Força Aérea Portuguesa no Afeganistão

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Lightning

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« Responder #45 em: Setembro 04, 2009, 08:37:26 pm »
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Medal Parade

No dia 30 de Agosto, pelas 10:00 locais, teve lugar junto ao C-130 do Destacamento da Força Aérea Portuguesa, a cerimónia de atribuição da medalha da NATO, aos militares destacados no Afeganistão.

Numa cerimónia presidida pelo Comandante de Kaia, Coronel Wojciech Pikula e contando ainda com a presença do Senior National Representative (SNR) Português, Coronel Duarte Costa, os militares portugueses foram agraciados com a medalha “Non-Article 5”.

Na sua alocução o Coronel Pikula referiu-se ao Destacamento da Força Aérea Portuguesa, como sendo de grande relevância no âmbito da ISAF e da Election Support Force, na qual Portugal está integrado.

Neste evento foram também agraciados com a mesma condecoração, militares da área da saúde, do Exército, da Marinha e da Força Aérea que prestam serviço no hospital ROLE2 em KAIA.

A medalha “Non-Article 5” é atribuída a militares ou civis pelos serviços prestados no Afeganistão, no âmbito da NATO, por um período superior 30 dias.


http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=045.216&lang=pt
 

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« Responder #46 em: Setembro 04, 2009, 08:51:32 pm »





 

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ShadIntel

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« Responder #47 em: Setembro 04, 2009, 09:00:38 pm »
Já poderiam ter pensado num nome genérico - ou alcunha "oficial" - que soe melhor do que medalhas Article 5 / Non Article 5.  :?
 

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Lightning

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Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
« Responder #48 em: Setembro 28, 2009, 12:39:48 pm »
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A Caminho de Cabul

No dia 17SET09 descolou do Montijo com destino a Cabul, Afeganistão, um C‑130 da Força Aérea Portuguesa levando a bordo o contingente militar de 41 elementos que integram a 2ª rotação do Destacamento da Esquadra 501 “Bisontes”, baseado no aeroporto da capital afegã e a operar no âmbito da Força Internacional de Apoio e Segurança (ISAF) da NATO.

A cerimónia de despedida, realizada na Base Aérea N.º 6 (BA6), Montijo, foi presidida por Sua Excelência o Comandante Operacional da Força Aérea, Tenente‑General PILAV José Maria Pessoa, que aproveitou ainda o momento para dirigir palavras de incentivo aos militares presentes e desejar-lhes votos de uma boa missão.

Concluída a cerimónia, e quando pouco passava das 11 horas da manhã, o C‑130H, N/C 16804, descolou da pista “26” da BA6 rumo à Grécia, onde aterraria por volta 16:40, hora de Lisboa, na Base Aérea de Suda Bay, localizada no norte da ilha de Creta.

Cumprida a primeira etapa do trajecto, novo troço se seguiria no dia 18SET09. Desta feita o destino era Mascate, capital do Sultanato de Omã, um pequeno país banhado pelas tépidas águas do Indico, na extremidade oriental da Península Arábica. Porém, antes da descolagem de Creta os mecânicos da Força Aérea tiveram ainda tempo para pôr em prática as suas reconhecidas competências técnicas, reparando com notável proficiência uma avaria detectada no compensador do estabilizador horizontal.

Aprontada a aeronave, a descolagem não se fez tardar. Decorridas cerca de 7H30 de voo, o “Bisonte” 16804 pisava finalmente a pista do Aeroporto Internacional de Mascate. Após pernoita na terra que Afonso de Albuquerque conquistou em 1507, e onde ainda hoje perduram vestígios dos portugueses que por lá se demoraram século e meio, o contingente militar seguiu então viagem rumo ao seu destino final.

Eram 11:55, hora de Lisboa, 15:25 em Cabul, quando o C-130 da Força Aérea tocou a pista do Aeroporto Internacional da capital da República Islâmica do Afeganistão. Para a maior parte dos militares a bordo tratava-se do regresso a uma terra já conhecida de anteriores missões, mas ainda e sempre enigmática; para os iniciados era o primeiro contacto com uma realidade por descobrir.

