LPD- Navio Polivalente Logístico

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NVF

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1830 em: Julho 30, 2015, 10:29:57 pm »
Se os pesos são muito diferentes ou não, sinceramente não sei, caro mafets. Os pesos dos modelos operados pela FAP são praticamente impossíveis de encontrar na web e os valores referenciados na wiki são da versão ASW da Royal Navy, que têm uma carrada de equipamento extra e, consequentemente, espera-se que sejam mais pesados que as versões 'normais' de carga.

Agora o que é um facto é que as marinhas 'pequenas' que utilizam este tipo de navio, normalmente ficam-se por helis da classe de 9/10 ton, como o Sea King, os Pumas, Super Pumas, ou NH90.
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mafets

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1831 em: Julho 30, 2015, 11:06:49 pm »
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "mafets"
Citação de: "NVF"
Teria lógica se soubéssemos os pormenores do relatório oficial. Assim só podemos especular se os EH101 poderiam operar com segurança, sem segurança, com limitações severas, com limitações moderadas, com limitações ligeiras.
Mesmo sem o relatório oficial, o peso dos dois helicópteros são muito diferentes. Estamos a falar de valores entre os 1 600kg do peso máximo de descolagem a 6 637 Kg vazio (basta ver as especificações do fabricante). É qualquer coisa e para mim faz algum sentido que não se adquira um navio em que o potencial dos EH101 que são os melhores helicópteros que temos, fique mesmo com limitações ligeiras. A unica questão que coloco é procurar alternativas quando no mercado tirando a Classe Makasar não as vejo (É verdade que os fraceses têm os Mistral "russos" pendurados, mas não estou a ver esse filme). :wink:

Cumprimentos
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NVF

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1832 em: Julho 30, 2015, 11:46:07 pm »
A ideia geral por detrás da última frase era que se calhar não devíamos considerar um aparelho demasiado pesado e caro de operar como a aeronave ideal para operar a partir de um navio com as características do Siroco. O Merlin pode ser o heli mais adequado para as actuais missões principais da FAP, mas não necessariamente o melhor para operar a partir de um LPD. Claro que se tivéssemos os NH90 no Exército, os Puma recuperados (por 8 milhões), ou se adquiríssemos os Cougar holandeses isto não seria um problema. De qualquer modo, fica sempre a sensação que a compra não foi para a frente por simples razões financeiro/orçamentais.
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Pedro Monteiro

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1833 em: Julho 31, 2015, 12:01:34 am »
O que se pode - e deve - dizer e que a Marinha fez o trabalho e teve inclusive especialistas embarcados durante algumas semanas no "Siroco". Do que me foi dito, era claro que nao seria nunca o navio mais adequado - mas que cumpriria a missao.

Cumprimentos. Pedro Monteiro
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1834 em: Julho 31, 2015, 03:31:39 am »
Citação de: "Pedro Monteiro"
Do que me foi dito, era claro que nao seria nunca o navio mais adequado - mas que cumpriria a missao.
O que é bastante diferente do que foi dito pelas chefias até Maio...

Pegando apenas neste argumento do EH, começo a não ver outras hipóteses que não seja incompetência por quererem algo que não nos serve adequadamente; ou uma fuga à verdade por afirmarem que o navio satisfazia as necessidades da Marinha (partindo do princípio de que quando se manifesta interesse na aquisição um navio que possui como uma das suas especificidades e características principais a capacidade de embarcar helicópteros, seja precisamente com a intenção disso mesmo: embarcar helicópteros!)

EDIT: Uma outra hipótese, os franceses não sabem qual é a resistência do chão do hangar do próprio navio e tiveram que ser os técnicos da Marinha a efectuar os testes(?)
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1835 em: Julho 31, 2015, 07:28:56 am »
Citação de: "night_runner"
O que é bastante diferente do que foi dito pelas chefias até Maio...
Citação de: "night_runner"
afirmarem que o navio satisfazia as necessidades da Marinha

Pois e a necessidade da Marinha nos últimos tempos tem sido adquirir navios usados que surgem no mercado por forma a serem aquisições rápidas e que ajudem a prevenir outra novela como foi a dos NPO e do NAVPOL. Estas últimas aquisições dos patrulhas dinamarqueses e da tentativa de compra do navio francês têm menos haver com as dificuldades financeiras e mais haver com a Marinha proteger os seus projectos da influência política, especialmente das mudanças de governo, e dos lobbies que por aí andam.

