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Marinha Portuguesa / Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Última mensagem por goldfinger em Hoje às 09:21:40 am »
Se o helicóptero considerado for o Lynx não dá para grandes pesos, o Lynx carrega uns 1300kg.

Temos os Polaris TP4 de 950kg.


Tenho a ideia que os LYNX modernizados recebem os motores do WILDCAT.

Se for assim, temos qualquer coisa como

Empty weight: 3,300 kg (7,275 lb)
Max takeoff weight: 6,000 kg (13,228 lb)

O que dará uma capacidade de carga bem maior que 950kg.

No toda la carga util puede ir suspendida, también depende de la capacidad del gancho, estructura, factor de vuelo etc.

Además de la diferencia entre peso máximo y vacío, hay que descontar pilotos, combustible, etc
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Exército Espanhol / Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Última mensagem por goldfinger em Hoje às 09:14:28 am »
Citar
Primer ejercicio de tiro de contramedidas del sistema de supervivencia ante amenazas externas ASE del CH 47 FOXTROT
Bengalas dispensadas desde las cajas del ICMD






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Exército Espanhol / Re: Fotos e Vídeos do Exército Espanhol
« Última mensagem por goldfinger em Hoje às 09:10:42 am »


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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 09:00:33 am »
Eu metia uns napalm já aqui falados para largar nas favelas

Os contornos das negociatas entre os Condes Andeiro e os amigues deles zucas são por demais evidentes.
O afilhados até se masturba a falar de tucanitos com "missiles", como se fossem o ultimo grito da moda.

Realmente precisamos muito de avionetas dessas para abater drones. Devem ser os drones na Marinheca do picas

A noção das realidades diferentes não existe
Mas valia agarrarem no dinheiro e comprarem drones a sério ou usar onde realmente importa.
Mas mentalidade de esquemas e de jacaré predomina
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Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 08:50:17 am »
Já se fala em adquiri mais dois só porque o padrinho mencionou.  Vamos ver isso  ;D
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Marinha Portuguesa / Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 08:47:53 am »
Nada de insultos ao nosso Bismarck  :mrgreen:

Nem ao nosso navio-chefe couraçado Yamato, com 1 peca de 100 mm e DUAS! de 40 mm.  :mrgreen:





O mais poderoso patrulha da marinheca. Acho que esse é que devia andar no GdG. Mas se calhar não vai por faltar espeço para contentores e a adega ser pequena
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Marinha Portuguesa / Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 07:52:50 am »
Eu não disse que a capacidade de carga era de 950kg, disse 1300kg, que é a capacidade do Lynx "normal".

Dei o exemplo do Polaris TP4 como exemplo de veículo possível de transportar por pesar menos que 1300kg.

Se o MK95A tiver realmente essa capacidade 2700kg. Já podemos falar noutros veículos como por exemplo o ISV de 2200kg que pode transportar 9 elementos.



Mas de certo haverá outras propostas, dependendo das características que os Fuzileiros indicarem.
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Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por goldfinger em Hoje às 07:46:57 am »
Portugal Despliega El Submarino NRP Arpão En El Atlántico Norte



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Comunicado de prensa de la Armada danesa

El Comando Ártico recibe estos días a un submarino portugués en Nuuk. La marina portuguesa, Marinha Portuguesa, ha enviado el submarino ARPÃO a Nuuk, donde permanecerá en puerto unos días antes de dirigirse al norte junto con el buque de inspección EJNAR MIKKELSEN .

El plan es que el submarino realice un viaje bajo el hielo frente a Groenlandia, y EJNAR MIKKELSEN apoyará al submarino y será un barco de escolta. Proporciona un buen entrenamiento a la tripulación del EJNAR MIKKELSEN, que tiene la oportunidad de entrenar y actuar como apoyo a un submarino en aguas árticas.

El submarino diésel-eléctrico ARPÃO también navegará en la bahía de Baffin, entre Canadá y Groenlandia, y tras navegar bajo el hielo y otra breve estancia en Nuuk, el submarino navegará hacia Halifax.

Los ciudadanos de Nuuk tendrán la oportunidad de venir a ver el submarino y subir a bordo el viernes. Sigue el grupo Nuuk Citizen Info, donde anunciamos la hora y el lugar.


https://www.navalnews.com/naval-news/2024/04/portugal-deploys-submarine-nrp-arpao-to-the-north-atlantic/
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Força Aérea Portuguesa / Re: Avistamentos de aeronaves militares
« Última mensagem por tenente em Hoje às 04:50:13 am »


Pelas 2pm a sobrevoar Lisboa? Seria um dos Bisontes?

