Votação

Qual deveria ser a prioridade para o Exército até 2015-2020?

Sistema SHORAD/HIMAD
19 (14.4%)
Aumento do numero de Carros de combate
8 (6.1%)
Sistema Soldado do futuro
11 (8.3%)
Sistemas anti-carro
5 (3.8%)
Novas armas ligeiras
34 (25.8%)
UAV/UCAV para a UALE
6 (4.5%)
Remodelação das infraestruturas mais antigas
18 (13.6%)
Helis ligeiros/médios - UALE
14 (10.6%)
Novos VCI/VBTP para a BrigMec
10 (7.6%)
Artilharia AP/rebocada
3 (2.3%)
Sistemas de transmissões
4 (3%)

Votos totais: 80

Qual deveria ser a prioridade para o Exército até 2015-2020?

  • 267 Respostas
  • 64016 Visualizações
*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5350
  • Recebeu: 728 vez(es)
  • Enviou: 730 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Qual deveria ser a prioridade para o Exército até 2015-2020?
« Responder #105 em: Agosto 07, 2010, 11:11:03 am »
Citação de: "HSMW"
Acho que actualmente a artilharia de costa tem pouca ou nenhuma utilidade, principalmente pela falta de um escudo anti-aéreo decente seriam alvos fáceis, também porque agora é tudo BVR e equipas tipo SEAL ou DAE inseridas por submarino as colocariam fora de acção. E pela nula probabilidade de invasão anfíbia do nosso território.

Ouve outras duas opções que me esqueci de mencionar, material de Engenharia como viaturas lança pontes, de desminagem e de combate (demolições, VCE).

E viaturas tipo MARP (Mine Resistant Ambush Protected) mas estas com o fim da missão no Afeganistão deixam de ser urgentemente necessárias.

Interessante seria os entendidos nas devidas áreas criarem uma votação semelhante para a Força aérea e a Armada respectivamente.  :wink:

A força aérea na minha opinião apenas necessitaria de modernizar os alpha jet e os C130. A marinha apenas necessita dos NPO e dos LCF.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
Re: Qual deveria ser a prioridade para o Exército até 2015-2020?
« Responder #106 em: Agosto 07, 2010, 02:01:59 pm »
no caso da força aerea concordo, mas no caso da marinha, falta o Navio Polivalente Logistico e aumentar a quantidade de NPO previstos (pois a area que estes têm para cobrir é enorme)
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5350
  • Recebeu: 728 vez(es)
  • Enviou: 730 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Qual deveria ser a prioridade para o Exército até 2015-2020?
« Responder #107 em: Agosto 07, 2010, 02:06:19 pm »
Na minha modesta opinião, o exercito é das forças com maior carência a todos os níveis. E a culpa dessa carência deve-se em parte das chefias que nunca souberam olhar pelos seus homens.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11088
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
Re: Qual deveria ser a prioridade para o Exército até 2015-2020?
« Responder #108 em: Agosto 07, 2010, 02:40:02 pm »
A nivel dos três ramos das Forças Armadas acho necessário novo armamento ligeiro, isto é, pistola, espingarda automática e metralhadora ligeira.




A nivel do Exército:
 - Para a Brigada Mecanizada é necessário Veiculos de Combate de Infantaria para os Batalhões de Infantaria Mecanizada.

 - Para a Brigada de Intervenção é necessário um veiculo de rodas anti-aéreo para a BAAA e uma peça de artilharia rebocada 155mm para o GAC.


 - Para a Brigada de Reacção Rápida é necessário os helicópteros médios e ligeiros para a UALE.



A nivel da Marinha é necessário (pondo de parte os NPO e LFC que já estão encomendados) o Navpol e um navio resbastecedor.



A nivel da Força Aérea é necessário um avião de transporte táctico, um avião de transporte de altas entidades e um helicoptero ligeiro (o mesmo que equipar o Exército).

 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Qual deveria ser a prioridade para o Exército até 2015-2020?
« Responder #109 em: Agosto 07, 2010, 03:01:31 pm »
Citação de: "Lightning"
A nivel dos três ramos das Forças Armadas acho necessário novo armamento ligeiro, isto é, pistola, espingarda automática e metralhadora ligeira.

A nivel do Exército:
 - Para a Brigada Mecanizada é necessário Veiculos de Combate de Infantaria para os Batalhões de Infantaria Mecanizada.
 - Para a Brigada de Intervenção é necessário um veiculo de rodas anti-aéreo para a BAAA e uma peça de artilharia rebocada 155mm para o GAC.
 - Para a Brigada de Reacção Rápida é necessário os helicópteros médios e ligeiros para a UALE.

A nivel da Marinha é necessário (pondo de parte os NPO e LFC que já estão encomendados) o Navpol e um navio resbastecedor.

A nivel da Força Aérea é necessário um avião de transporte táctico, um avião de transporte de altas entidades e um helicoptero ligeiro (o mesmo que equipar o Exército).

A nível do Exército concordo plenamente,um sistema anti-carro portátil do tipo SPIKE-MR/ER para a BRR também seria de considerar.

