História resumida dos Blindados de propulsão de lagartasEm 1916 a Guerra de trincheiras da IWW tinha chegado a um impasse.
Frentes de combate com linhas fortemente defendidas por trincheiras, arame farpado, campos minados e posições fortificadas.
Qualquer tentativa de ataque convencional era fácilmente repelido por uma nova arma em uso de ambos os lados da fente de combate...a metralhadora, independentemente do lado que efectuasse o ataque.
Esses ataques causavam milhares de baixas sem ganhos evidentes no terreno das operações.
A descoberta do Gás como arma, usada pela primeira vez pelos alemães na primavera de 1915, aliada aos ataques de artilharia só fazia aumentar o número de mortos.
Em Setembro de 1916 os ingleses resolveram utilizar uma nova arma que vinha sendo desenvolvida em segredo, mas que encontrava resistência em ser utilizada pelas chefias militares mais conservadoras.
Este tipo de arma tinha sido desenvolvido em segredo e todos os documentos relacionados com o projecto, referiam-no como um tanque para aramzenar água, estando aí a origem da denominação tanque para esse veículo (Tank - nome do projecto em inglês).
Os tanques foram desenvolvidos pelos ingleses, como uma caixa blindada que pudesse avançar debaixo de fogo de metralhadora e pudesse ultrapassar trincheiras e arame farpado, oferecendo ainda apoio ao avanço da infantaria.
Apesar da perfomance de algumas versões iniciais, Mark I, Mark II e MarK III ser pouco eficaz a validade destas máquinas de guerra era cada vez mais evidente.
Após algumas evoluções necessárias ao projecto inicial, o tanque Mark IV foi utilizado pela primeira vez na frente ocidental em Setembro de 1916.
Mark IVNesse primeiro ataque blindado foi empregue um pequeno número destes tanques e numa área muito limitada.
Sob o olhar assustado dos próprios ingleses que nunca tinham visto uma máquina assim, os tanque passaram as trincheiras inglesas e progrediram debaixo do fogo alemão, que desesperados e espantados perante aquele monstro metálico que cuspia balas por todos os lados, na sua maioria abandonaram as trincheira em debandada geral.
Mas os efeitos foram mais psicológicos que reais.
A maioria dos 50 tanques utilizados não atingiu os seus objectivos por avarias mecânicas ou por terem ficado atolados na lama.
sistema de comunicacões do tanqueOs ingleses tinham cerca de 60 tanques em serviço na primavera de 1917.
Melhoramentos foram feitos para resistir ás recentes armas anti-tanque alemãs.
Mas no final do ano de 1917, começaram a aparecer os primeiros problemas de concepção no Mark IV.
Tinham tendência para se atolarem na lama ao chegarem ás trincheira alemãs, dificuldades de visão para o exterior, fumos nocivos no interior e altas temperaturas dentro do tanque.
Um tanque ligeiro foi desenvolvido, mais rápido que os anteriores, mas era mais vulnerável ao fogo de artilharia anti-tanque alemão.
A resposta alemã não se fez esperar.
O Alto Comando alemão criou um comité de especialistas que escolheram o modelo Schwerer Kampfwagen A7V, que desde logo passou à produção, entrando no conflito em Março de 1918.
Schwerer Kampfwagen A7VApesar de serem melhores que os tanques ingleses nalguns aspectos, especialmente na blindagem e no armamento instalado, era menos eficaz como veículo de combate.
Os principais problemas residiam em avarias mecânicas e na dificulade em ultrapassar as trincheiras inimigas.
Outras versões inglesas inclinaram definitivamente a balança para o lado inglês.
O Mark V ficou disponível em Julho de 1918, com motores concebidos especialmente para o tanque, novas transmissões e melhores caixas de velocidades, permitiam a este tanque atingir velocidades próximas dos 10km/h.
Pouco tempo depois acabava a 1ª Guerra Mundial, pondo fim por algum tempo a esta corrida ao desenvolvimento de novos blindados.
Mas foi por pouco tempo.