teria um custo/veículo inferior ao do ST5, sendo a verdadeira questão as versões em causa. Por outro lado, já não ficava surpreendido que metessem tudo no mesmo saco, e os L-ATV fossem para os 3 ramos, Fuzos, Exército e FAP (substituir os Condor).

Mas o "complicado" de adquirir mais "Pandur" é o mesmo "complicado" de adquirir mais "ST5" ... não é critério - mais ou menos  "complicado" - que deve conduzir as "compras de defesa", é o critério das "prioridades das necessidades" das FFAA ... digo eu?! Quer o Pandur quer o ST5 ... são produtos Make-to-Order. 

Complicado porque o contrato original foi denunciado. Com um contrato denunciado, boa sorte a vender à opinião pública e partidos da oposição a ideia de ir assinar outro contrato com a mesma empresa com que o anterior foi denunciado.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3449
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #192 em: Outubro 27, 2020, 12:08:36 pm »
Meus senhores é óbvio que não vem mais qualquer viatura, por isso isto é uma discussão oca.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #193 em: Outubro 28, 2020, 12:40:22 pm »
Ainda sobre os Pandur.... o Checos continuam a encomendar em pequenas quantidades, e tiveram as dificuldades similares com a execução dos seus contractos Pandur e com o veiculo, mas há que prevalecer a razão e a coerência, e escolhemos Pandur... então temos de levar com os Pandur por mais uns 30 anos ou mias .... , porque Portugal não faz o mesmo ... o Pandur é agora um producto estável ... e ainda em produção!!:

Porque explicar a compra de mais Pandur tem potencial de "complicação a nível de Relações Publicas" e o(s) governo(s) não estão para isso; mas, mais importante, não há "vil metal" - como é indicado no trabalho académico aqui sempre referido; logo eu já esqueci mais Pandur - que melhorem os existentes, comprem mais RWS e comprem mais ST5 (L-ATV se mais baratos, incluindo custos de 2 linhas de manutenção) para equipas VCB, ACar, AA, Porta Morteiros. 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dc

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 845
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • Enviou: 607 vez(es)
  • +10721/-198
Re: L-ATV no Exército ?
« Responder #194 em: Outubro 30, 2020, 08:40:07 pm »
 

 As primeiras unidades de JLTV's para o exército de Montenegro.