Até há alguns anos atrás o aw139 era o helicóptero mais que acertado para colmatar as lacunas na FAP.
Com a entrada no mercado do aw169, que é basicamente um aw139 mais pequeno, mais econômico de operar e com variante dedicada a SAR, seria este modelo a opção lógica para desafogar os EH101 nesta missão. Nesta e na de emergência médica, que não é exatamente o que se procura neste concurso.
O senão deste modelo, é que não serve os propósitos de apoio aéreo e transporte do exército. Para isso existe o aw139 versão anabolizada, o aw149..
Cumprimentos
A compra dos 119 Civis foi um erro !
Esse erro está a ser ampliado quando se coloca uma aeronave com aquelas características a fazer o que não é suposto fazer.
Dito isto, o que a FAP deveria fazer, se os políticos libertassem a verba para aquisição dos tais helis
EvaKuativos, era escolher entre o 139 ou indo para uma compra em 2ª Mão.
Em 2ª mão teríamos na minha opinião os Blackhawks, numa primeira opção, pois a FAP, ao adquirir os H60, ou outra versão, conseguiria ter um modelo de heli
que fosse polivalente e tanto pudesse ser utilizado no SAR como em missões de apoio aos helis de transporte e/ou as nossas Forças em TO mais instáveis.
Penso e digo penso, que de todos os modelos ficaria bem melhor servida com o modelo Americano, porque, e isto sou eu já a pensar num futuro a dez anos, tal modelo de heli seria até utilizável nos Maiores Navios da nossa Armada, como substituto dos lynx.
Se a aquisição fosse avante
ficaríamos com apenas os cinco 119Civis, para a instrução e pouco mais, mas, se fosse eu a mandar, esses cinco helis eram recambiados logo, para as forças de segurança, e, em sua substituição, teríamos cinco 109M, modelo este que já poderia executar missões de combate ,
oito 101 para o SAR, os
quatro CSAR que deveriam ser equipados devidamente, e pelas minhas contas de merceeiro, o bom seria termos
oito blackhawks no inventário o que nos permitiria apoiar o SAR e
ter pelo menos cinco unidades para o apoio tanto aos CSAR como ás unidades em terra. Se assim fosse a FAP passaria dos actuais
17 helis para 25,
numero que para mim continuaria a ser baixo.
Abraços