Pandur II

  • 2768 Respostas
  • 745114 Visualizações
*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3218 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6467
Re: Pandur II
« Responder #2280 em: Novembro 10, 2020, 12:49:04 pm »
Mas que modernização?!?!
Essas armas estão no fim sua vida útil e do limite estrutural do cano!!!

Por este andar ainda vamos desenterrar os M47 e reativamos a UALE com os Pumas...  :mrgreen: :mrgreen:


Citar

Tiam 105-mm M47 tank upgrade



Cumprimentos  :mrgreen: :mrgreen:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Pandur II
« Responder #2281 em: Novembro 10, 2020, 01:06:28 pm »
É verdade, assim de forma rápida é o que faz mais falta, admitindo que a LPM é cumprida integralmente e que essas lacunas são resolvidas. Quanto aos helicópteros, podem ficar na FAP que não me choca, desde que sejam adquiridos...


Sim, de preferência os BlackHawk.

A longo prazo, na sua opinião quais deveriam ser os "target" para aquisição de material para o EP ?

Abc,

Boa questão. Em primeiro lugar, é necessário que o que está previsto para a atual LPM seja cumprido de forma integral, assim como outros ajustes programados (como completar a frota dos Leo, por exemplo) pois tudo isso são enormes lacunas atuais. Depois, acho que o objetivo deveria ser:
-SAM medio alcance (NASAMS preferencialmente, para utilizarmos os mesmos modelos de misseis)
-Himars, pois possui uma capacidade de apoio de fogo e de dissuasão que é difícil igualar.
-IFV mecanizado, com o Lynx/ASCOD/CV90 com lançador spike integrado. 60 unidades já era bom, para o BIMec e o Erec da BrigMec, sendo que o ideal eram cerca de 100/120 para voltar a levantar o segundo Bimec.
-Equipar a BrigInt com uma viatura de apoio de fogo como o Centauro, preferencialmente o Centauro II que tem canhão de 120mm.
(volto a lembrar que isto é após cumprir integralmente a LPM, onde há coisas fundamentais como o L-ATV, o sistema shorad, a conversão dos pandur e a substituição do m114.)


Concordo com as opções a 200 %, para já vir o LATV, o SHORAD ( CAMM-ER ?), conversão dos PANDUR ( 30 mm + SPIKE) e a minha aposta seria o M-777, mas se o Exército quiser CAESAR, não me oponho.

A meu ver, seria interessante também aero-mecanizar a BRR, com sistemas tipo Weasel/M-113, LATV, M-119 etc.

Cumprimentos,   
CAMM-ER infelizmente não será possível com o orçamento atual... talvez o Avenger ou o novo sistema da Boeing para o L-ATV ou então o MPCV nos ST5, na pior das hipóteses.
Quanto a mecanizar a BRR, não acho que deva passar por Weasel ou M113. É importante  que os L-ATV venham nas várias versões que faltam neste momento, como PM, ACar (há uma versão bastante interessante com RCWS 30mm que integra spike ou javelin) entre outras.  Para o ERec, há  uma versão anfíbia do ST5  para reconhecimento,  talvez fosse o melhor e permitia arrumar os Panhard... Isso, e instalar RWS nos ST5.

RABN, mas porquê adquirir os LATV e não mais ST5 ??
Não seria bem mais indicado adquirir mais uma centena de Porta armas/Porta Morteiros/versão AAA/Rec, do que termos mais uma VBL ??

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2454
  • Recebeu: 891 vez(es)
  • Enviou: 3090 vez(es)
  • +532/-73
Re: Pandur II
« Responder #2282 em: Novembro 10, 2020, 02:07:14 pm »
Coloco de novo a questão - esquecendo possibilidades de preços / FMS (e de um arsenal talvez mais completo), o LATV tem assim tantas diferenças do ST5...? Pode ser considerado uma "classe de peso" acima, sendo que a diferença é entre "Viatura Tática Média Blindada" (a concurso) e os ST5 ( Viatura Tática Ligeira Blindada)?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Pandur II
« Responder #2283 em: Novembro 10, 2020, 02:13:03 pm »
Coloco de novo a questão - esquecendo possibilidades de preços / FMS (e de um arsenal talvez mais completo), o LATV tem assim tantas diferenças do ST5...? Pode ser considerado uma "classe de peso" acima, sendo que a diferença é entre "Viatura Tática Média Blindada" (a concurso) e os ST5 ( Viatura Tática Ligeira Blindada)?

