LPD- Navio Polivalente Logístico

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5310 em: Fevereiro 08, 2023, 11:17:28 am »
Há mais 20 anos atrás estamos a negociar a compra de 3 submarinos, e a compra de um LPD fazia todo o sentido. O projecto pensado na altura permitia exactamente potenciar os EH101.

Passados estes anos todos nada mais aconteceu, e nesta altura, sem sequer existir um reabastecedor é obrigatório repensar a equação. No estado actual da frota é impossível não passar vergonha se for necessário destacar qualquer meio, com excepção dos U214, e isto se conseguirmos destacar algum.

As necessidades não desapareceram, só aumentaram/mudaram. Um AOR pode ter capacidade hospitalar, pode receber um EH101, pode dar suporte logístico em caso de emergência. A ideia de transporte de tropas ou de desembarques anfíbios é que tem inevitavelmente de ser repensada, e muito provavelmente não cabe num planeamento minimamente realista.

A ideia de um porta drones (?) ainda faltam detalhes da mesma, não resolve quase nenhuma destas necessidades, aparentemente.

Por isso, sim, é preciso acabar com os devaneios e optar pela via mais pragmática e simples possível. As lacunas são tantas que começa a ser impossível ordenar as prioridades a abordar primeiro.


Completamente.

A questão é será preciso um mega navio para dar apoio as alegadas catástrofes?
Não
Navios logísticos para esse apoio não faltam exemplos ,se m irmos a um mega tretas expedicionário. É essa a questão.
Ninguém diz não ser preciso um navio logístico. O que se diz é da necessidades de ser um maga navio numa frota miserável que a marinha tem: Uma frota civil, se tirarmos dois submarinos e as duas fragatas fraquinhas da classe BD. E são essas que no fim desta década são questionáveis com navio combatentes.
Mas sabe-se que o interesse, até pela inútil bimby porta drones, é ser uma guarda costeira e predominantemente civil, porque a mentalidade woke assim quer. Nada de belicismo. O caminho é o dos coninhas woke, arco íris, florzinhas dançarinos de fotos quiduxas , e até piratas políticos que metem bombas mas são anti tropa(conhecemos bem estes, desde os anos 80 e que se pavoneiam da "mão dada" com gente da Assembleia).
Soluções de navios que já podíamos ter que servissem estes aspectos, que sistematicamente são usados para eleger o mega expedicionário, já poderíamos ter, inclusive um AOR.
Mas não, metem o trambolho primeiro sem o AOR e sem ter navios credíveis de soberania.
Até lá nada se faz e depois um dia virá a conversa que se tivéssemos
Sim, podíamos ter se não fosse essa obsessão.
Faça-se um exercício mental, um planeamento e veja-se que soluções podem resolver essa questão sem andar a medir navios  por tamanho, mas sim por função. A função logística de apoio a catástrofes, não de desembarcar Leopard 2 avariados e centenas de tropas mal equipadas.
Com esses 150 milhões para uma bimby de fantasias, já tinham adquirido um e ainda sobrava o logístico com apoio da UE.

Depois logo viria outro, porque um não chega. Ter um mega navio que a meio de vida ficasse encostado largos meses ou anos, valia o mesmo que nada. Era mais uma VdG 
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5311 em: Fevereiro 08, 2023, 12:29:08 pm »
É melhor não misturar tudo e não complicar o que já de se, está difícil.

O AOR, mesmo não sendo enorme, custará muito mais que 150milhoes. O que é mais uma razão para se pensar bem nas escolhas a fazer.

Uma guarda costeira pode até ser uma boa solução, se substituir as actuais 6 ou 7 entidades que detém responsabilidades sobre o mar e a orla marítima. Não tem que ser obrigatoriamente uma facada na Marinha de Guerra, até poderia ajudar a esclarecer prioridades.
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5312 em: Fevereiro 08, 2023, 05:37:11 pm »
É melhor não misturar tudo e não complicar o que já de se, está difícil.

O AOR, mesmo não sendo enorme, custará muito mais que 150milhoes. O que é mais uma razão para se pensar bem nas escolhas a fazer.

