BRASIL - FALTA DE AUTORIDADE DO ESTADO ?

  • 21 Respostas
  • 6608 Visualizações
*

Clausewitz

  • Membro
  • *
  • 225
  • Recebeu: 245 vez(es)
  • Enviou: 291 vez(es)
  • +101/-25
Re: BRASIL - FALTA DE AUTORIDADE DO ESTADO ?
« Responder #15 em: Janeiro 13, 2023, 03:31:02 pm »
Namorei anos com uma Brasileira, participo ativamente num fórum brasileiro à mais de 10 anos e digo-vos sem qualquer dúvida o que vem por aí.

O Bolsonaro vai dizer que não tem nada a haver com isto;
Os apoiantes que não estão presos vão dizer que o vandalismo em Brasília foi obra de infiltrados;
O Lula vai acalmar;
Os apoiantes do Lula vão continuar a apontar o dedo ao outro lado;
O Brasil vai continuar o do costume.

O Brasil não acabou quando o Lula subiu ao poder, o Brasil não acabou quando o Bolsonaro subiu ao poder e o Brasil não vai acabar quando os dois estiverem sete palmos debaixo do chão (onde já deviam de resto estar).

Ambos são populistas com projetos de poder pessoal e das suas gangs.

Nenhum é o que o Brasil necessita!

Concordo que nenhum é o que o Brasil precisa, mas isso é a minha visão de estrangeiro apesar de tudo. O ponto que falta referir aí é que ambos são fruto do Brasil, daquilo em que os brasileiros se têm transformado pelo menos. Aliás não por acaso, apesar de haver diversos candidatos de várias matizes e percursos, os dois são sistematicamente a primeira preferência da esmagadora maioria. É lá com eles, a mim o que me preocupa só é a importação em barda desta forma de estar e desta forma de fazer política.
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: BRASIL - FALTA DE AUTORIDADE DO ESTADO ?
« Responder #16 em: Janeiro 13, 2023, 04:34:43 pm »
Será que nem o Lula é inteligente o suficiente para perceber que muitos brasileiros votaram no Bolsonaro porque odeiam tudo o que representa Lula? (à cabeça a corrupção comprovada e que só um erro administrativo livrou o Lula da prisão?)
Quem vota Bolsonaro está-se marimbando para a corrupção. Isso é, no máximo, um expediente retórico. Aliás a projeção de Bolsonaro como um homem humilde e íntegro é das maiores manobras de propaganda e insulto à inteligência que eu já vi na vida. Toda a vida do homem e da sua família são uma coisa impressionante... É provavelmente o único tipo que consegue, comprovadamente, comprar 51 imóveis pagos em dinheiro vivo, conforme registo em cartório, valores totais na ordem de vários milhões, muita acima dos rendimentos, e perante isso dizer "Qual é o problema?" e continuar a ser tido como um tipo sério, não corrupto. O Sócrates é um completo menino ao pé daqueles gajos, eu acho que nem chegaria a ser polémico lá...

Citar
Um aparte deste triste episódio que acho que vai deixar marcas profundas por muito tempo, ficou bem patente a displicência com que a esquerda trata de assuntos ligados à segurança e defesa (tal e qual como aqui na tugalãndia). Então o Ministro da Defesa até permitia acampamentos em frente aos quartéis, com pessoas a implorarem para os militares se revoltarem!!!!  :mrgreen:

É Wokismo a mais para a minha camioneta! Ou ingenuidade, não sei  :mrgreen:
O actual Ministro da Defesa brasileiro tem uma visão holística do mundo que o rodeia fora de série  :mrgreen:
O actual ministro da Defesa do Brasil é de direita... É de um partido que inclusive apoiou Bolsonaro na segunda volta das eleições e que na primeira tinha um candidato padre ortodoxo, uma figura bizarra. A condescendência tem mais a ver com isto, não com wokismo (que aliás é tudo menos condescendente). A cena política brasileira é uma coisa surreal.


