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Força Aérea Portuguesa / Re: EH-101
« Última mensagem por raphael em Hoje às 11:55:37 pm »
Lembrai-vos dos diálogos sobre a sangria dos pilotos-comandante da Esquadra 751, por causa da criação/edificação da 752 e colocação em permanência de tripulações nas Lajes sem a rotação?...bom pois é...parece que o Arquipélago da Madeira, nos próximos tempos só vai contar com o C-295...

Na ausência de tripulação completa...ao que li nas redes sociais, o EH-101 do AM3 Porto Santo retraiu para o Montijo...até termos melhores dias.

Confirma-se?

Ainda vamos chegar ao cúmulo de termos aeronaves e não termos tripulações/pilotos...noutras esquadras de voo...
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por dc em Hoje às 11:28:54 pm »
Não creio que a razão seja essa. Até porque o interesse no ST já vem de trás, e, tal como o 6º KC, querem forçar a que a FAP os compre.

O que não é de todo descabido, é um BE vir propor algo estapafúrdio, do género de pagar tal indemnização, com a subida de 2% do PIB para a Defesa.
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Drecas em Hoje às 11:21:40 pm »
Calma, acho que entrar aqui numa de que a compra dos ST é por reparações históricas é ir um bocadinho longe demais

O tópico de reparações nunca se centra neste estilo de compras
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Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Política em Portugal
« Última mensagem por Get_It em Hoje às 11:15:00 pm »
Alguém que faça as contas às dívidas que foram perdoadas aos PALOPs e a quantidade de outros apoios que receberam.

Cumprimentos,
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Get_It em Hoje às 11:12:23 pm »
Haverá dúvidas a esta altura do campeonato das ligações do Marcelo ao Brasil e de todas as negociatas que têm ocorrido? Os últimos comentários por parte dele não têm nada a ver com estar a ficar cheché, são apenas uma tentativa de justificar um negócio que para alguns/muitos tem de acontecer para levarem a sua parte.

Cumprimentos,
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Tecnologia Militar / Re: Veículos não tripulados/controlados remotamente
« Última mensagem por CruzSilva em Hoje às 10:26:10 pm »
POSSÍVEL NOVO TRUNFO PARA A MARINHA ESTADO-UNIDENSE

(Northrop Grumman Manta Ray)

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Portugal / Re: LPM 2023-2034
« Última mensagem por dc em Hoje às 10:23:20 pm »
O dinheiro é da parte de nenhum dos dois, da mesma forma que o EP e a MGP não pagaram um cêntimo pelo KC, nem pela aeronave CAS. É apenas fingimento poético. O NAVPOL será tão ou mais usado pela Protecção Civil do que pelo Exército, e a PC (ou o MAI) também não vai pagar um cêntimo.

Mesmo compartimentando as verbas, cerca de 100 milhões (que eram 150) já dava para alguma coisa. 30 milhões no EP duplicava a verba do programa SHORAD por exemplo, 60 milhões na MGP permitiam reforçar stocks de munições, ou aumentar ligeiramente a verba para os dois AORs, ou canalizar a verba para substituir as VdG.

Para a Marinha, é mais um navio a mamar recursos e guarnição. Uma Marinha que já se vê à rasca para manter o pouco que tem. Mantendo-se o interesse no NAVPOL + o PNM, não se entende para quê os 2 AORs. Com a opção feita por 2 AORs e o PNM, não se entende o porquê de um NAVPOL. Certamente não na conjuntura actual, onde a capacidade de combate continua a ser relegada para 3º plano.

O CAS é uma invenção para comprar o ST. Com os 180 milhões do CAS + os 110 do 6º KC, conseguias substituir os Alpha Jet por um turboprop mais barato (que até podia ser o ST não combatente e em menor número, já que não seria usado para destacamentos), conseguias duplicar ou triplicar a verba dos helis de evacuação, que permitia adquirir mais helis e mais bem equipados (e com capacidade CAS incluída), e ainda sobrava verba, fosse para contribuir para o MLU dos Merlin ou C-295, fosse para armamento para os F-16.

Ter pouco dinheiro já é lixado, agora ter pouco e geri-lo mal, é ainda pior!
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Exército Português / Re: Paradas e Desfiles Militares
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 10:05:54 pm »
Desfile do 25 de Abril 2024


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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por dc em Hoje às 10:05:27 pm »
"Compensações" do colonialismo, escravatura, etc. Com base no comentário de ontem do Marcelo.

STs e 6º KC são 300M€, montante que já ajudaria bastante na modernização de várias frotas como o Merlin, por exemplo.

É pena de facto a Helibras ser subsidiária da Airbus Helicopters, e não da Leonardo Helicopters... ::)

300 milhões não é brincadeira nenhuma!

Com 100 milhões quase que triplicavas a verba dos helicópteros de evacuação, Já os restantes 200 pagavam um substituto a hélice do Alpha Jet, que no mínimo servia de stop gap até uma decisão mais definitiva com um modelo a jacto (e se no futuro se optasse por um a jacto, este a hélice transitava para o lugar dos TB-30), e provavelmente ainda sobrava algum dinheiro.
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Marinha Portuguesa / Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Última mensagem por dc em Hoje às 09:57:30 pm »
O CEMA não há meio de se decidir.

No entanto, pasmem-se, também se podia optar por adquirir 3 Crossover 139 para substituir as VdG (em vez do MLU estapafúrdio e esquecendo de vez o NAVPOL) e mais tarde 2 ASWF, de acordo com o GT.

Mas a política do 8 ou 80 continua, caindo sempre no esquecimento a hipótese intermédia, neste caso com ambos os tipos de navios.
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