A seca em Portugal Continental

  • 148 Respostas
  • 25880 Visualizações
*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2411 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4425
Re: A seca em Portugal Continental
« Responder #75 em: Junho 21, 2022, 03:38:33 pm »
Enquanto os Germânicos vão voltar ao carvão para produzir energia devido ao corte do gás por parte da Rússia, por cá os iluminados deveriam reativar a central do Pego para limitar o esbanjamento da pouca água que vamos tendo, na produção de energia eléctrica.  :bang:

https://eco.sapo.pt/2022/06/21/portugal-reitera-nao-ao-carvao-apos-sim-da-alemanha/

Abraço

Foram as centrais a carvão e a gás encerradas e a somar, mesmo na altura certa, desactivamos a refinaria de Matosinhos, em plena crise energética!!!!

São mestres em estratégia os nossos governantes! Mas pior, continuam no erro!

Agora temos a falta de água, que todos os anos nos assola e ainda por cima temos a invasão da Ucrãnia que pode levar a uma crise energética (valor e quantidade) e que nos coloca ou deveria colocar preocupados, porque somos deficitários (só para não poluirmos o ambiente como manda a Madre Greta do Clima). Se o conflito alastrar..... quem nos fornece energia (Espanha e França) vão continuar a fazê-lo se precisarem dela?

Pois! ::)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, CruzSilva

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1226
  • Recebeu: 493 vez(es)
  • Enviou: 2119 vez(es)
  • +667/-109
Re: A seca em Portugal Continental
« Responder #76 em: Junho 22, 2022, 10:37:50 am »
Essas decisões políticas foram apenas tomadas para agradar ao eleitorado ambientalista simplório.

Falando em seca, parece que vamos ter um Verão tipo o do ano passado com chuvas de vez em quando.
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2411 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4425
Re: A seca em Portugal Continental
« Responder #77 em: Junho 22, 2022, 10:52:15 am »
Essas decisões políticas foram apenas tomadas para agradar ao eleitorado ambientalista simplório.

Falando em seca, parece que vamos ter um Verão tipo o do ano passado com chuvas de vez em quando.

Eu ouvi o antigo Ministro do Ambiente a referir várias vezes a mesma coisa e fiquei sempre com a ideia de que ele pensava mesmo assim!!!!!
Ficaram muito contentes com o encerramento da Refinaria de Matosinhos (agora temos apenas 1 no país), afirmou várias vezes que as centrais a carvão e a gás era para encerrar porque poluem muito. E é verdade que poluem, mas não podemos ser anjinhos e colocar em causa o funcionamento do país porque nós não somos autosuficientes!!!!!

Mais, eu vivo muito perto de uma grande barragem que é muito utilizada pelos hidroaviões e helicópteros, para abastecerem com água no combate aos incêndios. Pois a EDP não descansou enquanto não turbinou toda a água que pôde antes de proibirem as hídricas de turbinarem. Agora temos um laguinho pequeno e perigoso, porque a albufeira é muito menor e estão semi-descobertos troncos de árvores, muros e casas que foram alagadas, assim como poços, vinhas...... que qualquer um deles pode ser uma armadilha para os hidroaviões e agora ainda mais porque o espelho de água é muito mais curto e estreito!!!!

E também me lembro do Ministro visitar as populações do Mondego, afectadas pelas cheias e de lhes referir que tinham de saír dali porque eram zonas de cheia, logo não podiam ser habitadas!!!!!!!

Se os holandeses fizessem o mesmo, tinham de abandonar o país, porque 60% está a baixo do nível do mar!!!!!!!!

Como costumo dizer, nós temos cá uns estrategas!!!!!!!!!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva, PTWolf

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1226
  • Recebeu: 493 vez(es)
  • Enviou: 2119 vez(es)
  • +667/-109
Re: A seca em Portugal Continental
« Responder #78 em: Junho 22, 2022, 11:55:22 am »
Essas decisões políticas foram apenas tomadas para agradar ao eleitorado ambientalista simplório.

Falando em seca, parece que vamos ter um Verão tipo o do ano passado com chuvas de vez em quando.

Eu ouvi o antigo Ministro do Ambiente a referir várias vezes a mesma coisa e fiquei sempre com a ideia de que ele pensava mesmo assim!!!!!
Ficaram muito contentes com o encerramento da Refinaria de Matosinhos (agora temos apenas 1 no país), afirmou várias vezes que as centrais a carvão e a gás era para encerrar porque poluem muito. E é verdade que poluem, mas não podemos ser anjinhos e colocar em causa o funcionamento do país porque nós não somos autosuficientes!!!!!