Citar
E já agora para quem é adepto da regionalização, podem estudar (case studie) de como numa regionalização, ninguém se entende quem coordena a defesa e segurança até do espaço físico que devia ser mais seguro do país  :mrgreen:
Se nós avançarmos com a regionalização, vamos ter o maior disparate do século!
O Brasil não é regionalizado, é federado mesmo, em Estados com várias competências próprias, nomeadamente a nível de segurança, que as regiões nunca teriam numa eventual regionalização de Portugal. Aliás, nem as Regiões Autónomas, que têm mais autonomia do que teriam as regiões continentais, têm esses poderes e competências. A comparação com o Brasil não faz sentido, concordo que a regionalização provavelmente traria mais problemas do que soluções, mas não é a este nível.

Pois lamento informá-lo de que a maior parte dos brasileiros que votou em Bolsonaro porque são contra tudo o que representa o PT e a corrupção instalada!
Ouviu o que disseram os apoiantes de Bolsonaro, desde que este perdeu as eleições? Recomendo-lhe.

Conheço um Brasileiro que já cá está à mais de 20 anos (só soube que era brasileiro porque ele disse-me, senão não notava nada no discurso que me levasse a pensar que não era português  :mrgreen:
Ele é auditor e já será neste momento ROC (trabalha cá). Ele contou-me nas primeiras eleições que elegeram o Bolsonaro porque é que ele ía votar em Bolsonaro, mesmo ele sabendo que é alguém que fica muito aquém dos padrões europeus para alguém fazer parte de um cargo público. Ele contou-me histórias do partido do Lula que.... como diz, o Sócrates é um menino e pobrezinho ao lado destes fulanos. Na altura nem o Lula estava a votos e ele afirmava convicto que nem pensar em deixar ganhar o partido dos ladrões.................

É verdade que não é nada fácil votar no Brasil, quando temos 2 fulanos daqueles!!!!!

Mas esta invasão foi um enorme tiro no pé para lavar todo o passado do Lula como corrupto que a própria justiça não tem qualquer dúvida em qualificar!!!!!

Quanto à regionalização..... ai o Federalismo não é uma forma de regionalização? Tem a certeza? Você pode chamar de Região Autónoma, pode chamar de Estado Federal, pode chamar o que quiser, mas é uma das formas de regionalização e cedência de poder ou delegação do poder central em algo mais local. Da mesma forma que a transferência de competências que vemos por cá para os Municípios, não é nada mais nada menos do que uma das vias da regionalização. Mas tem alguma dúvida?
O que varia é o grau de cedência de poder central para o federal ou regional!?!?!?!

Meus caro, num país marcadamente de esquerda como é o Brasil, um partido de direita lá não tem nada a ver com um partido de direita por cá.

Aliás vou mais longe, o PSD nos EUA seriam quase de certeza de rotulados como comunistas ou na melhor das hipóteses socialistas!!!!
Mas tem alguma dúvida!?
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4581/-871
Re: BRASIL - FALTA DE AUTORIDADE DO ESTADO ?
« Responder #17 em: Janeiro 13, 2023, 06:31:17 pm »
Relativamente às questões sobre o Brasil eu faço sempre uma ressalva.
Eu sou familiar de pessoas com atividade na Policia Militar de um estado brasileiro e relativamente longe das ideias politicas do atual presidente brasileiro.

No entanto, levantaria algumas questões, porque também me foram apresentadas nas condições acima descritas ...

O Lula, cidadão Luis Inacio da Silva, cometeu alguns ilicitos que podem ser apresentados como corrupção, nomeadamente o caso do prédio no Guarujá.
Mas no global, o Lula não é um politico corrupto, no sentido de obter vantagens pecuniarias para si proprio.

O problema é mais complicado e está relacionado com as caracteristicas do sistema politico brasileiro e com a não existência de partidos dominantes ou de um sistema de alternancia de poder ao nivel partidário.