À chegada, elementos do contingente cessante aguardavam na placa do aeroporto, com indisfarçável satisfação estampada nos rostos, os camaradas que dentro em pouco os haveriam de render.

http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.019&lang=pt
 

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Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
« Responder #49 em: Setembro 28, 2009, 12:41:17 pm »
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Destacamento C-130 no Afeganistão - Rendição da 1ª Rotação

No passado dia 19SET09 teve lugar a rendição da segunda rotação do destacamento da Força Aérea Portuguesa no Aeroporto Internacional de Cabul (KAIA), Afeganistão. O efectivo rendido regressou a Portugal na mesma data, a bordo do C-130, N/C 16806, após ter permanecido cerca de dois meses no Teatro de Operações, onde, sob os auspícios da NATO/ISAF, integrou o contingente internacional de apoio ao processo eleitoral em curso naquele país da Ásia Central.

Composta por 41 militares altamente motivados para o cumprimento da missão que lhes foi confiada, a segunda e última rotação do destacamento português em KAIA assumiu funções no Teatro de Operações sob o Comando do TCOR/PILAV António Santos. Os militares da Força Aérea permanecerão em terras afegãs por um período de mês e meio, estando previsto o seu regresso a Portugal no final do próximo mês de Outubro.

http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.020&lang=pt
 

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Lightning

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Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
« Responder #50 em: Setembro 28, 2009, 12:43:09 pm »
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2ª Rotação do Destacamento – C-130 regressa aos céus afegãos

Dois dias após a chegada da 2ª Rotação do Destacamento foi retomada a actividade operacional do C-130 da Força Aérea no Teatro de Operações do Afeganistão.

O primeiro voo efectuado pela aeronave portuguesa ao serviço da ISAF teve como destino dois aeródromos localizados na parte ocidental do território afegão, inseridos na zona do Comando Regional Oeste da NATO, tendo sido transportados 25 passageiros e 20.062 Kg de carga.

Desde o dia 27JUL09, data de início da actividade operacional do Destacamento, até ao momento, o C-130 da Força Aérea efectuou 19 missões num total de 72 horas de voo, transportando 696 passageiros e 56.573 Kg de carga.

Fabricado pelo gigante norte-americano da indústria aeronáutica, Lockheed Martin, o Hércules C-130 é um avião de asa alta equipado com quatro motores turbo‑propulsores, tendo sido inicialmente concebido para o transporte aéreo táctico e logístico de tropas e carga. Contudo, dadas as suas características particulares, nomeadamente robustez, versatilidade, autonomia e capacidade de operação em pistas improvisadas e de reduzida dimensão, esta aeronave foi sendo sucessivamente adaptada para a realização de um número crescente de missões, de entre as quais se destacam o lançamento de tropas pára‑quedistas, a busca e salvamento, o reabastecimento e reconhecimento aéreos, o combate a incêndios e a evacuação aeromédica.

A ampla panóplia de capacidades operacionais, a par dos elevados índices de fiabilidade e durabilidade, fazem com que esta aeronave, que conta com cerca de 40 versões, seja desde há muito uma das mais comuns nas forças armadas de todo o mundo, estando presente no inventário de meios aéreos de mais de 50 países.

Na Força Aérea Portuguesa o C-130 é operado desde 15 de Setembro de 1977 pela Esquadra 501 “Bisontes”, sedeada na Base Aérea N.º 6, Montijo.

