KC-390 na FAP

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tenente

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1185 em: Fevereiro 19, 2021, 11:00:18 pm »
Nós vamos ter A-400M, mas agora não é o melhor momento.

Quando a Itália(e nós no boleia) saiu o projecto este esteve para morrer, o que o salvou foi as encomendas extras dos países que faziam parte da industria que construiu o A-400.
Neste momento a França, Alemanha e Espanha tem encomendas a mais.

Vai aparecer um bom negocio para nós nem que seja em co-ownership/lease. ;)

eu sei que vamos.......não sei bem é quando ::) ::) !!!!

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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typhonman

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1186 em: Fevereiro 19, 2021, 11:01:38 pm »
Nós vamos ter A-400M, mas agora não é o melhor momento.

Quando a Itália(e nós no boleia) saiu o projecto este esteve para morrer, o que o salvou foi as encomendas extras dos países que faziam parte da industria que construiu o A-400.
Neste momento a França, Alemanha e Espanha tem encomendas a mais.

Vai aparecer um bom negocio para nós nem que seja em co-ownership/lease. ;)

eu sei que vamos.......não sei bem é quando ::) ::) !!!!




deixem o pó aahahah
 

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tenente

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1187 em: Fevereiro 19, 2021, 11:12:23 pm »
Nós vamos ter A-400M, mas agora não é o melhor momento.

Quando a Itália(e nós no boleia) saiu o projecto este esteve para morrer, o que o salvou foi as encomendas extras dos países que faziam parte da industria que construiu o A-400.
Neste momento a França, Alemanha e Espanha tem encomendas a mais.

Vai aparecer um bom negocio para nós nem que seja em co-ownership/lease. ;)

eu sei que vamos.......não sei bem é quando ::) ::) !!!!


deixem o pó aahahah

Dia de S. Nunca á tarde e não vai ser em dia de todos os Santos !!!! ;)

Abraços
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1188 em: Fevereiro 19, 2021, 11:26:21 pm »
Claro que há almoços grátis! Basta ver as abébias que a FAP dá à Airbus, no que diz respeito ao C295 e aos testes MRTT/F-16. Quais os benefícios para a FAP e o Estado português? Se ninguém sabe é porque são almoços grátis — frase de origem obscura, popularizada por economistas libertários que são contra a intervenção estatal, excepto quando é para benefício próprio.

Era uma vez uns ministros, 3 ou 4 segundo consta, que foram receber recentemente a Figo Maduro (de mão estendida) uns quantos médicos e enfermeiros militares dum país europeu de língua bárbara, e que tantas chatices deu ao mundo no passado séc.XX. Maravilhados por estarem perante tão imponente e bela besta de carga na placa do AT1, indagaram/perguntaram mais tarde ao primeiro de todos os ministros porque é que Portugal não disponha duma capacidade idêntica na sua Força Aérea, atrapalhada que esteve na semana anterior, por exemplo, a transferência de doentes críticos do Continente para a Madeira devido a estar apenas 1 único C-130H operacional (o outro estava avariado, e os restantes 2 C-130H-30 permanecem na OGMA a terminar a "modernizaçãozinha"). Segundo as mosquinhas da fruta que estavam presentes nas paredes e tecto do espaço onde decorreu essa sessão do Conselho de Ministros, parece que o primeiro dos ministros se virou para o "inglês" da Defesa e lhe perguntou directamente se seria muito dispendioso dispôr dessa mesma capacidade, ao que o Titi terá respondido que sim, mas que iria informar-se melhor. Pois...

E como o Inferno está cheio de boas intenções, muito provavelmente foi somente uma emoção ligada àquele momento, que nada de prático ou tangível deverá trazer. Apesar desta pandemia demonstrar que umas Forças Armadas bem equipadas e flexíveis podem ser fulcrais no apoio a populações e entidades, tanto a nível nacional como internacional, é (muito) pouco provável que isto se venha a traduzir em encomendas de A400M ou mesmo A330 MRTT, continuando a ser encarado o (K)C-390 como a solução para todos os nossos problemas.  ::)

