Ordenados PSP vs. PJ e SEF

  • 1 Respostas
  • 15406 Visualizações
*

AgentePM

  • 101
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Ordenados PSP vs. PJ e SEF
« em: Novembro 16, 2009, 04:33:40 pm »
A PSP é chamada a grande parte das operações da PJ e do  SEF, mas os seus agentes, com as mesmas habilitações, recebem ordenados bem diferentes. O novo estatuto da PSP ainda vai acentuar mais as diferenças

Um agente que entrou na PSP há dez anos com habilitações literárias ao nível do 12º ano ganha agora, ao final do mês, menos de metade do ordenado de um inspector do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ou da Polícia Judiciária (PJ) com qualificações iguais.

A comparação foi feita pela Associação Sindical de Profissionais de Polícia (ASPP) e "espelha uma realidade possível". Se três candidatos entraram nas diferentes forças e serviços de segurança em 1999, e concluíram "todas as provas e processos de formação em tudo semelhantes", ao fim de dez anos - partindo do princípio que nenhum fez qualquer outra formação - as diferenças são "abismais". Um agente ganha pouco mais de 1016 euros (brutos), o do SEF 2208 euros e o da PJ 2516 euros.

Mais. "Somos chamados para auxiliar o SEF e a PJ numa série de operações, como é o caso de acções de fiscalização em feiras ou acções policiais em bairros problemáticos", exemplifica. Ainda assim os agentes não têm direito a subsídio de risco. "Esta média de ordenados é pouco atractiva para futuros elementos. Acabam por ingressar na instituição pessoas sem perfil", diz.

De acordo com o balanço social da PSP, do efectivo policial de mais de 22 mil homens, 5180 são agentes. O relatório do SEF aponta para 1478 "colaboradores", 709 dos quais com função de fiscalização e intervenção. A PJ não disponibiliza números, mas o relatório anual de Segurança Interna de 2007 aponta para 2492 funcionários, 1333 dos quais na investigação criminal.

"Se a justificação é sermos em número superior, é mais ridículo ainda. Já temos funções de investigação criminal. E somos uma polícia a nível nacional", diz.

Para agravar o descontentamento, as alterações remuneratórias previstas no novo estatuto da PSP não trazem melhorias. A serem postas em prática, a partir de Janeiro, um comandante de esquadra (subcomissário) passa a receber um ordenado inferior ao seu adjunto (chefe principal).

Para Paulo Rodrigues "é injusto que um polícia com menos competências receba mais do que o que está acima dele", referiu. E há exemplos práticos: dois amigos que, com o mesmo tempo de polícia, concorreram a subchefes. Um deles decidiu "ir mais longe" e acabou por ingressar no curso de subcomissário. De nada valeu. Com o novo estatuto, o colega passa a chefe principal e ganha mais do que o subcomissário - com funções de comando. Também um chefe da PSP pode ganhar menos que um agente principal (ver infografia).

A lei das remunerações dos trabalhadores com funções públicas diz que, só "excepcionalmente, o nível correspondente à última posição remuneratória pode ser idêntico ao da primeira posição" da categoria seguinte. Esta é umas das questões que vai ser hoje levada pela ASPP ao ministro da Administração Interna, Rui Pereira.

In Diário de Notícias de 16/11/2009

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... id=1421739
 

*

jeka

  • 11
  • +0/-0
Re: Ordenados PSP vs. PJ e SEF
« Responder #1 em: Novembro 28, 2009, 02:37:20 pm »
Infelizmente é assim...
A desmotivação dos oparcionais da PSP e GNR começa mesmo ai na diferença salarial entre outras forças de segurança...
É preciso realçar que a PJ não faz parte do mesmo ministério que a PSP, GNR e SEF, e embora para a maioria isso possa não ter muito a haver, na prática a explicação para muitas das diferenças entre meios e até mesmo salários advem dos ministérios a que cada força pertence...
No entanto queria só chamar a atenção para um facto, que é a questão do subsidio de risco.
Não percebo porque não existe um subsidio de risco para os patrulheiros da GNR e PSP... Afinal quem anda sempre na rua de dia e de noite sujeito a ser surpreendido por um criminoso menos escrupuloso são eles, quem acorre às situções em primeiro lugar são eles...
Supunhamos uma situação de tiroteio ou de assalto, os primeiros a chegarem ao local são os patrulheiros que estão de piquete, são ou não eles que correm mais risco??? O pessoal da intervenção e da investigação criminal (PJ), só chegam ao local quando já está tudo calmo e a única coisa a fazer é recolher os meios de prova...
Também entendo que o pessoal da investigação criminal, durante uma investigação corra os seus riscos, mas não entendo porque são discriminados os patrulheiros, eles que são os primeiros a chegar em todas as situações, eles que respondem à solicitação a qualquer hora do dia, eles que são a face mais visivel junto da população daquilo que são as Forças de Segurança...