Afirmativo  !!

Abraços

O som daqueles 4 turboprops 😍

Rotação no AT1, tinha acabado de descolar na 20.

Abraços
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Portugal / Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Última mensagem por dc em Hoje às 02:33:14 am »
Sim, e isso é suposto acontecer.

A questão é que para conseguirmos um Agrupamento Mecanizado, precisamos de 2 Brigadas a fornecer os meios, e dessas Brigadas, 1 apenas consegue fornecer um tipo de meio (Leopard) e mais nada. Uma Brigada "inteira" só para isto é um desperdício. Porquê? Porque se perde tempo a formar condutores e comandantes de viaturas para M-113 (obsoletas), quando dava muito mais jeito tê-los para reforçar as tripulações de Leopards e/ou de um IFV moderno.

O facto de se insistir num modelo de 3 Brigadas leva a um desperdício de recursos, para se conseguir "manter escola" numa brigada que nunca sofrerá uma modernização digna, e que terá militares que nunca serão empregues num Agrupamento Mecanizado, pela obsolescência dos meios que usam.

Ouviu-se muitas vezes a desculpa "para quê adquirir mais Leopard, se não temos tripulações para o número actual".
-Teríamos tripulações, se não tivéssemos que guarnecer uma frota de M-113 (e não só) para tentar justificar a existência desta Brigada.
Para se ter noção, uma componente de lagartas com 42 Leopard e 42 Bradley, necessitaria de 294 militares. Com o mesmo número de militares (ignorando postos e especialidades, apenas para o argumento), dava para operar 34 Leopard e 79 M-113 APC (menos, se incluirmos alguns com TOW, algo que muitos dos Bradley possuem de origem).

Uma destas duas opções é claramente superior à outra, e muito mais útil para integrar Agrupamentos Mecanizados. O número 42 não é acidental. É o necessário para que houvessem Leopard e Bradley suficientes, para integrar um total de 3 agrupamentos distintos (14 Bradley e 14 Leopard para cada um).

Se em vez de ter uma Brigada Mecanizada, tivéssemos sim uma Componente de Lagartas sediada no CMSM, e que as necessidades desta componente se centrassem na sua participação no Agrupamento Mecanizado, era muito mais fácil uma renovação dos meios, dado que o nº de veículos a adquirir seria muito mais reduzido quando comparado com uma renovação da BrigMec.

Havendo toda a questão dos restantes veículos, M577 (comando e ambulância), PM, recuperação, lança-pontes, os M548 e os M-109, é debatível a necessidade de adquirir um meio de lagartas para substituir alguns destes, sabendo que num Agrupamento Mecanizado, certas funções estariam a cargo de Pandur dedicadas.
Daria prioridade era à substituição dos veículos de recuperação e lança-pontes, por WiSENT 2 nas 4 variantes, todas elas com representação em cada Agrupamento Mecanizado.

Também optava por substituir os M109 e M548, por um MLRS + veículo municiador. É mais um caso em que, enquanto o M109A5 precisa de 6 militares para operar, e o M548 outros 4, cada HIMARS/M270, precisa de 3 e outros tantos para o municiador. Um melhor aproveitamento do pessoal existente, permite muito mais capacidades. No papel de sistema AP de 155mm, teríamos um veículo de rodas, como o CAESAR.

Concluindo:
O Agrupamento Mecanizado não deveria ser visto como "aquela coisa que tentas aprontar para a NATO", mas sim o plano central da organização da componente operacional para forças médias/pesadas. Tanto a nível da orientação do pessoal, como das necessidades de meios e capacidades a adquirir.
-É mais fácil ter este esqueleto do AgrMec, e começar a construir por aí, a pensar logo no número de Leopards, de Bradleys, e de Pandur nas várias versões, que seriam necessários por cada AgrMec, e consequentemente para formar 3 AgrMec.
-Teríamos uma Brigada Mista, capaz de edificar 3 AgrMec.
-Estes AgrMec teriam capacidade de expansão e modificações caso o TO assim exija. Qualquer expansão do EP (fruto de mobilização), veria a criação de mais agrupamentos com a mesma ideia em mente.
-O actual AgrMec é algo limitado ainda, faltando acrescentar algumas coisas, mas a ideia mantém-se.

Ou então, não se faz nada, e fica tudo na mesma, e continuam com o sonho de uma mega BrigMec.
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