CG, o que eu digo é apenas isto, esta compra dos 390, por quase uma milena que começou agora, a ser paga, vai atrasar uns bons anos uma qq aquisição de meios para a FAP que envolva uma quantia muito avultada, na ordem de mais de mil milhões, assim tipo F35, não só pelo valor em si mas porque os outros Ramos também tem necessidades de renovar os seus equipamentos, especialmente a Marinha, com as Fragatas, o AOR, os patrulhas Costeiros, as LF, o NPL D. Sebastião, o CF com o seu armamento e viaturas.
Os custos para solucionar as lacunas do Exército apesar de tudo são de menor valor, mas prendem-se com a exiguidade do seu efectivo de Praças, com  a aquisição do sistema, SHORAD, substituição da frota M113, o novo material de Artilharia de campanha para a BrigInt, o reforço da frota ST5, e a aquisição de viaturas tácticas, e fico-me por apenas estas lacunas.

Este acumular de limitações operacionais, e o atraso na sua solução, empurrando tudo, para a década de 30, apenas vai agravar, ou mesmo impossibilitar a sua resolução, obrigando á perda de algumas capacidades.
Numa Nação onde a Defesa Nacional é encarada ligeiramente por quem a devia encarar seria e responsavelmente, e onde os orçamentos de defesa, além de muito curtos, nunca são cumpridos na integra, não se entende como de uma penada se alocam mais de 900 milhões, 1/3 de um orçamento anual de Defesa[/b], na compra de cinco aeronaves de transporte, quando só na FAP essa quantia permitia ter comprado alguns, diria 03, KC390, substituir os A-jet, comprar os Helis EvaKuativos, e ainda fazer o MLU aos 101!

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 19, 2021, 11:32:29 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1189 em: Fevereiro 19, 2021, 11:27:26 pm »
Claro que há almoços grátis! Basta ver as abébias que a FAP dá à Airbus, no que diz respeito ao C295 e aos testes MRTT/F-16. Quais os benefícios para a FAP e o Estado português? Se ninguém sabe é porque são almoços grátis — frase de origem obscura, popularizada por economistas libertários que são contra a intervenção estatal, excepto quando é para benefício próprio.

Os F-16 é fácil. Mantém os pilotos certificados em Reabastecimento aéreo de graça pois caso contrário temos que pedir (pagar) à USAF que de vez em quando disponibilize um KC135 que faça uns voos do Reino Unido até cá.

Os C295 não sei, mas de certeza haverá contrapartidas.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1190 em: Fevereiro 20, 2021, 10:41:24 pm »
Está aqui a ida ao Alaska:


O KC-390 Millennium no frio do Alasca
Por Redação Tecnologia & Defesa -
fev 12, 2021



A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer iniciaram, no dia 08 de fevereiro, os ensaios de frio extremo, conhecido como Cold Soak, da aeronave KC-390 Millennium, com o FAB 2855, que participou do Exercício Operacional Culminating, no estado do Alasca, Estados Unidos da América (EUA). A missão tem como foco verificar a integração de todos os subsistemas e a robustez do novo cargueiro da FAB em ambiente hostil, com condições de temperatura extremamente baixas.

A atividade é gerenciada pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e conta com representantes do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), engenheiros de ensaio do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) e integrantes da Embraer. Já a operação da aeronave teve o apoio de tripulação do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), o “Esquadrão Zeus”.

Diferentemente de uma qualificação ambiental quanto a componente, o ensaio de Cold Soak tem por objetivo investigar, no quesito sistema, o efeito da exposição da aeronave a temperaturas extremamente baixas, por um intervalo de tempo considerável em solo, situação na qual a falha de sistemas pode levar a eventos de Dificuldades em Serviço, nas quais a aeronave fique sem condições de operação.

O início da atividade se deu com a chegada do KC-390 à cidade de Jacksonville (FL), no dia 08 de fevereiro, onde a equipe especializada da Embraer e da FAB, entre engenheiros, técnicos e tripulantes se reuniram. No mesmo dia, a aeronave decolou para Moses Lake (WA) para realizar o primeiro trajeto do traslado para Fairbanks (AK). Vale notar que essa etapa teve duração de 6h28min, que representa o maior tempo de voo operacional do KC-390, em percurso único, já realizado e explicita a autonomia e o alcance da aeronave, fatores essenciais para o cumprimento da missão de transporte aéreo logístico.