O Lula da Silva e a bulgara Ivana Rousseva governaram o país, mas o PT nunca teve maioria na camara (ou seja, o equivalente ao parlamento) nem no senado (que em Portugal como sabemos não existe)

Para conseguir fazer passar leis, existem dispositivos - alguns deles secretos ou semi-secretos - que facilitam a compra de favores ou a compra de votos, nas decisões sobre grandes obras que podem favorecer ou os estados ou empresas dos estados.

Logo...
O principal "crime" do Lula, não foi ter roubado, foi ter entrado em negociatas sem fim, para conseguir o apoio do número de deputados necessário para fazer passar leis e assim conseguir governar o país.

Dessas  negociatas terão resultado danos graves para a economia brasileira, e de entre os principais negociadores, destacam-se pessoas do Partido dos Trabalhadores, mas não só.
Praticamente toda a gente entra no negocio e esse tipo de ajustes, "conversas" como os brasileiros lhe chamam, resultam num sistema de acomodações e pagamentos de favores.

Neste caso, há um problema complicado de resolver porque ele tem origem no sistema politico brasileiro, onde poucos partidos têm realmente implantação a nivel nacional, com capacidade para conseguir uma maioria na câmara.

O maior partido brasileiro, na câmara dos deputados é o partido do Tiririca e do Bolsonaro, mas com 99 deputados, não chega a ter 20% do parlamento na mão.



Imaginem como seria governar Portugal, com o maior partido do parlamento português a conseguir 44 deputados.
Presentemente, o maior tem 120 deputados e o segundo maior tem 77.


Portanto:
Há problemas com o sistema politico brasileiro, que não decorrem do Lula, do Bolsonaro, ou de qualquer outro candidato ou politico.

A somar a isto, há o fenomeno do extremismo fanático dos evangélicos pentecostais, que se transformaram num problema com solução dificil.

Muitos dos fanáticos que atacaram a praça dos três poderes, acham que estavam numa espécie de cruzada divina e que o próprio Deus, vestido com a camisa da seleção brasileira, lhes abriu a porta do planalto.

Depois, evidentemente, existe a extrema direita brasileira, que não sabe bem o que direita é, e que um conservador por natureza não é um revolucionário.
Tudo junto, dá nisto ...
E tudo isto, num país em que as pessoas têm medo de andar à noite na rua, não augura um futuro muito radioso...

É uma pena

É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Clausewitz, CruzSilva, Viajante

*

Clausewitz

  • Membro
  • *
  • 225
  • Recebeu: 245 vez(es)
  • Enviou: 291 vez(es)
  • +101/-25
Re: BRASIL - FALTA DE AUTORIDADE DO ESTADO ?
« Responder #18 em: Janeiro 13, 2023, 06:56:00 pm »
Será que nem o Lula é inteligente o suficiente para perceber que muitos brasileiros votaram no Bolsonaro porque odeiam tudo o que representa Lula? (à cabeça a corrupção comprovada e que só um erro administrativo livrou o Lula da prisão?)
Quem vota Bolsonaro está-se marimbando para a corrupção. Isso é, no máximo, um expediente retórico. Aliás a projeção de Bolsonaro como um homem humilde e íntegro é das maiores manobras de propaganda e insulto à inteligência que eu já vi na vida. Toda a vida do homem e da sua família são uma coisa impressionante... É provavelmente o único tipo que consegue, comprovadamente, comprar 51 imóveis pagos em dinheiro vivo, conforme registo em cartório, valores totais na ordem de vários milhões, muita acima dos rendimentos, e perante isso dizer "Qual é o problema?" e continuar a ser tido como um tipo sério, não corrupto. O Sócrates é um completo menino ao pé daqueles gajos, eu acho que nem chegaria a ser polémico lá...