Contabilizando perto de 70.000 horas de voo, a frota C-130 da Força Aérea percorreu os cinco Continentes executando missões nos mais diversos, complexos e delicados teatros de operações. Angola, Moçambique, Guiné, Timor-Leste, Ruanda, Congo, Líbano, Iraque, Balcãs, Chade e Afeganistão, são apenas alguns dos locais que constam do extenso rol de cenários de empenhamento em que os “Hércules” portugueses deixaram bem demonstrada a sua eficácia operacional.

http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.021&lang=pt
 

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Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
« Responder #51 em: Setembro 28, 2009, 12:49:33 pm »





 

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Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
« Responder #52 em: Setembro 28, 2009, 12:55:03 pm »
Fotos de Franceses no Afeganistão


 

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Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
« Responder #53 em: Outubro 08, 2009, 06:50:11 pm »
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Destacamento C-130 - Actividade Operacional no Afeganistão

Em operação a partir do Aeroporto Internacional de Cabul (KAIA) desde finais de Julho, o C-130 da Força Aérea destacado em missão de serviço no Afeganistão, sob a égide da NATO/ISAF, já contabilizou até ao momento 27 missões de transporte aéreo, tendo transportado 1.261 passageiros e 133.700 Kg de carga, num total de 113 horas de voo.

Possuindo como área de operação os 652.230 quilómetros quadrados que compõem o território afegão, a aeronave portuguesa tem vindo a operar sem quaisquer limitações de carácter técnico.

Não obstante, a especificidade do Teatro de Operações – em que as infra-estruturas aeronáuticas nem sempre oferecem as melhores condições e onde o grau de ameaça presente pode atingir níveis bastante significativos – acaba, naturalmente, por criar constrangimentos acrescidos no âmbito da actividade operacional. Tal facto exige de todos um cuidado sistemático e redobrado, não só no plano da execução das missões, onde, importa dizer, a tripulação tem sabido opor-se às adversidades com dedicada entrega e notável profissionalismo, mas também no tocante ao aprontamento da aeronave, à preparação das missões e a todo o esforço de apoio que lhes está associado.

Com efeito, convém recordar que o bom desempenho entretanto alcançado acaba por ser resultado da conjugação de esforços de todo o Destacamento e cuja expressão prática tem vindo a traduzir-se num contagiante espírito de empenhamento solidário, estritamente direccionado para o cumprimento da missão. Do comando à tripulação, das operações e Intel às comunicações, da manutenção à logística, da saúde à informação e à segurança, a total entrega dos militares portugueses envolvidos na operação do C‑130 da Força Aérea em território afegão constitui, de forma esclarecedora, factor determinante dos bons resultados até agora obtidos.

http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.025&lang=pt
 

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nelson38899

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Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
« Responder #54 em: Outubro 19, 2009, 02:22:48 pm »
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O C-130 que está no Afeganistão a apoiar as eleições regressa no final deste mês, mas existe «disponibilidade» para prolongar a missão, caso surja um pedido da NATO, adiantou esta segunda-feira o chefe de Estado-Maior da Força Aérea, citado pela Lusa.

No âmbito do colóquio «Economia, Tecnologia e Logística de Defesa», em Lisboa, o general Luís Araújo afirmou que o pedido para continuar em território afegão «não foi formulado» mas que a Força Aérea estará «muito atenta e disponível para fazer o que for necessário».

Depois das eleições presidenciais de Agosto, existe a possibilidade de uma segunda volta, que irá opor os dois candidatos mais votados, Hamid Karzai e Abdullah Abdullah.

«Esta missão do C-130 era claramente de apoio ao processo eleitoral, o nosso avião, e nós não temos nenhum pedido para continuar a missão, regressará no fim de Outubro», acrescentou.

Portugal tem desde o final de Julho uma aeronave Hércules C-130 com cerca de 40 militares a operar no Afeganistão, em apoio à Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF, sigla em inglês) durante o período eleitoral.

Questionado pelos jornalistas sobre a capacidade dos C-130 [utilizados para transporte de tropas e material para o Afeganistão], o CEMFA disse que o processo de modernização dos aviões inscrita na Lei de Programação Militar (mas que está atrasado) vai permitir a sua utilização «pelo menos por mais 10 a 15 anos». http://www.tvi24.iol.pt/sociedade-nacio ... -4555.html
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Vicente de Lisboa

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Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
« Responder #55 em: Outubro 21, 2009, 06:03:12 pm »
Missão de apoio eleitoral... vem aí a 2ª volta... acho que vão ficar.
 

