"Falando em Viana do Castelo, à margem da tomada de posse da nova Comissão Política Distrital, Menezes defendeu que um comboio de velocidade moderada, a 200 quilómetros por hora, "era mais do que suficiente" para a ligação Porto-Lisboa e significaria um investimento "muito menor".
Por isso, aconselhou o Governo a ponderar "um estudo independente" para aferir da necessidade de gastar "centenas de milhões de euros" numa ligação em alta velocidade para "retirar meia dúzia de minutos" ao tempo da viagem.
Mesmo os Inter-Cidades da linha do norte andam a 190-200 onde a linha permite. Sim, o IC na linha do norte é, segundo os critérios internacionalmente aceites, um serviço de alta velocidade ("velocidade elevada" é coisa que só existe por cá, nos outros sítios são AV ou são normais. quanto a esta categoria de "velocidade moderada", confesso que não conhecia).
Segundo a REFER, a linha neste momento tem estes patamares de velocidade:
x = V. Máx.
Porto - Ovar: 120 < x <160;
Ovar - Pampilhosa: 160 < x < 220;
Pampilhosa - Alfarelos: 120 < x < 160;
Alfarelos - Entroncamento: 160 < x < 220;
Entroncamento - Setil: 120 < x < 160;
Setil - Lisboa: 160 < x < 220;
Não sei como é que a REFER justifica que o Alfa esteja limitado a atravessar Santarém a 40km/h, e V.F. de Xira a 60km/h, mas pronto...Para mudar os patamares todos para os 160 - 220 dizem que precisam de gastar 1400 milhões de €.
Com isso, o tempo de circulação do Alfa Pendular entre Campanhã e Sta. Apolónia ficaria nas 2h20min (hoje está em 2h44min).
Segundo a RAVe, os custos da linha nova seriam 4700 milhões, e o tempo de percurso Lisboa-Porto 1h15min. Acho que esse tempo é para uma linha com patamar de velocidade de 300 km/h e comboios tipo TGV. Se se construísse com patamares de 350 km/h e se metessem ICE-3 ou AGV, provavelmente seria coisa para 1h.
Ou seja, o senhor Menezes:
1) não sabe bem quanto é que a coisa vai custar (são milhares de milhões, não centenas);
2) não sabe bem a diferença entre 6 minutos e 60 (ou, nos extremos, 100).
Dito isto... Eu por mim também considerava fortemente a hipótese de deixar a construção de uma linha AV dedicada entre Lisboa e Porto para último, e gastava os tais 1400 milhões na linha do norte. (Já agora, se também encontrassem uns milhõezitos para a linha do Minho entre Nine e Valença, não calhava mal. Electrificar, pôr outra vez os pontos de cruzamento que retiraram, eliminar passagens de nível... [delírio]fazer um túnel entre Viana do Castelo e Darque, para tirar o comboio da ponte Eiffel...[/delírio] Sei lá, qualquer coisa para que os ~80km entre Viana e Porto (Campanhã) não demorassem 1h35min num comboio que a CP chama de "serviço rápido").