Citar
Um aparte deste triste episódio que acho que vai deixar marcas profundas por muito tempo, ficou bem patente a displicência com que a esquerda trata de assuntos ligados à segurança e defesa (tal e qual como aqui na tugalãndia). Então o Ministro da Defesa até permitia acampamentos em frente aos quartéis, com pessoas a implorarem para os militares se revoltarem!!!!  :mrgreen:

É Wokismo a mais para a minha camioneta! Ou ingenuidade, não sei  :mrgreen:
O actual Ministro da Defesa brasileiro tem uma visão holística do mundo que o rodeia fora de série  :mrgreen:
O actual ministro da Defesa do Brasil é de direita... É de um partido que inclusive apoiou Bolsonaro na segunda volta das eleições e que na primeira tinha um candidato padre ortodoxo, uma figura bizarra. A condescendência tem mais a ver com isto, não com wokismo (que aliás é tudo menos condescendente). A cena política brasileira é uma coisa surreal.


Citar
E já agora para quem é adepto da regionalização, podem estudar (case studie) de como numa regionalização, ninguém se entende quem coordena a defesa e segurança até do espaço físico que devia ser mais seguro do país  :mrgreen:
Se nós avançarmos com a regionalização, vamos ter o maior disparate do século!
O Brasil não é regionalizado, é federado mesmo, em Estados com várias competências próprias, nomeadamente a nível de segurança, que as regiões nunca teriam numa eventual regionalização de Portugal. Aliás, nem as Regiões Autónomas, que têm mais autonomia do que teriam as regiões continentais, têm esses poderes e competências. A comparação com o Brasil não faz sentido, concordo que a regionalização provavelmente traria mais problemas do que soluções, mas não é a este nível.

Pois lamento informá-lo de que a maior parte dos brasileiros que votou em Bolsonaro porque são contra tudo o que representa o PT e a corrupção instalada!
Ouviu o que disseram os apoiantes de Bolsonaro, desde que este perdeu as eleições? Recomendo-lhe.
Conheço um Brasileiro que já cá está à mais de 20 anos (só soube que era brasileiro porque ele disse-me, senão não notava nada no discurso que me levasse a pensar que não era português  :mrgreen:
Ele é auditor e já será neste momento ROC (trabalha cá). Ele contou-me nas primeiras eleições que elegeram o Bolsonaro porque é que ele ía votar em Bolsonaro, mesmo ele sabendo que é alguém que fica muito aquém dos padrões europeus para alguém fazer parte de um cargo público. Ele contou-me histórias do partido do Lula que.... como diz, o Sócrates é um menino e pobrezinho ao lado destes fulanos. Na altura nem o Lula estava a votos e ele afirmava convicto que nem pensar em deixar ganhar o partido dos ladrões.................
Pois, lamento informá-lo mas é a opinião que tenho, não com base naquilo que me disse um ou outro brasileiro, mas em anos de vida no Brasil, onde conheci e interagi com vários bolsonaristas e com verdadeiros "bolsonaros" e "bolsonaras". Eu sei bem que isso é dito por muita gente, o que estou a dizer é que para mim é sobretudo um artifício retórico, é como os comunistas dizerem que não fazem o jogo da rússia e que são é pela "paz"... Sobretudo após o governo Bolsonaro, a ideia de que se vota nele porque se é pela integridade é completamente estapafúrdia. É só mais palatável. Há coisas mais profundas que têm a ver com características da sociedade brasileira e com dinâmicas introduzidas pelas redes sociais, do meu ponto de vista.

Citar
É verdade que não é nada fácil votar no Brasil, quando temos 2 fulanos daqueles!!!!!
Sim, mas esses dois não aparecem do ar e são impostos sobre a população... São a escolha repetida e reiterada dessa mesma população, como primeira escolha, sobre todos os outros possíveis candidatos...