Não ficaria surpreendido se o motivo para a desistência da compra tenha sido por económico mas a hipótese dada pelo night_runner tem mais que pés e cabeça. Devido à idade do Siroco existem também várias outras possibilidades para a Marinha ter achado que não faria sentido estar a gastar dinheiro a adquirir o navio, modifica-lo e moderniza-lo ao ponto do motivo dado para a desistência não ser apenas para disfarçar a falta de dinheiro.

Entretanto, neste país que supostamente é (foi) de marinheiros e que tem uma estratégia de rentabilização dos seus recursos marítimos e da sua extensa ZEE bastante falada, vemos os projectos de construção de navios cá a serem sabotados devido aos interesses de certas pessoas/empresas e a Marinha a tomar estas atitudes de aquisição de material para tentar fugir aos jogos políticos.

[/rant]

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:snip: :snip: :Tanque:
 

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Alvalade

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1836 em: Julho 31, 2015, 09:25:19 am »
Acho que neste momento mais vale desistir do NAVPOL e concentrar o nosso esforço na modernização das fragatas. Não nos podemos esquecer que o plano sempre foi a modernização das fragatas e isso só mudou porque por acaso apareceu uma oportunidade.
 

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mafets

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1837 em: Julho 31, 2015, 09:49:54 am »
Citação de: "NVF"
A ideia geral por detrás da última frase era que se calhar não devíamos considerar um aparelho demasiado pesado e caro de operar como a aeronave ideal para operar a partir de um navio com as características do Siroco. O Merlin pode ser o heli mais adequado para as actuais missões principais da FAP, mas não necessariamente o melhor para operar a partir de um LPD. Claro que se tivéssemos os NH90 no Exército, os Puma recuperados (por 8 milhões), ou se adquiríssemos os Cougar holandeses isto não seria um problema. De qualquer modo, fica sempre a sensação que a compra não foi para a frente por simples razões financeiro/orçamentais.
Pessoalmente acho que um TCD deveria até aguentar helicópteros mais pesados, seja no hangar ou no pelo menos no Deck, mesmo que os franceses nunca os tenham tido. Afinal de contas a NATO tem helis em serviço como o CH53 ou o Chinook (lá está , em cada pais NATO "construir" equipamento sem pelo menos ter em atenção as aeronaves usadas pelos outros estados membros) e essa questão foi pelo menos parcialmente corrigida nos Mistral (não totalmente) que por exemplo tem um elevador capaz de aguentar cargas até 13 000kg.
Citar
Aviation
The flight deck of each ship is approximately 6,400 square metres (69,000 sq ft). The deck has six helicopter landing spots, one of which is capable of supporting a 33-tonne helicopter. The 1,800-square-metre (19,000 sq ft) hangar deck can hold 16 helicopters, and includes a maintenance area with an overhead crane. To aid launch and recovery, a DRBN-38A Decca Bridgemaster E250 landing radar and an Optical Landing System are used.

The flight and hangar decks are connected by two aircraft lifts, each capable of lifting 13 tonnes. The 225-square-metre (2,420 sq ft) main lift is located near the stern of the ship, on the centreline, and is large enough for helicopters to be moved with their rotors in flight configuration. The 120 square metres (1,300 sq ft) auxiliary lift is located aft of the island superstructure.

Every helicopter operated by the French military is capable of flying from these ships. On 8 February 2005, a Westland Lynx of the Navy and a Cougar landed on Mistral. The first landing of a NH90 took place on 9 March 2006. Half of the air group of the BPCs is to be constituted of NH-90s, the other half being composed of Tigre assault helicopters. On 19 April 2007, Puma, Écureuil and Panther helicopters landed on Tonnerre. On 10 May 2007, a MH-53E Sea Dragon of the US Navy landed on her reinforced helicopter spot off Norfolk.

According to Mistral's first commanding officer, Capitaine de vaisseau Gilles Humeau, the size of the flight and hangar decks would allow the operation of up to thirty helicopters.

