Missões para os Fuzileiros... para quando?

  • 46 Respostas
  • 16665 Visualizações
*

Xô Valente

  • Perito
  • **
  • 409
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Dezembro 07, 2008, 08:30:19 pm »
Então, como penso que já foi dito, se não houver pessoal suficiente, poderiam colocar os Fuzileiros a rodar com outra companhia do Exército, como os Comandos ou Paraquedistas.
http://valente-city.myminicity.com/  -  Cria a tua minicidade também.
 

*

Stavares

  • 11
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Dezembro 07, 2008, 08:37:08 pm »
Entao acabe-se com os fuzileiros ou reduza-se o efetivo. Para quê ter o bf2 com 3 companhias? Para fazer exercicios?? Acho que é um desperdicio de dinheiro ter um batalhao para fazer exercicios, mas quem sou eu.
 

*

Ricardo

  • Perito
  • **
  • 359
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Dezembro 07, 2008, 10:46:45 pm »
Meus caros,

O Comando do Corpo Fuzileiros é perfeitamente capaz de apoiar uma Força-tarefa de Fuzileiros de escalão Companhia no estrangeiro, pois tem as mesmas unidades que o Exército, somente têm nomenclaturas diferentes e são proporcionais às necessidades e efectivos dos Fuzileiros.

A título de exemplo, quando os Fuzileiros participaram em missões na Guiné e Timor, contaram sempre com um Elemento de C2 - Comando e Controle (BF2), um Elemento de Manobra (CF), um Elemento de Apoio de Combate (CAF) e um Elemento de Apoio de Serviços em Combate (BF).

Têm ainda capacidade para formar:
- um Destacamento CIMIC;
- um Destacamento HUMINT;
- Secções de ISTAR;
- APCD.

São apetrechados com:
- Secções médicas;
- Secção de Cinotécnia;
- Secções de descontaminação NBQ;
- um Pelotão de Comunicações;
- uma Secção de Guerra Electrónica (ESM / ECM);
- uma unidade FAC (Forward Air Controler);
- elementos SIGINT.
« Última modificação: Dezembro 08, 2008, 11:28:11 am por Ricardo »
 

*

Spine301

  • 5
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #18 em: Dezembro 08, 2008, 11:08:29 am »
Citar
São apetrechados com:
- Secções médicas;
- Secção de Cinotécnia;
- Secções de descontaminação NBQ;
- um Pelotão de Comunicações;
- uma Secção de Guerra Electrónica (ESM / ECM);
- uma unidade FAC (Forward Air Controler);
- elementos SIGINT.


Unidade de FAC???

Têem ido aos cursos da FAP e têem mantido as qualificações?
Posso já estar desactualizado, mas do que me lembro, foram 2 fuzos tirar o curso a Beja em 2005 (salvo erro), acabaram o curso, mas depois não mantiveram as qualificações...

Ou tem havido mais pessoal entretanto a tirar o curso de FAC?
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #19 em: Dezembro 08, 2008, 11:42:35 am »
Stavares escreveu:
Citar
Entao acabe-se com os fuzileiros ou reduza-se o efetivo. Para quê ter o bf2 com 3 companhias? Para fazer exercicios?? Acho que é um desperdicio de dinheiro ter um batalhao para fazer exercicios, mas quem sou eu.

Mas eles foram creados para servir Portugal, ou para andar no estrangeiro? Esse batalhão existe para ser usado quando a Nação precisar dele, éntra em exercícios para estar adestrado, e não para o seu pessoal ser apenas "mercenarizado".
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #20 em: Dezembro 08, 2008, 11:56:22 am »
Citação de: "luis filipe silva"
Mas eles foram creados para servir Portugal, ou para andar no estrangeiro? Esse batalhão existe para ser usado quando a Nação precisar dele, éntra em exercícios para estar adestrado, e não para o seu pessoal ser apenas "mercenarizado".


Exacto, depois da guerra colonial até 1996 não houve missões nenhumas e não foi por isso que os Pára-quedistas, Comandos ou Fuzileiros passaram a ser desnecessários :lol: .
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #21 em: Dezembro 08, 2008, 12:01:27 pm »
Citação de: "Ricardo"
Meus caros,

O Comando do Corpo Fuzileiros é perfeitamente capaz de apoiar uma Força-tarefa de Fuzileiros de escalão Companhia no estrangeiro, pois tem as mesmas unidades que o Exército, somente têm nomenclaturas diferentes e são proporcionais às necessidades e efectivos dos Fuzileiros.


Acredito que possa ser capaz, mas por exemplo a missão da Guiné foi de curta duração e tinham o apoio dos navios, na missão de Timor os Fuzileiros eram completamente autonomos ou estavam apoiados pelas logistica do Exército?
 

*

Dead_Corpse

  • 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #22 em: Dezembro 08, 2008, 08:17:21 pm »
O problema é que por não haver missões, e só se efectuarem exercicios praticamente todos nos mesmos sitios, muitos já foram embora para a vida civil e muitos outros pensam em seguir as suas pisadas porque começam a pensar para que é que andaram 9 meses a bater no duro num curso virado para o combate, para missões de apoio à paz... para depois ficar parado ou a fazer exclusivamente serviço securita e cerimónias... esta situação está sim a  levar a uma progressiva extinção do Corpo de Fuzileiros...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #23 em: Dezembro 09, 2008, 11:37:31 pm »
Citação de: "Dead_Corpse"
O problema é que por não haver missões, e só se efectuarem exercicios praticamente todos nos mesmos sitios, muitos já foram embora para a vida civil e muitos outros pensam em seguir as suas pisadas porque começam a pensar para que é que andaram 9 meses a bater no duro num curso virado para o combate, para missões de apoio à paz... para depois ficar parado ou a fazer exclusivamente serviço securita e cerimónias... esta situação está sim a  levar a uma progressiva extinção do Corpo de Fuzileiros...


