KC-390 na FAP

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1140 em: Fevereiro 12, 2021, 03:36:44 pm »
Vejamos, aqui está uma comparação entre o KC-390 e o Kawasaki C-2, pasmem-se, por um brasileiro:

E aquilo que salta à vista, é o velho argumento que, aquilo que separa o KC do C-2, é o preço, que se "estimava" de 75 milhões do KC vs quase 140 milhões do C-2. Passado uns anos, já todos sabemos que a diferença de preços, não é assim tão acentuada, e que a ~110 milhões unidade, o KC-390 entra na liga das aeronaves ditas de "classe diferente".

Aquela promessa do preço unitário baixo do 390, era muito apelativa, e foi o principal factor que fez Portugal "atirar-se de cabeça" para o projecto, com a ideia claro de fazer parte da construção da aeronave. Se na altura a promessa fossem 110 milhões por avião, os tugas punham-se a milhas.

E no nosso caso, os sistemas defensivos israelitas, não são contratados de parte? É que se são, o custo real unitário do KC ultrapassa os valores acima.
 

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LM

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1141 em: Fevereiro 12, 2021, 03:49:20 pm »
Atenção que os custos de adquirir material militar, talvez ainda mais aviões, é complicado de comparar... o C-2 já teve exportação, sabemos os custos tendo em conta o "pacote" global incluído nos KC-390?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1142 em: Fevereiro 12, 2021, 04:25:17 pm »
Para nós no contrato real, com as variáveis, dividindo os 827 milhões € por 5 aeronaves, cada uma fica a 165 milhões de euros. O nosso programa, convertendo em dólares ao rácio actual, são 1000 milhões de dólares (200 milhões $/aeroanve). Relembro que em 2019 (?) foi necessário renegociar a compra do KC-390, pois o orçamento não dava para os novos preços.

Para comparar o custo dos contratos:
https://br.lexlatin.com/reportagens/embraer-fecha-venda-de-duas-aeronaves-kc-390-para-hungria-por-us-300-milhoes

Ainda acreditam que o KC custa menos de 85 milhões de dólares (principal valor apresentado quando se pesquisa no Google)? É que se custa, então os Húngaros vão pagar só em "extras" o preço de mais 2 aeronaves. Mas no nosso caso é ainda pior, já que ao mesmo valor, de 85 milhões de dólares/aeronave, dá 425 milhões pelos 5, e o programa total custa 1000 milhões de dólares (827 milhões de euros), nós vamos pagar quase 600 milhões em "extras".
 

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mafets

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1143 em: Fevereiro 12, 2021, 04:40:11 pm »
Ó Tikuna, porque é que referes uma aeronave da Ex colónia ??
Estás assim tão complexado ???
não se tem falado por aqui na aquisição de outras aeronaves construidas no Brasil, os e190, os Tucanos para a FAP ??
Não te sintas inferiorizado, os Espanhóis também estiveram a mandar no pessoal durante 60 anos e eu não os levo a mal, se tenho que acusar alguém dessa perda de Independência, são os meus antepassados.

Esquece lá isso rapaz estamos aqui a debater pontos de vista, não vamos entrar em guerra !!!

O KC não serve pelo simples motivo que, em termos de transporte e raio de acção não adiciona nada á FAP, apenas isso, o 390 está no mesmo patamar dos J's e, eu também criticaria a aquisição dos J's pelos mesmo dois motivos, aliás já aqui o escrevi por várias vezes !!

Abraços
Meu caro, eu te entendo perfeitamente, mas a frota de 5 KC-390 para vocês seria o MÍNIMO que a FAP operaria. Um país tão longo e com tantos interesses quanto o seu deveria ter uma frota dessa e ao menos 2 dos A400 e entrar no programa da OTAM de aeronaves de REVO compartilhadas. Mas falando sobre aeronaves de transporte médio, atendem sua necessidade e muito!

Ou estou muito errado?

