Notícias da China

  • 147 Respostas
  • 52515 Visualizações
*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20594
  • Recebeu: 2391 vez(es)
  • Enviou: 256 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Notícias da China
« Responder #135 em: Abril 09, 2019, 04:14:09 pm »
Cimeira da UE e China sem consenso


« Última modificação: Abril 09, 2019, 04:20:39 pm por Lusitano89 »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20594
  • Recebeu: 2391 vez(es)
  • Enviou: 256 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Notícias da China
« Responder #136 em: Abril 10, 2019, 07:27:42 pm »
Nova Rota da Seda: A estratégia chinesa de conquista dos Balcãs



« Última modificação: Abril 10, 2019, 07:47:33 pm por Lusitano89 »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20594
  • Recebeu: 2391 vez(es)
  • Enviou: 256 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Notícias da China
« Responder #137 em: Abril 22, 2019, 04:12:40 pm »
Huawei com resultados positivos no primeiro trimestre



 

*

Lusitaniae

  • Perito
  • **
  • 397
  • Recebeu: 114 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +49/-294
Re: Notícias da China
« Responder #138 em: Outubro 27, 2019, 02:33:14 pm »
Leitura interessante no Japan Times, tradução automática:

A Europa tem que escolher um lado na rivalidade EUA-China

WASHINGTON - A Europa esteve no centro de quase todas as competições de grandes potências dos últimos 500 anos, como lar de um ou de ambos os protagonistas ou como o teatro decisivo da luta. Não mais: as guerras mundiais do século passado cuidaram disso. No entanto, as nações da Europa ainda são capazes de desempenhar um papel crítico no concurso definitivo deste século: aquele entre a China e a América. Ou podem permitir que o continente seja reduzido a uma região fraca e dividida que luta para fazer sentir sua influência.

A China deseja o último e tem uma estratégia para alcançá-lo. Os EUA devem preferir um conjunto ativo e capaz de aliados europeus, mas suas políticas muitas vezes foram jogadas nas mãos de Pequim.

O centro de gravidade geopolítica do mundo se move firmemente para o leste há décadas. A Ásia-Pacífico agora supera significativamente as participações da Europa no PIB global e nos gastos militares globais. E embora a rivalidade entre a Rússia e o Ocidente seja significativa, a luta transpacífica entre a China e os Estados Unidos é histórica.

A Europa poderia ser uma força crítica nessa competição, defendendo o sistema liderado pelos EUA que beneficiou tanto o continente. A União Europeia ainda é a segunda maior economia do mundo depois dos EUA, não é um trunfo pequeno em uma intensa competição geoeconômica. Alguns aliados - especialmente a França e o Reino Unido - ainda são capazes de projetar o poder global, e uma Europa relativamente rica pode melhorar suas forças militares de maneira impressionante se assim o desejar. Os países europeus também podem exercer considerável influência diplomática, especialmente através da UE e da OTAN. Talvez o mais importante seja a Europa, que continua sendo o grupo de democracias mais coerente do mundo, o que conta muito com a rivalidade entre um poder liberal e um liberal.

Houve alguns movimentos em direção a um maior ativismo europeu em relação à China. O Reino Unido e a França navegaram navios de guerra pelo Mar da China Meridional em resposta à agressão chinesa. A liderança da Alemanha tornou-se mais preocupada com as violações dos direitos humanos na China e os esforços para dominar as indústrias de alta tecnologia. Quando o presidente chinês Xi Jinping visitou a França no início deste ano, seu colega francês, Emmanuel Macron, disse que o tempo de "ingenuidade européia" na China havia terminado.

A Comissão Europeia, o ramo executivo da UE, começou a considerar a idéia de que a China é, como um documento de estratégia colocou, "um concorrente econômico na busca da liderança tecnológica e um rival sistêmico que promove modelos alternativos de governança". Propostas para fortalecer o escrutínio do investimento chinês e fortalecer as telecomunicações, a indústria e a inovação européias contra a influência e a predação chinesas estão ganhando força.

Da mesma forma, Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN, alertou que "a China está se aproximando de nós" e pediu um aumento da cooperação europeia com aliados dos EUA na Ásia-Pacífico. Olhando para o futuro, pode-se imaginar a Europa, os EUA e as democracias da Ásia-Pacífico cooperando para expor e combater as operações de influência política chinesa, e talvez coordenando mais explicitamente sobre como gerenciar ameaças militares em várias regiões ao mesmo tempo. No entanto, o impacto da ação européia sobre a China dependerá de quanta unidade o continente conseguir, e nessa questão há sinais de problemas.

Mesmo quando algumas das principais potências da Europa - Alemanha, França, Reino Unido - se tornaram mais céticas em relação às políticas da China, muitos dos membros menores e mais pobres do continente, principalmente no sul e no sudeste, passaram a ver Pequim como uma fonte de extrema necessidade comércio e capital. Em 2017, por exemplo, os gregos eram mais propensos a nomear a China (53%) do que os EUA (36%) como o segundo parceiro mais importante do país, depois da UE. Uma onda de iliberalismo político em países como Hungria e Polônia criou rachaduras na unidade democrática do continente. Além disso, a UE está prestes a perder um de seus membros mais importantes, à medida que a Grã-Bretanha se aproxima do Brexit. A Europa tem potencial para ser um ator estratégico eficaz, mas pode não ter a coesão.

Esta é uma boa notícia para a China. Uma Europa coesa, próspera e democrática não ficará do lado da China em uma disputa com os EUA, porque o embate fundamental entre os valores liberais e o autoritarismo de Pequim permanecerá no caminho. Uma Europa que prosperou em um mundo liderado pelos EUA não se sentiria particularmente confortável em um sistema liderado por uma China mercantilista que exige deferência estrita das potências menores. O que a China pode esperar é uma Europa dividida e dependente - que é incapaz ou não quer ficar do lado decisivo de Washington por causa de suas próprias brechas internas, comprometendo o compromisso com o liberalismo e confiando na generosidade de Pequim. A China não pode conquistar a Europa, mas pode neutralizá-la, fraturando o continente e cooptando algumas peças.

