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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exércitos/Sistemas de Armas => Exército Brasileiro => Tópico iniciado por: Instrutor em Julho 26, 2010, 07:02:40 pm

Título: Protótipo MBT Engesa EE-T1 Osório
Enviado por: Instrutor em Julho 26, 2010, 07:02:40 pm
Uma aliança militar e parceria militar entre o Brasil e Portugal, bem como a restante CPLP, é bem vista por inumeras pessoas, alias eu sou um defensor de projectos multinacionais entre o Brasil e Portugal. Muito se fala entre a parceria Brasil-Portugal na construção do novo KC-390. E se Portugal conjuntamente com o Brasil abrissem novos horizontes e recuperassem o Projecto CC Osório com novas modernidades e capacidades... deixo este assunto em aberto, para discussão.

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/T ... 15&R=EX#A1 (http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/TER.aspx?nn=7&P=15&R=EX#A1)
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: Johnnie em Julho 26, 2010, 07:50:00 pm
Para nós não servem para absolutamente nada, para o Brasil talvez seja uma opção interessante  :G-beer2:


Uma parceria seria no entanto bem vinda para algo mais simples e que precisamos: um blindado 4 x 4
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: nelson38899 em Julho 26, 2010, 09:01:02 pm
na minha opinião o Osório apenas serviria para deitar dinheiro fora. Se quisermos ter uma unidade couraçada de respeito temos antes de mais comprar helis de ataque.
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: HSMW em Julho 26, 2010, 09:03:33 pm
Citação de: "nelson38899"
unidade couraçada

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.grandesguerras.com.br%2Farmas%2Fimgs%2F24_1.jpg&hash=bb5a2263caaaffd14a0d8fc7b794cc0a)
:roll:
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: nelson38899 em Julho 26, 2010, 09:14:49 pm
Citação de: "HSMW"
Citação de: "nelson38899"
unidade couraçada

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.grandesguerras.com.br%2Farmas%2Fimgs%2F24_1.jpg&hash=bb5a2263caaaffd14a0d8fc7b794cc0a)
:roll:

*Cavalaria Couraçada : protegidos por grossas armaduras e portando grandes lanças, os cavaleiros couraçados atiravam-se contra as linhas inimigas para rompê-las, facilitando assim a ação da cavalaria ligeira e da infantaria.

http://www.cav-templarios.hpg.ig.com.br/azin.htm (http://www.cav-templarios.hpg.ig.com.br/azin.htm)
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: Instrutor em Julho 26, 2010, 10:32:40 pm
Voces estão vendo as funcionalidades aquando se lançou inicialmente o seu projecto, agora reparem no seguinte, este carro possui canhao identico ao do nosso Leopardo II, melhorando a sua capacidade motorizada e blindada ficamos com um excelente CC made in Portugal. Com excelentes prespectivas de exportação. Os blindados 4 x 4 é outra das possibilidades com a experiencia que estamos a ter nas Pandur II, isto são somente exemplos do que uma verdadeira parceria tecnico militar com o Brasil.
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: GI Jorge em Julho 26, 2010, 11:09:03 pm
Citação de: "Instrutor"
Voces estão vendo as funcionalidades aquando se lançou inicialmente o seu projecto, agora reparem no seguinte, este carro possui canhao identico ao do nosso Leopardo II, melhorando a sua capacidade motorizada e blindada ficamos com um excelente CC made in Portugal. Com excelentes prespectivas de exportação. Os blindados 4 x 4 é outra das possibilidades com a experiencia que estamos a ter nas Pandur II, isto são somente exemplos do que uma verdadeira parceria tecnico militar com o Brasil.

Vamos por partes: Portugal acabou de adquirir dos melhores (se não o melhor) CC's do mundo. Com o T-90, M1, Leo2, Challenger 2, Leclerc não há muito espaço de manobra, não há nichos de mercado: se querem algo bom para combater, simples, desconfortável e de fácil manutenção -T90
se querem algo bom mas demasiado caro e estupidamente computorizado, com um consumo enorme e com uma cadeia logística grande - comprem o M1
Se querem algo que esteja equilibrado - entao têm os Leo2 e os Challenger 2
Se querem um computador, que avaria mais tempo do que funciona, necessita de um navio de carga para se manter operacional e, simplificando, nao é lá muito bom, parabéns, têm o Leclerc...

