F-16 ex-FAP

  • 323 Respostas
  • 112757 Visualizações
*

psaa

  • Membro
  • *
  • 129
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +0/-0
Re: Venda de 12 F-16 MLU para a Roménia
« Responder #135 em: Dezembro 30, 2013, 12:07:54 am »
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 820
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +41/-827
Re: Venda de 12 F-16 MLU para a Roménia
« Responder #136 em: Dezembro 30, 2013, 11:00:03 am »
Bom dia de facto a aqui algo muito estranho e deveras suspeito
1 quanto gastamos na modernizacao nos f 16?
2 ax[ch]o manifestamente um mau negocio para portugal
3 ax[ch]o tambem e se os numeros sao reais 600 milhoes romenia tem opx[ç]ões mto [muito] mais apeteciveis
No mercado militar
4 ax[ch]o k ixto n[ão] esta m[ui]to claro existe algo por tras
Caso o negocio avance aproveite sr ministro e adquira novos helicopteros modernize infraestruturas...


Esse tipo de ortografia neste forum é de evitar.
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

psaa

  • Membro
  • *
  • 129
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +0/-0
Re: Venda de 12 F-16 MLU para a Roménia
« Responder #137 em: Dezembro 30, 2013, 03:32:48 pm »
Sei que nem todos concordam com o que vou dizer, mas penso que vender 9 aparelhos das nossas fileiras, independentemente de falta de pilotos e/ou problemas financeiros, é um autentico crime!
Visto que para já as nossas capacidades não podem ser ampliadas, no minimo deveriamos fazer tudo para as manter.

Depois a teoria de que vendendo os 9+3 aparelhos teremos um lucro de €78 milhões, quando todos sabemos que o mais certo é que nem um desses euros seja aplicado nas FA...

Para mim isto é só mais um ataque grosseiro às capacidades das FA, nada mais!

Ainda gostava de conhecer o plano do Governo para a substituição dos F16 em tempo util, pois como é mostrado na peça da RTP, eles têm vida util até 2030! (sei que faltam 16 anos e parece muito tempo...)
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2270
  • Recebeu: 527 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +836/-827
Re: Venda de 12 F-16 MLU para a Roménia
« Responder #138 em: Dezembro 30, 2013, 05:46:38 pm »
Citação de: "psaa"
Ainda gostava de conhecer o plano do Governo para a substituição dos F16 em tempo util, pois como é mostrado na peça da RTP, eles têm vida util até 2030! (sei que faltam 16 anos e parece muito tempo...)
O governo não tem nenhum plano para substituir os F-16 em tempo útil, e nem vai ter tão cedo. Nem a FAP tem um plano, tirando um ou outro papers da autoria de algum aluno da AFA. Até 2030 vai acontecer muita coisa.

Até 2030, com a falta de verbas e meios, vamos perder capacidade de participar com caças em missões NATO, portanto algum chico esperto bem se vai lembrar de fazer outsourcing da defesa do espaço aéreo. Passamos a pagar apenas as horas de voo pela defesa aérea.

O Gripen agora ganhou foi mais peso como um futuro substituto dos nossos F-16 com a vitória no Brasil. Caça mono-motor de baixo custo operacional com componentes norte-americanos, britânicos, franceses, alemães e suecos, e no futuro com muitos componentes fabricados no Brasil. Logo é algo que os norte-americanos e europeus vão permitir Portugal comprar e também haverá alguma pressão da indústria brasileira nos nossos políticos. Esta pressão é o que poderá fazer a grande diferença em substituirmos os F-16 ou não. Pois sem ela os políticos bem que não fazem nada.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5518
  • Recebeu: 5491 vez(es)
  • Enviou: 3611 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Venda de 12 F-16 MLU para a Roménia
« Responder #139 em: Dezembro 30, 2013, 06:12:12 pm »
Acho, acima de tudo, que esta reportagem da RTP foi muito realista e verdadeira, ao contrário de tantas outras já emitidas pelos vários canais e que serviram sobretudo para exaltar com um certo patriotismo saloio a figura do piloto de caça. Falou-se de tudo de uma forma franca, é notória a preocupação com a perda das 9 aeronaves e o brutal corte nas horas de voo, por isso gostei sinceramente desta peça do Armando Seixas Ferreira.