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NRSMiguel

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1838 em: Julho 31, 2015, 10:59:54 am »
Citar
"De ressaltar também como todos os chefes militares que foram ao parlamento justificar a aquisição do navio foram, mais uma vez, humilhados e desautorizados ao sabor da pena leve de um ministro mais interessado noutras andanças que não a Defesa Nacional."

Concordo NVF, mais um episódio, que mancha de forma clara a Marinha e as FA no global....então as chefias não avaliaram o navio? então as audições parlamentares a justificar a aquisição não tiveram lugar? as chefias são incompetentes e o navio agora não serve?

Como pode a opinião publica ter uma boa imagem das FA, se este tipo de coisas estão sistematicamente a acontecer? ridículo! Simplesmente ridículo!

Se as chefias são incompetentes demitam-se! Ou demitam-nas! Se o ministro é incompetente e está a querer justificar a não aquisição com pormenores técnicos, que podem ser solucionados, então cabe ás próprias chefias denunciar isto! As FA têm sido sistematicamente enxovalhadas na praça publica e as chefias permitem!
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1839 em: Julho 31, 2015, 12:07:00 pm »
Isso é que é levantar uma tempestade num copo de água, não estou a ver como as Forças Armadas foram enxovalhadas. Para mim o que houve foi falta de pilim, já que o futuro não nos reserva grandes liberdades a esse nível.
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Pedro Monteiro

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1840 em: Julho 31, 2015, 12:26:41 pm »
Do meu ponto de vista, houve uma boa análise de custo-benefício da aquisição e em que se considerou as necessidades e possibilidades da Marinha e SNF (o Siroco não era o ideal, nunca ouvi grande entusiasmo por este navio em específico entre os especialistas - mas reconheciam que na falta de outro...). Estudou-se também as capacidades de manutenção e tripulação, actualização e modificação do navio, etc. Em síntese, fez-se um trabalho muito detalhado para perceber se o Siroco era um bom navio mas também um navio bom para as nossas necessidades - que não são as mesmas da França, Brasil ou Chile. Nas conversas que tive no Contex/Phibex vi muito pragmatismo nos comentários e avaliações, mais do que entusiasmo. Uma atitude que fazia falta noutros programas de reequipamento...

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1841 em: Julho 31, 2015, 12:57:45 pm »
Citação de: "Vespita"
http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/portugal_desiste_da_compra_do_navio_frances_polivalente_siroco.html

Um pouco estranho o hangar dos helicópteros aguentar com super frelon e super pumas e não aguentar com o peso do EH.
E não se faz obras?
Não há propriamente muitos navios destes para aí à venda...
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1842 em: Julho 31, 2015, 01:01:14 pm »
Citação de: "Pedro Monteiro"
Do meu ponto de vista, houve uma boa análise de custo-benefício da aquisição e em que se considerou as necessidades e possibilidades da Marinha e SNF (o Siroco não era o ideal, nunca ouvi grande entusiasmo por este navio em específico entre os especialistas - mas reconheciam que na falta de outro...). Estudou-se também as capacidades de manutenção e tripulação, actualização e modificação do navio, etc. Em síntese, fez-se um trabalho muito detalhado para perceber se o Siroco era um bom navio mas também um navio bom para as nossas necessidades - que não são as mesmas da França, Brasil ou Chile. Nas conversas que tive no Contex/Phibex vi muito pragmatismo nos comentários e avaliações, mais do que entusiasmo. Uma atitude que fazia falta noutros programas de reequipamento...

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Já agora...

Alguma novidade em relação ao programa de modernização das fragatas ?
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1843 em: Julho 31, 2015, 02:13:48 pm »
Citação de: "ACADO"
Citação de: "Vespita"
http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/portugal_desiste_da_compra_do_navio_frances_polivalente_siroco.html

Um pouco estranho o hangar dos helicópteros aguentar com super frelon e super pumas e não aguentar com o peso do EH.
E não se faz obras?
Não há propriamente muitos navios destes para aí à venda...

Pelo que foi dito acima, esses helicópteros são várias toneladas mais leves que o Merlim.
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1844 em: Julho 31, 2015, 03:04:00 pm »
O DN acrescenta alguns detalhes interessantes relativamente às limitações do Siroco no que concerne à operação de EH101.

http://www.dn.pt/politica/interior.aspx ... id=4708949
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