F-16 Na Madeira em Quick Reaction Alert

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antoninho

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F-16 Na Madeira em Quick Reaction Alert
« em: Maio 08, 2006, 10:50:34 pm »
Noticia da Revista Sirius de Março/Abril
Esta noticia está englobada noutra sobre o inicio da operação dos Merlin na Madeira
e tambem fala do radar do pico do areeiro da FAP


F-16 na Madeira

Feita uma breve análise aos futuros investimentos do Governo, no que se refere à
Força Aérea na Região, há que salientar o facto de, previsivelmente, ainda este ano ser
instalado o radar no Pico do Areeiro.
Por parte da Força Aérea, foi garantido que tudo decorria dentro da norma-
lidade e, a haver atrasos, os mesmos não seriam imputáveis aos militares, uma vez
que o fabrico, montagem e testes do equipamento estariam a decorrer a bom rit -
mo e dentro do previsto, deixando no ar a dúvida sobre se as infra-estruturas ne-
cessárias à montagem do radar na região estariam prontas a recebê-lo na data pre-
vista, o que deixou ao ministro da Defesa, a tarefa de fazer, em termos políticos
e administrativos, o ponto da situação, relativamente a este assunto.
Sem querer entrar em pormenores ou mesmo explicar a quem caberia a respon-
sabilidade pela construção dessas mesmas infra-estruturas, o ministro da Defesa ape-
nas referiu, diplomaticamente, que o projecto decorria dentro do previsto e os ti-
mings estavam a ser respeitados, na medida do planeado...
Certa é a colocação de uma parelha de F-16 em Quick Reaction Alert (QRA)
após a instalação do radar na região, o que levará a FAP a destacar para a região
um contingente bastante maior e mais importante que o actualmente existente
com cerca de 20 elementos para a operação do radar e 44 para assegurar a ope-
ração dos F-16.
A colocação destes aviões no Porto Santo está com certeza igualmente dependen-
te de uma série de outras obras que estão planeadas para a ilha, nomeadamente no
que toca ao destacamento e à respectiva área militar do aeroporto do Porto San-
to, visto as condições da zona não serem de facto as melhores, estando a ser equa-
cionadas obras para protecção e abrigo das aeronaves e respectivos equipamen-
tos de apoio.
Cerca das llh30, o ministro da Defesa prosseguiu a sua visita, partindo para a Ma-
deira abordo de um dos novos EH-101 estacionados no Porto Santo, onde cumpri-
ria, com algumas alterações, a agenda inicial que incluiria diversos encontros com as
autoridades regionais, afim de discutir diversos assuntos em agenda, após o que vol-
taria a Lisboa, no Falcon 50, da FAP.
 

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Jorge Pereira

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« Responder #1 em: Maio 08, 2006, 11:43:32 pm »
Excelente notícia. Até que enfim.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

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Nuno Bento

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« Responder #2 em: Maio 09, 2006, 12:19:43 am »
Já não era sem tempo.
Agora com o radar e os F-16 estou para ver se os espanhois continuam com os voos ilegais sobre o nosso espaço aereo.
 

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Rui Elias

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« Responder #3 em: Maio 09, 2006, 10:29:51 am »
Não tem havido notícias sobre esses sobre-voos ilegais que os F-18 de Espanha fizeram no passado sobre as Selvagens.

Mas já é bom que assim seja.

Pelo menos é um sinal de que Portugal está empenhado em precaver situções e disposto a defender com o que pode o seu espaço geográfico.

Quanto aos Açores:

Será previsível também a deslocação para lá de uma parelha ou mais aviões F-16?
 

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old

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« Responder #4 em: Maio 09, 2006, 10:59:03 am »
Citação de: "Nuno Bento"
Já não era sem tempo.
Agora com o radar e os F-16 estou para ver se os espanhois continuam com os voos ilegais sobre o nosso espaço aereo.


No sean tan dramaticos. :lol:

Vuelos ""ilegales"" se producen en casi todos los paises.
Marruecos de vez en cuando se salta el espacio aereo de las Islas Canarias, y tienen que salir los Hornets en scrambre a decirles que se larguen de ahi.
Argelia tambien tiene esa costumbre..
Forma parte de tacticas para comprobar los tiempos de reaccion etc etc etc etc

Una pregunta:

Van a establecer 2 F16 de forma permanente en Madeira?
Y en las Açores?
Seran los MLU o los OCU?
Como iran armados?
Tienen refugios acorazados HAS?

