AGRESSÕES ÀS FORÇAS DE SEGURANÇA

  • 36 Respostas
  • 13028 Visualizações
*

Gina

  • 690
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Agosto 29, 2008, 10:59:52 am »
Caro Legionário,

Tenho de concordar e de discordar consigo...
Concordo que há mais policiamento em Leiria, até abriram uma nova esquadra nos Marrazes!!! Com umas instalações todas nices, uns carros de patrulha novinhos em folha e posso afirmar com toda a segurança, com agentes, agentes pricipais e chefes 5 estrelas! Tanto em personalidade como em trabalho! Mas discordo no que diz sobre o aumento da "mitragem"... Por exemplo, se antes os mitras dos Marrazes se vangloriavam, agora nem se dão ao trabalho de sair de casa! São logo caçados e levam com o bastão de for preciso!
Já veio a Leiria este Verão??? Se não, tem de vir... está linda!
Leiria nunca foi uma cidade com grande criminalidade, o que me deixa a mim, e outros leirienses concerteza, muito orgulhosos.
Mas lembro-me perfeitamente que à cerca de três/quatro anos sair à rua sozinha era impensável, não só porque os nossos pais nos incutem aquele medo, desde criancinhas, de que é perigoso para as meninas andarem na rua, mas porque em cada canto da cidade via um mitra, e porque cresci no mesmo meio que muitos e sabia que não eram para brincadeiras... agora? Agora conheço três ou quadro que um dos comissários da PSP daqui tanto mexeu nos papéis que foram recambiados para uma escola de correcção no Porto! Um deles meu primo, voltou o ano passado e acreditem que veio mudado... dos desasseis aos dezoito anos a conviver com gente pior que ele e a levar bastonadas dos guardas mal abrisse a boca para dizer uma asneira... foi remédio santo! Veio, por iniciativa própria arranjou trabalho, namora, arrendou uma casa e diz que o melhor que lhe aconteceu na vida foi ido dentro! Por isso, essa história de "ah e tal é menor o coitado" não devia de funcionar assim... as escolas de correcção servem para isso!!! E aquela em que fui visitar o meu primo era mais prisão que escola de correcção, a sério! Horrível... Só lhe dão o nome de escola porque dão-lhes a oportunidade de tirar cursos e de começar a trabalhar mal saiam de lá... Há que ter mão dura com os miudos e os graúdos!
Conclusão, hoje em dia saio à noite sozinha (não estou livre de me acontecer algo), mas estou muito mais protegida porque de 15 em 15 minutos passa um carro de patrulha a meu lado e porque também sei que os crimosos ali não se dão ao trabalho de fazer mal a alguém porque levam e sabem que levam! Ainda aqui à tempos houve um que se lembrou de fazer um assalto e de sacar de uma arma branca a um agente e o resultado estava à vista um dia depois na morgue... o agente foi repreendido pelos superiores mas aqui em Leiria não houve um único popular que se queixasse....
Gosto muito de cá viver... e se tiver de ir para Lisboa ou outra cidade... farei o que puder, na minha insignificância, para se assemelhar à cidade que eu tanto adoro.
"Pensa globalmente, actua localmente!"

Bjito*

P.S. Nuno Tiago, espero que não tenhas ficado cansado!!! Lol!  :lol:  Beijo
Sorri :) Para que a vida te sorria de volta!
 

*

nuno tiago

  • 135
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Agosto 29, 2008, 03:17:35 pm »
úfa! dão-me cabo dos olho, looooooooooool. Caro legionário, isto é um forum, e como tal, toda a gente pode e deve expôr as suas opiniões, e as mesmas devem ser respeitadas. Agora, não sou obrigado a concordar com aquilo que dis. Se o senhor residisse em lisboa, talvez a sua opinião fosse diferente.
Agora, enquanto ao fácto de vergar o cacetéte nas costas dos mitras, pode crer que, só não o farei se não poder.

cumps
A força não provém da capacidade física, mas sim de um vontade indomável :: Never Quit
 