Se v.exma perceber de aeronáutica como percebe de necessidades da FAP está tudo lixado. Pelos vistos nem sabe onde estão os militares portugueses nem se dá ao trabalho de tentar perceber. Já agora a também não deve imaginar a distância Lisboa-Ponta Delgada- Funchal. Quanto ao resto, estou pouco me borrifando para se Portugal compra Chinês, Japonês, Coreano, Russo ou Brasileiro, desde que seja bom. E até agora não faço a mínima ideia se o Kc é bom ou não pois só está recentemente em serviço na FAB e faltam certificações (algo que parece ser difícil de entender nesse lado do atlântico, já que cada vez que compram ou fabricam um avião, é logo o melhor do Mundo, Universo e arredores). Por último, também sei ser irónico a propósito do Kc390: Já está certificado para rallys...  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



Cumprimentos  c56x1 c56x1

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1144 em: Fevereiro 14, 2021, 01:29:09 am »
Vocês invocaram e insistiram tanto essa semana que o A-400M acabou encontrando o KC-390 no Alaska.



https://www.aereo.jor.br/2021/02/13/foto-kc-390-e-a400m-se-encontram-nos-estados-unidos/




 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1145 em: Fevereiro 14, 2021, 05:22:50 pm »
Vocês invocaram e insistiram tanto essa semana que o A-400M acabou encontrando o KC-390 no Alaska.



https://www.aereo.jor.br/2021/02/13/foto-kc-390-e-a400m-se-encontram-nos-estados-unidos/

Falta o C-17 para a escadinha. :mrgreen:
« Última modificação: Fevereiro 14, 2021, 05:23:04 pm por oi661114 »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1146 em: Fevereiro 15, 2021, 05:07:40 pm »
Vocês invocaram e insistiram tanto essa semana que o A-400M acabou encontrando o KC-390 no Alaska.



https://www.aereo.jor.br/2021/02/13/foto-kc-390-e-a400m-se-encontram-nos-estados-unidos/

Falta o C-17 para a escadinha. :mrgreen:

Falando em C-17 talvez tenhamos alguma foto ao lado dele nessa semana. Ele está na Joint Base Andrews, em Washington D.C. após cumprir a missão na operação Culminating.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1147 em: Fevereiro 15, 2021, 10:26:11 pm »
Primeiro o Alaska era o continente gelado e agora mudou-se para Minneapolis. Não conseguem atinar com a geografia.
Talent de ne rien faire
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1148 em: Fevereiro 16, 2021, 10:58:10 am »
Primeiro o Alaska era o continente gelado e agora mudou-se para Minneapolis. Não conseguem atinar com a geografia.

Outra falta boa vontade. Eu disse em meu post que a FAB estava se preparando no Alaska para as operações no continente gelado (Antártica). Não me venha com essa, ok?

https://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/11942/ANTARTIDA-–-FAB-celebra-30-anos-do-primeiro-pouso-no-continente-gelado/


 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1149 em: Fevereiro 16, 2021, 11:39:00 am »
Primeiro o Alaska era o continente gelado e agora mudou-se para Minneapolis. Não conseguem atinar com a geografia.

Outra falta boa vontade. Eu disse em meu post que a FAB estava se preparando no Alaska para as operações no continente gelado (Antártica). Não me venha com essa, ok?

https://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/11942/ANTARTIDA-–-FAB-celebra-30-anos-do-primeiro-pouso-no-continente-gelado/

Tikuna, ele está a entrar contigo, já viu que te picas e vai daí..... o NVF é assim  :mrgreen:.
Faz-me lembrar quando era puto e ia ao barbeiro nos quarteis onde o meu pai estava e os barbeiros, militares, claro,  diziam que me iam cortar uma orelha e eu afinava, afinava, afinava, até dar conta que era mais uma praxadelazita, apenas isso.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1150 em: Fevereiro 16, 2021, 02:30:30 pm »
Para nós no contrato real, com as variáveis, dividindo os 827 milhões € por 5 aeronaves, cada uma fica a 165 milhões de euros. O nosso programa, convertendo em dólares ao rácio actual, são 1000 milhões de dólares (200 milhões $/aeroanve). Relembro que em 2019 (?) foi necessário renegociar a compra do KC-390, pois o orçamento não dava para os novos preços.

