Há uma semana falava-se que o custo das 2 linhas de TGV chegavam aos 7000 milhões de euros.
Uma semana depois já se fala em 7700 milhões de euros.
E o projecto ainda não saíu do papel.
Dados publicados no Público de hoje:
-As duas linhas vão custar 7100 milhões de euros.
-Mais 1200 milhões de euros para a construção de uma nova ponte sobre o Tejo para a travessia da linha Lisboa-Madrid (prevê-se que terá também trânsito rodoviário).
-Custo da linha Lisboa-Porto: 4700 milhões de euros.
Inicio da construção: 2008.
Inauguração: 2015.
Tempo do percurso: 1h 15m a 1h 30m.
Paragens previstas: Lisboa, Ota (se saír de Lisboa por norte), Leiria, Coimbra, Aveiro e Porto.
-Custo da ligação Lisboa-Madrid: 2400 milhões de euros
(até á fronteira espanhola).
Início da construção: 2008.
Inauguração: 2013.
Tempo de percurso: 2h 45m.
Paragens previstas: Évora, Elvas/Badajoz, Mérida, Cáceres, Toledo, Madrid.
....
Ainda não está decidido se a entrada em Lisboa vai ser a norte ou a sul da capital.
A opção de entrada em Lisboa por norte passando por Ota implica a construção de muitos tunéis e viadutos ficando a obra mais cara que a entrada a sul.
A opção da entrada a sul da capital implica cerca de 15 minutos a mais de viagem e a construção de uma linha dedicada ao futuro aeroporto da Ota.
Muitas pontas soltas, à boa maneira portuguesa, num projecto que ainda está numa fase muito incipiente.
Não entendo também a afirmação de José Sócrates que a construção do TGV vai criar 100mil novos postos de trabalho.
Na construção do material circulante não deve ser pois apenas temos capacidade para construir em Portugal os vidros da Janelas e os bancos das carruagens.
Na construção das infraestruturas para a linha?
Talvez, mas parece um número manifestamente exagerado.
As empresas de obras públicas já têm os seus efectivos.
Vão necessitar certamente de mais mão-de-obra e para isso vão recorrer óbviamente a mão-de-obra estrangeira mais barata e desejosa de entrar no mercado europeu comunitário.
Serão sempre postos de trabalho pouco qualificados e muito precários.
Mesmo que esteja errado na linha de pensamento, fica uma pergunta:
O que vai acontecer a essa grande massa de trabalhadores depois do projecto terminado?
Haja milhões,... quero dizer haja paciência para saber lidar com estes números.
Para um país farto de ouvir os políticos sempre a falarem na nossa crónica falta de verbas, é estranho ouvir ouvir falar em tantos milhões.
É milhões para o TGV.
É milhões para a OTA.
...É milhões para as SCUT's.
A tirar tantos milhões da cartola Sócrates ainda vai ficar conhecido como o C*g* Milhões...