Missão militar portuguesa no Afeganistão

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raphael

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Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1755 em: Março 28, 2018, 04:09:55 pm »
Até ao dia em que precisares deles para uma missão sem apoio dos aliados. Mas para isso é que serve o Uber.

Traduz la uma missão no exterior de Portugal, onde exista ameaça IED onde não existam outras forças amigas (NATO/UE/....) e que tenhamos de suportar tudo logisticamente...
Um abraço
Raphael
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Stalker79

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Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1756 em: Março 28, 2018, 05:21:04 pm »
Até ao dia em que precisares deles para uma missão sem apoio dos aliados. Mas para isso é que serve o Uber.

Traduz la uma missão no exterior de Portugal, onde exista ameaça IED onde não existam outras forças amigas (NATO/UE/....) e que tenhamos de suportar tudo logisticamente...


Pode ser por exemplo uma situação militar num PALOP onde seja preciso a intervenção dos militares nem que seja para evacuação dos portugueses.
Nem NATO´s nem UE´s querem saber disso pra nada nem lhes interessa.
 :P
 
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Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1757 em: Março 28, 2018, 06:33:16 pm »
Nem mais. Tiraste-me as palavras da boca, Stalker79. Para além da possibilidade de que, mesmo numa missão NATO/UE/ONU, possa  não haver disponibilidade de meios aliados para emprestar.
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raphael

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Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1758 em: Março 28, 2018, 06:44:46 pm »
Até ao dia em que precisares deles para uma missão sem apoio dos aliados. Mas para isso é que serve o Uber.

Traduz la uma missão no exterior de Portugal, onde exista ameaça IED onde não existam outras forças amigas (NATO/UE/....) e que tenhamos de suportar tudo logisticamente...


Pode ser por exemplo uma situação militar num PALOP onde seja preciso a intervenção dos militares nem que seja para evacuação dos portugueses.
Nem NATO´s nem UE´s querem saber disso pra nada nem lhes interessa.
 :P

Ok e que meio leva esses veiculos até lá?
Vocês têm a percepção que sozinhos pouco fazemos...o que fazemos fazemos bem, no entanto, existem dificuldades estruturais que não nos permitem fazer mais.

Numa evacuação de portugueses nos PALOP....um MRAP de pouco serve, mas ok, percebe-se a ideia.
E a Nato é a nossa Uber...nem um NAVPOL temos para poder destacar meios.
Um abraço
Raphael
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Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1759 em: Março 28, 2018, 06:54:53 pm »
Sempre percebi o querias dizer, mas o maior factor é sempre a falta de vontade política e não a falta de missões. Os países pequenitos do Leste não tiveram problemas em absorver esse tipo de veículos e também não dispõem de LPD's, nem de capacidade de transporte aéreo estratégico. Por cá, nem a PSP pôde adquirir uns meros veículos blindados que caiu logo o Carmo e a Trindade. Mas, no futuro,  com os 390 (que segundo os manos brasileiros transporta tudo e mais alguma coisa), vamos ter capacidades quase infinitas de mover equipamento por esse mundo fora.
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Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1760 em: Março 28, 2018, 10:33:17 pm »
Uma questão que agora surgiu-me. A viatura Turca não ultrapassa e muito o peso permitido? Não era 9000kg de peso máximo?

Sim, o valor máximo permitido era 9000kg, segundo a resposta dada na pergunta nº4 do documento anexo:

https://eportal.nspa.nato.int/eProcurement/DownloadFile.aspx?id=%2fuploadpublicfolder%2feProcurementRFPAttachments%2fDWI17001__RFP%5c16052017_DWI17001_VTLB+Clarification+Questions+and+Answers_ISSUE+3_OSC.pdf

Suspeito que o fornecedor que fez essa pergunta terá sido o pessoal da Renault Defence pois o peso para que eles apontavam (11500kg) parece-se muito com o do Sherpa.

Cumprimentos,

 

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tenente

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Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1761 em: Março 28, 2018, 11:47:32 pm »
Sempre percebi o querias dizer, mas o maior factor é sempre a falta de vontade política e não a falta de missões. Os países pequenitos do Leste não tiveram problemas em absorver esse tipo de veículos e também não dispõem de LPD's, nem de capacidade de transporte aéreo estratégico. Por cá, nem a PSP pôde adquirir uns meros veículos blindados que caiu logo o Carmo e a Trindade. Mas, no futuro,  com os 390 (que segundo os manos brasileiros transporta tudo e mais alguma coisa), vamos ter capacidades quase infinitas de mover equipamento por esse mundo fora.