Mais, eu vivo muito perto de uma grande barragem que é muito utilizada pelos hidroaviões e helicópteros, para abastecerem com água no combate aos incêndios. Pois a EDP não descansou enquanto não turbinou toda a água que pôde antes de proibirem as hídricas de turbinarem. Agora temos um laguinho pequeno e perigoso, porque a albufeira é muito menor e estão semi-descobertos troncos de árvores, muros e casas que foram alagadas, assim como poços, vinhas...... que qualquer um deles pode ser uma armadilha para os hidroaviões e agora ainda mais porque o espelho de água é muito mais curto e estreito!!!!

E também me lembro do Ministro visitar as populações do Mondego, afectadas pelas cheias e de lhes referir que tinham de saír dali porque eram zonas de cheia, logo não podiam ser habitadas!!!!!!!

Se os holandeses fizessem o mesmo, tinham de abandonar o país, porque 60% está a baixo do nível do mar!!!!!!!!

Como costumo dizer, nós temos cá uns estrategas!!!!!!!!!!!

Sim mas agora com a questão da guerra já há países a reactivar as centrais de carvão, não tarda nada vamos reactivar as nossas o que seria uma boa decisão! O problema é que as nossas decisões são sempre tomadas a reboque dos outros o que é revelador de uma elevada incompetência!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Viajante

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2411 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4425
Re: A seca em Portugal Continental
« Responder #79 em: Junho 22, 2022, 02:49:09 pm »
Essas decisões políticas foram apenas tomadas para agradar ao eleitorado ambientalista simplório.

Falando em seca, parece que vamos ter um Verão tipo o do ano passado com chuvas de vez em quando.

Eu ouvi o antigo Ministro do Ambiente a referir várias vezes a mesma coisa e fiquei sempre com a ideia de que ele pensava mesmo assim!!!!!
Ficaram muito contentes com o encerramento da Refinaria de Matosinhos (agora temos apenas 1 no país), afirmou várias vezes que as centrais a carvão e a gás era para encerrar porque poluem muito. E é verdade que poluem, mas não podemos ser anjinhos e colocar em causa o funcionamento do país porque nós não somos autosuficientes!!!!!

Mais, eu vivo muito perto de uma grande barragem que é muito utilizada pelos hidroaviões e helicópteros, para abastecerem com água no combate aos incêndios. Pois a EDP não descansou enquanto não turbinou toda a água que pôde antes de proibirem as hídricas de turbinarem. Agora temos um laguinho pequeno e perigoso, porque a albufeira é muito menor e estão semi-descobertos troncos de árvores, muros e casas que foram alagadas, assim como poços, vinhas...... que qualquer um deles pode ser uma armadilha para os hidroaviões e agora ainda mais porque o espelho de água é muito mais curto e estreito!!!!

E também me lembro do Ministro visitar as populações do Mondego, afectadas pelas cheias e de lhes referir que tinham de saír dali porque eram zonas de cheia, logo não podiam ser habitadas!!!!!!!

Se os holandeses fizessem o mesmo, tinham de abandonar o país, porque 60% está a baixo do nível do mar!!!!!!!!

Como costumo dizer, nós temos cá uns estrategas!!!!!!!!!!!

Sim mas agora com a questão da guerra já há países a reactivar as centrais de carvão, não tarda nada vamos reactivar as nossas o que seria uma boa decisão! O problema é que as nossas decisões são sempre tomadas a reboque dos outros o que é revelador de uma elevada incompetência!

Ora aí está. Os outros mais inteligentes viram que tinham de voltar atrás e que se lixe o ambiente, em primeiro lugar está o nosso (deles) bem estar e até conseguiram ou estão quase a conseguir colocar a energia nuclear como energia verde!!!!!!!!!!

Nós desconfio que foi mais pela inteligência saloia, para evitarmos taxas e taxinhas do ambiente, acabamos com as centrais que poluem (que se lixe a independência energética) e só apostamos em energias renováveis, como somos deficitários, importamos dos outros países, provavelmente de centrais nucleares, a gás ou a carvão, mas aí o problema da poluição é deles não é nossa!!!! E sem precisarmos de investir nas taxas e taxinhas!