Para comparar o custo dos contratos:
https://br.lexlatin.com/reportagens/embraer-fecha-venda-de-duas-aeronaves-kc-390-para-hungria-por-us-300-milhoes

Ainda acreditam que o KC custa menos de 85 milhões de dólares (principal valor apresentado quando se pesquisa no Google)? É que se custa, então os Húngaros vão pagar só em "extras" o preço de mais 2 aeronaves. Mas no nosso caso é ainda pior, já que ao mesmo valor, de 85 milhões de dólares/aeronave, dá 425 milhões pelos 5, e o programa total custa 1000 milhões de dólares (827 milhões de euros), nós vamos pagar quase 600 milhões em "extras".
DC so esqueceste que esse valor engloba nao so a aquisicao dos 5 KC assim como tambem os 12 primeiros anos do KC equivalente sei la algumas milhares de horas /voo que obriga a cada x horas fazer a manutencao das  mesmas ,,,,Portugal acautelou se neste requisito de manutencao para nao ter os mesmos problemas que tem com os C295 e os merlin....  a implementacao  tambem dos sistemas israelitas de comunicacao e de autoprotecao    nos nossos  avioes ,,,ou seja o nosso KC relativamente  ao do Brasil  so  partilha a   aparencia   de resto o nosso kc  e diferente   ....mais estas a esquecer tambem o simulador de voo,,,o sistema para o combate aos incendios etc,,,,enfim....agora bota para ai mais karma negativo.....uma coisa te digo mais vale pagar os 85 milhoes por cada KC do que os 160 num A400m ....
« Última modificação: Fevereiro 16, 2021, 03:20:32 pm por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1151 em: Fevereiro 16, 2021, 04:01:17 pm »
O valor não engloba horas de voo (tomara nós poder cobrar ao produtor das aeronaves o custo das horas de voo  :mrgreen:). Depois estamos a assumir que no contrato da Hungria, a manutenção foi deixada de parte (o que duvido).

Ao que tudo indica, o contrato com a Elbit (para os tais sistemas defensivos), é à parte:
https://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/Paginas/NewDetail.aspx?newId=%7BAC0C5B75-624E-4BEC-9CF5-C230D83CAC69%7D

Resumindo, os KC-390 nacionais, não custam apenas 85 milhões cada, e por essa razão o nosso contrato é tão caro e até na altura o Governo e a Embraer tiveram que renegociar, pois queriam pedir mais por eles.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1152 em: Fevereiro 16, 2021, 04:05:26 pm »
O valor não engloba horas de voo (tomara nós poder cobrar ao produtor das aeronaves o custo das horas de voo  :mrgreen:). Depois estamos a assumir que no contrato da Hungria, a manutenção foi deixada de parte (o que duvido).

Ao que tudo indica, o contrato com a Elbit (para os tais sistemas defensivos), é à parte:
https://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/Paginas/NewDetail.aspx?newId=%7BAC0C5B75-624E-4BEC-9CF5-C230D83CAC69%7D

Resumindo, os KC-390 nacionais, não custam apenas 85 milhões cada, e por essa razão o nosso contrato é tão caro e até na altura o Governo e a Embraer tiveram que renegociar, pois queriam pedir mais por eles.

Foi no inicio de 2019, esteve "tremido" para os zucas, quase entrou em cena o C-130J e o A-400.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1153 em: Fevereiro 16, 2021, 05:26:56 pm »
O valor não engloba horas de voo (tomara nós poder cobrar ao produtor das aeronaves o custo das horas de voo  :mrgreen:). Depois estamos a assumir que no contrato da Hungria, a manutenção foi deixada de parte (o que duvido).

Ao que tudo indica, o contrato com a Elbit (para os tais sistemas defensivos), é à parte:
https://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/Paginas/NewDetail.aspx?newId=%7BAC0C5B75-624E-4BEC-9CF5-C230D83CAC69%7D

Resumindo, os KC-390 nacionais, não custam apenas 85 milhões cada, e por essa razão o nosso contrato é tão caro e até na altura o Governo e a Embraer tiveram que renegociar, pois queriam pedir mais por eles.

Os valores para a EBIT estão incluídos no valor inicial, assim como a infraestruturas, simuladores, motores, manutenção, sistemas de comunicação NATO. Portanto não vale a pena tentarem dar a volta ao texto e se tiverem dúvidas é só procurar no tópico que está tudo em posts anteriores, mas vou por aqui para os "cegos".
Os 5 aviões mais o simulador custaram  606 milhões de euros.