Estaremos cá para ver o que de bom vamos adquirir é o que é !!!
Em termos de payload/raio de acção nada de grandes melhorias no Inventário da FAP para as bandas do substituto dos C's !
Nada tenho contra os 390 apenas acho que deveríamos comprar um numero menor, diria apenas 03, e adquirirmos duas aeronaves de maior capacidade, cerca de 40/60 tons de payload, e aí sim ficavamos com já alguma capacidade estratégica de transporte.



https://en.wikipedia.org/wiki/Boeing_C-17_Globemaster_III

Abraços
« Última modificação: Março 28, 2018, 11:52:26 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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mafets

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Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1762 em: Março 29, 2018, 09:58:05 am »
Sempre percebi o querias dizer, mas o maior factor é sempre a falta de vontade política e não a falta de missões. Os países pequenitos do Leste não tiveram problemas em absorver esse tipo de veículos e também não dispõem de LPD's, nem de capacidade de transporte aéreo estratégico. Por cá, nem a PSP pôde adquirir uns meros veículos blindados que caiu logo o Carmo e a Trindade. Mas, no futuro,  com os 390 (que segundo os manos brasileiros transporta tudo e mais alguma coisa), vamos ter capacidades quase infinitas de mover equipamento por esse mundo fora.

Estaremos cá para ver o que de bom vamos adquirir é o que é !!!
Em termos de payload/raio de acção nada de grandes melhorias no Inventário da FAP para as bandas do substituto dos C's !
Nada tenho contra os 390 apenas acho que deveríamos comprar um numero menor, diria apenas 03, e adquirirmos duas aeronaves de maior capacidade, cerca de 40/60 tons de payload, e aí sim ficavamos com já alguma capacidade estratégica de transporte.



https://en.wikipedia.org/wiki/Boeing_C-17_Globemaster_III

Abraços

Cá alugam-se Antonov (ficam mais para os bancos e outras negociatas) ...  ;D :P


Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1763 em: Março 29, 2018, 10:25:48 am »
Uma questão que agora surgiu-me. A viatura Turca não ultrapassa e muito o peso permitido? Não era 9000kg de peso máximo?

Sim, o valor máximo permitido era 9000kg, segundo a resposta dada na pergunta nº4 do documento anexo:

https://eportal.nspa.nato.int/eProcurement/DownloadFile.aspx?id=%2fuploadpublicfolder%2feProcurementRFPAttachments%2fDWI17001__RFP%5c16052017_DWI17001_VTLB+Clarification+Questions+and+Answers_ISSUE+3_OSC.pdf

Suspeito que o fornecedor que fez essa pergunta terá sido o pessoal da Renault Defence pois o peso para que eles apontavam (11500kg) parece-se muito com o do Sherpa.

Cumprimentos,

Então não estou a perceber, a viatura Turca tem o dobro do peso. ???
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1764 em: Março 29, 2018, 11:03:13 am »
Não estás a perceber o quê?
O escolhido será o VAMTAC ST5...o turco está lá só para não dizerem que é ajuste direto....e chumbando no critério peso, ninguém vai reclamar.... negócios....
Um abraço
Raphael
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Cabeça de Martelo

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Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1765 em: Março 29, 2018, 12:17:31 pm »
Negociatas...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1766 em: Setembro 24, 2018, 05:25:05 pm »




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Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1768 em: Setembro 24, 2018, 08:21:25 pm »
El Ejercito Español que tiene bastantes Vamtac en su inventario, en misiones exteriores donde hay riesgo de amenazas IED emplea otro tipo de vehículos, como los RG-31 Mk5E (http://www.ejercito.mde.es/materiales/Armamento_pesado_veh_combate/RG31.html), el MLV italiano (http://www.ejercito.mde.es/materiales/Armamento_pesado_veh_combate/MLV.html) o incluso el Husky 2G (http://www.ejercito.mde.es/materiales/Vehiculos_ingenieros/husky.html).

Incluso en su página Web incluye a los Vantac en la clasificación generalista de "Vehículos", mientras que los RG-31 y los MLV los clasifica como "vehículos de combate".

Creo que cada carro es para una necesidad diferente y que a la cabeza de un convoy siempre será mejor llevar un vehículo capaz de soportar una explosión en sus bajos.

 

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Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1769 em: Setembro 25, 2018, 03:30:59 am »
Ainda hoje não entendo porque o Exército Português desperdiçou a oportunidade de receber algumas dessas viaturas, pagando somente o custo de transporte do Afeganistão para Portugal.
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