Notícias da Marinha

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Duarte

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #1800 em: Outubro 12, 2015, 03:40:22 pm »
Apos prolongdados estudos e assesorias tecnicas, o MDN teve que alterar os planos de compra de material novo.. :mrgreen:

слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

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NVF

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #1801 em: Outubro 23, 2015, 02:54:50 pm »
Não sendo propriamente relacionado com a Marinha de Guerra, trata-se de um meio naval importante que estará em breve ao serviço de Portugal.

Novo navio do país para investigação científica já chegou a Portugal

http://www.publico.pt/ciencia/noticia/novo-navio-oceanografico-do-pais-ja-chegou-a-portugal-1712040?page=-1

Citar
Comprado em segunda mão, o navio vai agora sofrer transformações e ser apetrechado com mais equipamentos científicos. É propriedade do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O anúncio de que Portugal teria um novo navio de investigação científica é de 2011: destinar-se-ia a substituir o Noruega, mais dedicado ao estudo das pescas, e que está a chegar ao fim da vida depois de mais de 35 anos ao serviço de um dos laboratórios científicos do Estado. O novo navio, comprado em segunda mão a uma empresa escocesa, chegou na quarta-feira a Portugal e hoje (sexta-feira) há uma cerimónia de recepção em Lisboa, com a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu. Seguir-se-á o processo de remodelação do navio e instalação de mais equipamentos científicos — um projecto que, no final, ficará em cerca de 13 milhões de euros, 11 milhões dos quais pagos sobretudo pela Noruega, ao abrigo de um programa de ajuda.

Na sua vida anterior chamava-se Kommandor Calum e pertencia à empresa escocesa Hays Ships, que opera uma frota de navios para trabalhos de investigação científica, de levantamentos e de patrulha para uma série de clientes. A partir de agora chama-se Mar Portugal e fica sob a alçada do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), resultante da fusão de dois laboratórios do Estado, o Instituto de Investigação das Pescas e do Mar e o Instituto de Meteorologia. É hoje, na doca onde está atracado em Lisboa, que se dará a passagem da bandeira do Reino Unido para a bandeira portuguesa e se pintará no casco o seu novo nome.

Tem 75 metros de comprimento, 15 de largura e lugar para 30 cientistas e técnicos, além de 16 tripulantes e autonomia para 40 dias no mar.

Construído em 1986, era inicialmente um navio de defesa e salvamento submarino, depois foi convertido em navio de investigação e levantamentos técnico-científicos em águas profundas. Já tinha sofrido uma grande transformação em 2013 para melhorar os alojamentos e a capacidade de levantamentos, estando hoje já preparado para fazer geotecnia marinha, oceanografia, levantamentos geofísicos e operação de robôs submarinos (ROV), refere um comunicado do Ministério da Agricultura e do Mar. Portugal dispõe de um ROV — o Luso, comprado em 2008 por um total de três milhões de euros —, que mergulha a grandes profundidades (até aos 6000 metros) e que será operado no novo navio.

Desde a sua conversão, o Kommandor Calum tem trabalhado a uma escala global: por exemplo, em 2014, refere ainda o comunicado, navegou no Árctico russo, no mar do Norte, no Atlântico e Mediterrâneo.

O passo que se segue é a abertura de concursos internacionais, tanto para a transformação do navio, preparando-o agora para a investigação das pescas, como para a compra de equipamentos científicos. “Durante o próximo ano, vai estar pronto”, espera Pinto de Abreu.

O Kommandor Calum custou 7,9 milhões de euros, a sua transformação ficará entre um e dois milhões de euros e o restante montante até aos 13 milhões de euros é para os equipamentos científicos, refere Nuno Lourenço, da direcção do IPMA.

A aquisição deste novo navio fez-se através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE), que tem a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein como doadores de dinheiro a uma série de países, incluindo Portugal, para corrigir assimetrias e fomentar a coesão. Criado em 2004, este fundo, no qual a Noruega é o principal financiador, já tinha disponibilizado a Portugal 31 milhões de euros até 2009, altura em que o Governo socialista de José Sócrates tinha iniciado negociações para novo ciclo de ajuda, terminadas pelo Governo ainda em funções.

Como o MFEEE tem de ter também uma comparticipação nacional, Portugal pagará 1,9 milhões de euros dos quase 13 milhões do projecto do navio, e os restantes 11 milhões saem dos cofres noruegueses, explica ainda Nuno Lourenço.