Onde nos enfiamos? vamos desenvolver um CC para o Brasil? será viável? será exequível? mais importante, vai dar lucro?
agora, o blindado 4x4 está bem pensado, é algo que faz falta a Portugal e que (não tenho a certeza), não abunda no Brasil. E claro, temos a exportação.
E se for possível (se a versão básica tiver sucesso), porque nao fazer versões que tenham capacidade anti-aérea e anti-carro? Tenho ideia que no Brasil existe uma fabrica de misseis e temos óptimos técnicos de informática, electrónica e sistemas afins em Portugal...
Mas claro, o lucro é fundamental...
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: Malina em Julho 27, 2010, 12:13:37 am
O Leclerc um mau carro de combate?  :lol:
Está bem que os custos de manutenção são enormes, e que como qualquer coisa que não se utiliza durante algum tempo, avaria, mas daí dizer que é um mau carro de combate... sempre ouvi dizer que é dos melhores na sua "especialidade". Mas que após um pouco de manutenção e depois de serem postos a trabalhar, funcionam lindamente. Como em tudo, quando o dinheiro converge para onde não deve e se tem boas coisas mas sem manutenção... dá barraca.
Tenho um amigo meu francês que é condutor e chefe de carros de combate, o que sei é o que ele me diz... suponho que deve saber o que diz.
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: GI Jorge em Julho 27, 2010, 12:47:03 am
Citação de: "Malina"
O Leclerc um mau carro de combate?  c34x
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 27, 2010, 11:36:34 am
Vocês sabem que estão a falar de um CC que nunca se fabricou em série, que era uma grande bomba nos anos 80, mas que hoje é inferior aos nossos Leo. Inclusive o Exército Brasileiro acabou de adquirir os Leo I e que nos próximos anos não vão adquirir mais CC.

O Exército Brasileiro têm neste momento vários projectos muito interessantes. Basta pesquisar e veram.
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: Malina em Julho 27, 2010, 12:34:16 pm
GI Jorge

É assim, o custo de manutenção do Leclerc é enorme. Ninguém diz o contrário.
Como me foi dito pelo meu amigo e como tu próprio até referes, o custo é tão elevado que eles nunca ou quase nunca treinam com os Leclerc. Ora, se deixarmos um carro ou um computador sem manutenção e sem ser usado durante muito tempo, o que acontece? Claro, vão acabar por não funcionar.
Agora o que o meu amigo diz é que os (poucos) que têm sido usados e mantidos em boas condições, são umas grandes máquinas. São mesmo dos melhores se não mesmo o melhor na sua "especialidade".
O meu amigo diz que não percebe como a França é o 4º país do mundo que gasta mais dinheiro nas suas Forças Armadas e o 3º com o maior orçamento para o futuro e nem sequer conseguem manter aquelas coisas boas a funcionar por falta de verbas  :twisted:
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: GI Jorge em Julho 27, 2010, 01:53:35 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Vocês sabem que estão a falar de um CC que nunca se fabricou em série, que era uma grande bomba nos anos 80, mas que hoje é inferior aos nossos Leo. Inclusive o Exército Brasileiro acabou de adquirir os Leo I e que nos próximos anos não vão adquirir mais CC.

O Exército Brasileiro têm neste momento vários projectos muito interessantes. Basta pesquisar e veram.

Pois, eu sei. Mas citando o Instrutor: "Voces estão vendo as funcionalidades aquando se lançou inicialmente o seu projecto, agora reparem no seguinte, este carro possui canhao identico ao do nosso Leopardo II, melhorando a sua capacidade motorizada e blindada ficamos com um excelente CC made in Portugal. Com excelentes prespectivas de exportação. Os blindados 4 x 4 é outra das possibilidades com a experiencia que estamos a ter nas Pandur II, isto são somente exemplos do que uma verdadeira parceria tecnico militar com o Brasil."