1 - Autorizar a despesa com:

a) A aquisição de cinco aeronaves KC-390, com a calendarização de entrega prevista no anexo i da presente resolução e que dela faz parte integrante, e de um simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Portugal, S. A., até ao montante máximo de (euro) 606.158.571,00, a que acresce imposto sobre o valor acrescentado (IVA) à taxa legal em vigor;

b) A contratação dos serviços de sustentação logística das aeronaves e do simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Netherlands B. V., até ao montante máximo de (euro) 109.817.204,00, a que acresce IVA à taxa legal em vigor;

c) A aquisição dos equipamentos de guerra eletrónica (EW Suite) para as aeronaves KC-390, à Elbit Systems EW and Sigint - Elisra, até ao montante máximo de (euro) 44.969.053,00, a que acresce IVA à taxa legal em vigor.

2 - Autorizar a realização de despesas, não incluídas no número anterior, necessárias à plena concretização do programa de aquisição e sustentação das aeronaves KC-390, até ao montante máximo de (euro) 66.388.172,00, a que acresce IVA à taxa legal em vigor, nomeadamente:

a) A aquisição à International Aero Engines AG (IAE) dos serviços de sustentação logística dos motores;

b) A aquisição ao Governo dos Estados Unidos da América (EUA) dos equipamentos a fornecer pelo Estado Português à Embraer para instalação nas aeronaves (Government Furnished Equipment - GFE);

c) A aquisição dos equipamentos de apoio no solo (Ground Support Equipment - GSE) e demais equipamentos específicos não incluídos nos contratos a que se refere o n.º 1, necessários à execução dos vários elementos de missão;

d) A aquisição da infraestrutura SI/TIC para suportar os sistemas de treino e apoio à missão;

e) A construção e ou adaptação das infraestruturas necessárias à sua operação a partir da Base Aérea n.º 6; e

f) As demais despesas indispensáveis ao acompanhamento e fiscalização do programa.

3 - Determinar que os encargos resultantes das aquisições que se referem os n.os 1 e 2 são satisfeitos através de verbas inscritas na Lei de Programação Militar, aprovada pela Lei Orgânica n.º 2/2019, de 17 de junho, nas Capacidades Conjuntas dos Serviços Centrais.

4 - Estabelecer que os montantes fixados para cada ano económico, nos termos previstos no anexo ii da presente resolução e que dela faz parte integrante, são acrescidos do saldo apurado no ano que o antecede.

5 - Determinar que todas as aquisições de serviços abrangidas pela presente resolução ficam dispensadas do cumprimento do disposto no artigo 60.º da Lei do Orçamento do Estado de 2019, aprovada pela Lei n.º 71/2018, de 31 de dezembro.

6 - Delegar, com faculdade de subdelegação, a competência para a prática de todos os atos de contratação pública, a realizar no âmbito da presente resolução, no membro do Governo responsável pela área da defesa nacional.

7 - Delegar no membro do Governo responsável pela área da defesa nacional, com faculdade de subdelegação, a competência para a constituição de uma Missão de Acompanhamento e Fiscalização do Programa KC-390, responsável por todos os contratos que venham a ser celebrados, podendo a mesma, se necessário, ter natureza residente junto dos locais de fabrico e ou de teste dos bens a adquirir, nos termos da regulamentação aplicável, e autorizar os pagamentos contratualmente devidos.

8 - Determinar que a presente resolução produz efeitos a partir da data da sua aprovação.

Presidência do Conselho de Ministros, 11 de julho de 2019. - O Primeiro-Ministro, António Luís Santos da Costa.


https://dre.pt/home/-/dre/123545115/details/maximized
« Última modificação: Fevereiro 16, 2021, 05:33:19 pm por oi661114 »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1154 em: Fevereiro 16, 2021, 06:29:05 pm »
Agradecer antes de mais a informacao total e transparente e caso o DC perca mais um pouco de tempo tem de admitir que o estado Portugues teve o cuidado de fazer uma compra acertada e contextualizada ponto por ponto se o DC acha o KC e tudo o que engloba o mesmo ter sido caro....imaginem se tivessemos comprado o mesmo numero o mesmo tipo de compra nos A400M enfim.....defendo sim para determinados transportes uma aeronave com essas caracteristicas mas a realidade de Portugal basicamente e transporte medio de carga ...tropas mantimentos....de quando em vez carros ligeiros de transporte etc....nunca Portugal falo no presente claro ira entrar em conflitos com outras nacoes que requerem um outro tipo de abordagem a nivel de transporte agradeco ao OI pela informacao e defendo que o KC foi uma decisao acertada com alguns riscos e certo mas a meu ver muito bem ponderada....metam para ai mais karma negativa....
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