*

nuno tiago

  • 135
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Agosto 29, 2008, 03:41:50 pm »
Caro legionário, vou deixar-lhe aqui um exemplo de como  as bastonadas fazem efeito. E sou vigilante nas estação do rossio, por acaso conhece? se não, posso lhe dizer que é um terminal da linha de Sintra, onde para a mitragem toda. Vêem nos comboios com os pés nos bancos, assaltam pessoas, fumam charros à frente dos polícias, entre outras coisas. À poucos anos atrás, essa mesma linha, era patrulhada pelo CORPO DE INTERVENÇÃO DA PSP, andavam nas carruagens dos comboios. E posso lhe dizer que fizeram uma limpeza bastante grande. Não havia assaltos, não fumavam charros, não agrediam as pessoas, não andavam com os pés encima dos bancos, entre outras coisas. Pois quando acontecia situações como as que referi, era logo vergado o cacetéte nas costas dos mitras, era remédio santo. Andavam todos direitinhos. Mas veio a comisão de útentes, a queixar-se que eram muitos violentos, e acabaram por retirar a polícia de lá. Agora, é vê-los a fazer toda a mer... e ninguém lhes dis nada. enfim... não sei onde isto vai parar...

Meu caro, não quero entrar para a GNR para abusar da autoridade que me fôr conferida, mas sim para fazer cumprir as leis, não serei como o " rositas" mas, posso lhe dizer, com toda a certeza, que lhes vou dar muita dor de cabeça.
A força não provém da capacidade física, mas sim de um vontade indomável :: Never Quit
 

*

Laruschuie

  • 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #18 em: Agosto 29, 2008, 09:47:40 pm »
Citação de: "nuno tiago"
É pá até fiquei cansado, úfa! não concordo com alguma alineas que o senhor escreveu, por exemplo: que a polícia continue na mesma. Só podes estar a brincar, se continuar na mesma, então é que isto fica pior. outra: o coitadinho do rapaz, que morreu e pertencia ao bairro social, poupe-me por favor. Coitado, porquê? nesses bairros a cultura deles é a criminalidade, gostam de se exibir com armas e droga, julgam-se senhores de tudo, e a pasividade da polícia, aumenta-lhes o égo.

Primeiro ponto: O facto dos criminosos voltarem para as ruas, não tem a ver com a polícia, e sim com a legislação. Dái eu ter dito que era preciso fazer leis que funcionassem - a actuação da polícia está certa: eles realmente apanham os criminosos. Não todos, mas vão apanhando.

Segundo ponto: eu quando escrevi "o coitadinho do bairro social" (ou algo assim parecido) estava a servir-me da ironia, que é algo muito interessante que serve para dinamizar um texto, e evitar que o leitor se sinta cansado, como constato que foi o seu caso. Lamento pelo facto, mas a culpa não foi minha.

Citar
O povo português não sabe o que quer, se a polícia actua, é porque é bruta, se não actua, é porque não quer fazer nada. Mas em que é que ficamos?

Terceiro ponto: foi precisamente para evitar isso que disse que é melhor não haver tanto alarido com casos da polícia. As pessoas só sabem dizer mal e queixarem-se das coisas, mais vale não terem nada que dizer. Mais uma vez lamento que não tenha percebido, provavelmente por estar demasiado cansado com a leitura do meu post.

Citar
Já agora o senhor vai-me dizer, como outras pessoas já o fizeram, que a PSP actuou com excésso de violência, nomeadamente ao caso do BES? Na minhã opinião, deveria haver mão pesada para todos os delitos, fossem menores ou maiores.

Quarto ponto: é com tristeza que verifico que mais uma vez não percebeu o que eu quis dizer. Eu defendi que, consoante o crime, devia ser aplicada uma pena correspondente. Pelo que diz, legalizava-se a pena de morte, e matava-se o empregado de mesa por fazer mal o troco. (Acho que é melhor dizer que não estou a falar literalmente, não vá o senhor tirar conclusões erradas). Até mencionei o uso de penas mais severas. Relativamente ao assalto no BES, acho que a PSP procedeu muito bem, e gostava que me mostrasse onde é que eu afirmei o contrário.

Citar
Oxalá que não, mas, no dia em que o senhor for assaltado, espero que não esteja ninhum polícia por perto para o ajudar.