E eu próprio também já disse que o projecto não seria lá muito viável, Portugal acabou de comprar CC's e o Brasil tem os Leos I.  Como são Leos I, e nao os mais recentes, pus a hipótese de o Brasil os querer comprar...
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: GI Jorge em Julho 27, 2010, 01:57:57 pm
Citação de: "Malina"
GI Jorge

É assim, o custo de manutenção do Leclerc é enorme. Ninguém diz o contrário.
Como me foi dito pelo meu amigo e como tu próprio até referes, o custo é tão elevado que eles nunca ou quase nunca treinam com os Leclerc. Ora, se deixarmos um carro ou um computador sem manutenção e sem ser usado durante muito tempo, o que acontece? Claro, vão acabar por não funcionar.
Agora o que o meu amigo diz é que os (poucos) que têm sido usados e mantidos em boas condições, são umas grandes máquinas. São mesmo dos melhores se não mesmo o melhor na sua "especialidade".
O meu amigo diz que não percebe como a França é o 4º país do mundo que gasta mais dinheiro nas suas Forças Armadas e o 3º com o maior orçamento para o futuro e nem sequer conseguem manter aquelas coisas boas a funcionar por falta de verbas  :twisted:

Sim de facto são dos melhores... os franceses é que se esqueceram que o TO por vezes tem poeira :mrgreen:
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 27, 2010, 03:17:52 pm
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Vocês sabem que estão a falar de um CC que nunca se fabricou em série, que era uma grande bomba nos anos 80, mas que hoje é inferior aos nossos Leo. Inclusive o Exército Brasileiro acabou de adquirir os Leo I e que nos próximos anos não vão adquirir mais CC.

O Exército Brasileiro têm neste momento vários projectos muito interessantes. Basta pesquisar e veram.

Pois, eu sei. Mas citando o Instrutor: "Voces estão vendo as funcionalidades aquando se lançou inicialmente o seu projecto, agora reparem no seguinte, este carro possui canhao identico ao do nosso Leopardo II, melhorando a sua capacidade motorizada e blindada ficamos com um excelente CC made in Portugal. Com excelentes prespectivas de exportação. Os blindados 4 x 4 é outra das possibilidades com a experiencia que estamos a ter nas Pandur II, isto são somente exemplos do que uma verdadeira parceria tecnico militar com o Brasil."

E eu próprio também já disse que o projecto não seria lá muito viável, Portugal acabou de comprar CC's e o Brasil tem os Leos I.  Como são Leos I, e nao os mais recentes, pus a hipótese de o Brasil os querer comprar...

GI Jorge, e tu por acaso sabes se os Brasileiros reterão a capacidade de conceber e fabricar um CC destes? É que se para substituir os Urutu eles recorreram aos Italianos para a concepção da família de veículos, achas mesmo que um CC que é um dos veículos mais complicados de construir eles ainda conseguem de uma forma autónoma conceber e construir algo semelhante?

Depois há outra questão eles concebem e constroem e nós? Vamos adquirir estes CC? Não. Vamos vender estes CC? Não. Então para quê?

Veículos 4x4 blindados... quantos é que o Exército precisa? Os Comandos querem num número significativo (várias dezenas), os BIParas em menor quantidade, salvo erro é menos de 100. Acham que é razoável abrir uma linha de produção para menos de 100? Nós não somos os Japoneses que fazem coisas do género (nem muito menos temos o dinheiro que eles têm).

Sonhar é fácil e eu adorava que pudéssemos fazer isso tudo, mas depois temos de voltar ao planeta terra e às consequências de projectos assim. Num país que acabou de sofrer um corte de 40 % no orçamento para a defesa vocês acham que se vai fazer alguma coisa?
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: GI Jorge em Julho 27, 2010, 04:38:38 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
GI Jorge, e tu por acaso sabes se os Brasileiros reterão a capacidade de conceber e fabricar um CC destes? É que se para substituir os Urutu eles recorreram aos Italianos para a concepção da família de veículos, achas mesmo que um CC que é um dos veículos mais complicados de construir eles ainda conseguem de uma forma autónoma conceber e construir algo semelhante?

Depois há outra questão eles concebem e constroem e nós? Vamos adquirir estes CC? Não. Vamos vender estes CC? Não. Então para quê?

Veículos 4x4 blindados... quantos é que o Exército precisa? Os Comandos querem num número significativo (várias dezenas), os BIParas em menor quantidade, salvo erro é menos de 100. Acham que é razoável abrir uma linha de produção para menos de 100? Nós não somos os Japoneses que fazem coisas do género (nem muito menos temos o dinheiro que eles têm).

