F-16 Na Madeira em Quick Reaction Alert

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papatango

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« Responder #15 em: Maio 09, 2006, 11:27:53 pm »
É um radar com prestações muito boas.
Em termos de alcance máximo, é superior ao radar AN/APG-66(V)2 dos F-16MLU, no entanto em termos de combate face a face, o F-16MLU detecta o Mirage a 60Km de distância, enquanto que o radar do Mirage só detecta o F-16 a 45Km de distância.

Evidentemente que a vantagem é minima, porque no caso de as aeronaves se encontrarem frente a frente em rotas opostas, essa distância é coberta em qualquer coisa como 10 a 15 segundos.

Portanto, é o tempo que o avião português tem de vantagem para disparar um AIM-120 e mudar de rota. O AIM120 demora entre 30 a 50 segundos a atingir o Mirage.

 :shock:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Shar[K]

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« Responder #16 em: Maio 10, 2006, 10:31:25 am »
O problema é que com esse radar marroquino e na eventualidade de os mirage poderem levar misseis de longo alcance (AIM-120 ou "similar") os Mirage podem fazer o mesmo. Logicamente depende de muita coisa.

Quantos F-16 poderam ir para a Madeira? 2, 3? Será que na eventualidade de "hipotetico" ataque de Marrocos um numero entre os 2 e 4 aviões seria eficaz na protecção? (estou a assumir F-16 A/B e não MLU).
 

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papatango

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« Responder #17 em: Maio 10, 2006, 03:23:01 pm »
Citação de: "Shar[K
"]O problema é que com esse radar marroquino e na eventualidade de os mirage poderem levar misseis de longo alcance (AIM-120 ou "similar") os Mirage podem fazer o mesmo. Logicamente depende de muita coisa.

Quantos F-16 poderam ir para a Madeira? 2, 3? Será que na eventualidade de "hipotetico" ataque de Marrocos um numero entre os 2 e 4 aviões seria eficaz na protecção? (estou a assumir F-16 A/B e não MLU).


Eu comparei o alcance dos dois radares, tendo em consideração a superficie em metros quadrados que cada um apresenta em relação ao outro.

O alcance do radar do F-16AM/BM, é em principio superior ao do Mirage-F1 modernizado.

Claro que, temos que considerar que as aeronaves Marroquinas podem fazer a mesma coisa, com eventuais mísseis MICA.

Repare que eu disse foi que um F-16 terá uma vantagem táctica sobre um Mirage-F1 equipado com o radar Thales RC-400.
O radar da Thales terá capacidade para disparar simultaneamente contra 4 alvos e monitorizar creio que 8, contra 6/10 para o F-16.

O envio dos F-16, tem a vantagem de treinar a FAP para operar a partir do Porto Santo, e a analisar as características do aeroporto, ganhando habituação e treinando as tácticas mais adequadas.

Num eventual "dogfight" entre F-16 A/B e Mirage F-1, tudo depende essencialmente dos misseis e da capacidade e treino do piloto.

Os F-16 A/B não têm grandes hipoteses se enfrentarem aeronaves equipadas com misseis BVR como o MICA. Depende no entanto também da eficacia das contramedidas e da prática e qualidade dos pilotos.

A principal vantagem na defesa da Madeira, é a distância. Com um radar no Pico do Areeiro, nós conseguimos ver quase tudo até à costa africana.

Tenho que ver que tipo de ligação com os F-16 MLU terão com os radares 3D. Como em todos os conflitos, quem sabe onde está o inimigo, tem a vantagem táctica.

Cumprimentos

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Nadie

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« Responder #18 em: Maio 10, 2006, 10:31:41 pm »
En caso de q marruecos intente invadir madeira o islas salvajes con su chatarra si es q puede, seguramente e inmediatamente vuestros hermanos los españoles os echarian una mano para recuperar las islas, igual q perejil pero en este caso mucho mas fasil porque no estan pegadas a territorio enemigo y manda el mas fuerte, de todas maneras yo creo q portugal se las apaña solo, no creo q marruecos tenga la capacidad de mantener esas islas en su posesion en un conflipto con portugal :P
 

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p_shadow

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« Responder #19 em: Maio 11, 2006, 04:18:44 am »
Citação de: "papatango"
Ora a Madeira tem uma vantagem:

Está muito mais longe do continente, e por isso coloca dois problemas a um eventual atacante


PT, os marroquinos possuem cerca de 6 Mirage F1EH-200 equipados com sonda de reabastecimento e apoiados por 2 ou 3 KC-130 que poderão alargar consideravelmente o alcance das aeronaves.


Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

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Shar[K]

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« Responder #20 em: Maio 11, 2006, 09:12:21 am »
Citação de: "p_shadow"
Citação de: "papatango"
Ora a Madeira tem uma vantagem:

Está muito mais longe do continente, e por isso coloca dois problemas a um eventual atacante

PT, os marroquinos possuem cerca de 6 Mirage F1EH-200 equipados com sonda de reabastecimento e apoiados por 2 ou 3 KC-130 que poderão alargar consideravelmente o alcance das aeronaves.