Já em Fairbanks, a aeronave foi exposta, por um longo período, a um ambiente climático favorável aos testes, atingindo um pico de -37,8°C com sensação térmica de – 47,8°C. Após o tempo de exposição requisitado, foram conduzidos cheques operacionais da aeronave para verificar a correta funcionalidade de diversos sistemas, tais como: aviônicos, elétrico, hidráulico, controles de voo, combustível, motores, Auxiliary Power Unit (APU) e radar.

O tenente-coronel aviador Carlos Vagner Ottone Veiga, do Esquadrão Zeus, está na missão e destacou a importância dos testes. “Os resultados dos testes serão importantes para seguir com a certificação da aeronave nesta condição, um grande passo para que as missões do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) com o KC-390 possam ocorrer em um futuro próximo. Cabe ressaltar que o Esquadrão alcançou a marca de voo mais longo com essa aeronave, no trecho entre Jacksonville e Moses Lake, evidenciando a enorme capacidade desse vetor”, explicou.

Para o tenente-coronel engenheiro Emerson Gonçalves de Souza, da COPAC, que também faz parte da equipe, o ensaio Cold Soak é mais um passo na certificação da aeronave. “A realização do ensaio representa um marco importante no processo de desenvolvimento e certificação militar da aeronave KC-390, que visa garantir que esse importante vetor da Força Aérea estará apto a operar eficientemente em condições de baixa temperatura, atendendo aos requisitos estabelecidos pela Força Aérea para seu emprego”, disse.

Devido à exposição ao extremo frio, os cheques ocorreram de forma cadenciada e minuciosa, a fim de garantir a segurança da equipe de ensaios e a qualidade dos resultados obtidos. A longa jornada de testes permitiu a coleta de dados diversos que serão utilizados para comprovar a robustez da aeronave, bem como para o aprimoramento e maturação dos sistemas avaliados.

“Foi uma grande alegria para o time de engenheiros e mecânicos da Embraer observar o resultado de anos de desenvolvimento. A aeronave operou muito bem e, com o resultado do ensaio, poderemos aumentar a segurança e a eficiência quando o KC-390 operar em baixas temperaturas”, comentou o engenheiro da Embraer Guilherme Moreschi Valente dos Santos.

O sucesso da missão foi um passo fundamental para prosseguir na certificação da aeronave KC-390 Millennium, garantindo a integração dos sistemas, a robustez e a segurança em todo o envelope operacional. Destaca-se, ainda, que tais características auxiliarão no cumprimento das missões estratégicas do PROANTAR.

Fonte: COPAC e IPEV
Fotos: Tenente-Coronel Emerson/COPAC

https://tecnodefesa.com.br/o-kc-390-millennium-no-frio-do-alasca/?fbclid=IwAR0-f7JKwNgMUN9qkozsKX4Ili8HZAR_6aP35RIF_-JlG5bswNI_C1C8h6w

« Última modificação: Fevereiro 20, 2021, 10:42:16 pm por oi661114 »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1191 em: Abril 02, 2021, 12:00:39 am »

Então ninguém comenta o "cá-cê" a reabastecer outro em voo?

A aeronave que deve ter sido adquirida pela FAP deve ser mais básica, sem esta capacidade. Presumo. Posso estar enganado.
« Última modificação: Abril 02, 2021, 12:56:43 am por Major Alvega »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1192 em: Abril 02, 2021, 07:24:20 am »

Então ninguém comenta o "cá-cê" a reabastecer outro em voo?

A aeronave que deve ter sido adquirida pela FAP deve ser mais básica, sem esta capacidade. Presumo. Posso estar enganado.

Não me digas que um desses dois 390 é dos que vem para a FAP.
Estou mesmo banzado com esta capacidade, operação inédita na Aviação Militar.......
Excelente aquisição vai ser a nossa.

Abraços
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1193 em: Abril 02, 2021, 09:44:04 am »

Então ninguém comenta o "cá-cê" a reabastecer outro em voo?

A aeronave que deve ter sido adquirida pela FAP deve ser mais básica, sem esta capacidade. Presumo. Posso estar enganado.

Espero bem que não. Faz mais sentido ter a versão que pode ser abastecida por Boom.