Quanto à venda aos romenos, também sou totalmente contra, mas infelizmente estamos literalmente nas mãos de uns senhores que querem desbaratar todos os sectores da sociedade, com a esfera social e os militares e forças de segurança à cabeça.

No que diz respeito ao horizonte 2030, com este Governo nem vale a pena pensar nisso para já. Neste ano que vai entrar de 2014 os F-16 iniciais do "Peace Atlantis I" completarão 20 anos ao serviço da FAP, e como só agora é que está a sair o último MLU (e mesmo esse faz parte do pacote que seguirá para a Roménia), é natural que eles voem durante pelo menos mais uma década e meia, modernizando-se com novas Tapes, armamento, procedimentos, etc. É verdade que o primeiro MLU, o "15133", tem 10 anos de serviço, mas pode ser que despachemos esse também para os romenos.  :twisted:

Em relação ao substituto dos F-16AM/BM, creio que o F-35A, ao preço que está, será incomportável para a FAP; já fomos avisados que esta crise e austeridade, ou melhor, rigor orçamental para usar um palavrão político, é para durar algum tempo e como tal acho que adquirir o Lightning II está fora de questão. O Gripen NG será um aparelho mais em conta, europeu, e com o acréscimo do lobby brasileiro será muito provavelmente a principal opção. Não estou a ver a Alemanha a fornecer-nos Eurofighters em segunda-mão, como fez com outros aparelhos noutras ocasiões, mas como alguém aqui disse até 2030 ainda muita água vai correr por debaixo da ponte.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Get_It

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5343
  • Recebeu: 726 vez(es)
  • Enviou: 725 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Venda de 12 F-16 MLU para a Roménia
« Responder #140 em: Dezembro 30, 2013, 09:12:27 pm »
Infelizmente, isto aconteceu e acontecerá em outros equipamentos, pela falta de conceito geostratégico e a visão de curto alcance de quem manda nesta área das forças armadas.

Anda meio mundo a dizer a outro meio, que o actual mundo é um ninho de vespas pronto explodir. Basta ver a quantidade de barris de pólvora existentes pelo mundo a fora. Este corte no numero de unidades de combate só nos vai criar problemas no futuro. Como dizia o piloto, no dia em que Portugal for chamado apoiar missões da NATO, vai ficar descoberto na nossa defesa.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5518
  • Recebeu: 5491 vez(es)
  • Enviou: 3611 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Venda de 12 F-16 MLU para a Roménia
« Responder #141 em: Dezembro 30, 2013, 09:57:12 pm »
Citação de: "nelson38899"
Infelizmente, isto aconteceu e acontecerá em outros equipamentos, pela falta de conceito geostratégico e a visão de curto alcance de quem manda nesta área das forças armadas.

Anda meio mundo a dizer a outro meio, que o actual mundo é um ninho de vespas pronto explodir. Basta ver a quantidade de barris de pólvora existentes pelo mundo a fora. Este corte no numero de unidades de combate só nos vai criar problemas no futuro. Como dizia o piloto, no dia em que Portugal for chamado apoiar missões da NATO, vai ficar descoberto na nossa defesa.

Quando tens pessoas no Governo, que é quase a sua totalidade, que só pensam em cortar o mais que e onde puderem, vender e privatizar tudo o que possam, e proclamam absurdos como darem prémios aos hospitais e médicos que menos prescreverem medicamentos aos seus pacientes, então tudo o resto é paisagem. Neste Governo não há visão estratégica de nada, nem acerca do país, da Europa ou o mundo.