É exatamente isso que Pequim está fazendo. Seguindo o precedente de seu comportamento econômico coercitivo na Ásia, a China usou a atração do comércio e dos investimentos para desencorajar os países europeus de criticar seus abusos políticos em casa ou suas políticas no exterior. A China está cultivando os estados menores, mais pobres e menos liberais da UE para minar a unidade europeia e melhorar sua influência com membros individuais. Pequim conseguiu um golpe nesta primavera ao induzir a Itália a se juntar à iniciativa "Cinturão e Rota". Para onde vai a influência econômica, seguirá influência política e diplomática.

Você pode pensar que Washington reagiria ao defender uma Europa democrática e unificada. Infelizmente, você estaria pelo menos parcialmente errado. O governo Trump adotou uma política tipicamente inconsistente em relação ao continente, pedindo à Europa que seja dura com a China, mesmo que os EUA sejam duros com a Europa.

O presidente dos EUA e seus assessores apoiaram vocalmente o Brexit, o que enfraquecerá a UE e removerá uma voz pró-americana desse órgão. Trump e diplomatas como Richard Grenell, embaixador dos EUA na Alemanha, tentaram capacitar populistas iliberais em todo o continente.

O governo forjou laços diplomáticos e militares mais estreitos com a Polônia - o que faz sentido em termos de conter a influência russa, mas não em conter a erosão dos valores democráticos da Europa - e Trump hospedou o decididamente iliberal Viktor Orban da Hungria na Casa Branca. O presidente falou da UE como um inimigo ("pior que a China") e usou tarifas como um golpe contra as economias européias.

Para ser justo, o governo Trump também tentou mobilizar a Europa contra as jogadas geopolíticas da China. Pressionou os estados europeus a não se associarem a empresas chinesas no desenvolvimento de redes de telecomunicações 5G, e pediu à OTAN que desempenhasse um papel maior no enfrentamento da ascensão do poder de Pequim. Depois de inicialmente resistir aos apelos de Bruxelas, o governo agora busca alistar a UE e o Japão em uma frente comum contra as práticas econômicas injustas de Pequim.

No entanto, muitos países europeus continuam preocupados em se alinhar muito de perto com Trump contra a China, porque temem que ele acabe por fechar um acordo bilateral com Pequim. Tão importante quanto qualquer cooperação entre EUA e Europa contra a China está ocorrendo em um contexto mais amplo, no qual os EUA frequentemente trabalham contra uma Europa forte e unida.

Trump tem suas razões para essa abordagem. Ele acredita que os EUA podem obter um melhor acordo comercial bilateral com um Reino Unido pós-Brexit, e parece pensar que os EUA podem maximizar sua influência com países europeus individuais, enfraquecendo a UE. Ele certamente simpatiza com os políticos europeus que criticam a integração e o globalismo da mesma maneira que ele. Essa estratégia pode ajudá-lo a vencer algumas negociações com aliados europeus. Não ajudará os EUA a vencer o jogo de maior valor com Pequim.

https://www.japantimes.co.jp/opinion/2019/10/07/commentary/world-commentary/europe-choose-side-u-s-china-rivalry/#.XbWqpOj7TRZ
Abbati, medico, potronoque intima pande
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, Viajante

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20594
  • Recebeu: 2391 vez(es)
  • Enviou: 256 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Notícias da China
« Responder #139 em: Janeiro 18, 2023, 04:00:03 pm »
Magnata dos casinos condenado a 18 anos de prisão


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20594
  • Recebeu: 2391 vez(es)
  • Enviou: 256 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Notícias da China
« Responder #140 em: Março 14, 2023, 03:12:59 pm »
China reabre portas a turistas


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20594
  • Recebeu: 2391 vez(es)
  • Enviou: 256 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Notícias da China
« Responder #141 em: Maio 18, 2023, 01:32:43 pm »
Cimeira China-Ásia Central: "Pela primeira vez, a Rússia não foi convidada"


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20594
  • Recebeu: 2391 vez(es)
  • Enviou: 256 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Notícias da China
« Responder #142 em: Maio 19, 2023, 02:37:58 pm »
Xi Jinping promete mais ligações e comércio com a Ásia Central


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20594
  • Recebeu: 2391 vez(es)
  • Enviou: 256 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Notícias da China
« Responder #143 em: Maio 29, 2023, 11:05:08 am »
China inícia voos comerciais com C919 e ganha independência face a Airbus e Boeing


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20594
  • Recebeu: 2391 vez(es)
  • Enviou: 256 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Notícias da China
« Responder #144 em: Agosto 08, 2023, 06:35:13 pm »
Exportações chinesas tiveram quebra de 14,5% em julho


 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2411 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4424
Re: Notícias da China
« Responder #145 em: Agosto 08, 2023, 09:29:17 pm »
Uma quebra impressionante!!!!
Realmente a guerra na Ucrãnia e o combate à inflação no ocidente estão a provocar efeitos devastadores a nível mundial!
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20594
  • Recebeu: 2391 vez(es)
  • Enviou: 256 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Notícias da China
« Responder #146 em: Agosto 19, 2023, 08:55:06 am »
Evergrande Group entra com pedido de falência nos EUA


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20594
  • Recebeu: 2391 vez(es)
  • Enviou: 256 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Notícias da China
« Responder #147 em: Setembro 14, 2023, 12:02:32 pm »
China acusa UE de "protecionismo"