A nível naval também, considerar também a aquisição de draga-minas.

A nível da FAP não concordo, já temos avião de transporte táctico, chama-se C-295M que é complementado pelo C-130H/H-30, no futuro seria óptimo adquirir A-400M, mas com os preços que vão ser praticados por cada avião, não sei não...
Avião de transporte de altas entidades poderia ser um FALCON 7, ou então A-310MRTT, mas não vejo que isso seja prioridade para a FAP.

As prioridades para a FAP penso que devem ser:

-Substituição da frota de Epsilon TB-30 a médio prazo.

-Substituição da frota de Alpha-Jet

Estas 2 frotas poderiam ser substituidas por uma única aeronave o PC-21, Pilatus, ou então o Epsilon por PC-9 e o Alpha-Jet por Hawk.

-Substituição da frota de Alouette III, esta por A-109M igual ao Exército.

-Aquisição de UAV (israelitas por exemplo )

-Aquisição de stocks de armas inteligentes ( JDAM, LJDAM, GBU-31, JSOW) para a frota F-16

-Aquisição de uma munição STAND-OFF para a frota de P-3C
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11088
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
Re: Qual deveria ser a prioridade para o Exército até 2015-2020?
« Responder #110 em: Agosto 07, 2010, 03:13:41 pm »
Citação de: "typhonman"
A nível do Exército concordo plenamente,um sistema anti-carro portátil do tipo SPIKE-MR/ER para a BRR também seria de considerar.

Não estou muito por dentro dos misseis anti-carro, o Exército já tem o MILAN II, só se o Spike for muito melhor do que este.

Citar
A nível naval também, considerar também a aquisição de draga-minas.

Sim é verdade que falta essa componente à Marinha, mas não me parece que se queira voltar a ter.

Citar
A nível da FAP não concordo, já temos avião de transporte táctico, chama-se C-295M que é complementado pelo C-130H/H-30, no futuro seria óptimo adquirir A-400M, mas com os preços que vão ser praticados por cada avião, não sei não...

O C-130H foi comprado nos finais dos anos 70, fez 30 anos em 2007... A-400M é muito caro, mas talvez uns KC-390 não sejam tão caros...

Citar
Avião de transporte de altas entidades poderia ser um FALCON 7, ou então A-310MRTT, mas não vejo que isso seja prioridade para a FAP.

Os Falcon 50 também foram adquiridos nos anos 70, também já demonstram a sua idade, isso vê-se com a quantidade de avarias que vão tendo, também apostava num avião do género feito pela embraer.

Citar
As prioridades para a FAP penso que devem ser:

-Substituição da frota de Epsilon TB-30 a médio prazo.

Então não quer substituir o C-130 que já tem 30 e tal anos mas quer trocar o Epsilon que tem 20? Mas ai também concordo, troca-los daqui a uns 10 anos (médio prazo).

Citar
-Substituição da frota de Alpha-Jet

Estas 2 frotas poderiam ser substituidas por uma única aeronave o PC-21, Pilatus, ou então o Epsilon por PC-9 e o Alpha-Jet por Hawk.

Ou uns Super Tucano da Embraer :lol: ).
O Hawk já não se constroi desde 1999, só se comprarmos em 2ª mão.

Acho que a nivel de jactos ligeiros estilo Alpha Jet o que existe topo de gama que se pode comprar é o M346 Italiano
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20248
  • Recebeu: 2987 vez(es)
  • Enviou: 2240 vez(es)
  • +1334/-3462
Re: Qual deveria ser a prioridade para o Exército até 2015-2020?
« Responder #111 em: Agosto 07, 2010, 03:35:36 pm »
Ou então não recebem nada porque não há dinheiro...vida de pobre é uma porcaria, não é?! :evil:  :cry:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11088
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
Re: Qual deveria ser a prioridade para o Exército até 2015-2020?
« Responder #112 em: Agosto 07, 2010, 03:39:35 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Ou então não recebem nada porque não há dinheiro...vida de pobre é uma porcaria, não é?! :evil:  :lol: .

E "não há dinheiro" é uma meneira de falar porque, e falo por mim, farto-me de pagar impostos :? .
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20248
  • Recebeu: 2987 vez(es)
  • Enviou: 2240 vez(es)
  • +1334/-3462
Re: Qual deveria ser a prioridade para o Exército até 2015-2020?
« Responder #113 em: Agosto 07, 2010, 03:53:25 pm »
E então os 2 mil milhões de euros gastos naquele banco manhoso? Que raio de prioridades são as tuas? Primeiro assume-se compromissos que não se deve assumir e depois paga-se dinheiro que não se tem e depois o banco vai á falência à mesma e as pessoas continuam a não receber dinheiro nenhum.

Isto é o máximo! :evil:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11088
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
Re: Qual deveria ser a prioridade para o Exército até 2015-2020?
« Responder #114 em: Agosto 07, 2010, 07:43:22 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Isto é o máximo! :evil:

:banana: Republica das Bananas...
 