Estamos num crescendo de conflitualidade social e mundial, com vários países com problemas internos (países árabes, por exemplo), terrorismo e mesmo confrontos armados fronteiriços, por isso visão geoestratégica é uma coisa que não há de certeza nenhuma neste Executivo. No ano que vai entrar de 2014 vai passar-se um século do início da Primeira Grande Guerra Mundial, e o que se vê é que não aprendemos nada com a História.

Quando for necessário agir além-fronteiras ou mesmo na defesa do nosso espaço soberano, quase todo o mundo ocidental estará um pouco com as calças na mão, enfrentando cortes atrás de cortes e uma redução constante na sua capacidade operacional de defesa. Face a perigos crescentes no Magrebe, Médio Oriente, Rússia e Extremo Oriente, não percebo esta linha de acção dos Governos ocidentais. Porque quando a guerra estalar, e eu espero bem que isso não aconteça, já se irão lembrar das Forças Armadas, e perante a política actual a capacidade de resposta será ou estará bastante afectada. Peço desculpa pelo off-topic.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Menacho

  • Investigador
  • *****
  • 2815
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
Re: Venda de 12 F-16 MLU para a Roménia
« Responder #142 em: Dezembro 30, 2013, 10:09:04 pm »
Si me permiten a mia opiniao, para 2030, o Grippen NG, va a ser un avión de 2ª fila, parte de un diseño ya con muitos anos.

A sua mejor opción, desde mi punto de vista, para 2030, o entrar en el F-35, y adquirir 18-24 unidades y pagar como se pueda, o intentar optar por el Eurofighter Tifón, 15 ejemplares novos, y 15 de 2ª mano, ingleses o alemanes. Así tendrían 2 escuadrones operativos.

Hoy por hoy, un Grippen NG, no es muito mejor, ( si no es peor.. :cry:
 

*

psaa

  • Membro
  • *
  • 129
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +0/-0
Re: Venda de 12 F-16 MLU para a Roménia
« Responder #143 em: Dezembro 30, 2013, 11:48:07 pm »
Citação de: "Menacho"
A sua mejor opción, desde mi punto de vista, para 2030, o entrar en el F-35, y adquirir 18-24 unidades y pagar como se pueda, o intentar optar por el Eurofighter Tifón, 15 ejemplares novos, y 15 de 2ª mano, ingleses o alemanes. Así tendrían 2 escuadrones operativos.

Hoy por hoy, un Grippen NG, no es muito mejor, ( si no es peor.. :roll: ), que un F16 Block 60, asi que en el 2030....

Esta opção de comprar 1 esquadra (15 unidades) em segunda mão de Typhoons e uma 2ª esquadra nova (15 unidades), poderá ser uma boa opção, mas acredito que o cenário infelizmente não será esse.

Se por acaso a filosofia politica portuguesa mudasse, acredito mais em comprar no máximo 20 unidades em segunda mão (o mais certo serão mesmo Gripens devido ao preço), só mesmo para manter o minimo de operacionalidade na NATO, nada mais.
Mas como acredito que a filosofia politica portuguesa não vai mudar, o mais certo é esta capacidade ser extinta.

É mais que claro que os anteriores e o presente Governo, tal como os próximos (pois o disco só vai virar de lado, como sempre), pretendem uma rápida extinção das FA, pois todos estes cortes, falta de investimento e tanto desrespeito nas ultimas décadas, para mim não são mais de que o inicio do fim.
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5343
  • Recebeu: 726 vez(es)
  • Enviou: 725 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Venda de 12 F-16 MLU para a Roménia
« Responder #144 em: Dezembro 31, 2013, 10:52:34 am »
Eu gostava de ter o problema de Espanha, ou seja, eles tem F18 e Eurofighter, nós temos um punhado de F16. Mais cedo ou mais tarde quando espanha tiver que substituir os seus F18 terão sempre a possibilidade de os substituir por eurofighter visto que os constroem. No nosso caso o mais certo é não ter nada.