Percebo o que você quer dizer, e com a actual politica de voluntário/profissional ainda é pior porque os jovens vão preferir ir para as tropas especiais do Exército porque ai tem mais hipoteses de ir a missões do que no Corpo de Fuzileiros.

Mas a verdade é que os Fuzileiros apareceram para fazer missões do âmbito da Marinha (defesa das instalações navais, operações anfíbias, abordagem a navios, etc) e não missões do àmbito do Exército.

Já estou a imaginar o pessoal do Exército a falar em duplicação de meios e etc, que para essas missões terrestres existe um ramo das forças armadas proprio para essas funções que é o Exército e não a Marinha ou o Corpo de Fuzileiros.

Para concluir faço uma pergunta.

O que é um Fuzileiro?
É um marinheiro ou é um soldado?
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #24 em: Dezembro 09, 2008, 11:39:40 pm »
Sã diferentes  :wink:
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

Dead_Corpse

  • 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #25 em: Dezembro 09, 2008, 11:55:01 pm »
Então o que fazem os Royal Marines no Afeganistão se também são uma força anfibia? os Fuzileiros são nada mais do que a projecção da força da Marinha em terra e grande parte do trabalho dos Fuzileiros é feito em terra como se fosse uma unidade de exercito com operações terrestres, àreas edificadas, pelotões anti-carro, morteiros, reconhecimento... a componente operacional dos Fuzileiros, o Batalhão Ligeiro de Desembarque está organizado para combate terrestre. Com a particularidade de PODEREM ser inseridos através de plataformas maritimas. poderem porque não é uma obrigatoriedade, tal como os paraquedistas não têm de saltar de nenhum avião para irem para as missões em que estão neste momento. A nula utilização que  temos vindo a ter é que levando à  completa desmotivação do pessoal interveniente.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #26 em: Dezembro 10, 2008, 09:36:39 am »
Citação de: "Dead_Corpse"
Então o que fazem os Royal Marines no Afeganistão se também são uma força anfibia?


É verdade, mas os Royal Marines estão inseridos numa Brigada conjunta Royal Marines/Exército Britânico, talvez por isso eles tenham mais facilidade a ir a essas operações.
 

*

Dead_Corpse

  • 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #27 em: Dezembro 10, 2008, 10:51:37 am »
Quando me referi aos Royal Marines estava a referirme ao trabalho e ao "modus operandi" destes. A real questão está no desperdicio de recursos económicos e logisticos e da desmotivação do pessoal que cada vez aumenta mais. Para além de a situação de não haver missões faz com que cada vez menos haja mancebos a concorrer aos fuzileiros, preferindo outras forças... "Para quê andar a arranhar aqui tanto tempo se depois vou ficar parado, enquanto no sitio Y tenho oportunidade de ir para fora." Estamos a chegar a um ponto critico de falta de pessoal no Corpo de Fuzileiros.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #28 em: Dezembro 10, 2008, 11:52:05 am »
Citação de: "Dead_Corpse"
Quando me referi aos Royal Marines estava a referirme ao trabalho e ao "modus operandi" destes.

Percebi :wink: .

Citar
A real questão está no desperdicio de recursos económicos e logisticos

Eu aqui não concordo com a sua opinião pois os Fuzileiros tem sempre as missões da Marinha, por isso não podem ser considerados desperdicio por não irem a missões.

Citar
...e da desmotivação do pessoal que cada vez aumenta mais. Para além de a situação de não haver missões faz com que cada vez menos haja mancebos a concorrer aos fuzileiros, preferindo outras forças... "Para quê andar a arranhar aqui tanto tempo se depois vou ficar parado, enquanto no sitio Y tenho oportunidade de ir para fora." Estamos a chegar a um ponto critico de falta de pessoal no Corpo de Fuzileiros.


Aqui já concordo, como actualmente as forças armadas são forças de voluntários/profissionais, os jovens vão escolher as forças que lhes deem melhores condições de ir a missões, de ficar no quadro permanente, etc.
 

*

Dead_Corpse

  • 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #29 em: Dezembro 10, 2008, 12:57:00 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Dead_Corpse"
Quando me referi aos Royal Marines estava a referirme ao trabalho e ao "modus operandi" destes.

Percebi :wink: .

Citar
A real questão está no desperdicio de recursos económicos e logisticos

Eu aqui não concordo com a sua opinião pois os Fuzileiros tem sempre as missões da Marinha, por isso não podem ser considerados desperdicio por não irem a missões.

Citar
...e da desmotivação do pessoal que cada vez aumenta mais. Para além de a situação de não haver missões faz com que cada vez menos haja mancebos a concorrer aos fuzileiros, preferindo outras forças... "Para quê andar a arranhar aqui tanto tempo se depois vou ficar parado, enquanto no sitio Y tenho oportunidade de ir para fora." Estamos a chegar a um ponto critico de falta de pessoal no Corpo de Fuzileiros.

Aqui já concordo, como actualmente as forças armadas são forças de voluntários/profissionais, os jovens vão escolher as forças que lhes deem melhores condições de ir a missões, de ficar no quadro permanente, etc.


A que missões se está a referir? Guardar instalações e participar em cerimónias protoculares... estas são as missões que a Marinha tem para os Fuzileiros. Para quê então gastar cerca de 5000€ se não estou em erro a preparar um combatente se este só vai para a parada e fica a fazer serviço de securita??