Citar
Quanto à regionalização..... ai o Federalismo não é uma forma de regionalização? Tem a certeza? Você pode chamar de Região Autónoma, pode chamar de Estado Federal, pode chamar o que quiser, mas é uma das formas de regionalização e cedência de poder ou delegação do poder central em algo mais local. Da mesma forma que a transferência de competências que vemos por cá para os Municípios, não é nada mais nada menos do que uma das vias da regionalização. Mas tem alguma dúvida?
O que varia é o grau de cedência de poder central para o federal ou regional!?!?!?!
Não, não é a mesma coisa, no federalismo os entes federais autónomos, que normalmente existiam à priori, juntam-se para formar a federação, pelo que mantêm diversas autonomias, não é simplesmente uma descentralização de competências de algo pré-existente. Em todo o caso, o comentário era sobre a questão da segurança. Com a regionalização, a polícia, a GNR ou a Polícia Judiciária não seriam divididas em várias forçar de âmbito regional, tal como na França por exemplo a GN ou a PN continuam nacionais. Ao contrário do Brasil, que é uma federação e as tem ao nível estadual. Mais uma vez, de todos os problemas da regionalização, este não seria um deles e o exemplo do Brasil não se enquadra neste caso.

Citar
Meus caro, num país marcadamente de esquerda como é o Brasil, um partido de direita lá não tem nada a ver com um partido de direita por cá.
Um país marcadamente de esquerda, o Brasil?... Um país que elegeu Bolsonaro presidente e em que quase metade da população votou nele para a reeleição? A composição, presente e passada, do congresso e dos governadores não indicia isso, muito menos a parte do marcadamente. Os partidos em geral não têm nada a ver com os de cá de facto e ainda bem, embora aja tentativas de aproximação.

Citar
Aliás vou mais longe, o PSD nos EUA seriam quase de certeza de rotulados como comunistas ou na melhor das hipóteses socialistas!!!!
Mas tem alguma dúvida!?
Seria a ala direita do Partido Democrata. Extremistas consideram tudo o que não afine pelo seu diapasão como sendo do extremo oposto e a soma de todos os males, mas não percebo o que é que isso tem a ver para o tema.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2353
  • Recebeu: 149 vez(es)
  • Enviou: 441 vez(es)
  • +613/-322
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4581/-871
Re: BRASIL - FALTA DE AUTORIDADE DO ESTADO ?
« Responder #20 em: Janeiro 18, 2023, 03:42:12 pm »
Relativamente à questão da regionalização, o estado brasileiro é pura e simplesmente demasiado grande para resistir a outro tipo de organização administrativa.

Mas em nome da verdade, há que dizer que os estados brasileiros não são entidades que se foram agregando para formar uma federação como é o caso da Republica Federal Alemã, ou dos Estados Unidos da América.

Na sua origem, os estados eram apenas as provincias brasileiras, que faziam parte do império do Brasil.
Passaram de províncias a estados.


Algo que não se pode confundir com o problema que resulta da adminstração do Distrito Federal de Brasilia.

Neste tipo de federações, a população do Distrito Federal, estaria em teoria não na dependência do governo de um estado, mas na dependência direta do presidente da república.
Para resolver este conflito de interesses, há áreas federais que passaram a ter o seu governo e administração próprias, como se fossem apenas mais um estado da federação.

É aí que está o problema.
Brasilia, na prática é como se fosse mais um estado, e a defesa de Brasília está na dependência do governador, pelo que este na prática é responsável pela defesa do presidente da república.
É uma mistura de interesses com difícil solução.
Entre as soluções estaria a separação da prerrogativas do governo do Distrito Federal de Brasília na questão da defesa, ficando Brasília a depender única e exclusivamente de alguém nomeado diretamente pelo presidente da republica e não pelo governador.

Portanto, a questão tem pouco a ver com o fato de o Brasil ser ou não um estado federal.
O problema é que, a ideia de transferir a capital do Rio de Janeiro para o centro geográfico do Brasil, num retangulo dentro do estado de Goiás, na sua origem, deveria evitar este tipo de problemas.

Numa federação como o Brasil, a segurança do presidente nunca deveria estar dependente das ordens do que na prática é um governador de estado.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20924
  • Recebeu: 2485 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: BRASIL - FALTA DE AUTORIDADE DO ESTADO ?
« Responder #21 em: Janeiro 23, 2023, 05:10:07 pm »
O lento trabalho dos restauradores de Brasília