Un salduo
 

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Rui Elias

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« Responder #5 em: Maio 09, 2006, 11:06:33 am »
Citar
Van a establecer 2 F16 de forma permanente en Madeira?
Y en las Açores?
Seran los MLU o los OCU?
Como iran armados?
Tienen refugios acorazados HAS?


Old:

Por ordem:

1 - sim
2 - provavelmente
3 - provavelmente MLU
4 - não sei
5 - provavelmente não
 

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papatango

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« Responder #6 em: Maio 09, 2006, 12:11:34 pm »
Interessante questão, quanto mais não seja para análise na teoria, do caso Marroquino.

Pessoalmente acho que a serem colocados na Madeira, inicialmente será lógico que sejam A/B's, porque neste momento há poucos AM/BM's.

A possibilidade de abrigos, especialmente protegidos é interessante, mas a Madeira não tem o problema das Canárias.

As Canárias estão a 8 minutos de vôo (ou mesmo menos) da costa Marroquina, para aeronaves voando próximo da Velocidade Máxima, com carga pesada,  e supondo que os aviões de Marrocos mais rápidos, terão capacididade para efectuar um ataque com bombas pesadas.

Ora a Madeira tem uma vantagem:

Está muito mais longe do continente, e por isso coloca dois problemas a um eventual atacante:

Se optar por um ataque rápido, (mesmo assim cobrindo a distância em 20 a 25 minutos ) o consumo de combustivel será elevado, e não poderá levar uma grande carga de armas (normalmente misseis para combate aéreo), mas sem capacidade para um ataque eficiente ao solo.

Se opta por um ataque ao solo, para destruir aviões no solo, então mesmo uma aeronave das mais rápidas, terá que ir carregads e não poderá utilizar a sua velocidade máxima, porque senão não poderia voltar.

Por isso, para atacar a Madeira, a velocidade tem que ser menor, o que dá  uma margem que pode ser superior a 40 minutos, desde que um eventual ataque saísse da costa Africana, com o objectivo de destruir aviões.

Além disso, a base de Porto Santo, fica numa ilha, enquanto que o radar 3D, fica no Pico do Areeiro, a 1800 M de altitude, noutra ilha.

Uma operação eficaz, teria que ser montada contra os dois alvos, com vários aviões, pelo menos uns 5 ou 6, produzindo um chamariz para qualquer radar.

A Madeira, tem uma defesa natural na distância, e qualquer ataque à Madeira, tem o mesmo problema que tinham os Argentinos nas Falkland.

Por outro lado, forças não hostis, podem apoiar a Madeira, vindas de noroeste (dos Açores) e os Açores ficam mais próximos da Madeira que o continente português.

As ilhas funcionam como porta-aviões que se podem apoiar entre si, desde que estejam armadas.

= = =

A colocação de F-16 nos Açores não faz muito sentido.
Quem se vai atrever a atacar a Força Aérea Americana ?  :shock:
Só se for por uma questão de afirmação de soberania, mais nada que isso.


Cumprimentos.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Shar[K]

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« Responder #7 em: Maio 09, 2006, 01:44:18 pm »
Uma pergunta um bocado off-topic.

Citar
Pessoalmente acho que a serem colocados na Madeira, inicialmente será lógico que sejam A/B's, porque neste momento há poucos AM/BM's.

AM/BM´s são os MLU correcto?


Já agora, qual é a eficacia real de um F-16 A/B vs MirageF1 marroquinos?
È que não faço ideia do grau de evolução dos mirage F1. Estão ao nivel dos F-16 A/B usando apenas misseis AIM-9 e sistemas "visual range"?

Já agora fico espantado com a autonomia dos Mirage F1... 2150kms vs os 1100km´s dos F-16. Claro que eles teriam de transportar armas e ir e
voltar mas pensava que o F-16 tinha maior autonomia.

PS: penso que a força aerea Marroquina é usa apenas Mirage F1 estou correcto certo?
 