O Kommandor Calum, ou Mar Portugal, vem substituir o Noruega, que nem sempre tem estado operacional e exigia reparações de fundo. Ao serviço do país há mais de 35 anos, o Noruega tem 47,5 metros de comprimento e alberga 12 cientistas e técnicos. Tem sido usado em estudos de biologia, avaliação de recursos, pesca experimental e investigação oceanográfica. Mas os trabalhos de alargamento da plataforma continental portuguesa, agora à espera de apreciação na ONU, tiveram de ser feitos por navios com outras capacidades, nomeadamente os navios oceanográficos da Marinha, o Almirante Gago Coutinho (onde operou o ROV Luso) e o D. Carlos I.

O Noruega já tinha feito parte de um programa de ajuda da Noruega a Portugal, daí o seu nome. Quando a compra do novo navio foi anunciada em 2011, falou-se então que seria abatido; agora Pinto de Abreu diz que “ainda não está decidido o que vai fazer-se com o Noruega”.

“O IPMA fica com maior capacidade para operar no mar aberto”, frisa Nuno Lourenço. “Este projecto cumpriu-se e agora espero que seja aproveitado como grande plataforma para dar continuidade ao trabalho que tem sido feito”, diz Pinto de Abreu. “Portugal vai deixar de estar dependente de quem quer que seja para fazer investigação no mar.”

De cariz civil, o Mar Portugal será então usado em que tipo de investigação? “Para tudo”, responde Pinto de Abreu. Além das pescas, em campanhas de avaliação da distribuição e abundância de peixes, servirá, por exemplo, para investigar a biodiversidade e os recursos não vivos, como os minérios no fundo do mar.



Vessel KOMMANDOR CALUM (IMO: 8402010, MMSI: 235003700) is a research vessel buit in 1986 and currently sailing under the flag of United Kingdom. KOMMANDOR CALUM has 73m length overall and beam of 15m. Her gross tonnage is 2290 tons.


O actual Noruega
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Re: Notícias da Marinha
« Responder #1802 em: Outubro 23, 2015, 05:00:37 pm »
Citação de: "NVF"
Não sendo propriamente relacionado com a Marinha de Guerra, trata-se de um meio naval importante que estará em breve ao serviço de Portugal.

Novo navio do país para investigação científica já chegou a Portugal

http://www.publico.pt/ciencia/noticia/novo-navio-oceanografico-do-pais-ja-chegou-a-portugal-1712040?page=-1

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Comprado em segunda mão, o navio vai agora sofrer transformações e ser apetrechado com mais equipamentos científicos. É propriedade do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O anúncio de que Portugal teria um novo navio de investigação científica é de 2011: destinar-se-ia a substituir o Noruega, mais dedicado ao estudo das pescas, e que está a chegar ao fim da vida depois de mais de 35 anos ao serviço de um dos laboratórios científicos do Estado. O novo navio, comprado em segunda mão a uma empresa escocesa, chegou na quarta-feira a Portugal e hoje (sexta-feira) há uma cerimónia de recepção em Lisboa, com a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu. Seguir-se-á o processo de remodelação do navio e instalação de mais equipamentos científicos — um projecto que, no final, ficará em cerca de 13 milhões de euros, 11 milhões dos quais pagos sobretudo pela Noruega, ao abrigo de um programa de ajuda.

Na sua vida anterior chamava-se Kommandor Calum e pertencia à empresa escocesa Hays Ships, que opera uma frota de navios para trabalhos de investigação científica, de levantamentos e de patrulha para uma série de clientes. A partir de agora chama-se Mar Portugal e fica sob a alçada do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), resultante da fusão de dois laboratórios do Estado, o Instituto de Investigação das Pescas e do Mar e o Instituto de Meteorologia. É hoje, na doca onde está atracado em Lisboa, que se dará a passagem da bandeira do Reino Unido para a bandeira portuguesa e se pintará no casco o seu novo nome.

Tem 75 metros de comprimento, 15 de largura e lugar para 30 cientistas e técnicos, além de 16 tripulantes e autonomia para 40 dias no mar.

Construído em 1986, era inicialmente um navio de defesa e salvamento submarino, depois foi convertido em navio de investigação e levantamentos técnico-científicos em águas profundas. Já tinha sofrido uma grande transformação em 2013 para melhorar os alojamentos e a capacidade de levantamentos, estando hoje já preparado para fazer geotecnia marinha, oceanografia, levantamentos geofísicos e operação de robôs submarinos (ROV), refere um comunicado do Ministério da Agricultura e do Mar. Portugal dispõe de um ROV — o Luso, comprado em 2008 por um total de três milhões de euros —, que mergulha a grandes profundidades (até aos 6000 metros) e que será operado no novo navio.

Desde a sua conversão, o Kommandor Calum tem trabalhado a uma escala global: por exemplo, em 2014, refere ainda o comunicado, navegou no Árctico russo, no mar do Norte, no Atlântico e Mediterrâneo.