Quinto ponto: Além de nenhum se escrever "nenhum" e não "ninhum", devo dizer que tal afirmação é indigna de alguém que ambiciona ser um agente da autoridade, e desonrosa para a sua pessoa. Aliás, tal afirmação leva-me a dizer que, no interesse de Portugal, espero que não consiga alcançar esse objectivo - só precisamos de bons polícias, que sabem cumprir o seu dever. No entanto, se conseguir lá chegar, gostaria de saber o que faria se visse um puto de 15 anos a ser espancado por 8 ou 9 homens de 22, 23, 24 anos, como é usual aqui na minha zona, e agradecia uma resposta sincera, e não garganta.

Julgo que é tudo. Espero que o meu texto não o faça sentir cansado desta vez, para não afectar a sua capacidade de interpretação textual, que sem dúvida é excelente.
Cumprimentos,

Laruschuie
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1463
  • Recebeu: 320 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4511
(sem assunto)
« Responder #19 em: Agosto 30, 2008, 12:26:25 am »
Cara Gina,
Foi um prazer ler a sua carta, sobretudo porque é de Leiria...
Eu nao defendo o diabo (a "mitragem" ), note-se bem ;)
Mas que ha mais miséria em Leiria, isso ha ! Basta sentar-se na esplanada do Maringa, e é ver aquela gente toda a pedir esmola...

Dos arrumadores, so la andam aqueles raros que sobreviveram às overdoses, sobretudo aquele pessoal dos Marrazes levou um desbaste, parece que foi quase tudo à vida ! Tenho muita pena de alguns apesar de serem ou terem sido delinquentes, porque as causas de tanta miséria foi a droga. E porquê a droga ? Como sabe o pessoal do bairro Sa Carneiro é quase todo gente que veio refugiado das Africas em 1975 e que depois de terem sobrevivido como animais durante 10 anos no RAL4, foram atirados para aquele ghetto, sem esperança, sem acompanhamento, sem NADA ! Estavamos à espera de quê ? de milagres ? ja nao se fazem !

Quando era miudo conheci esse pessoal todo retornado ou refugiado de Africa, e sei bem o que eles passaram e passam ainda. Por isso digo, que uma das soluçoes para certo tipo de delinquencia, é de voltar a dar esperança aos jovens, dar-lhes razoes e motivos para viver ! sobretudo a esses desgraçados que tiveram que fugir de Angola ou de Moçambique so com a roupa que traziam no corpo, e que chegados a Leiria foram abandonados completamente, entregues a eles proprios. Muitos conseguiram ultrapassar os traumas, muitos outros, nao ! e os filhos deles herdaram da mesma miséria e do mesmo ostracismo !

Conheci e fui amigo do Tito e do Miguel, ambos tiveram o mesmo fim : suicidaram-se na cadeia ! Por os ter conhecido bem, sei que apesar de passarem "banhadas" e de serem toxicodependentes, eram rapazes que sofriam muito com a vida que levavam. A nenhum deles foi proposto outra coisa que nao o desenrascanço nas ruas.

Quanto aos gangues nacionais e estrangeiros que têm a vida facil em Portugal, nao so os das "ruas" como os de "colarinho branco" que sao os piores, sou completamente favoravel a que os mandem para o Tarrafal  e nao para casa como fazem agora. Mas os jovens têm o direito, e a sociedade  o dever de os educar ou reeducar. Faça-se pois!

Para o vigilante da gare do Rossio : oh amigo você sabe muito pouco da vida ! Ainda deve ter idade para aprender, aproveite !
 

*

nuno tiago

  • 135
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Agosto 30, 2008, 03:06:59 pm »
Estava à procura de dois professores, e parece que já os encontrei.
Camarada Laruschuie, se visse alguma situação como a que o senhor descreveu, fazia aquilo para que sou pago, chamava reforços, e intervinha até a chagada dos mesmos. E isto não é uma resposta de garganta. Já lhe disse, e volto a repetir, não sou ( nenhum) rositas, mas vou lhe dar muita dor de cabeça. Enquanto ao fácto de eu ter dito ( oxalá não se encontre ( nenhum polícia) ) foi um bocado radical, por isso peço desculpas.
A minhã intenção é fazer cumprir a lei, e não abusar da mesma.

p-s: Se houver algum erro ortográfico, agradecia-lhe que me ilucida-se enrelação ao mesmo.
A força não provém da capacidade física, mas sim de um vontade indomável :: Never Quit
 