Não, não tem, nem possui nenhuma diferença significativa em relação ao ST5.

https://en.wikipedia.org/wiki/Oshkosh_L-ATV

Type   light multi-role vehicle/light tactical vehicle
Place of origin   United States

Production history
Designer   Oshkosh
Designed   2007
Unit cost   $250,000 (JLTV avg.)
Variants   L-ATV; L-ATV JLTV

Specifications
Weight   Curb weight: 14,000 lb (6,400 kg)
Armor   classified (A-kit/B-kit configuration)
Crew driver + up to 3 passengers in individual seats

Primary
armament   a variety of light and medium calibre weapons, plus AGLs or ATGWs can be fitted if required
Secondary
armament   smoke grenade launchers
Engine   GM Duramax V8, 6.6-litre of unspecified power output
(est. 300 hp (224 kW))
Transmission   Allison automatic; Oshkosh transfer case
Suspension   Oshkosh TAK-4i independent suspension
Operational
range   300 miles
Speed   Forward
Road: 70 mph
Off road: varies
Reverse: 8 mph
Steering
system   power-assisted, front axle


Deveria e poderia ter sido adquirido ?
Poderia, se o fosse antes do ST5, e optássemos apenas pelo LATV,  agora usar 80 Milhões para adquirir 250 LATV quando temos 139 ST5, e, com os mesmos 80 milhões se pode reforçar com mais de 180 ST5, a frota actual de vamtac???
É uma má decisão/aquisição !

Abraços
« Última modificação: Novembro 10, 2020, 02:31:43 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Stalker79

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Pandur II
« Responder #2284 em: Novembro 10, 2020, 02:41:28 pm »
Penso que o essencial a perceber na comparação ST5/L-ATV é o que vem incluído no pacote face ao investimento. Eu acho impossível que por 80 milhões se comprem 180 ST5 com RWS, sistema SHORAD e Morteiros incluídos. Mesmo que fosse apenas uma dúzia de cada versão, não me parece possível, com base no que pagámos pelos 139. Se o L-ATV, pelo valor assinalado, já incluir estas versões, o vencedor será óbvio. Mas sem saber versões, nem quantidades, nem os modelos dos equipamentos incluídos, torna-se difícil debater este assunto.
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2454
  • Recebeu: 891 vez(es)
  • Enviou: 3090 vez(es)
  • +532/-73
Re: Pandur II
« Responder #2285 em: Novembro 10, 2020, 03:33:43 pm »
Bom, é abrir tópico "Aquisição das viaturas táticas médias" e esperar... e esperar também que se consiga uns RWS / ATGM para alguns Pandur, se consiga RWS para ST5 e alguns ST5 extra para equipas VCB, ACar, AA, Porta Morteiros (ou estes serão as "táticas médias"?).
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Pandur II
« Responder #2286 em: Novembro 10, 2020, 06:56:29 pm »
Penso que o essencial a perceber na comparação ST5/L-ATV é o que vem incluído no pacote face ao investimento. Eu acho impossível que por 80 milhões se comprem 180 ST5 com RWS, sistema SHORAD e Morteiros incluídos. Mesmo que fosse apenas uma dúzia de cada versão, não me parece possível, com base no que pagámos pelos 139. Se o L-ATV, pelo valor assinalado, já incluir estas versões, o vencedor será óbvio. Mas sem saber versões, nem quantidades, nem os modelos dos equipamentos incluídos, torna-se difícil debater este assunto.

Mas quem garante que os LATV, a serem comprados já virão com o armamento ???
Acho muito pouco provável, basta reparar, por exemplo no preço de um 12,7 RWS, adicionarmos aos custos de um LATV, e vermos o valor final/viatura, para vermos quão improvável isso será, para 250 VBL's custarem apenas 80 milhões.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Pandur II
« Responder #2287 em: Novembro 10, 2020, 08:24:29 pm »
Eu também acho quase impossível, mas ninguém sabe os contornos que esse negócio envolveria. Recordo-me que na notícia mencionava que a quantidade e versões de veículos ainda não estariam acertadas. Vale o que vale!
 

*

RABN

  • Membro
  • *
  • 158
  • Recebeu: 164 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +39/-31
Re: Pandur II
« Responder #2288 em: Novembro 10, 2020, 09:44:10 pm »
É verdade, assim de forma rápida é o que faz mais falta, admitindo que a LPM é cumprida integralmente e que essas lacunas são resolvidas. Quanto aos helicópteros, podem ficar na FAP que não me choca, desde que sejam adquiridos...


Sim, de preferência os BlackHawk.

A longo prazo, na sua opinião quais deveriam ser os "target" para aquisição de material para o EP ?

Abc,

Boa questão. Em primeiro lugar, é necessário que o que está previsto para a atual LPM seja cumprido de forma integral, assim como outros ajustes programados (como completar a frota dos Leo, por exemplo) pois tudo isso são enormes lacunas atuais. Depois, acho que o objetivo deveria ser:
-SAM medio alcance (NASAMS preferencialmente, para utilizarmos os mesmos modelos de misseis)
-Himars, pois possui uma capacidade de apoio de fogo e de dissuasão que é difícil igualar.
-IFV mecanizado, com o Lynx/ASCOD/CV90 com lançador spike integrado. 60 unidades já era bom, para o BIMec e o Erec da BrigMec, sendo que o ideal eram cerca de 100/120 para voltar a levantar o segundo Bimec.
-Equipar a BrigInt com uma viatura de apoio de fogo como o Centauro, preferencialmente o Centauro II que tem canhão de 120mm.
(volto a lembrar que isto é após cumprir integralmente a LPM, onde há coisas fundamentais como o L-ATV, o sistema shorad, a conversão dos pandur e a substituição do m114.)