Sonhar é fácil e eu adorava que pudéssemos fazer isso tudo, mas depois temos de voltar ao planeta terra e às consequências de projectos assim. Num país que acabou de sofrer um corte de 40 % no orçamento para a defesa vocês acham que se vai fazer alguma coisa?

Pois que não se vai fazer nada sei eu... mas que seria bom, raios, seria...
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: Instrutor em Julho 28, 2010, 12:03:08 am
Caro Cabeça de Martelo relativamente aos blindados 4x4 não seriam certamente 100 para Portugal, mas também umas varias centenas para o Brasil, e se realmente a plataforma for boa e com varias versões como Veículo de reconheimento, Acar, AA e Porta-Morteiros estes poderiam servir para exportação, neste campo o mercado ainda não está saturado, era em tudo bom para Portugal, mantinhamos a continuidade do funcionamento da Fabrequipa e dos trabalhadores, estes ja ganharam alguma estaleca com os PandurII. Desta forma poderiamos criar a médio prazo uma industria militar com razoavel capacidade, Navios, Avioes, CC e Blindados.... isto claro com parcerias. Mas torno a frizar é somente uma ideia.
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 28, 2010, 10:55:15 am
Citação de: "Instrutor"
Caro Cabeça de Martelo relativamente aos blindados 4x4 não seriam certamente 100 para Portugal, mas também umas varias centenas para o Brasil, e se realmente a plataforma for boa e com varias versões como Veículo de reconheimento, Acar, AA e Porta-Morteiros estes poderiam servir para exportação, neste campo o mercado ainda não está saturado, era em tudo bom para Portugal, mantinhamos a continuidade do funcionamento da Fabrequipa e dos trabalhadores, estes ja ganharam alguma estaleca com os PandurII. Desta forma poderiamos criar a médio prazo uma industria militar com razoavel capacidade, Navios, Avioes, CC e Blindados.... isto claro com parcerias. Mas torno a frizar é somente uma ideia.

Instrutor eles já fizeram um projecto semelhante em conjunto com a Argentina, por isso nada feito. Depois há a seguinte questão, quando um país entra num programa militar multinacional, quer dizer que cada país vai entrar com qualquer coisa (dinheiro, Know-how, etc). Portugal dinheiro não tem, know-how tem pouco, muitissimo pouco comparando com o Brasil. Então iamos entrar com o quê?

Exportação? Para onde? Hoje em dia quem exporta armento ou viaturas militares tem que dar contrapartidas em valor igual ou superior à compra, como é que nós iamos cumprir isso?

O que é que a empresa privada aprendeu com a montagem dos Pandur? A soldar? É porque é isso que se faz em Portugal, solda-se e monta-se, não há nada feito em Portugal.
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: PereiraMarques em Julho 28, 2010, 11:41:41 am
Citação de: "Cabeça de Martelo"

O que é que a empresa privada aprendeu com a montagem dos Pandur? A soldar? É porque é isso que se faz em Portugal, solda-se e monta-se, não há nada feito em Portugal.

Os rádios e os bancos são feitos em Portugal :mrgreen: ...ouviu-se (leu-se) que a versão base (VBTP) poderia ter uma incorporação nacional de 80%, agora em que moldes isso se processa/poderia processar...
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 28, 2010, 11:56:03 am
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "Cabeça de Martelo"

O que é que a empresa privada aprendeu com a montagem dos Pandur? A soldar? É porque é isso que se faz em Portugal, solda-se e monta-se, não há nada feito em Portugal.

Os rádios e os bancos são feitos em Portugal :mrgreen: ...ouviu-se (leu-se) que a versão base (VBTP) poderia ter uma incorporação nacional de 80%, agora em que moldes isso se processa/poderia processar...

Peço desculpa, esqueci-me desse pormenor.
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: papatango em Julho 28, 2010, 03:14:40 pm
Correndo o risco de repetir outra vez o que já escrevi anteriormente, o carro de combate Osorio foi muito sobrevalorizado nos anos 80 e o seu desenvolvimento foi demasiado rápido, o que resultou em inumeros problemas sem solução.