Infelizmente concordo com o psaa, o futuro mais certo será contratar a Espanha um número determinado de horas para efectuar a protecção do nosso espaço aéreo. Esta contratação já é visível em muitas áreas como na saúde, combate a incêndios e etc. Infelizmente o estado Português está a seguir um caminho muito perigoso.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8646
  • Recebeu: 3241 vez(es)
  • Enviou: 1001 vez(es)
  • +4060/-6480
Re: Venda de 12 F-16 MLU para a Roménia
« Responder #145 em: Dezembro 31, 2013, 11:54:35 am »
Citação de: "Menacho"
Si me permiten a mia opiniao, para 2030, o Grippen NG, va a ser un avión de 2ª fila, parte de un diseño ya con muitos anos.

A sua mejor opción, desde mi punto de vista, para 2030, o entrar en el F-35, y adquirir 18-24 unidades y pagar como se pueda, o intentar optar por el Eurofighter Tifón, 15 ejemplares novos, y 15 de 2ª mano, ingleses o alemanes. Así tendrían 2 escuadrones operativos.

Hoy por hoy, un Grippen NG, no es muito mejor, ( si no es peor.. :cry:

O Gripen NG é actualmente um demonstrador de tecnologia do qual voa um único avião biplace. Se o desenvolvimento correr como o previsto iniciará serviço operacional em meados de 2020. Ora Portugal precisa de substituir o F-16 em 2030 sendo que o Gripen terá quanto muito uma década de serviço, sendo que, quando a FAP adquiriu os primeiros F-16A novos já o aparelho estava à mais anos em serviço em outros países.


Porem não deixo de concordar com o Menacho quando diz que o Eurofighter é de uma classe superior quer em design mas também em aviónicos e que a opção avançada quantos aos mesmos é atractiva. Agora, da forma como os políticos portugueses tem tratado o pais e as F.A. (já por aqui escrevi muitas linhas sobre o que penso dos actuais partidos, governo e sobretudo do MDN e da sua politica de desbaratar o pouco que as Forças Armadas ainda têm em beneficio de amigos e conhecidos), é evidente que Portugal não terá dinheiro para um F-35, quanto muito para Eurofighter em 2ª mão e provavelmente a opção por um caça tendera sempre a ver com "preâmbulos comuns" nos negócios de defesa nacionais (sendo que a Embraer, com uma forte implementação em Portugal surge como candidata ao fornecimento de Gripen NG pois tem licença para os construir, e não estou a ver os "caçadores de comissões" a optarem por delegarem a defesa aérea em outrem perdendo a hipótese de ganharam umas "massas valentes"... :twisted: ) e com a quantidade de F-16 no mercado (e o facto de a modernização das células ser hoje totalmente feita em Portugal) e a planificação da LM em manter o projecto vivo (em 2009 propunha para a India o  F-16IN Super Viper que entretanto não vingou mas que algures voltará a ser hipótese para alguém) quem sabe se o substituto do F-16 não será o F-16... :G-beer2:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18199
  • Recebeu: 5497 vez(es)
  • Enviou: 5865 vez(es)
  • +7126/-9513
Re: Venda de 12 F-16 MLU para a Roménia
« Responder #146 em: Dezembro 31, 2013, 03:54:43 pm »
O plano do governo é arranjar comprador para os restantes 30...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: Venda de 12 F-16 MLU para a Roménia
« Responder #147 em: Dezembro 31, 2013, 04:15:07 pm »
Eu nao acho que deixemos de ter cacas em 2030, e a missao primaria da forca aerea, o controlo do espaco aereo, ao estarmos na NATO tambem temos a estrutura de defesa aerea interligada com os restantes paises logo e uma capacidade que nao pode desaparecer, mas isso nao significa que em 2030 compremos cacas novos, pois se for preciso os nossos F-16 ainda voam mais uns anos, ou na pior das hipoteses fazemos algo como os paises balticos, vem ca outros fazer o policiamento aereo, nao sei ate que ponto isso seria possivel ou visto com bons olhos pelos outros paises, daqui a pouco comecam todos os paises a livrarem-se dos cacas e ficam meia-duzia de parvos com cacas a fazer a defesa aerea dos outros, nos nao somos um pais com 1 milhao ou menos de habitantes, alem disso ainda temos a adicionar o espaco de interesse nacional, areas dos Acores e Madeira, com a construcao de radares e com a presenca de cacas, temporaria para ja, nessas regioes. Eu acho que podemos ficar com menos cacas, pode ser que seja mais tarde que 2030, mas algum caca vira, provavelmente em 2 mao, seja eurofighter, seja F-16 de um bloco mais recente, seja o Gripen por causa da Embraer. Por fim, se o pais teve 1000 milhoes para submarinos, tambem tera 1000 milhoes para cacas, e a Forca Aerea ate e dos ramos militares que mais equipamento novo ou modernizado tem conseguido, por isso ate agora tem conseguido convencer os governos a comprar.

