Rangers, Comandos, Paras, etc

  • 4486 Respostas
  • 1058076 Visualizações
*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4440 em: Fevereiro 12, 2024, 06:10:18 pm »
Boa tarde, abriu concurso para oficial e existem vagas nos Comandos e OEsp. Qual destas forças recomendam ingressar e qual é a que tem mais probabilidade de sair em missão?
A probabilidade de sair em missão nessas duas forças parece-me neste momento ser básicamente a mesma.

Ou seja, nenhuma?
Ou seja, (quase) toda.

Os Comandos tem tido a missão na RCA e o CTOE tem ido para a Roménia.
Que me recorde as OE também estão na RCA.
« Última modificação: Fevereiro 12, 2024, 06:11:31 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2356 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4441 em: Fevereiro 12, 2024, 06:20:51 pm »
Que me recorde as OE também estão na RCA.

Não sabia.
Com uma unidade operacional?
Ou com formadores na EUTM?
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1685
  • Recebeu: 400 vez(es)
  • Enviou: 350 vez(es)
  • +100/-45
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4442 em: Fevereiro 12, 2024, 06:33:15 pm »
Os OE na RCA? Onde?

Não me parece... a RCA não é bem a onda dos OE...a missão em si diga-se.

E sendo o camarada candidato a Oficial em regime de contrato...se a ideia é missões, talvez a opção Comando (ou Páraquedista caso abrisse) fosse mais adequada, mas mesmo assim penso que mesmo oficiais subalternos QP têm vantagem...salvo opinião mais bem informada.

A força CTOE na Roménia penso não ser escalão de Companhia como são os Páras e os Comandos na RCA.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4443 em: Fevereiro 12, 2024, 06:34:52 pm »
Que me recorde as OE também estão na RCA.

Não sabia.
Com uma unidade operacional?
Ou com formadores na EUTM?
Eu tenho ideia que temos uma parelha de franco atiradores integrados na FND mas o pessoal do EP conseguirá confirmar melhor que eu de certeza.

(...)

A força CTOE na Roménia penso não ser escalão de Companhia como são os Páras e os Comandos na RCA.
Forças OE do CTOE escalão companhia em missão nunca ouvi falar nem creio ser o escalão tático das OE do EP para as FND mas posso estar errado.
« Última modificação: Fevereiro 12, 2024, 06:37:14 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2356 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4444 em: Fevereiro 12, 2024, 06:55:16 pm »
Que me recorde as OE também estão na RCA.
Eu tenho ideia que temos uma parelha de franco atiradores integrados na FND mas o pessoal do EP conseguirá confirmar melhor que eu de certeza.

Ok certo, no Afeganistão sei que isso aconteceu, na RCA não tenho conhecimento, mas relembro que os Comandos e Paras já tem pessoal treinado atirador designado, que acho que era a função que os snipers OE desempenharam na QRF no Afeganistão.

https://warriors.pt/galerias/treino-de-atirador-especial-2o-batalhao-paraquedistas/

Nesse caso a ser verdade então temos de dizer ao forista que fez a pergunta que são OE com curso sniper.

Citar
Forças OE do CTOE escalão companhia em missão nunca ouvi falar nem creio ser o escalão tático das OE do EP para as FND mas posso estar errado.

Sim também nunca ouvi tal coisa, eles antes (Kosovo, Timor) usavam o termo destacamento (DOE), agora dizem Task Unit (SOTU), mas devem ser mais ou menos a mesma coisa, um grupo de 12 ou 16 que se pode dividir em equipas de 4. E deve ser nesse nivel que enviam forças para fora, também possuem o nivel Task Group que é um QG que controla várias Task Units, e algumas missões OE tem sido conjuntas CTOE + DAE, por isso teoricamente podem estar na missão duas TU uma de cada força, ou criar uma TU específica para a missão com pessoal das duas unidades...

https://www.operacional.pt/em-lamego-com-as-operacoes-especiais-do-exercito-i/
« Última modificação: Fevereiro 12, 2024, 06:57:22 pm por Lightning »
 

*

Impio

  • Membro
  • *
  • 4
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4445 em: Fevereiro 12, 2024, 07:21:35 pm »
Citar
E sendo o camarada candidato a Oficial em regime de contrato...se a ideia é missões, talvez a opção Comando (ou Páraquedista caso abrisse) fosse mais adequada, mas mesmo assim penso que mesmo oficiais subalternos QP têm vantagem...salvo opinião mais bem informada.

Penso ter razão. Conheço um praça dos OEsp que serviu à cerca de 6-8 anos e apesar de ter sido destacado para o Afeganistão, informou-me que cada vez mais e mesmo na altura dele as missões, que já eram escassas, eram atribuídas aos QP e é isso que me preocupa um pouco.
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4446 em: Fevereiro 12, 2024, 07:24:46 pm »
Citar
E sendo o camarada candidato a Oficial em regime de contrato...se a ideia é missões, talvez a opção Comando (ou Páraquedista caso abrisse) fosse mais adequada, mas mesmo assim penso que mesmo oficiais subalternos QP têm vantagem...salvo opinião mais bem informada.