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Lightning

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Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
« Responder #56 em: Outubro 24, 2009, 11:52:49 am »
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C-130 da Força Aérea Transporta Alta Entidade da NATO

No passado dia 12 de Outubro, o C-130 da Força Aérea Portuguesa destacado em território afegão foi incumbido pelo Air Lift Coordination Center (ALCC) da ISAF de realizar o transporte de uma das mais altas entidades da NATO.

Eram 9:36, hora de Cabul, quando o “Bisonte” 16804 descolou do Aeroporto Internacional de Cabul (KAIA) com destino a Kandahar, no sul do Afeganistão, levando a bordo o Supreme Allied Commander Europe (SACEUR), Almirante James Stavridis, e respectiva comitiva.

De nacionalidade norte-americana, o Almirante James Stavridis é o 16º SACEUR da história da NATO, tendo sido empossado nesta função no final do mês de Julho do corrente ano.

O Comandante Supremo Aliado, cargo exercido por um oficial general de quatro estrelas norte-americano durante um período de três anos, é o responsável máximo do Allied Command Operations (ACO), órgão da Aliança Atlântica, localizado na cidade belga de Mons, no qual recai a responsabilidade pelo controlo das operações executadas pela NATO em todo o mundo. A ISAF, por exemplo, está na dependência do ACO através de um seu comando subordinado, o Allied Joint Force Command Brunssum.

O Almirante James Stavridis acumula ainda o Comando das forças norte-americanas estacionadas na Europa (EUCOM).

http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.026&lang=pt
 

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Lightning

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Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
« Responder #57 em: Outubro 24, 2009, 11:55:19 am »
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“KAIA Norte” – O Novo Complexo Militar da ISAF em Cabul

Em Maio último entrou formalmente em funcionamento um novo aquartelamento situado na zona norte do Aeroporto Internacional de Cabul. Baptizado como “KAIA Norte”, este complexo militar, cuja construção foi iniciada no Outono de 2007 sob administração directa da NAMSA (NATO Maintenance and Supply Agency), constitui o maior projecto de construção levado a cabo pela NATO em período de conflito.

O ponto de partida do plano de edificação de um APOD (Airport Protection Overlay District) em KAIA remonta ao ano de 2006, altura em que a NATO e as autoridades afegãs acordaram a relocalização das facilidades detidas a sul, tendo por objectivo o cumprimento de dois desideratos: dotar a ISAF de melhores condições de operação e segurança; conceder espaço para a futura expansão da componente civil do Aeroporto.

Projectado sobre um campo de sucata de material bélico, despojo dos tempos da invasão soviética, o complexo de KAIA Norte foi edificado segundo uma lógica de ocupação funcional do espaço, em claro contraste com a realidade arquitectónica, mais ou memos anárquica, do Campo Sul (onde se encontra instalado o Destacamento português, a par de outros contingentes como o francês, o belga ou o holandês) cuja evolução foi sendo, em boa verdade, ditada quer pelas necessidades que entretanto foram emergindo, quer pelas orientações particulares emanadas pelas diferentes Lead Nation que desde 2001 exerceram o comando de KAIA.

Com um custo total aproximado de 53 milhões de euros, o Campo Norte tem, desde já, capacidade para albergar um efectivo de 2000 pessoas, acolhendo um conjunto alargado de facilidades, de entre as quais se destacam o Comando e respectivas áreas funcionais, um terminal de embarque, infra‑estruturas de manutenção e apoio, alojamentos, espaços desportivos e recreativos, refeitório, estações de tratamento de águas e de lixo, tanques de armazenamento de combustível e duas centrais eléctricas. Todo o aquartelamento está rodeado pelos apropriados meios de protecção e os edifícios foram construídos de acordo com elevados padrões de segurança, garantido protecção eficaz em caso de rebentamentos.