Quer apostar que é essa a lógica que o desgoverno aplicou na energia?
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20596
  • Recebeu: 2391 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: A seca em Portugal Continental
« Responder #80 em: Junho 22, 2022, 06:50:09 pm »
Ano mais seco desde 1931 está a prejudicar produção de cereais em Portugal


« Última modificação: Junho 22, 2022, 06:54:26 pm por Lusitano89 »
 

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 330 vez(es)
  • Enviou: 1564 vez(es)
  • +951/-186
Re: A seca em Portugal Continental
« Responder #81 em: Junho 24, 2022, 12:50:17 pm »
Ano mais seco desde 1931 está a prejudicar produção de cereais em Portugal



Ha vários estudos que apontam que este será um cenário cada vez mais recorrente e nas próximas décadas várias zonas do país ficarão desertificadas. Dever-se-ia estar a apostar numa transição para esse tipo de clima que sabemos que irá ocorrer e adaptar o país e as culturas para o mesmo. Ao invés disso falamos do assunto com a mesma admiração ano após ano mas soluções e trabalho feito 0
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2411 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4425
Re: A seca em Portugal Continental
« Responder #82 em: Junho 25, 2022, 12:29:50 pm »
Estão a pensar mal!

A maior preocupação nunca deve ser do clima, se chove se faz sol, se...... o maior problema deve ser apoiar as pessoas para que se possam fixar, principalmente no interior. Sem condições para viverem no interior, como é que resolvemos o que quer que seja? A não ser que a agricultura passe a ser feita nos canteiros das casas em Lisboa!

As preocupações deveriam ser em dar condições para termos acesso fácil à saúde, sem termos um hospital intermitente a 100km de distãncia, Ensino Superior em pelo menos todos os distritos e que cubra as áreas eficazmente ao contrário do que é feito.

Preocupação na nossa independência energética. No armazenamento de água com albufeiras estratégicas (já dei o exemplo da possibilidade de desviar água do Douro durante as cheias).

Resumindo, em vez de apenas nos centrarmos no ambiente, devemos debruçar-nos nas pessoas (não com subsídios!!!!!!).
Como é que posso morar descansado no interior do país, se eu sei que o INEM nunca vai chegar a tempo de me salvar num AVC? Ou se precisar de ir para uma urgência, ela está a mais de 100km? E como posso estar descansado com o futuro dos meus filhos se eu sei que eles vão saír daqui para estudar no ensino superior e provavelmente não regressam? Depois quem fica a cuidar do interior? Os idosos?

Temos de fixar é a população activa!
« Última modificação: Junho 25, 2022, 12:30:16 pm por Viajante »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7, PTWolf

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 416 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8585
Re: A seca em Portugal Continental
« Responder #83 em: Julho 10, 2022, 07:00:31 pm »
Regadio usa 75% da água em Portugal e desperdiça mais de um terço, diz a Agência Portuguesa do Ambiente
https://www.cmjornal.pt/sociedade/clima/detalhe/regadio-usa-75-da-agua-em-portugal-e-desperdica-mais-de-um-terco-diz-a-agencia-portuguesa-do-ambiente?ref=HP_BlocoMeteorologia
Citar
O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pimenta Machado, afirmou hoje que o regadio desperdiça, em Portugal, mais de um terço das reservas de água e alertou para a necessidade de tornar os sistemas mais eficientes.
Num ano de seca, Pimenta Machado reiterou que a situação é "dramática" em algumas zonas do país, com as reservas abaixo do normal, mas considerou que a solução não passa apenas por construir mais barragens, mas também por resolver problemas de desperdício, indicando que "os sistemas de regadio desperdiçam mais de 35% da água".

Segundo explicou, a Agricultura consome 75% da água utilizada no país e mais de um terço continua a ser desperdiçada em perdas no transporte, devido à antiguidade dos sistemas, muitos construídos nos anos de 1950, e considerou que "o caminho é tornar os sistemas mais eficientes".

"O que é preciso é modernizar os canais. Não faz sentido hoje que se perca água através do transporte, portanto a aposta é na eficiência, mas também em encontrar novas origens de água, por exemplo usar águas das ETAR [Estações de Tratamentos de Águas Residuais] para lavar caixotes do lixo, ruas, regas de jardins", afirmou.
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2411 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4425
Re: A seca em Portugal Continental
« Responder #84 em: Julho 11, 2022, 10:22:00 am »
A situação em algumas zonas do país é de tal forma grave, conjugando a falta de água armazenada com as elevadíssimas temperaturas e ar totalmente seco, só levam a temer o pior!!!!