Reabastecer um avião do tamanho do KC390 por Probe and Drogue não é muito eficaz.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1194 em: Abril 02, 2021, 09:57:31 am »
caros foristas o muito me engano o isto e um tanque externo produzido por cobham ,lider mundial de tanques de combustivel aereo

https://www.cobhammissionsystems.com/air-to-air-refuelling/aircraft-fuel-tanks/
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1195 em: Abril 02, 2021, 10:02:11 am »
caros foristas o muito me engano o isto e um tanque externo produzido por cobham ,lider mundial de tanques de combustivel aereo

https://www.cobhammissionsystems.com/air-to-air-refuelling/aircraft-fuel-tanks/

 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1196 em: Abril 02, 2021, 10:50:22 am »

Então ninguém comenta o "cá-cê" a reabastecer outro em voo?

A aeronave que deve ter sido adquirida pela FAP deve ser mais básica, sem esta capacidade. Presumo. Posso estar enganado.

Isso é a exemplificar o futuro quando for necessário ir mais longe, por exemplo a Moçambique. Saem 2 aeronaves - uma cargueiro, outra cisterna -, a meio do percurso a tanker reabastece a de transporte e depois ruma ali à RCA para meter gasoil, enquanto a outra segue caminho até Maputo com o tanque cheio. Team work do melhor! :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1197 em: Abril 02, 2021, 11:34:52 am »
E gastar o dobro dos recursos ao ser necessário fazer um percurso que, com outra aeronave, seria feito através de voo directo e recorrendo a apenas uma aeronave.  ::)

Pior ainda, é que vamos ter sistemas P&D apenas para reabastecer 5 aeronaves equipadas para isso (4 se deduzirmos que uma delas é a reabastecedora) e aguardando que o KC seja certificado reabastecer os 4 Mk 516.

Em contraste, temos "apenas" 28 aeronaves que podem ser reabastecidas por Flying Boom (F-16), e tanto o substituto "previsível" destes, como dos P-3, abastece através do mesmo método. Percebe-se porque preferia que o dinheiro fosse para o MRTT (que, pasmem-se, pode abastecer outras aeronaves pelos dois métodos).
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1198 em: Abril 02, 2021, 11:42:07 am »
E gastar o dobro dos recursos ao ser necessário fazer um percurso que, com outra aeronave, seria feito através de voo directo e recorrendo a apenas uma aeronave.  ::)

Pior ainda, é que vamos ter sistemas P&D apenas para reabastecer 5 aeronaves equipadas para isso (4 se deduzirmos que uma delas é a reabastecedora) e aguardando que o KC seja certificado reabastecer os 4 Mk 516.

Em contraste, temos "apenas" 28 aeronaves que podem ser reabastecidas por Flying Boom (F-16), e tanto o substituto "previsível" destes, como dos P-3, abastece através do mesmo método. Percebe-se porque preferia que o dinheiro fosse para o MRTT (que, pasmem-se, pode abastecer outras aeronaves pelos dois métodos).

Tu estás a ser optimista, a contar que as aeronaves venham de raíz como KC-390, com sonda de reabastecimento instalada e tanques nas asas; eu, pelo contrário, acho mais que elas virão, pelo menos inicialmente, como C-390 Millennium, com "provisões para a instalação e montagem de sonda de reabastecimento e depósitos subalares", mais ou menos a cantilena habitual como foi nos casos do C-295M e mesmo EH-101 e que depois, como se viu, não deu em absolutamente nada. É que, a bem da verdade, quando elas cá chegarem irão reabastecer quem, os EF-18M espanhóis? ::)
Saudações Aeronáuticas,
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1199 em: Abril 02, 2021, 11:54:09 am »
E gastar o dobro dos recursos ao ser necessário fazer um percurso que, com outra aeronave, seria feito através de voo directo e recorrendo a apenas uma aeronave.  ::)

Pior ainda, é que vamos ter sistemas P&D apenas para reabastecer 5 aeronaves equipadas para isso (4 se deduzirmos que uma delas é a reabastecedora) e aguardando que o KC seja certificado reabastecer os 4 Mk 516.

Em contraste, temos "apenas" 28 aeronaves que podem ser reabastecidas por Flying Boom (F-16), e tanto o substituto "previsível" destes, como dos P-3, abastece através do mesmo método. Percebe-se porque preferia que o dinheiro fosse para o MRTT (que, pasmem-se, pode abastecer outras aeronaves pelos dois métodos).

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