Emprego adequado dos Helicópteros de Ataque

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Ricardo Nunes

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« Responder #15 em: Maio 05, 2004, 08:50:29 pm »
Citação de: "Fábio G."
Não sabia que AH-1Z estava a ter tão boas prestações no Iraque, isso é uma "chapada na cara" ao Exército e aos Apaches.
Enquanto ao AH-64D e o Tiger HAD/ARH nas avaliações realizadas em Espanha os AH-64 sairam-se muito melhor que os Tiger, ao que parece na prova de despegue em carga máxima o Tiger nem conseguiu levantar voo.
  Se AH-1Z é assim tão bom, e de maior facilidade de manutenção, maior versatilidade e prontidão seria melhor para nós claro, porque para nós o melhor material é aquele que rende em nº reduzido (porque compramos material em pouca quantidade)  ou  pouca quantidade se consegue um rendimento óptimo.
 Mas é pena os hélis de ataque não estarem equacionados sequer para os próximos anos, talvez para a próxima LPM.


Caro Fábio, o AH-1Z ainda nem sequer entrou ao serviço dos Marines norte-americanos. O senhor está a referir-se sim ao AH-1W ( de 2 pás ) que será substituído pelo AH-1Z ( de 4 pás ).

Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Nunes
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Luso

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« Responder #16 em: Maio 05, 2004, 08:53:26 pm »
Atnção: creio que é incorrecto criticar o Hummer. O problema não estará no material mas sim do emprego táctico do mesmo (uma estupidez). É o mesmo que utilizar um carocha blindado ou reforçado com sacos de areia e ir combater RPG-7.
Mas como os generais americanos estão mais interessados em não fazer ondas e entrar para as empresas de defesa...
E quem se trama é o... John Doe?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Luso

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« Responder #17 em: Maio 05, 2004, 08:54:56 pm »
Já agora, alguém me sabe dizer se o AH-1Z é blindado?
É que as anteriores versões deixavam muito a desejar quanto a este aspecto.
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Ricardo Nunes

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« Responder #18 em: Maio 05, 2004, 09:05:39 pm »
Citar
The AH-1Z incorporates the latest airframe technologies, such as energy attenuating crashworthy seats, energy-absorbing landing gear, self sealing fuel tanks and fuel systems, fuel vapor inerting systems, mass retention designs to ensure major components stay where they should in the event of a crash, and many other advanced features.


Luso, não responde a 100% à sua pergunta, mas suponho que o que protege um heli de uma queda o protega também de projecteis de 12 mm ( exemplo ).

Para saber mais:
 :arrow: http://www.bellhelicopter.textron.com/e ... lAH-1Z.cfm
Ricardo Nunes
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Luso

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« Responder #19 em: Maio 05, 2004, 09:20:15 pm »
O benchmark (que fino!) não é o 23mm?
Ou o 12,7 DShk?
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Spectral

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« Responder #20 em: Maio 05, 2004, 09:49:18 pm »
O padrão acho que continua a ser o 12.7mm da M2HB ( esta é mesmo eterna  :? .

Quanto ao eterno tópico Apache vs Tiger, é óbvio que o Tiger não tem a capacidade de carga de 16 mísseis como o apache, daí os tais relatos exagerados que o Tiger não conseguia levantar voo com carga máxima. No entanto tal carga apenas se justificaria num cenário de 3ªGuerra Mundial.

Simplesmente, o Tiger será um heli mais moderno, mais leve, mais barato e fácil de manter ( o Apache é tramado neste aspecto), mais ágil e mais facilmente operável em condições marítimas.

Na minha opinião a melhor opção é a australiana, com os mísseis Hellfire. O projecto Trigat está a ficar muito caro ( a versão de médio alcance para substituir o MILAN foi cancelada) e provavelmente será cancelado, deixando os outros países apenas com HOTs ...  :?: O Rumsfeld e seus amigos não devem ter reparado na sua origem :nice:
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

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Ricardo Nunes

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« Responder #21 em: Maio 05, 2004, 09:59:21 pm »
Queria dizer 12.7 mm claro.  :oops:  :oops:  :oops:
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Luso

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« Responder #22 em: Maio 05, 2004, 10:41:37 pm »
"Queria dizer 12.7 mm claro."

Mas que falha gravíssima!  :G-Ok:
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Ricardo Nunes

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« Responder #23 em: Maio 05, 2004, 11:09:34 pm »
:oops:

 :lol:
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Spectral

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« Responder #24 em: Maio 05, 2004, 11:33:41 pm »
Imperdoável para um "perito" :nice:
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Fábio G.

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« Responder #25 em: Maio 05, 2004, 11:57:32 pm »
Por isso nunca tinha ouvido falar dos AH-1Z no Iraque, porque eram sim AH-1W.  :oops:

Os espanhois evaluaram os Tiger e Apache, o Apache saiu-se melhor e foi o eleito pelos militares mas por condições politicas foi escolhido o Tiger.
 

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Rui Elias

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« Responder #26 em: Maio 06, 2004, 11:46:11 am »
Na minha humilde opinião, acho que uma vez quer Portugal está a ser muito solicitado para missões de manutenção de paz no exterior, deveria apostar mais em meios de transporte logístico e projecção de forças.

No entanto, e dada a pequenês do território continental, não  me parece descabido que se apostasse numa força de 25 helicopteros de ataque (Tiguer, Apache ou outros que venham a sair), e que complementados por uma força de 10 helicóptreros pesados para transporte de cargas (pequenas peças de artilharia e viaturas táticas) e rotação de pessoal em teatro de operações constituíria um verdadeiro GALE.

Quanto ao q e está previsto, ainda não sei bem em que contornos funcionará, mas com apenas 10 aparelhos do mesmo tipo, não me prece que venha a ser especialmebnte temível.

Essa futura esquadra poderia ser baseada em Sintra, que é uma base pequena e com uma pista curta, sem margem para ampliações e que assim poderia ser potenciada para estacionalento de esquadras de helicópteros, tendo ainda a vantagem de estar perto de Lisboa.
 

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Fábio G.

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« Responder #27 em: Maio 06, 2004, 02:38:02 pm »
25 hélis de ataque são muito caros para as nossas "arcas" mesmo que a situação melhore um pouco nos próximos anos. Eu já ficaria bastante contente com 15 NH-90 e 12 ou 14 hélis de ataque (Apache, Tiger, Cobra, Mangusta, qualquer um destes).
 

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Rui Elias

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« Responder #28 em: Maio 06, 2004, 02:48:03 pm »
Fábio:

Pois, isso também já seria interessante.

Acho que um verdadeiro GALE deve operar helicópteros de ataque e outros de carga, mais pesados.

Se não for assim, fica côxo, ou dependente da FAP.
 

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Fábio G.

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« Responder #29 em: Maio 08, 2004, 12:01:57 am »
A propósito de hélis pesados novos planos para a aviação do US Army.

" O novo Chefe do Estado Maior do US Army, General Peter
Schoomaker, ordenou a revisão dos planos e equipamentos
para a aviação do Exército. O Regimento de Operações
Especiais do exército deverá beneficiar-se desta revisão
Os actuais planos querem que a frota de helicópteros
MH-47G cresça de 61 a 74 exemplares, enquanto que na
actualidade somente há 51 uinidades em serviço. O US Army
quer comprar 300 CH-47F Chinooks, que serão transformados
desde o modelo D standard. "