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papatango

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« Responder #8 em: Maio 09, 2006, 02:05:43 pm »
Normalmente referimo-nos ao F-16A/B block.15 com MLU como F-16AM/BM

Se há coisa complicada, é a determinação da autonomia de uma aeronave, mas segundo os dados que tenho, em situação "limpa" ou seja sem armamentos que aumentem o arrasto, o F-16 A/B poderá ter uma autonomia de 2642Km contra 2400Km do Mirage-III.

São aeronaves do mesmo escalão, embora o F-16 seja mais pesado que o Mirage III ou F-1, e o F-16 tenha um motor muito mais potente.

O Mirage, é mais "aerodinamico" que o F-16, e por isso "limpo" consegue melhores prestações, mas carragado ou com armamentos, o seu comportamento sofre mais que o do F-16.

Os F-1 de Marrocos acho que têm um radar Cyrano, que é o radar anterior ao RDI, que permite lançar os misseis mais sofisticados S-530D.

Mas em termos de dog-fight tudo depende das qualidades dos pilotos e dos misseis. Tanto quanto sei os franceses estão equipados com R-550 Magic-II, mas estou a falar de memória. Neste caso os misseis têm capacidades idênticas.

Cumprimentos.
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Shar[K]

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« Responder #9 em: Maio 09, 2006, 02:24:24 pm »
Pois tambem vi diferentes dados relativos ás autonomias. O que meti anteriormente tinham sido retirados do www.deagal.com.

Então face a uma possivel ameaça Marroquina estamos "safos", o missil S-530 tem uma autonomia de ~40kms. O AM39 Exocet fica-se pelos 50kms. De resto são os AIM-9M para ar-ar que estão equiparados com os F-16 A/B.

Pena é não termos ainda MLU´s em numero suficiente. È que com os MLU´s antes dos Mirage poderem disparar já estavam com misseis no seu encalce. Isto claro face a Marrocos, no entanto Açores e Madeira são mesmo 2 grandes porta-aviões no oceano.
 

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pedro

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« Responder #10 em: Maio 09, 2006, 02:41:07 pm »
Ja era hora!!! finalmente uma boa noticia para a Madeira e para Portugal.
Cumprimentos :lol:
 

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papatango

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« Responder #11 em: Maio 09, 2006, 02:41:46 pm »
Atenção que eu não sei se há Mirage Marroquinos com S-530D. Se os Mirage têm radar Cyrano, então não podem ter S-530D. O "D" de RDI quer dizer a mesma coisa que o "D" de S-530D (Doppler).

Há no entanto o S-530F, que não é tão sofisticado, e tem menos capacidade para distinguir alvos voando baixo.

Logo que estejam completas as fichas sobre os aviões de Portugal e Brasil, o Areamilitar.net vai começar a incorporar fichas não só dos países de lingua portuguesa, mas também de todos os que fizerem fronteira com eles, por isso tenho andado a dar uma olhadas nos Mirage do Peru e da Argentina.
Tenho que fazer a mesma coisa com Marrocos.

Cumprimentos
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Jorge Pereira

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« Responder #12 em: Maio 09, 2006, 05:49:53 pm »
Citação de: "papatango"
Atenção que eu não sei se há Mirage Marroquinos com S-530D. Se os Mirage têm radar Cyrano, então não podem ter S-530D. O "D" de RDI quer dizer a mesma coisa que o "D" de S-530D (Doppler).

Há no entanto o S-530F, que não é tão sofisticado, e tem menos capacidade para distinguir alvos voando baixo.


S 530 não têm. Terão sim os MICA quando modernizarem os F-1, modernização esta que deverá começar (se ainda não começou) este ano.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






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papatango

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« Responder #13 em: Maio 09, 2006, 07:01:27 pm »
Tem alguma ideia de que radar os Mirage marroquinos vão passar a ter instalado?

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Jorge Pereira

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« Responder #14 em: Maio 09, 2006, 10:45:34 pm »
Citação de: "papatango"
Tem alguma ideia de que radar os Mirage marroquinos vão passar a ter instalado?

Cumprimentos


O contrato de modernização prevê a instalação do Thales RC400.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






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