KAIA Norte conta ainda com um hospital tipo Role 2E. Trata-se de uma unidade de saúde dotada de um número razoável de valências (medicina interna, cirurgia, oftalmologia, medicina dentária, ortopedia, psiquiatria e anestesiologia), que presta apoio sanitário não só aos militares da ISAF mas também aos militares afegãos e às populações locais. Esta infra-estrutura, cujo custo ascendeu a mais de 11,5 milhões de euros, integra actualmente 119 elementos de seis nacionalidades. Portugal encontra-se entre as nações participantes contribuindo com um Destacamento Médico composto por 16 militares (1 comandante; 2 médicos; 8 enfermeiros; 1 técnico de laboratório; 1 fisioterapeuta e 3 socorristas) dos três ramos das Forças Armadas. A equipa de saúde portuguesa, cuja preparação, coordenação e comando foi conferida à Força Aérea, iniciou funções a 3 de Julho último e permanecerá em KAIA por um período de um ano.

De acordo com informação avançada pela ISAF, espera-se que a migração de sul para norte esteja definitivamente concluída no final do corrente ano.

Para breve está também agendada a instalação em “KAIA Norte” do Quartel-General do ISAF Joint Command (IJC), uma nova estrutura de topo daquela força militar, comandada por um general de três estrelas e actualmente localizada na cidade de Cabul, sobre a qual recai a responsabilidade pela execução de todas as operações tácticas realizadas no teatro de operações do Afeganistão.

http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.027
 

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Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
« Responder #58 em: Outubro 24, 2009, 11:57:46 am »
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C-130 Efectua Transporte de Elementos do Comité Militar da NATO

No pretérito dia 14 de Outubro, pouco passava das 8:20 da manhã, hora de Cabul, quando o C‑130 da Força Aérea Portuguesa descolou de KAIA (Kabul International Airport) com destino a Herat, capital da Província afegã com o mesmo nome, situada no noroeste do país, levando a bordo uma vasta comitiva composta por elementos do Comité Militar da Aliança Atlântica.

O Comité Militar da NATO é um órgão cuja principal responsabilidade consiste em recomendar ao Conselho da Aliança, a mais alta estrutura política decisora daquela Organização, as medidas entendidas por necessárias para a defesa dos interesses comuns da NATO e para a implementação de decisões em matéria de operações militares. Neste sentido, o Comité Militar constitui um elo fundamental entre o processo de decisão política e a estrutura militar da NATO.

O C-130 da Força Aérea Portuguesa foi mais uma vez incumbido de realizar uma importante missão de transporte VIP (Very Important Person) no Teatro de Operações, facto que naturalmente nos enche de orgulho, já que a preferência pela aeronave portuguesa é amplamente demonstrativa da excelente imagem de segurança, competência e profissionalismo que merecidamente granjeamos junto dos órgãos decisores da ISAF.

http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.028
 

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Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
« Responder #59 em: Outubro 24, 2009, 11:59:49 am »
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Militares Portugueses Regressam a Casa

Hoje, dia 21 de Outubro, pouco passava das 16:30, hora de Cabul, quando o C-130 N/C 16803 da Força Aérea Portuguesa levantou voo do Aeroporto Internacional de Cabul rumo a Portugal, onde deverá chegar na próxima sexta-feira por volta das 14:00 locais.

A bordo seguiram um total de 56 militares portugueses que ao longo dos últimos seis meses integraram a equipa OMLT (Operational Mentor Liaison Team) de Divisão, estacionada em KAIA, bem como as equipas OMLT de Guarnição, Protecção da Força e Apoio, baseadas em Camp Warehouse, aquartelamento localizado nas imediações da capital afegã.

No momento do embarque era por demais evidente a expressão de satisfação estampada nos rostos dos militares portugueses que agora regressam a casa, a bordo de uma aeronave da Força Aérea, após o cumprimento de mais uma missão no exterior, sob a égide da NATO/ISAF (International Security Assistance Force).

http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.029