*

Laruschuie

  • 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #21 em: Agosto 30, 2008, 08:47:20 pm »
Citação de: "nuno tiago"
Estava à procura de dois professores, e parece que já os encontrei.
Camarada Laruschuie, se visse alguma situação como a que o senhor descreveu, fazia aquilo para que sou pago, chamava reforços, e intervinha até a chagada (chegada)dos mesmos. E isto não é uma resposta de garganta. Já lhe disse, e volto a repetir, não sou ( nenhum) rositas, mas vou lhe dar muita dor de cabeça. Enquanto ao fácto (facto)de eu ter dito ( oxalá não se encontre ( nenhum polícia) ) foi um bocado radical, por isso peço desculpas.
A minhã (minha)intenção é fazer cumprir a lei, e não abusar da mesma.

p-s: Se houver algum erro ortográfico, agradecia-lhe que me ilucida-se(elucidasse - não tenho 100% certeza,mas de certeza que começa com E) enrelação (em relação) ao mesmo.



Não sou nenhum professor, mas acho que é dever de todos os membros do FórumDefesa contribuir para uma discussão com o mínimo número possível de erros de escrita .

Quanto às suas convicções, o caro nuno tiago parece-me ser bastante "idealista", e com ideias e princípios bem marcados. O que não é mau, mas do que sei (e não sei muito, portanto a minha opinião vale o que vale), esses ideais acabam por se diluir, e quanto mais tempo e calo profissional um polícia tem, mais pés-na-terra e mais comedido fica. Volto a frisar que isso não é negativo, pelo contrário. Um indivíduo com uma arma à cintura e  autoridade policial não deve ser exaltado por natureza, e é um bocado essa a imagem que passa da sua pessoa - é bastante possível que eu esteja errado, mas também isso não é importante para o assunto.

Acho que o melhor que tem a fazer é candidatar-se à PSP ou GNR, conforme lhe aprouver, e assim ficará a saber o que pode ou não fazer, como, e em que situações. Se vai realmente ser um polícia excepcional, exemplar, normal ou medíocre, é uma incógnita. Só o tempo o dirá, mas isso é igual para toda a gente, em todas as profissões.
Cumprimentos,

Laruschuie
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1463
  • Recebeu: 320 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4511
(sem assunto)
« Responder #22 em: Agosto 30, 2008, 10:27:09 pm »
Magister dixit ! :)
 

*

nuno tiago

  • 135
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #23 em: Agosto 31, 2008, 08:44:21 am »
Eu sei que quando estamos de fora, é uma coisa, e quando estamos dentro, é outra. É igual a um combate de boxe. Posso escrever com alguns erros, mas, entendo isso perfeitamente. Até porque, antes de trabalhar na área da vigilância, eu tinha uma ideia, e agora tenho outra. Não é pelo fácto de ter uma arma a cintura, e ter o estatuto de autoridade, que vou abusar da mesma. É como em todos os trabalhos, no inicio queremos mostrar serviço, mas, também sei, pelo o que os próprios polícias me contam, às vezes mais vale olhar para o lado e deixar passar.
Eu concorri GNR, se entrar, e espero que sim, talvez o meu pensamento venha a mudar. Não pretendo ser um super-polícia, mas sim, um bom polícia. Enquanto ao fácto de parecer, e pelo que as minhas mensagens possam transmitir, posso lhe dizer que não sou uma pessoa exaltada, apenas tenho o sangue na guelra, como todos os jovens da minhã idade, lololol.

para finalizar, apenas quero ser mais um a contribuir para a segurança do noss país.

cumps
A força não provém da capacidade física, mas sim de um vontade indomável :: Never Quit
 

*

nuno tiago

  • 135
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #24 em: Agosto 31, 2008, 08:48:25 am »
Legionário, de fácto sou jovem, e tenho muito que aprender, só espero e desejo, que o possa fazer com os melhores :D
A força não provém da capacidade física, mas sim de um vontade indomável :: Never Quit
 

*

Açoriano

  • 720
  • +0/-0
Re: AGRESSÕES ÀS FORÇAS DE SEGURANÇA
« Responder #25 em: Novembro 24, 2009, 01:36:05 pm »
Pedras e facas de cozinha lançadas contra a PSP

