Radar de busca de superfície: Scanter 6000 (o melhor do mercado e os camiões Iveco da GNR/BF do sistema de vigilância da costa têm idênticos, embora de uma geração anterior)
Sistema EO: SeaFLIR 280HD (é um sistema de última geração acessível e com grande capacidade)
Canhão de 30mm Marlin (a marinha de Malta e uma série de guardas costeiras de países pequenos o têm é porque não deve ser assim nenhuma coisa transcendente).
O canhão é mais fácil de entender para um leigo... mas podem, pf, explicar o que se ganhava (ou o que não se consegue fazer) com este radar / EO e com o que vamos ter instalado? Que capacidades não temos?
Já agora, os NPO têm alguma capacidade de patrulha SIGINT? O que seria necessário?
LM
Radares Terma Scanter
https://www.terma.com/security-surveillance/radar-systems/naval-radar-surveillance/Sistema FLIR
http://www.flir.com/surveillance/display/?id=64523Para as missões de policiamento das águas territoriais, missões de busca e salvamento, vigilância discreta de embarcações, os equipamentos terão as seguintes vantagens:
Radar Scanter: Pertence à família dos radares LPI (low probability of intercept) e basicamente permite com um muito baixo valor de potência de emissão de sinal fazer a localização dos alvos. A vantagem disto é o alvo localizado poder nem sequer se aperceber que está ser vigiado, imaginemos um radar de controle de velocidade na autoestrada mas que o detector que algumas pessoas põem no carro não conseguia reconhecer. No caso particular desta família de radares também tem uma resolução para apanhar um bote de borracha com uma pessoa a bordo ou uma balsa salva vidas a uma distância de vários km. Para os Tejo não interessa tanto mas também tem capacidade de identificar alvos a voar a baixa altitude, permitindo a direcção de helicópteros.
Sistema FLIR: Permite a pesquisa de um alvo pela sua radiação térmica, seja um navio, um náufrago na água ou outro objecto, e no caso deste equipamento, penso que também permite fazer a pesquisa automática por sectores até encontrar um alvo, em condições de visibilidade fraca ou praticamente nula. Actualmente praticamente todos os aviões, helicópteros e embarcações SAR têm um sistema destes por motivos óbvios.
O equipamento do TEJO está descrito sumariamente na revista da marinha
http://www.revistademarinha.com/index.php?option=com_content&view=article&id=3605:ih-distinguido-em-concurso-internacional&catid=101:actualidade-nacional&Itemid=290 e parece que a embarcação custou 6MILHÕES a arranjar
Como apenas se diz que têm dois radares Kelvin Hughes Banda I e um sistema electro-óptico, a única coisa que se pode fazer é adivinhar, mas tendo em conta que eu pelo menos não consegui encontrar qualquer referência nos contractos públicos à aquisição de radares para a Classe Tejo
http://www.base.gov.pt/Base/pt/ResultadosPesquisa?type=contratos&query=texto%3DCLASSE%2BTEJO%26tipo%3D0%26tipocontrato%3D0%26cpv%3D%26numeroanuncio%3D%26aqinfo%3D%26adjudicante%3D%26adjudicataria%3D%26desdeprecocontrato_false%3D%26desdeprecocontrato%3D%26ateprecocontrato_false%3D%26ateprecocontrato%3D%26desdedatacontrato%3D%26atedatacontrato%3D%26desdedatapublicacao%3D%26atedatapublicacao%3D%26desdeprazoexecucao%3D%26ateprazoexecucao%3D%26desdedatafecho%3D%26atedatafecho%3D%26desdeprecoefectivo_false%3D%26desdeprecoefectivo%3D%26ateprecoefectivo_false%3D%26ateprecoefectivo%3D%26pais%3D0%26distrito%3D0%26concelho%3D0e que o único contracto que não aparecia nesta lista era o de aquisição das embarcações
http://publicos.pt/contrato/id1927886, parte-se do principio que foram buscar os radares Kelvin Hugues 1007 aos Cacines abatidos ao serviço. Este radar nas suas várias versões era um bom equipamento à cerca de 20 anos.
https://www.forecastinternational.com/archive/disp_old_pdf.cfm?ARC_ID=1828Quanto ao equipamento electro-óptico se fôr o que aparece com a referência DPA080 e com o valor de 58600,00€ mesmo considerando que é o valor de um único equipamento o melhor que se deve conseguir arranjar será algo deste género:
http://www.nautiradar.pt/pt/products/raymarine/camara-de-visao-termica-dupla-t473sc-com-giro-estabilizadoro que até poderia ser uma boa solução mas para instalar numa lancha salva-vidas ou semi-rigido do ISN.
Em relação às capacidades SIGINT do NPO espero que alguém melhor informado e com melhor capacidade de síntese saiba a resposta.
Cumprimentos