Cumptos

O problema é que embora possam aumentar consideravelmente a autonomia dos Mirage esse reabastecimento teria de ser feito antes ou depois (parece-me mais logico) do ataque propriamente dito sendo que  deixar 2 KC-130 a meio caminho para a madeira "sozinhos" era algo complicado, bastava um F-16 não ser abatido/destruido e alem dos KC-130 irem ao "fundo" os Mirage tinham o mesmo destino.

PS: Marrocos tem KC-130? ou algum pais seu aliado nas vizinhanças tem?
 

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old

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« Responder #21 em: Maio 11, 2006, 09:52:53 am »
Citar
A possibilidade de abrigos, especialmente protegidos é
interessante, mas a Madeira não tem o problema das Canárias.

As Canárias estão a 8 minutos de vôo (ou mesmo menos) da costa
Marroquina, para aeronaves voando próximo da Velocidade Máxima,
com carga pesada, e supondo que os aviões de Marrocos mais rápidos,
 terão capacididade para efectuar um ataque com bombas pesadas.



En Canarias, por ese mismo motivo todos los aviones tienen refugios acorazados contra impactos directos de bombas. El enemigo esta muy cerca :?


Citar
Já agora, qual é a eficacia real de um F-16 A/B vs MirageF1 marroquinos?
È que não faço ideia do grau de evolução dos mirage F1. Estão ao nivel dos F-16 A/B
usando apenas misseis AIM-9 e sistemas "visual range"?


Marruecos va a modernizar 27 MIrages F1 con el Radar RC400   (que debe ser similar al APG 65)

Misil MICA (versiones IR y Radar) asi que dispondran de capacidad BvR.
kits bomba AASM  (bombas laser)
Estan en negociaciones para adquirir Tornados 20 o 30 de ataque a Arabia Saudi y dar de baja los F5

Asi que ojito con la FAM....
 

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Spectral

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« Responder #22 em: Maio 11, 2006, 07:35:15 pm »
Citar
Num eventual "dogfight" entre F-16 A/B e Mirage F-1, tudo depende essencialmente dos misseis e da capacidade e treino do piloto


Um F-16 tem características aeoridinâmicas *muito melhores* ( basta ver por exemplo a carga alar muito menor que a do F-1), e uma relação peso/potência bastante mais elevada que a do Mirage F-1 pt. É bastante mais mannobrável em todos os regimes de voo ( excepto talvez a altas velocidades/muito baixas altitudes ??? mas duvido da capacidade dos F-1 para operarem aí, falta de TFR e parecido), o que coloca o F-16 numa posição de superioridade clara numa luta de doghfight.

Estas mesmas características, principalmente a relação T/W, também lhe permite em iguais condições uma melhor "janela" de opurtunidade para tiro BVR.

Por mais que se actualize a electrónica, continuam a ser duas aeronaves de gerações diferentes, e isso nota-se.
« Última modificação: Maio 11, 2006, 08:29:11 pm por Spectral »
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

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José Matos

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« Responder #23 em: Maio 11, 2006, 08:12:31 pm »
Olá a todos

Como o Luis já disse o F-16 é um avião com uma agilidade superior ao F.1. Num combate a curta distância o F-16 estaria em melhor em posição.

Em relação ao novo radar (o RC400) desconheço as características do mesmo nas perfomances que mais interessam. A publicidade da Thales também não diz muito: http://www-v3.thalesgroup.com/airbornes ... 07_73.html

Se tiverem por aí um link melhor mandem. Mas parece ser um derivado do RDY do Mirage 2000-5.

Um abraço

 

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papatango

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« Responder #24 em: Maio 11, 2006, 09:07:08 pm »
Citação de: "Spectral"
Por mais que se actualize a electrónica, continuam a ser duas aeronaves de gerações diferentes, e isso nota-se.

Estou de acordo, a minha impressão no entanto, é que o piloto é determinante e o treino consegue ultrapassar questões aerodinâmicas.

= = =

A questão do reabastecimento em vôo é igualmente importante e deve ser considerada, no entanto os reabastecedores são mais volumosos e mais faceis de detectar, ou controlar por olhos em terra ou por radares a longa distância

Mas é verdade que haveria vantagem nesse caso, o que vem mais uma vez recordar a necessidade de misseis de defesa antiaérea.

= = =

O radar RC-400, tem um alcance máximo superior ao do AN/APG-66(V)2, mas em termos de capacidade LD/SD é ligeiramente inferior, como também o é para detecção de alvos com aproximadamente 5 M2.

Não sei é que tipo de ligação existe entre os radares em terra e os F-16.


Cumprimentos
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Nuno Bento

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« Responder #25 em: Maio 12, 2006, 12:17:12 am »
Em relação a possibilidade de um ataque de Marrocos à Madeira acho que simplesmente não faz sentido, pois logicamente a primeira opção seria um ataque as Canarias e so depois de vencidas essas avancariam para a Madeira. E para mais não faz sentido um ataque aereo à Madeira quando depois não tem poder naval para apoiar um desembarque.
E depois ainda levavam com a reação dos F-16 do continente sobre o territorio Marroquino.
 