A PSP de Sintra deteve esta segunda-feira um jovem no bairro de Santa Marta, em Casal de Cambra, após agredir um agente da autoridade.
Às 16h00, os elementos que faziam o patrulhamento no bairro de Santa Marta, preparavam-se para identificar um jovem quando foram agredidos com diversos objectos arremessados dos prédios da zona.
«Lançaram pedras e facas de cozinha dos prédios. Nesta altura o grupo onde o jovem se encontrava reagiu de forma mais agressiva e agrediu um dos agentes, disse a fonte, garantindo que a PSP teve que disparar vários tiros para o ar.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/bairr ... -4071.html

Cá na minha terra, os putos quando estão em grupo e sentem-se ameaçados por um cão, atiram tudo o que apanharem na esperança com o mesmo fuja.
Portugal já tem zonas onde se trata a polícia da mesma forma.
Tá bonito tá :!:
 

*

jeka

  • 11
  • +0/-0
Re: AGRESSÕES ÀS FORÇAS DE SEGURANÇA
« Responder #26 em: Novembro 28, 2009, 02:19:57 pm »
Cada vez mais assistimos a agressões às forças de segurança porque cada vez mais se perde o respeito pelas mesmas...
A questao da perda de respeito pelas forças de segurança tem a haver com diversos factores, entre os quais as proprias forças de segurança e algumas das suas atitudes (suas ou de agentes seus), os media, que dão enorme enfase a tudo o que são maus exemplos da acção ou de conduta por parte de agentes de autoridade, e raramente noticiam aquilo que de bom é feito, que na realidade e felizmente, nas nossas FS existem muito melhores exemplos do que maus, mas as pessoas so se recordam do que é mau infelizmente...
Cabe a todos os agentes em serviço, tentar dar uma boa imagem da sua corporação e de si mesmo mostrando sempre profissionalismo e competencia nas suas acções...
Quanto aos mitras, caros amigos esses ai, na maioria já não tem cura, tudo por culpa do sistema....
Há mitras que a unica coisa que sabem fazem é cometer crimes, por culpa de diversos factores (família, inserção social, delinquencia juvenil,etc...), esses ai tem que ser tratados com firmeza, e à lei da força, pois é só essa lei que conhecem e respeitam...
 

*

Açoriano

  • 720
  • +0/-0
Re: AGRESSÕES ÀS FORÇAS DE SEGURANÇA
« Responder #27 em: Novembro 29, 2009, 01:27:50 pm »
Homem mata mulher e GNR

Um homem matou a tiro a mulher, este domingo, em Montemor-o-Velho, por volta das 8h15, e ainda um militar da GNR, confirmou fonte desta força ao tvi24.pt.
Um outro militar da GNR também foi baleado, com um tiro na anca. Foi transportado para o Hospital da Figueira da Foz e está livre de perigo.
A mulher tinha apresentado uma queixa por violência doméstica esta manhã no posto da GNR local e, como apresentava ferimentos, foi chamada uma ambulância para a transportar para o Hospital da Figueira da Foz.
O homicida seguiu-a e interceptou a ambulância em plena estrada. O condutor decidiu voltar atrás para o posto da GNR, onde o homem conseguiu abrir a porta da ambulância e disparar vários tiros de caçadeira sobre a mulher, que teve morte imediata.
Os militares chegaram a deter o assassino e retiraram-lhe a caçadeira, mas, quando este entrou no posto, sacou de uma arma que tinha escondida e disparou novamente.
Um militar de 42 anos faleceu e outro ficou ferido na anca.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/homic ... -4071.html
 

*

Rui F.

  • 24
  • +0/-0
Re: AGRESSÕES ÀS FORÇAS DE SEGURANÇA
« Responder #28 em: Novembro 29, 2009, 06:26:33 pm »
É incrível como agentes de uma força de segurança não revistam e algemam um indivíduo que está sob sua custódia, especialmente quando este demonstrou um comportamento extremamente violento.

Enfim, espero que este senhor tenha uma pena para cima de 20 anos e que o militar da GNR que sobreviveu recupere.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: AGRESSÕES ÀS FORÇAS DE SEGURANÇA
« Responder #29 em: Novembro 29, 2009, 06:56:37 pm »
Á primeira impressão pode parecer tratar-se apenas e só de amadorismo.

Mas é bem mais complexa a situação e tem a ver com rotinas instaladas, falta de formação continua, mau acompanhamento do pessoal por parte das hierarquias, e muito mais....
::..Trafaria..::