Penso ter razão. Conheço um praça dos OEsp que serviu à cerca de 6-8 anos e apesar de ter sido destacado para o Afeganistão, informou-me que cada vez mais e mesmo na altura dele as missões, que já eram escassas, eram atribuídas aos QP e é isso que me preocupa um pouco.
Pois visto desse prisma realmente os comandos acabam por ser uma opção mais segura. E já agora o curso de franco atirador/sniper (que é obrigatório para integrar as parelhas que por vezes integram as nossas FND) dos nossos OE segundo sei é o curso mais difícil do CTOE.
« Última modificação: Fevereiro 12, 2024, 07:39:14 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2356 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4447 em: Fevereiro 12, 2024, 07:37:53 pm »
Como disse, de snipers na RCA  não tenho conhecimento.

Mas de uma SOTU na Roménia sim.
https://www.facebook.com/share/p/GZg1Y2yk7oP4EkNU/
 

*

Impio

  • Membro
  • *
  • 4
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4448 em: Fevereiro 12, 2024, 08:10:38 pm »
Citar
E sendo o camarada candidato a Oficial em regime de contrato...se a ideia é missões, talvez a opção Comando (ou Páraquedista caso abrisse) fosse mais adequada, mas mesmo assim penso que mesmo oficiais subalternos QP têm vantagem...salvo opinião mais bem informada.

Penso ter razão. Conheço um praça dos OEsp que serviu à cerca de 6-8 anos e apesar de ter sido destacado para o Afeganistão, informou-me que cada vez mais e mesmo na altura dele as missões, que já eram escassas, eram atribuídas aos QP e é isso que me preocupa um pouco.
Pois visto desse prisma realmente os comandos acabam por ser uma opção mais segura. E já agora o curso de franco atirador/sniper (que é obrigatório para integrar as parelhas que por vezes integram as nossas FND) dos nossos OE segundo sei é o curso mais difícil do CTOE.

Complicado decidir. Tenho uma semana e neste momento dada a informação que tenho mais valia mandar uma moeda ao ar.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2356 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4449 em: Fevereiro 12, 2024, 08:20:48 pm »
Um bom decisor pode ser a distância de casa, no inicio não importa, mas ao fim de uns anos já vai importar.

Outra opinião que pode ajudar, os Comandos tem fama de ser dos cursos mais duros/dificeis em Portugal, os OE por outro lado já tem mais "status", e tem tudo a nivel de brinquedos novos, viaturas ligeiras, armas...
« Última modificação: Fevereiro 12, 2024, 08:26:14 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4450 em: Fevereiro 12, 2024, 08:33:12 pm »
Um bom decisor pode ser a distância de casa, no inicio não importa, mas ao fim de uns anos já vai importar.

Outra opinião que pode ajudar, os Comandos tem fama de ser dos cursos mais duros/dificeis em Portugal, os OE por outro lado já tem mais "status", e tem tudo a nivel de brinquedos novos, viaturas ligeiras, armas...
Quando passei pelo EP não foi com essa ideia que fiquei, as OE tinham os cursos mais difíceis mas eram os Comandos que tinham a fama e a mística mais forte.
« Última modificação: Fevereiro 13, 2024, 02:08:17 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2356 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4451 em: Fevereiro 12, 2024, 08:49:33 pm »
 :mrgreen: pois, posso estar enganado.

Eu disse "status", não no sinonimo de "mística" de grupo, que acredito os Comandos tenham muita, mas de nivel, aquilo que os americanos chamam Tear 1, não sei se me faço entender, e como eles agora tem tudo o que é equipamento moderno, dá mais essa ideia.

Seria como na PSP dizer que o CI tem mais mística, mas o GOE ... é o GOE.
Talvez seja mais fácil de explicar assim.
« Última modificação: Fevereiro 12, 2024, 08:53:41 pm por Lightning »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21066
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4452 em: Fevereiro 18, 2024, 02:40:15 pm »
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1685
  • Recebeu: 400 vez(es)
  • Enviou: 350 vez(es)
  • +100/-45
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4453 em: Fevereiro 18, 2024, 03:10:09 pm »
Citar
E sendo o camarada candidato a Oficial em regime de contrato...se a ideia é missões, talvez a opção Comando (ou Páraquedista caso abrisse) fosse mais adequada, mas mesmo assim penso que mesmo oficiais subalternos QP têm vantagem...salvo opinião mais bem informada.

Penso ter razão. Conheço um praça dos OEsp que serviu à cerca de 6-8 anos e apesar de ter sido destacado para o Afeganistão, informou-me que cada vez mais e mesmo na altura dele as missões, que já eram escassas, eram atribuídas aos QP e é isso que me preocupa um pouco.
Pois visto desse prisma realmente os comandos acabam por ser uma opção mais segura. E já agora o curso de franco atirador/sniper (que é obrigatório para integrar as parelhas que por vezes integram as nossas FND) dos nossos OE segundo sei é o curso mais difícil do CTOE.

Complicado decidir. Tenho uma semana e neste momento dada a informação que tenho mais valia mandar uma moeda ao ar.

então...? para que lado caiu a moeda?
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

penas9

  • Membro
  • *
  • 5
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4454 em: Fevereiro 27, 2024, 11:21:04 pm »
Bom dia a todos, depois da licenciatura vou concorrer ao concurso da Operações Especiais, como posso entrar como oficial, embora seja mais concorrido por causa das vagas mais reduzidas, esclarecem-me duas coisas:

1- Nas operações especiais os QP são mais operativos e têm mais oportunidades que os de RC?
2- Sendo oficiais mais posições de chefia, entram para o terreno também ou é mais trabalho logístico e de planeamento?

Estando então vocês na minha situação que caminho optariam tendo em conta em conta também a diferença salarial das duas posições?