Desculpem a falta de acentos, estou a escrever do telemovel. Bom ano :)
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5343
  • Recebeu: 726 vez(es)
  • Enviou: 725 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Venda de 12 F-16 MLU para a Roménia
« Responder #148 em: Dezembro 31, 2013, 05:49:13 pm »
Citação de: "Lightning"
Eu nao acho que deixemos de ter cacas em 2030, e a missao primaria da forca aerea, o controlo do espaco aereo, ao estarmos na NATO tambem temos a estrutura de defesa aerea interligada com os restantes paises logo e uma capacidade que nao pode desaparecer, mas isso nao significa que em 2030 compremos cacas novos, pois se for preciso os nossos F-16 ainda voam mais uns anos, ou na pior das hipoteses fazemos algo como os paises balticos, vem ca outros fazer o policiamento aereo, nao sei ate que ponto isso seria possivel ou visto com bons olhos pelos outros paises, daqui a pouco comecam todos os paises a livrarem-se dos cacas e ficam meia-duzia de parvos com cacas a fazer a defesa aerea dos outros, nos nao somos um pais com 1 milhao ou menos de habitantes, alem disso ainda temos a adicionar o espaco de interesse nacional, areas dos Acores e Madeira, com a construcao de radares e com a presenca de cacas, temporaria para ja, nessas regioes. Eu acho que podemos ficar com menos cacas, pode ser que seja mais tarde que 2030, mas algum caca vira, provavelmente em 2 mao, seja eurofighter, seja F-16 de um bloco mais recente, seja o Gripen por causa da Embraer. Por fim, se o pais teve 1000 milhoes para submarinos, tambem tera 1000 milhoes para cacas, e a Forca Aerea ate e dos ramos militares que mais equipamento novo ou modernizado tem conseguido, por isso ate agora tem conseguido convencer os governos a comprar.

Desculpem a falta de acentos, estou a escrever do telemovel. Bom ano :)

Pois, mas não te esqueças que um caça não trás votos e ainda vais ouvir muitas das vezes, que mais vale comprar um supertucano que um caça. Uma coisa é verdade que com o radar da madeira será necessario planear as forças de outra forma.

Mas caças permanentes na madeira não acredito.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: Venda de 12 F-16 MLU para a Roménia
« Responder #149 em: Dezembro 31, 2013, 06:22:43 pm »
Pois, mas não te esqueças que um caça não trás votos e ainda vais ouvir muitas das vezes, que mais vale comprar um supertucano que um caça.

Talvez mas isso nao quer dizer que nao se compre ;), daqui ate la ainda muita coisa vai acontecer no mundo, alem de outros equipamentos vao precisar se ser substituidos antes dos F-16, como os Alouette, os C-130, as fragatas, a G-3, etc.