O SNS está defunto e não sabe. Sem Médicos, sem Enfermeiros e com os poucos que ainda há a sair para o privado quero ver como é que o serviço aguenta.
O SNS continua a existir, com todos os seus problemas e com o agudizar de um dos seus pontos fracos desde há alguns anos, o relacionado com as maternidades e serviços agregados.
A autentica Mafia dos serviços de saúde privados continuará a fazer o seu serviço e a gastar milhares de milhões de Euros para seguir mantendo a estrutura dos hospitais privados, por meios legais e ilegais ou se não ilegais, pelo menos imorais, até que tenha destruido o serviço nacional de saúde.
Até ao momento, com o apoio do partido criado de proposito para apoiar a Mafia, a campanha continua, mas não é só com a chamada Iniciativa Liberal, uma espécie de CHEGA mais betinho que a coisa vai andando.
Os métodos são vários...
Começam pelas pessoas que têm sistemas privados de saude mais baratos.
Os testes e exames que eles fazem metem impressão em termos de quantidade.
Os hospitais privados fazem baterias de mais de vinte exames a algumas pessoas que chegam ao hospital com uma dor de estomago (falo de familiar meu, no Hospital da Luz) depois de fazerem exames desde as unhas até à cor dos olhos, concluem que a pessoa tem uma doença qualquer, mas que como não está completamente coberto pelo programa de seguro que a pessoa tem, então é melhor dirigi-la para os hospitais públicos.
Entre as golpadas deste grupo de malfeitores, está a transformação dos hospitais numa gigantesca rede destinada a produzir exames médicos, que depois resultam no envio dos doentes - feitos os exames - para os hospitais publicos.
No caso a que faço referência, a pessoa só paga 10% do custo dos exames, uma bagatela, não fossem alguns desses exames custar na tabela do hospital de 75.00 a 100.00 Euros cada um. Só se paga 10%, o seguro é uma grande ajuda...
Até que vamos perguntar quanto é que custa numa clinica não ligada ao hospital, que nos diz que o exame que o hospital privado vendeu a 80 Euros, com 90% de desconto, e que nos custou 8.00 Euros, custa na realidade €7.50 na clínica.
Com 90% de desconto, acabamos a pagar ligeiramente mais que se fossemos fazer o exame noutro lugar.
Não conheço ninguém que tenha seguros de saúde, que não tenha histórias deste tipo para contar...