Os 30 F16A/B MLU da FAP

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2595 em: Setembro 17, 2021, 09:51:02 am »
E continua o esforço de regeneração da capacidade operacional em Monte Real (Inspecção de Fase 300HV), muito graças à verba proveniente da venda das células excedentárias à Roménia. Desta feita foi o "Jaguar" 15106. :)

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Mês 9 – 9ª aeronave!

Enquanto decorre a Missão de Policiamento Aéreo nos Bálticos, a atividade operacional prossegue na BA5, assim como o esforço contínuo de regeneração de potencial de voo. Hoje, após conclusão com sucesso do voo de experiência da aeronave 15106, terminou a 9ª Inspeção de Fase efetuada na BA5 em 2021, com esforço e dedicação dos elementos da Manutenção do Grupo Operacional 51, em estreita ligação com a Gestão de Frota do sistema de armas F-16M. Este trabalho em equipa permitiu obter mais 300 horas de potencial de voo para o cumprimento da Missão de Defesa Aérea de Portugal!

Alcança quem não cansa!


Pelas minhas contas teremos agora operacionais pelo menos 18 aeronaves (contando já com as 4 que se encontram na Lituânia) de um total actual de 26, tendo só este ano sido regeneradas as células 15106, 15113, 15107, 15112, 15131, 15142, 15105, 15108 e 15114, para além da chegada do "novo" F-16BM 15144. Portanto, e apesar de tudo, a situação já esteve muito pior.
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2596 em: Setembro 17, 2021, 10:37:58 am »
que os politicos lhes sigam o exemplo quanto ao profissionalismo que tem sempre demonstrado !!!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2597 em: Setembro 17, 2021, 12:39:58 pm »
Agora só falta vender mais 5, para comprar os AIM-9X....
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2598 em: Setembro 17, 2021, 03:46:26 pm »
Ainda levas é com os IRIS-T noruegueses que, se calhar, até são melhores que o X.
Talent de ne rien faire
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2599 em: Setembro 17, 2021, 04:13:36 pm »
Ainda levas é com os IRIS-T noruegueses que, se calhar, até são melhores que o X.

Não me parece....
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2600 em: Setembro 17, 2021, 07:42:14 pm »
Ainda levas é com os IRIS-T noruegueses que, se calhar, até são melhores que o X.

Não me parece....


De acordo com análises recentes, o IRIS-T e o AIM-9X Block II serão relativamente equivalentes em termos de capacidades, pontos fortes e pontos fracos. O ASRAAM continua a ser considerado como o sistema mais completo e ágil em termos de mísseis HOBS, embora pessoalmente discorde.

Se é para no futuro vir o F-35A, que se compre o 9X; se é para continuar a empurrar com a barriga para as calendas gregas a compra do novo caça, que se entre rapidamente em negociações com a Noruega para ficar com os IRIS-T dos MLU antes que estes sejam abatidos.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2601 em: Setembro 17, 2021, 11:10:31 pm »
Ainda levas é com os IRIS-T noruegueses que, se calhar, até são melhores que o X.

Não me parece....


De acordo com análises recentes, o IRIS-T e o AIM-9X Block II serão relativamente equivalentes em termos de capacidades, pontos fortes e pontos fracos. O ASRAAM continua a ser considerado como o sistema mais completo e ágil em termos de mísseis HOBS, embora pessoalmente discorde.

Se é para no futuro vir o F-35A, que se compre o 9X; se é para continuar a empurrar com a barriga para as calendas gregas a compra do novo caça, que se entre rapidamente em negociações com a Noruega para ficar com os IRIS-T dos MLU antes que estes sejam abatidos.
Achas mesmo?
A ultima vez que fomos as compras em 2º mão, em "grande", foi com os LEO2A6, as M e os P-3C ao Reino da Holanda, nova ronda não irá acontecer, são meios demasiado "bélicos".
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2602 em: Setembro 18, 2021, 12:21:49 am »
E continua o esforço de regeneração da capacidade operacional em Monte Real (Inspecção de Fase 300HV), muito graças à verba proveniente da venda das células excedentárias à Roménia. Desta feita foi o "Jaguar" 15106. :)

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Mês 9 – 9ª aeronave!

Enquanto decorre a Missão de Policiamento Aéreo nos Bálticos, a atividade operacional prossegue na BA5, assim como o esforço contínuo de regeneração de potencial de voo. Hoje, após conclusão com sucesso do voo de experiência da aeronave 15106, terminou a 9ª Inspeção de Fase efetuada na BA5 em 2021, com esforço e dedicação dos elementos da Manutenção do Grupo Operacional 51, em estreita ligação com a Gestão de Frota do sistema de armas F-16M. Este trabalho em equipa permitiu obter mais 300 horas de potencial de voo para o cumprimento da Missão de Defesa Aérea de Portugal!

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Pelas minhas contas teremos agora operacionais pelo menos 18 aeronaves
(contando já com as 4 que se encontram na Lituânia) de um total actual de 26, tendo só este ano sido regeneradas as células 15106, 15113, 15107, 15112, 15131, 15142, 15105, 15108 e 15114, para além da chegada do "novo" F-16BM 15144. Portanto, e apesar de tudo, a situação já esteve muito pior.