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Get_It

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« Responder #26 em: Maio 12, 2006, 12:40:38 am »
Citação de: "Nuno Bento"
Em relação a possibilidade de um ataque de Marrocos á Madeira acho que simplesmente não faz sentido, pois logicamente a primeira opção seria um ataque as Canarias e so depois de vencidas essas avancariam para a Madeira. E para mais não faz sentido um ataque aereo a Madeira quando depois não tem poder naval para apoiar um desembarque.
E Depois ainda levavam com a reacção dos F-16 do continente sobre o território Marroquino.

E depois levavam também com uma reacção da força aérea e marinha espanholas em cima, em território marroquino. Tal como também tinha de levar com os Estados Unidos - no mínimo com sanções económicas. (Pelo menos eu gosto acreditar que sim).
Mas bem, penso que a ideia era avaliar apenas um cenário em que seria apenas: Portugal (F-16 + defesas na Madeira) vs Marrocos (Mirage + equipamento de ofensiva).

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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nestor

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« Responder #27 em: Maio 12, 2006, 02:04:01 am »
Pues la verdad es que yo dudo mucho que Marrruecos llegue a modernizar la totalidad de sus 27 Mirage F-1 y por un importe de 400 millones de dolares, como se ha publicado en algunos medios, por dos motivos:

-Porque todas las noticias que se refieren a las FAS marroquies hay que ponerlas en cuarentena.

-Porque por 400 millones de dolares pueden aspirar a tener aviones mas capaces como serian los F-16 MLU.

En cuanto a un ataque a Canarias habria que preguntarse cuantos aviones necesitarian para acabar con los 22 F-18 del EdA español  de la Base de Gando y cual seria la respuesta desde la peninsula a ese ataque.

Saludos.
 

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old

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« Responder #28 em: Maio 12, 2006, 10:08:42 am »
Citação de: "Nuno Bento"
Em relação a possibilidade de um ataque de Marrocos à Madeira acho que simplesmente não faz sentido, pois logicamente a primeira opção seria um ataque as Canarias e so depois de vencidas essas avancariam para a Madeira. E para mais não faz sentido um ataque aereo à Madeira quando depois não tem poder naval para apoiar um desembarque.
E depois ainda levavam com a reação dos F-16 do continente sobre o territorio Marroquino.


Atacar Canarias? :shock:  La base aerea de Gando es una de las mejores protegidas de Espanha , y de toda la OTAN.

Al margen de 22 F/A18 A+ en refudios acorazados, disponen de
Baterias con misiles  NASAM, baterias Mistral, baterias con cañones AAA y 9 pistas de despegue  de aeronaves.
Red EVAs (escuadron de vigilancia aerea, radares 3D), etc etc

Lo llevan bastante crudo, por no decir imposible.

Madeira les queda muy lejos y necesitarian repostar en vuelo para lograr un ataque eficaz, con lo que tendrian que exponer sus cisternas.
imposible de nuevo
 

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Aponez

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« Responder #29 em: Maio 12, 2006, 01:59:31 pm »
Citação de: "Get_It"
Citação de: "Nuno Bento"
Em relação a possibilidade de um ataque de Marrocos á Madeira acho que simplesmente não faz sentido, pois logicamente a primeira opção seria um ataque as Canarias e so depois de vencidas essas avancariam para a Madeira. E para mais não faz sentido um ataque aereo a Madeira quando depois não tem poder naval para apoiar um desembarque.
E Depois ainda levavam com a reacção dos F-16 do continente sobre o território Marroquino.
E depois levavam também com uma reacção da força aérea e marinha espanholas em cima, em território marroquino. Tal como também tinha de levar com os Estados Unidos - no mínimo com sanções económicas. (Pelo menos eu gosto acreditar que sim).
Mas bem, penso que a ideia era avaliar apenas um cenário em que seria apenas: Portugal (F-16 + defesas na Madeira) vs Marrocos (Mirage + equipamento de ofensiva).

Cumprimentos,


Imos por partes.

1.- O conflicto sería entre Portugal e Marrocos, a nos deijennos fora que non temos nada que ver. Así que vaian contando so cos seus F-16 e Alpha Jet e non cos nosos F-18, Mirage F-1 (que so co Mirage ja temos de sobra para acabar coa FAM uns 44-50 contra 27) ou Typhoons.

2.- Dos USA melhor non se fien que cando foi de Perejil a nos non nos ajudaron nada. So falaron (para pedir que a cousa non fose a mais) despois de que recobramos a pedra esa.

3.- Un ataque a Madeira so faría sentido se tivesen outros avións ou todos os F-1 modernizados, neste momento non seria muito facil, por non dizer que sería imposible (pelo menos se Marrocos quer recuperar algun dos F-1 que participe no ataque)

4.- Un ataque a Canarias sería en cambio un suicidio, ja que mentres que atacando Madeira terían superioridade numérica (mandando todos os F-1) con Canarias non a terían 27 contra 22 tendo en conta a diferencia entre os avións non é superioridade, outra cousa é 27 contra 2 (tan bos son os pilotos dos F-16 como para poder abater a 13 avións marroquis sen perdas :roll: )