Uma guarda costeira pode até ser uma boa solução, se substituir as actuais 6 ou 7 entidades que detém responsabilidades sobre o mar e a orla marítima. Não tem que ser obrigatoriamente uma facada na Marinha de Guerra, até poderia ajudar a esclarecer prioridades.

Quando escrevi Guarda Costeira, pretendia dizer que ficava só por aí a Marinha de Guerra, sem componente combatente. Não ter também uma Guarda Costeira dependente da Marinha. Mas isso seria o lógico ter na Marinha essa responsabilidade e não na GNR. A questão é diferenciar verbas para cada uma.
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5313 em: Fevereiro 09, 2023, 02:16:39 pm »
Citar

Buenos Días
Los buques de la @Armada_española  'Juan Carlos I' -con 500 infantes de marina a bordo- y 'Galicia', con material de ayuda, navegan desde ayer 🧭rumbo a  🇹🇷 Turquía, a la zona afectada por el terremoto, para poder ayudar en las tareas de salvamento y rescate de personas.
Créditos @defensagob





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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5314 em: Fevereiro 09, 2023, 03:03:28 pm »
E conseguiram chegar antes do Hercules tuga.
Talent de ne rien faire
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5315 em: Fevereiro 09, 2023, 03:49:44 pm »
E conseguiram chegar antes do Hercules tuga.

Esses tiveram de esperar pelos membros do governo PS para a foto op.
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5316 em: Fevereiro 09, 2023, 04:31:41 pm »
Quem tem dinheiro, meios e pessoal, pode. Nós não temos nenhum dos 3, e temos uma Marinha que quer à força toda um LPD "clássico", nem que seja em detrimento dos restantes meios que ainda tem.

Isto, para mim, não tem qualquer racional. Mesmo em caso de desastre, um único LPD nunca vai chegar, havendo sempre necessidade de apoio externo, de recorrer a restantes meios da Marinha, e até a navios civis.

Esta lógica de ser preciso um navio de características tão específicas para X situações, é uma falácia, principalmente perante outras alternativas (LST) que custam menos, precisam de menos gente para operar, e consequentemente poderíamos ter 2 em vez de apenas 1 navio, ou os tais Crossover que acrescentam capacidade anfíbia e logística à Marinha ao mesmo tempo que se substituem fragatas.

Quanto à desculpa de "e se a NATO pedir um navio a Portugal", não existe. A NATO, a pedir, pedirá submarinos, escoltas de superfície e reabastecedores, muito antes de um navio anfíbio.

Antes de haver um desembarque anfíbio, há missões prioritárias, como assegurar a defesa do Atlântico, dos portos, a protecção das linhas logísticas (nomeadamente as que ligam os EUA à Europa), assegurar a permanência de forças tarefa no mar (recorrendo aos AOR), etc.

Se querem um LPD à força toda, então também queiram um mínimo de 4 fragatas modernas e um AOR à força toda. Não pode haver dois pesos e duas medidas, sob o risco desta Marinha se tornar uma Marinha civil.
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5317 em: Fevereiro 09, 2023, 07:25:38 pm »
Quanto à desculpa de "e se a NATO pedir um navio a Portugal", não existe. A NATO, a pedir, pedirá submarinos, escoltas de superfície e reabastecedores, muito antes de um navio anfíbio.

Realmente essa da NATO pedir um navio desses a Portugal, que nem Fragatas relevantes e armadas como deviam, têm para dar apoio a esquadras Nato, é para sorrir. É que era logo nesse campo de uma Marinha bem estruturada e completa, que nunca houve em Portugal e eles sabem isso, que iam sequer se lembrar disso.
Aliás, um dia destes nem dos F16 se vão lembrar, se não fizerem o mlu e os armarem.
Vá que podemos ir a África mostrar metralhadoras em cima de Pandur e uns teco tecos com bombinhas, que faz mais o estilo dos bonecos.
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5318 em: Fevereiro 23, 2023, 02:03:34 pm »
Só a titulo de curiosidade, até gostava de saber quanto é que a PT PAL está a pedir por este exemplar á marinha dos Emirados....