Citar
A meta “Obter OFPs para F-16MLU operacionalmente relevante” para 2020 foi revista para 26, por acréscimo das aeronaves que não foram equipadas em 2019 (18 de 20).
Assim, foram equipadas até ao fim do ano de 2020 todas as aeronaves disponíveis com a nova OFP S1.1.1 (na quantidade
de 17)
, sendo que as restantes aeronaves (16) serão equipadas assim que estiverem disponíveis para o efeito. É de realçar que o
universo de aeronaves F-16 a equipar foi reduzido de 30 para 28, por motivo da segunda alienação à República da Roménia.

Não deves falhar por muito  ;D ;D
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2603 em: Setembro 18, 2021, 12:56:56 am »
Já toda a gente se esqueceu da performance do X Block 1 na Síria, em que este míssil falhou em abater esse pináculo da aviação de caça que é o Su-22? Se não fosse o AMRAAM a safar a coisa…
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2604 em: Setembro 18, 2021, 11:52:16 am »
Já toda a gente se esqueceu da performance do X Block 1 na Síria, em que este míssil falhou em abater esse pináculo da aviação de caça que é o Su-22? Se não fosse o AMRAAM a safar a coisa…

Aparentemente os flares de fabrico russo queimam a uma temperatura mais elevada, daí o 9X-1 ter ido passear quando o Super Hornet o disparou. Valeu o AIM-120 do costume. :mrgreen:


Kleine Brogel, 13/09/21, Tiger Meet. 8)
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2605 em: Setembro 18, 2021, 03:03:51 pm »
Ainda levas é com os IRIS-T noruegueses que, se calhar, até são melhores que o X.

Prefiro.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2606 em: Setembro 18, 2021, 03:13:16 pm »
Ainda levas é com os IRIS-T noruegueses que, se calhar, até são melhores que o X.

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Se é para no futuro vir o F-35A, que se compre o 9X; se é para continuar a empurrar com a barriga para as calendas gregas a compra do novo caça, que se entre rapidamente em negociações com a Noruega para ficar com os IRIS-T dos MLU antes que estes sejam abatidos.

Quando chegarem os F-35 (se chegarem) já não existirão mísseis ar-ar de curto-alcance. Nessa altura já serão usados armas laser ou coisa assim. Que coincidirá com os 50 anos dos "CuAlas" ao serviço da FAP.
« Última modificação: Setembro 18, 2021, 03:15:07 pm por Major Alvega »
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2607 em: Setembro 20, 2021, 04:59:35 pm »
E continua o esforço de regeneração da capacidade operacional em Monte Real (Inspecção de Fase 300HV), muito graças à verba proveniente da venda das células excedentárias à Roménia. Desta feita foi o "Jaguar" 15106. :)

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Mês 9 – 9ª aeronave!

Enquanto decorre a Missão de Policiamento Aéreo nos Bálticos, a atividade operacional prossegue na BA5, assim como o esforço contínuo de regeneração de potencial de voo. Hoje, após conclusão com sucesso do voo de experiência da aeronave 15106, terminou a 9ª Inspeção de Fase efetuada na BA5 em 2021, com esforço e dedicação dos elementos da Manutenção do Grupo Operacional 51, em estreita ligação com a Gestão de Frota do sistema de armas F-16M. Este trabalho em equipa permitiu obter mais 300 horas de potencial de voo para o cumprimento da Missão de Defesa Aérea de Portugal!

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Pelas minhas contas teremos agora operacionais pelo menos 18 aeronaves (contando já com as 4 que se encontram na Lituânia) de um total actual de 26, tendo só este ano sido regeneradas as células 15106, 15113, 15107, 15112, 15131, 15142, 15105, 15108 e 15114, para além da chegada do "novo" F-16BM 15144. Portanto, e apesar de tudo, a situação já esteve muito pior.

O maior problema continua a ser os motores. Já aconteceu um motor voar de manhã numa célula e à tarde noutra.
 
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« Responder #2608 em: Setembro 20, 2021, 10:07:09 pm »



Muito de vagar, mas pelo menos vai acontecendo.
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2609 em: Setembro 22, 2021, 07:48:24 am »
E continua o esforço de regeneração da capacidade operacional em Monte Real (Inspecção de Fase 300HV), muito graças à verba proveniente da venda das células excedentárias à Roménia. Desta feita foi o "Jaguar" 15106. :)

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Pelas minhas contas teremos agora operacionais pelo menos 18 aeronaves (contando já com as 4 que se encontram na Lituânia) de um total actual de 26, tendo só este ano sido regeneradas as células 15106, 15113, 15107, 15112, 15131, 15142, 15105, 15108 e 15114, para além da chegada do "novo" F-16BM 15144. Portanto, e apesar de tudo, a situação já esteve muito pior.

O maior problema continua a ser os motores. Já aconteceu um motor voar de manhã numa célula e à tarde noutra.

Por essa mesma razão é que eu tenho insistido em afirmar que uma eventual modernização da frota para a versão F-16V deveria contemplar também, para além do SABR, a aquisição dos F100-PW-229. Isto sem contar com tudo o resto, naturalmente.
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