Basicamente a principal razão para o rápido desenvolvimento do Osorio foi a necessidade que a Arábia Saudita tinha de um carro de combate moderno. Afinal, o Iraque e o Irão estavam em guerra a poucas centenas de quilómetros do território saudita.
O Brasil tinha no médio oriente um mercado preferencial para viaturas blindadas, como era o caso do URUTU e do CASCAVEL, e considerou-se que os potenciais clientes justificavam o desenvolvimento apressado.

Mas o Osorio nunca passou de uma espécie de Frankenstein, com sistemas de diversas origens montados num chassis desenvolvido por uma empresa que não tinha experiência no fabrico de carros de combate pesados.
Além disso, criou-se no Brasil à volta do Osorio um mito sobre a sua grande qualidade, que é resultado por um lado do interessa dos administradores da ENGESA e por outro lado da falta de conhecimento da população em geral e dos jornalistas em particular.

O mito de que o Osorio tinha derrotado o Abrams num concurso na Arábia Saudita.
Na realidade, isso de facto aconteceu. Ou seja:
As autoridades militares sauditas consideraram que o Osorio, equipado com um canhão de 120mm francês era superior ao Abrams M1, equipado com o canhão M68 de 105mm (uma cópia do L7 britânico) e que era standard na maioria dos exércitos na NATO.
A pressão de Israel sobre o chamado complexo militar industrial norte-americano levou a que os Estados Unidos não apresentassem à Arábia Saudita o modelo mais moderno do Abrams, armado com um canhão de 120mm derivado do L44 (que equipa o Leopard-II até à versão A5).

É evidente que o Osorio com o canhão de 120mm era superior ao Abrams com o canhão de 105mm, especialmente nos testes de tiro.
Em muitos sites brasileiros vemos acusações de que os Estados Unidos conseguiram vender o Abrams e «boicotaram» a venda dos brasileiros, mas o que normalmente se esquece, é que os sauditas afastaram o tanque americano, porque não queriam o canhão de 105mm, e voltaram a aceita-lo mais tarde, quando finalmente os americanos aceitaram fornecer o Abrams com canhão de 120mm, passando por cima das reticências de Israel.

Outra coisa que normalmente se esquece, é que quem realmente boicotou a Engesa não foram os americanos mas sim os alemães. A Arábia Saudita queria o canhão L44/120mm da Rheinmetal e não queria o canhão francês. Os brasileiros pediram aos alemães para instalar o L44/120mm no Osorio mas os alemães, que estavam mais interessados em vender os seus tanques, recusaram.
Ao recusar o pedido do Brasil, foi a Alemanha que acabou por reduzir a opção de armamento ao canhão francês, no qual os sauditas não estavam realmente interessados.

Para lá de tudo isso o Osorio esteve condicionado pela eventual exigência do exército brasileiro para um carro de combate, que passava por um veículo relativamente leve que pudesse ser utilizado na maioria das pontes brasileiras.
Por isso, o Osorio nunca foi um carro de combate pesado, sendo sempre considerado um carro de combate médio ao nível dos T-72 russos.
Com o fim da URSS, a facilidade com que se podiam comprar tanques T-72/125mm russos relativamente novos a ao preço da chuva, comeu os últimos mercados que poderia haver para o Osorio.
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: AC em Agosto 14, 2010, 02:14:24 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
O que é que a empresa privada aprendeu com a montagem dos Pandur? A soldar? É porque é isso que se faz em Portugal, solda-se e monta-se, não há nada feito em Portugal.

Exacto. E note-se: do ponto de vista da Fabrequipa isto é o que lhes interessa.
Além do volume de negócio que representa, o projecto do Pandur II financia o investimento deles em espaço, equipamento e pessoal nas àreas que lhes interessam para o negócio civil da empresa: fabrico/montagem de reboques para camiões.
Neste momento, eles devem ser, de longe, a empresa em Portugal com maior capacidade de soldar alumínio.
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 14, 2010, 02:19:20 pm
Aluminio, então os Pandur não são feitos em aço? Pensei que isso era tecnologia ultrupassada e que só os veiculos da geração do M-113 é que fossem feitos nesse metal.
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: AC em Agosto 14, 2010, 02:37:04 pm
O alumínio está de novo na moda, para blindagens modulares.

O Pandur II tem um casco de aluminio que confere protecção apenas contra projécteis de 7.62mm, sobre o qual são instaladas placas de blindagem. Essas placas podem ser o que quer que seja que as necessidades justifiquem e o orçamento permita: aço ou compósitos ou o que quer que o futuro traga.

