LPD- Navio Polivalente Logístico

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4905 em: Março 31, 2022, 07:46:15 pm »
A fama do senhor agente do Putin até já passa fronteiras

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4906 em: Abril 01, 2022, 12:26:34 am »
E há igualmente outra grande questão, que já foi aqui abordada julgo pelo dc: por mais extraordinário que um navio 2-em-1 possa ser - e até mesmo a escolha racional para uma Marinha com poucos meios materiais e humanos -, a verdade é que uma avaria, um acidente ou entrada em manutenção e fica-se logo imediatamente sem duas valências em simultâneo, voltando à estaca zero em que hoje nos encontramos. Tudo isto é um pouco como o provérbio que diz que em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão. :-\

Absolutamente.

Essa coisa de um navio ser LPD e AOR num só casco é de um lirismo ou melhor de um "tuguismo" desconcertante.
Isso e aquela tanga do "crossover".
Conhecem alguma marinha do mundo que tivesse optado por esta filosofia?

O Karel Doorman foi uma "experiência" para testar um conceito. Agora não esquecer que eles têm mais 2 LPD's e um AORH (como deve ser) a caminho.
Por isso podem fazer estes caprichos.
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4907 em: Abril 01, 2022, 12:32:17 am »
Conhecem alguma marinha do mundo que tivesse optado por esta filosofia?

Dinamarca.
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4908 em: Abril 01, 2022, 12:39:41 am »
A optarmos por uma solução tipo JSS, parece me óbvio que teríamos sempre que adquirir (pelo menos) dois navios (idealmente 3), para garantirmos sempre um operacional…
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4909 em: Abril 01, 2022, 01:23:00 am »
Em situação normal, seriam necessários 2. 3 já é coisa de país demasiado a sério, e a malta não quer disso.

E ninguém se queixaria se assim fosse, o problema é que um navio desses facilmente ultrapassa os 300 milhões, sendo um valor mais realista, perto dos 400 milhões. Agora imaginem gastar mais de 700 milhões em navios auxiliares, era mesmo coisa de rico.  :o
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4910 em: Abril 01, 2022, 10:30:11 am »
E há igualmente outra grande questão, que já foi aqui abordada julgo pelo dc: por mais extraordinário que um navio 2-em-1 possa ser - e até mesmo a escolha racional para uma Marinha com poucos meios materiais e humanos -, a verdade é que uma avaria, um acidente ou entrada em manutenção e fica-se logo imediatamente sem duas valências em simultâneo, voltando à estaca zero em que hoje nos encontramos. Tudo isto é um pouco como o provérbio que diz que em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão. :-\

Absolutamente.

Essa coisa de um navio ser LPD e AOR num só casco é de um lirismo ou melhor de um "tuguismo" desconcertante.
Isso e aquela tanga do "crossover".
Conhecem alguma marinha do mundo que tivesse optado por esta filosofia?

O Karel Doorman foi uma "experiência" para testar um conceito. Agora não esquecer que eles têm mais 2 LPD's e um AORH (como deve ser) a caminho.
Por isso podem fazer estes caprichos.

Tinhas um AOR e nenhum LPD. Isto é, uma da valências no nca existiu a outra só existia quando o navio não estava em doca. Isto é, se um navio com duas valências for para a doca ficas sem as duas valências TAL COMO AGORA que só tens (tinhas) um AOR. Durante o resto do tempo tinhas duas valências quando agora tinhas no máximo uma.
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4911 em: Abril 01, 2022, 11:24:24 am »
Isso da Marinha com um abastecedor e o navio de desembarque parece mais coisa para papel. Porque como ficaram os franceses 18 meses sem o único porta aviões e Portugal sem fragatas da classe BD durante anos e as VG na rua da amargura. Também seria igual com esses dois

Por outro lado não estou a ver um mega navio de desembarque de carros de combate com meia dúzia de helicópteros etc e terem serviço. Vão a Guiné é? Para quê? Fazer o mesmo que da outra vez, táxi aéreo de dois intervenientes do conflito.
Quanto custou isso? Dava para dois Marlin 30mm e dois EO que faltam. 
Quando foi do problema de Angola, houve uma vez que um C130 foi impedido de aterrar porque levava forças policiais (GOE)para segurança a Embaixada.
Na Guiné chegaram a largar equipas do GOE na praia de bote as escondidas e que foram depois desenfiados até a embaixada, mas os helicópteros era um vai e vem com os distintos broncos do conflito para reuniões.
Tanta fantasia ao jeito colonial saloio em Países que fazem "gato sapato" de Portugal tanto lá como até cá e os distintos dobram a espinha na presença deles. Então com o Eduardo era só rir da palhaçada.