O passo que se segue é a abertura de concursos internacionais, tanto para a transformação do navio, preparando-o agora para a investigação das pescas, como para a compra de equipamentos científicos. “Durante o próximo ano, vai estar pronto”, espera Pinto de Abreu.

O Kommandor Calum custou 7,9 milhões de euros, a sua transformação ficará entre um e dois milhões de euros e o restante montante até aos 13 milhões de euros é para os equipamentos científicos, refere Nuno Lourenço, da direcção do IPMA.

A aquisição deste novo navio fez-se através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE), que tem a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein como doadores de dinheiro a uma série de países, incluindo Portugal, para corrigir assimetrias e fomentar a coesão. Criado em 2004, este fundo, no qual a Noruega é o principal financiador, já tinha disponibilizado a Portugal 31 milhões de euros até 2009, altura em que o Governo socialista de José Sócrates tinha iniciado negociações para novo ciclo de ajuda, terminadas pelo Governo ainda em funções.

Como o MFEEE tem de ter também uma comparticipação nacional, Portugal pagará 1,9 milhões de euros dos quase 13 milhões do projecto do navio, e os restantes 11 milhões saem dos cofres noruegueses, explica ainda Nuno Lourenço.

O Kommandor Calum, ou Mar Portugal, vem substituir o Noruega, que nem sempre tem estado operacional e exigia reparações de fundo. Ao serviço do país há mais de 35 anos, o Noruega tem 47,5 metros de comprimento e alberga 12 cientistas e técnicos. Tem sido usado em estudos de biologia, avaliação de recursos, pesca experimental e investigação oceanográfica. Mas os trabalhos de alargamento da plataforma continental portuguesa, agora à espera de apreciação na ONU, tiveram de ser feitos por navios com outras capacidades, nomeadamente os navios oceanográficos da Marinha, o Almirante Gago Coutinho (onde operou o ROV Luso) e o D. Carlos I.

O Noruega já tinha feito parte de um programa de ajuda da Noruega a Portugal, daí o seu nome. Quando a compra do novo navio foi anunciada em 2011, falou-se então que seria abatido; agora Pinto de Abreu diz que “ainda não está decidido o que vai fazer-se com o Noruega”.

“O IPMA fica com maior capacidade para operar no mar aberto”, frisa Nuno Lourenço. “Este projecto cumpriu-se e agora espero que seja aproveitado como grande plataforma para dar continuidade ao trabalho que tem sido feito”, diz Pinto de Abreu. “Portugal vai deixar de estar dependente de quem quer que seja para fazer investigação no mar.”

De cariz civil, o Mar Portugal será então usado em que tipo de investigação? “Para tudo”, responde Pinto de Abreu. Além das pescas, em campanhas de avaliação da distribuição e abundância de peixes, servirá, por exemplo, para investigar a biodiversidade e os recursos não vivos, como os minérios no fundo do mar.



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O actual Noruega

Andamos sempre aos caídos dos outros, mas que bela treta de Nação marítima que somos, nem un Navio deste tipo conseguimos construir ??????
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #1803 em: Outubro 23, 2015, 05:01:26 pm »
Conseguir aposto que conseguíamos, mas ter dinheiro para isso já é outra conversa.
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tenente

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #1804 em: Outubro 23, 2015, 06:16:33 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Conseguir aposto que conseguíamos, mas ter dinheiro para isso já é outra conversa.

O meu não conseguir engloba também, essa premissa, falta de dinheiro, ou seja dinheiro opatas, Kaput, niet, niente..............estamos mesmo na merda, veja-se a devolução da sobretaxa do IRS que supostamente seria de cerca de 30% e vai passar a ser de 9,7%...... estamos mesmo de TANGA !!!!!! :snipersmile:

Cumprimentos
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Menacho

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #1805 em: Outubro 26, 2015, 08:49:49 pm »
 

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #1806 em: Outubro 31, 2015, 03:14:18 pm »
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Get_It

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #1807 em: Outubro 31, 2015, 10:55:48 pm »
Off-topic: Gostava que o autor desse blog tirasse algumas das coisas que tem na "barra" do lado direito. É muita coisa que só aumenta o tempo de carregamento da página e depois gera uma página enorme que tem mais links e imagens do lado direito do que conteúdo.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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mafets

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #1808 em: Novembro 10, 2015, 11:33:34 am »
http://www.marinha.pt/pt-pt/media-center/noticias-destaques/Paginas/Marinha-em-acoes-de-fiscalizacao-no-mar-.aspx
Citar
MARINHA EM AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO NO MAR
O Navio Patrulha Oceânico (NPO) Figueira da Foz, durante uma ação de fiscalização marítima a cerca de 30 milhas a Oeste da costa de Vila Nova de Milfontes, detetou na tarde de ontem uma embarcação de pesca de palangre de superfície, com cerca de 20 metros de comprimento, que apresentava graves evidências de falta de segurança ao nível dos equipamentos coletivos de salvamento (jangadas salva-vidas), bem como inexistência do comprovativo de certificado de navegabilidade, devidamente atestado pela administração marítima competente.


Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Cabeça de Martelo

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #1809 em: Novembro 10, 2015, 02:39:52 pm »
Marinha Portuguesa recebe prémio internacional nos EUA

O prémio 'Balanced Scorecard Hall of Fame for Executing Strategy' foi criado em 2000.



A Marinha Portuguesa foi distinguida com o prémio internacional 'Balanced Scorecard Hall of Fame for Executing Strategy', na passada terça-feira, durante a 15.ª Cimeira Anual Global da Palladium, nos Estados Unidos da América (EUA) anunciou esta sgeunda-feira a instituição.

"O prémio, entregue pelos criadores do modelo de gestão estratégica 'Balanced Scorecard' (BSC), Dr. David Norton e Professor Robert Kaplan da Universidade de Harvard [Estados Unidos da América], foi o primeiro a ser atribuído a uma entidade nacional e distingue a Marinha, e toda a sua subestrutura, pelo esforço efetuado na adaptação deste modelo de gestão estratégica à realidade da organização", lê-se numa nota da Marinha Portuguesa.

O prémio foi atribuído pelo grupo Palladium, uma empresa de consultoria em gestão estratégica.

A Marinha informa também que se junta a cerca de duas centenas de organizações públicas e privadas a nível mundial, que foram reconhecidas nos últimos 15 anos "pela excelência da sua execução estratégica".

O prémio 'Balanced Scorecard Hall of Fame for Executing Strategy' foi criado em 2000 "com o objetivo de reconhecer publicamente as organizações que, a nível mundial, usam a metodologia 'Balanced Scorecard' para executar com sucesso as suas estratégias e alcançar resultados de desempenho excecionais".

A nota refere ainda que os cinco lados prémio, em cristal, representam os "cinco princípios de uma organização orientada para a estratégia".

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Cabeça de Martelo

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #1810 em: Novembro 10, 2015, 02:42:10 pm »
Polícia herói recebe medalha

Não há meios para garantir prontidão 24 horas por dia.


Por Cátia Vicente


O chefe do Estado-Maior da Armada e da Autoridade Marítima Nacional reconheceu esta segunda-feira que não há no Instituto de Socorros a Náufragos "pessoal em número suficiente para garantir prontidão 24 horas por dia".

O almirante Luís Fragoso falava no final da cerimónia de atribuição da medalha de coragem, abnegação e humanidade, grau ouro, a Carlos Santos, o agente da Polícia Marítima que a 6 de outubro resgatou dois náufragos do ‘Olívia Ribau’. No naufrágio da Figueira da Foz morreram 5 pescadores.

O responsável afirmou que o salva-vidas que estava avariado naquele dia já está apto, mas garantiu "que o problema não estava na falta de equipamento" porque "havia uma alternativa". "Não tínhamos pessoal suficiente para sair", confirmou, dizendo, no entanto, que "a ação estava limitada" pelo estado do mar e pela existência de redes.

"A segurança é responsabilidade dos que estão no mar, em particular dos mestres", afirmou o almirante para quem Carlos Santos é um exemplo. "Se reunimos condições devemos ajudar o próximo", diz Carlos Santos.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #1811 em: Novembro 17, 2015, 09:18:18 pm »
O NRP Viana do Castelo no exercício FOCA, em colaboração com o Exército Português, na Ilha da Terceira, Praia da Vitória.













Abraços


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Cabeça de Martelo

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #1812 em: Novembro 17, 2015, 11:47:20 pm »
Olha os "Fuzos" do Regimento de Guarnição... 8)
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Notícias da Marinha
« Responder #1813 em: Dezembro 14, 2015, 08:21:06 pm »
Conseguir aposto que conseguíamos, mas ter dinheiro para isso já é outra conversa.


 Ja conseguiamos ha 20 anos atras. 
  Que raiva que isto me da. A mim e a todos os que passaram pelos  ENVC.
 
   
Em memoria do meu querido amigo "chaimites"
ENVC 1992  RRS Discovery
« Última modificação: Dezembro 14, 2015, 08:39:10 pm por ICE 1A+ »
 
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Re: Notícias da Marinha
« Responder #1814 em: Dezembro 15, 2015, 12:06:36 am »
A primeira parte do video

RRS Discovery

 

 Velhos tempos........
 
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