Continuo a dizer que são as minhas favoritas... não são navios ASW de primeira linha, embora os motores possam ser montados em amortecedores e possa levar sonare rebocados e de profundidade variável, mas equipadas com APAR 2, SMART-L, 32 células VLS e dois SeaRAM no lugar onde estão as 40 mm, seriam fragatas AAW tremendas. Se as versões despidas da RN custam 450M€, esta configuração AAW nunca deveria ficar por mais de 600 M€... não há melhore relação preço-qualidade no mercado...
Mesmo para ASW, tomando as tais medidas de melhoria da assinatura acústica, substituindo o APAR 2 por um Thales NS 200, eliminando o SMART-L, adicionando VDS, TAS e tubos de torpedos ligeiros e reduzindo o número de células VLS para 8 (suficiente para 4xVLA e 16xESSM 2, embora 16 células fosse preferível) seriam excelntes plataformas, e deveriam ficar aí por uns 500M€... as Meko A-200 também fariam o mesmo, pelo mesmo preço, mas esta opção por uma frota “all-AH140” teria vantagens logísticas e de manutenção óbvias...