(não sei porque raio a imagem não aparece, está aqui o link: https://imgur.com/gallery/sAqw5AR )


 :-P
« Última modificação: Fevereiro 23, 2023, 02:11:32 pm por Stalker79 »
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5319 em: Fevereiro 23, 2023, 06:44:07 pm »
Só a titulo de curiosidade, até gostava de saber quanto é que a PT PAL está a pedir por este exemplar á marinha dos Emirados....

(não sei porque raio a imagem não aparece, está aqui o link: https://imgur.com/gallery/sAqw5AR )


 :-P

De acordo com esta fonte, 408Milhoes $

https://www.janes.com/defence-news/news-detail/idex-2023-uae-confirms-order-for-pt-pal-landing-platform-dock
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5320 em: Fevereiro 24, 2023, 12:24:47 am »
Feito na Indonésia, agora imaginem construir um brinquedo desses no Ocidente.  :o
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5321 em: Fevereiro 24, 2023, 01:08:19 pm »
Feito na Indonésia, agora imaginem construir um brinquedo desses no Ocidente.  :o

Ainda o Costa manda fazer um na China amiga do peito
 

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Stalker79

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5322 em: Fevereiro 25, 2023, 02:34:19 pm »
Feito na Indonésia, agora imaginem construir um brinquedo desses no Ocidente.  :o


Dos 50 milhões do Makassar original para mais de 400 para um navio que não passa de um Makassar enlargado, grande inflação ai....
 :-P
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5323 em: Fevereiro 28, 2023, 12:22:57 pm »
Citação de: Pescador
Quanto à desculpa de "e se a NATO pedir um navio a Portugal", não existe. A NATO, a pedir, pedirá submarinos, escoltas de superfície e reabastecedores, muito antes de um navio anfíbio.

Desde a década de 1990, que aquilo que os estrategas da NATO mais pedem são navios com capacidade de transporte.
Os submarinos seriam a última coisa a ser pedida, já que eles foram comprados contra a opinião de vários países europeus, que achavam e ainda acham que a marinha de Portugal desperdiçou dinheiro nos submarinos...

A NATO está numa situação em que pedirá o que houver, e se nós disponibilizarmos os NPO desarmados, até isso eles vão aceitar por falta de melhor.

Mas isso não altera o fato de que, um país que não tem nada de realmente importante para contribuir para a defesa comum, acaba por ser colocado de lado.

O que já está aliás a acontecer e o governo portugues tem consciencia disso.
Éssa é uma das razões para sermos proporcionalmente o país da Europa Ocidental que mais ajuda dá à Ucrânia proporcionalmente, com o envio de quase dez por cento de todos os nossos tanques.

O navio de Transporte de Petroleo, AOR  que como já aqui referi, é apenas o resultado de uma necessidade operacional decorrente da II guerra mundia (O Bérrio substituiu o Sam Brás porque era uma substituição direta) hoje, não serve para nada, ou seria um absoluto desperdicio de dinheiro.

Podemos sempre alegar que para os problemas humanitários, podemos comprar um qualquer navio em segunda mão convertido (sem calcular o custo da conversão), para os problemas de transporte podemos comprar um ferrie civil, para os problemas de combustivel podemos comprar um AOR...

Um barquinho, para cada coisa

O problema, é que qualquer destes meios acabaria sendo tão caro como um LPD e pior, teriam que ser vários cascos.
Que maravilha de ideia, para uma marinha onde o principal problema, é não haver lugar para promover mais capitães de fragata ...

<sarcasm>
Venham muitos e pequenininhos, mas classificados como fragatas, ou se possível como couraçados...
Não vai faltar emprego  para os oficiais barrigudos ...  :mrgreen:

O que é isso do Meganavio, que custa metade do custo dos outros todos ?
Ui.. mega ...
:mrgreen:
<end sarcasm>
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5324 em: Fevereiro 28, 2023, 01:11:40 pm »
Só uma correção,o Bérrio veio substituir o São Gabriel, que navegou até 1990

http://alernavios.blogspot.com/2010/08/sao-gabriel.html?m=1
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