Dou um exemplo muito próximo de mim e que já coloquei aqui várias vezes, até com fotos!
Na semana passada, foi desaconselhada para banhos a barragem do Vilar, porque só tem 15% de água armazenada!!!!!!

https://moimentananet.blogspot.com/2022/07/noticia-agua-na-barragem-do-vilar-nunca.html?m=1



A notícia por si só passa ao lado, não fosse o caso dessa mesma barragem ser uma das principais reservas de água no combate a incêndios do distrito de Viseu, pelo facto de ter uma albufeira com 7km de água em linha recta, sempre foi utilizada pelos hidroaviões! Não sei se ainda está a ser utilizada, tal o caudal ezíguo que tem neste momento e ainda estamos no início do verão e sem previsão de chuva próxima!!!!

Entretanto deixo fotos que tirei no início de Abril na mesma albufeira, onde até os Tractor estavam em treino de largada de água!!!!!

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=9414.855



Mesmo com as autoridades a proibiram as eléctricas de turbinarem água, o mal já estava feito, porque Abril não trouxe muita água....... estamos agora numa situação crítica e especialmente numa semana em que a temperatura vai atingir 45º mesmo no local da barragem!!!!!!!

Não tenho visto hidroaviões a utilizar a barragem, entretanto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, HSMW, PTWolf

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 416 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8585
Re: A seca em Portugal Continental
« Responder #85 em: Julho 11, 2022, 05:11:03 pm »
A situação em algumas zonas do país é de tal forma grave, conjugando a falta de água armazenada com as elevadíssimas temperaturas e ar totalmente seco, só levam a temer o pior!!!!

Dou um exemplo muito próximo de mim e que já coloquei aqui várias vezes, até com fotos!
Na semana passada, foi desaconselhada para banhos a barragem do Vilar, porque só tem 15% de água armazenada!!!!!!

https://moimentananet.blogspot.com/2022/07/noticia-agua-na-barragem-do-vilar-nunca.html?m=1



A notícia por si só passa ao lado, não fosse o caso dessa mesma barragem ser uma das principais reservas de água no combate a incêndios do distrito de Viseu, pelo facto de ter uma albufeira com 7km de água em linha recta, sempre foi utilizada pelos hidroaviões! Não sei se ainda está a ser utilizada, tal o caudal ezíguo que tem neste momento e ainda estamos no início do verão e sem previsão de chuva próxima!!!!

Entretanto deixo fotos que tirei no início de Abril na mesma albufeira, onde até os Tractor estavam em treino de largada de água!!!!!

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=9414.855



Mesmo com as autoridades a proibiram as eléctricas de turbinarem água, o mal já estava feito, porque Abril não trouxe muita água....... estamos agora numa situação crítica e especialmente numa semana em que a temperatura vai atingir 45º mesmo no local da barragem!!!!!!!

Não tenho visto hidroaviões a utilizar a barragem, entretanto.

E que tal o governo português colocar mãos a obra, e mandar fazer como em Israel, o problema das secas em Portugal fica resolvido, no mar não falta água.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: A seca em Portugal Continental
« Responder #86 em: Julho 11, 2022, 06:29:40 pm »
O que é que fizeram em Israel??  :o

https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 416 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8585
Re: A seca em Portugal Continental
« Responder #87 em: Julho 12, 2022, 02:59:23 pm »
O que é que fizeram em Israel??  :o


Podes ver esse vídeo, no caso de Portugal o mais importante seria fazer a dessalinização da água do mar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, PTWolf

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 416 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8585
Re: A seca em Portugal Continental
« Responder #88 em: Julho 12, 2022, 08:42:43 pm »
Uma outra questão não menos importante, é o gasto de água todos os anos para apagar os fogos.
Onde algumas barragens e albufeiras etc, são sugadas pelos aviões todos os anos, milhares e milhares litros de água, para evaporar.
Sim, porque em muitos casos dependendo da altura que é lançada e da dimensão do fogo, a água antes mesmo de chegar ao solo já evaporou.
Enfim, é o que temos, não se pode  exigir mais de um país com a maioria dos políticos imbecis, que gostam mesmo é de tacho, para não dizer outra coisa.
 

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 330 vez(es)
  • Enviou: 1564 vez(es)
  • +951/-186
Re: A seca em Portugal Continental
« Responder #89 em: Julho 13, 2022, 11:06:05 am »
O que é que fizeram em Israel??  :o


Podes ver esse vídeo, no caso de Portugal o mais importante seria fazer a dessalinização da água do mar.

Não é preciso reinventar a roda, é preciso é ter visão de futuro e tomar medidas/decisões.
Mas quando ainda ha uns meses um ministro fechou todo contente uma central a carvão porque queriamos ser verdes e que produziamos energia através das albufeiras tá tudo dito.
Espero que o novo ministro altere o rumo das politicas, mas com formação em economia e gestão temo que seja mais do mesmo