Exercício militar em Angola prepara força conjunta

  • 0 Respostas
  • 3285 Visualizações
*

Tiger22

  • Perito
  • **
  • 566
  • +1/-0
Exercício militar em Angola prepara força conjunta
« em: Setembro 13, 2004, 05:51:03 pm »
Diário Digital 2004/09/13

Citar
Evolução da situação mundial torna cada vez mais necessária manutenção da paz em África.

O treino de tropas especiais dos países lusófonos, visando a organização de uma força conjunta para actuar em operações de manutenção de paz, é o objectivo do exercício militar +Felino 2004+, que se realiza em Angola no próximo mês.

"A evolução da situação mundial torna cada vez mais necessária a conjugação de esforços para o desenvolvimento e manutenção da paz em África e no resto do mundo", frisou hoje o chefe da Direcção de Operações do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, tenente-general Paulo Santos.

O responsável militar, citado pela agência de notícias angolana, falava no final da reunião de planeamento deste exercício militar, que vai decorrer entre 12 e 16 de Outubro, na região de Cabo Ledo, a cerca de 120 quilómetros a sul de Luanda.

Neste exercício serão treinados alguns dos procedimentos a aplicar em operações de manutenção de paz, entre os quais a escolta de comboios humanitários, manobras com helicópteros, segurança de altas entidades, evacuações médicas, postos de observação e missões de reconhecimento.

A intenção é melhorar a eficácia das forças especiais dos estados membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) ao nível do planeamento, comando, controlo e conduta.

O +Felino 2004+, que contará com a participação de tropas especiais de Angola, Portugal, Brasil, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor Leste, envolverá mais de 600 militares, dos quais 500 serão efectivos angolanos dos três ramos das Forças Armadas.

Cada um dos restantes países lusófonos estará representado com cerca de duas dezenas de soldados de tropas especiais.

Os efectivos militares devem começar a chegar a Angola a partir de 10 de Outubro, segundo ficou definido na reunião preparatória que decorreu nos últimos dias em Luanda.

A criação destes exercícios militares surgiu na sequência de uma proposta portuguesa apresentada durante a primeira reunião de Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas da CPLP, que se realizou em Maio de 1999, em Lisboa.

Os primeiros dois exercícios, em 2000 e 2001, decorreram em Portugal, tendo o Brasil acolhido a terceira edição, que se realizou em 2003.

A próxima edição do exercício +Felino+ está marcada para 2005, em Cabo Verde.
"you're either with us, or you're with the terrorists."
 
-George W. Bush-