Os alemães, desde que acordaram para a vida pós-24 de Fevereiro de 2022, que agora querem tudo com uso comprovado e interoperabilidade concreta com outros aliados, senão vejamos:
- P-8A;
- C-130J;
- F-35A;
- e principalmente o CH-47F Chinook, descartando o CH-53K pese embora operem o Sea Stallion há cinco décadas.
Os Poseidon serão para operar entre 2024 e 2035 segundo mantém a Marinha Germânica, o que até poderia hipoteticamente vir a ser uma boa oportunidade de negócio para nós nessa altura, mas caso adquiram mais 7 aeronaves duvido seriamente que mantenham o carácter interino para esta compra.
Estou como o NVF: por mim idealmente seria um A320 com a suite completa de sistemas e sensores do Poseidon, possuindo a capacidade de empregar também armamento Made in US, mas não estou a ver nem os norte-americanos, nem tão pouco os franceses a irem nessa cantiga. E apesar do passo inicial dado pela DGA francesa, veremos se o A320 MPA não acabará por ser um nado-morto.