*

LuisC

  • Perito
  • **
  • 311
  • +0/-1
Re: Qual deveria ser a prioridade para o Exército até 2015-2020?
« Responder #115 em: Agosto 07, 2010, 08:25:44 pm »
Citação de: "Lightning"
Os Falcon 50 também foram adquiridos nos anos 70, também já demonstram a sua idade, isso vê-se com a quantidade de avarias que vão tendo, também apostava num avião do género feito pela embraer.

Só uma pequena correcção caro Lightning…os Falcon 50 entraram ao serviço da FAP, os dois primeiros em 1989 e o último em 1991…não são assim tão velhos.
Se os velhos C-130H servem para o transporte da “tropa” porque é que os ainda relativamente novos Falcon 50 não servem para transportar os políticos? A crise não é para todos? O exemplo não tem de vir de cima?

Cumps.
 

*

lazaro

  • 473
  • +0/-0
Re: Qual deveria ser a prioridade para o Exército até 2015-2020?
« Responder #116 em: Agosto 07, 2010, 11:37:36 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "lazaro"
A actual Artilharia de Campanha não pode substituir a Artilharia de Costa porque ela está atribuída às respectivas Brigadas. Num cenário de eventual necessidade de Artilharia de Costa, muito provavelmente as Brigadas estariam a necessitar dos seus Obuses noutro local.

Compreendo este argumento e faz sentido. Mas não faria igualmente sentido treinar o tiro de terra para o mar, no sentido de manter pelo menos algum pessoal com treino no tiro contra navios de superfície?

Com a entrada dos NPO e das LFC até teremos algumas dezenas de chaços, i.e. alvos, para treinar :)

Agora mais a sério. Eu diria o que disseste mas ao contrário. Ninguém treina algo que me parece importante, especialmente no que respeita a uma certa força das nossas Forças Armadas que supostamente deve estar preparada para fazer evacuação de cidadãos nacionais em áreas de conflito ou de crise. Estou a falar em treino de tiro do mar para terra. Mas isto é off topic.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11088
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
Re: Qual deveria ser a prioridade para o Exército até 2015-2020?
« Responder #117 em: Agosto 08, 2010, 01:16:55 am »
Citação de: "LuisC"
Só uma pequena correcção caro Lightning…os Falcon 50 entraram ao serviço da FAP, os dois primeiros em 1989 e o último em 1991…não são assim tão velhos.

Cumps.

Muito bem concordo com o que disse e retiro o que eu disse, então substituir os Falcon já não é tão urgente, pensava que os Falcon eram mais velhos :lol: .
 

*

lazaro

  • 473
  • +0/-0
Re: Qual deveria ser a prioridade para o Exército até 2015-2020?
« Responder #118 em: Agosto 08, 2010, 05:22:30 pm »
Citação de: "nelson38899"
Na minha modesta opinião, o exercito é das forças com maior carência a todos os níveis. E a culpa dessa carência deve-se em parte das chefias que nunca souberam olhar pelos seus homens.
Podes dar alguns exemplo da falha das chefias que, na tua opinião  culminaram nas carências a todos os níveis no exército e como isso se relaciona com o facto de não terem sabido olhar pelos seus homens? Eu por acaso penso um pouco ao contrário, isto é, por exemplo, alguns dos problemas/entraves/adiamentos de algumas questões de reorganização do exército prendem-se exactamente porque, entre outros motivos, as chefias preocupam-se excessivamente com o impacto que algumas reorganizações terão na vida social/pessoal/familiar dos seus homens (e mulheres, claro).
 

*

voador

  • 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Qual deveria ser a prioridade para o Exército até 2015-2020?
« Responder #119 em: Agosto 08, 2010, 08:23:10 pm »
Citação de: "lazaro"
Citação de: "nelson38899"
Na minha modesta opinião, o exercito é das forças com maior carência a todos os níveis. E a culpa dessa carência deve-se em parte das chefias que nunca souberam olhar pelos seus homens.
Podes dar alguns exemplo da falha das chefias que, na tua opinião  culminaram nas carências a todos os níveis no exército e como isso se relaciona com o facto de não terem sabido olhar pelos seus homens? Eu por acaso penso um pouco ao contrário, isto é, por exemplo, alguns dos problemas/entraves/adiamentos de algumas questões de reorganização do exército prendem-se exactamente porque, entre outros motivos, as chefias preocupam-se excessivamente com o impacto que algumas reorganizações terão na vida social/pessoal/familiar dos seus homens (e mulheres, claro).

Por exemplo sempre que há a necessidade de empregar tropa num novo TO, desfalca-se as unidades do pouco material que lhes resta, em vez de se fazer como na GNR que adquire material especifico para a missão em questão !!!

Exemplos reais:

Os radios 525 previstos para as pandur estão a ser fornecidos para o Kosovo e para o Afeganistão.

Quando se reactivou a QRF no Afeganistão,foram buscar HK 79 a todas as unidades, em vez de comprarem novos equipamentos equivalentes.

E muito mais....