A escolha de alúminio para o casco é simples: peso poupado na estrutura é peso que pode ser usado pelos módulos.
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: papatango em Agosto 18, 2010, 09:06:29 pm
Isto não tem nada que ver com carros de combate pesados, mas onde é que você ouviu dizer que o Pandur II era de aluminio ?

E já agora, se é moda, importa-se de dar um exemplo de viatura moderna em aluminio ?
Título: Re: CARRO DE COMBATE OSÓRIO
Enviado por: Vitor Santos em Abril 29, 2020, 05:49:05 pm
MBT Engesa EE-T1 Osório – Modelo em 3D

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2020/04/MBT-Engesa-EE-T1-Os%C3%B3rio.jpg)

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Histórico

O EE-T1 Osório é um carro de combate pesado desenvolvido nos anos 80 pela empresa brasileira Engesa. Foi projetado para ser o primeiro MBT (Main Battle Tank) legítimo brasileiro. Ele participou de uma concorrência para equipar as Forças Armadas da Arábia Saudita, mas a opção pelo M1 Abrams inviabilizou sua produção. Apenas protótiposdo Osório foram construídos.

Em 1987, o protótipo final para ser testado pela Arábia Saudita ficou pronto para enfrentar os seus concorrentes. Os testes foram feitos por tripulações da Arábia, e constavam de rodagem em rodovia e deserto, consumo, resistência do motor, superação de obstáculos, substituição de lagartas, testes de tiro com alvo móvel e estático e, entre outros, andar de ré e rebocar outro tanque de até 35 toneladas por 15 km.

O Osório fez tudo isto e ainda rebocou o Abrams, bem mais pesado. No final dos testes, restaram apenas o Osório e o M1 Abrams americano.

Os Árabes davam como vencedor o Osório, o que gerou um entusiasmo no Brasil. Por fim, a Arábia Saudita acabou comprando o M1 Abrams, inviabilizando a produção do Osório.

Características

Peso sem carga: 41.000 kg
Peso de combate: 43.000 kg
Total de combustível: 1.354 l
Velocidade máxima: 70 km/h
Degrau máximo: 1,15 m
Fosso máximo: 3,0 m
Rampa máxima: 60%
Inclinação lateral máxima: 40%
Passagem de Vau: 1,2 m
Armamento principal: canhão de 120 mm GIAT G1 de alma lisa (EE-T2),
105 mm L/52 L7 raiado (EE-T1)

 :arrow:  https://www.forte.jor.br/2020/04/29/mbt-engesa-ee-t1-osorio-modelo-em-3d/

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2020/04/MBT-Engesa-EE-T1-Os%C3%B3rio-2-1536x857.jpg)

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2020/04/MBT-Engesa-EE-T1-Os%C3%B3rio-3.jpg)

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2020/04/MBT-Engesa-EE-T1-Os%C3%B3rio-4.jpg)

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2020/04/MBT-Engesa-EE-T1-Os%C3%B3rio-5.jpg)

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2020/04/MBT-Engesa-EE-T1-Os%C3%B3rio-6-1536x567.jpg)

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2020/04/MBT-Engesa-EE-T1-Os%C3%B3rio-7.jpg)

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2020/04/MBT-Engesa-EE-T1-Os%C3%B3rio-8.jpg)

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2020/04/MBT-Engesa-EE-T1-Os%C3%B3rio-9.jpg)

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2020/04/MBT-Engesa-EE-T1-Os%C3%B3rio-10.jpg)

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2020/04/MBT-Engesa-EE-T1-Os%C3%B3rio-11.jpg)

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2020/04/MBT-Engesa-EE-T1-Os%C3%B3rio-12.jpg)

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2020/04/MBT-Engesa-EE-T1-Os%C3%B3rio-14.jpg)

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2020/04/MBT-Engesa-EE-T1-Os%C3%B3rio-15.jpg)

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2020/04/MBT-Engesa-EE-T1-Os%C3%B3rio-16.jpg)

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2020/04/MBT-Engesa-EE-T1-Os%C3%B3rio-17.jpg)

(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2020/04/MBT-Engesa-EE-T1-Os%C3%B3rio-20.jpg)