Concordo com as opções a 200 %, para já vir o LATV, o SHORAD ( CAMM-ER ?), conversão dos PANDUR ( 30 mm + SPIKE) e a minha aposta seria o M-777, mas se o Exército quiser CAESAR, não me oponho.

A meu ver, seria interessante também aero-mecanizar a BRR, com sistemas tipo Weasel/M-113, LATV, M-119 etc.

Cumprimentos,   
CAMM-ER infelizmente não será possível com o orçamento atual... talvez o Avenger ou o novo sistema da Boeing para o L-ATV ou então o MPCV nos ST5, na pior das hipóteses.
Quanto a mecanizar a BRR, não acho que deva passar por Weasel ou M113. É importante  que os L-ATV venham nas várias versões que faltam neste momento, como PM, ACar (há uma versão bastante interessante com RCWS 30mm que integra spike ou javelin) entre outras.  Para o ERec, há  uma versão anfíbia do ST5  para reconhecimento,  talvez fosse o melhor e permitia arrumar os Panhard... Isso, e instalar RWS nos ST5.

RABN, mas porquê adquirir os LATV e não mais ST5 ??
Não seria bem mais indicado adquirir mais uma centena de Porta armas/Porta Morteiros/versão AAA/Rec, do que termos mais uma VBL ??

Abraços   
Ter um modelo de VBL para o exército todo faria sempre mais sentido.  Mas há outras questões que também são importantes:
- O L-ATV sempre foi e continua a ser a preferência da generalidade do exército, mesmo depois da compra do ST5
-O L-ATV é mais barato, além de que a Urovesa abusou no contrato de venda dos ST5.
-o L-ATV tem mais versões, e mais capazes, sendo que tem algumas que fazem muita falta no exército. 
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Pandur II
« Responder #2289 em: Novembro 10, 2020, 09:56:51 pm »
PANDUR II!!!!, 2!!!, DOIS!!!

Está difícil de manter o tópico!!!
Irra....
« Última modificação: Novembro 10, 2020, 09:57:37 pm por HSMW »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, oi661114, Stalker79

*

smg

  • Membro
  • *
  • 162
  • Recebeu: 208 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +90/-3
Re: Pandur II
« Responder #2290 em: Novembro 24, 2020, 09:08:00 pm »
Boa noite . Reportagem da SIC com as Pandur do RC 6 a treinar na pista de obstáculos do RI 19 em Chaves .Um abraço .
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, oi661114

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Pandur II
« Responder #2291 em: Dezembro 09, 2020, 11:21:27 am »
325.000€ para um estudo...feito pelo fabricante que já deve ter essa m*rda feita à anos, basta atualizar os valores / prazos de execução e imprimir  :palmas:

http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/917595
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20056
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
Re: Pandur II
« Responder #2292 em: Dezembro 09, 2020, 11:30:07 am »
Então querem transformar algumas VBTP em VCI? Porreiro!!!







Tenente ainda vamos ver Pandur com aquela Torre Francesa...  c56x1 :mrgreen:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Pandur II
« Responder #2293 em: Dezembro 09, 2020, 12:37:30 pm »
Então querem transformar algumas VBTP em VCI? Porreiro!!!

Tenente ainda vamos ver Pandur com aquela Torre Francesa...  c56x1 :mrgreen:

Era bom era CdM !!!!
Já reparaste que andam a tentar enganar o pagode e mais quem ????
Um pedido de estudo para o construtor, quando os gajos tem todos os modelos e mais alguns ao serviço, basta olhar para uma das versões chekas.
Já agora aproveitem a embalagem e comprem mas é umas RWS 12,7 uns reparos com spike e 12,7 RWS e umas duas dúzias de P/M 120, isso é que era uma excelente upgrade á frota Pandur.






Abraços
« Última modificação: Dezembro 09, 2020, 12:50:32 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Pandur II
« Responder #2294 em: Dezembro 09, 2020, 12:50:06 pm »
Então querem transformar algumas VBTP em VCI? Porreiro!!!








Tenente ainda vamos ver Pandur com aquela Torre Francesa...[/s
Mas que modernização?!?!
Essas armas estão no fim sua vida útil e do limite estrutural do cano!!!

Por este andar ainda vamos desenterrar os M47 e reativamos a UALE com os Pumas...  :mrgreen: :mrgreen:


Citar

Tiam 105-mm M47 tank upgrade



Cumprimentos  :mrgreen: :mrgreen:

O pá, já esteve mais longe !