Os Cross teria a capacidade de intervir nas Ilhas como se costuma dizer a jeito de desculpa para existirem navios de capacidade de projeção de meios, mas acumulando com a capacidade de soberania em vazio, até superior que qualquer das fragatas actuais. Podendo ser dois e assim a possibilidade de estar disponível era sempre superior a uma mega transportador de "caixotes e afins" . Diga-se que depois de os ter decerto não faltariam oportunidades de os usar mesmo sem ser de catástrofes, tendo em conta a dispersão do território nacional por dois arquipélagos no meio do atlântico.

Mas lá está a tal comissão para durar, a procura de uma solução de fragatas xpto que nunca vão chegar, porque tem células a mais ou radares caros ou qualquer outro problema nas messes, ou o que for. Entretanto a Polonia já escolheu, porque se calhar o GT é mais pequeno e produtivo.
No fim disto tudo e olhando um documento de 2018 que vi, a pretensão das alminhas superiores é de ficar entre 3 a cinco fragatas, estando na altura a opção de 5 um pouco acima da de 3. Hoje se calhar muda.
Até porque como aqui se faz tudo por baixo e ainda assim nos mínimos, deve sair a opção 3 e com equipamento mínimo ao jeito do que sempre tiveram as VDG e, depois completar com NPO glorificados complexados de chuning e o tal mega navio porta estandarte cheio de contentores na ida e com as "malas diplomáticas" no regresso.

Este é o País de uma minoria de moinantes abrilhantados bem colocados a fazer a seu jeito e não do interesse superior nacional.

Acreditar em alguma coisa de jeito é apenas um exercício de fé vaga.

Não fossem existirem os dois submarinos de jeito eramos uns pândegos ridículos
« Última modificação: Abril 01, 2022, 02:23:48 pm por Pescador »
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4912 em: Abril 01, 2022, 12:07:37 pm »
O maior problema de possuir um LPD é que depois tinha que ser enviado para exercícios tipo Cold Response. Estão a ver a maçada que não era enviar um grande navio, helicópteros e centenas de homens, quando se pode enviar um estadozito-maior de 18 macacos com galões? O que se quer é coisas ligeiras, muitos oficiais, mar chão e um grande cagalhão!
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4913 em: Abril 01, 2022, 12:20:49 pm »
A existir tal navio na Marinha, se alguma vez fosse enviado para exercícios desses, seria uma vez a cada 10 anos, não houvesse o risco de o navio andar por lá, e uma catástrofe ocorrer num dos arquipélagos. E esta será a nossa sina, um navio adquirido para responder a catástrofes, e todas as outras funções serão secundárias. E a opinião pública vai fazer-se ouvir se tivermos o azar de o navio estar em missão, ou em doca seca, e naquele preciso momento acontecer uma catástrofe algures. E se é para isso, navios civis chegam e sobram, operados por entidades civis.
Se querem assim tanto LPD na Marinha, que haja aumento de orçamento e de pessoal, de forma a que se garanta que está tudo operacional.
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4914 em: Abril 01, 2022, 02:04:50 pm »
Só uma pergunta: Portugal teve em alguma ocasião mais de um AOR em serviço? Ou seja, quando este ia para manutenção  (mas podem sonhar à vontade com 3 e 4 AOR, LPD e JSS  :mrgreen: ) ...  ;)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_navios_da_Marinha_Portuguesa_por_n%C3%BAmero_de_amura






Saudações


"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4915 em: Abril 01, 2022, 02:27:11 pm »
A existir tal navio na Marinha, se alguma vez fosse enviado para exercícios desses, seria uma vez a cada 10 anos, não houvesse o risco de o navio andar por lá, e uma catástrofe ocorrer num dos arquipélagos. E esta será a nossa sina, um navio adquirido para responder a catástrofes, e todas as outras funções serão secundárias. E a opinião pública vai fazer-se ouvir se tivermos o azar de o navio estar em missão, ou em doca seca, e naquele preciso momento acontecer uma catástrofe algures. E se é para isso, navios civis chegam e sobram, operados por entidades civis.
Se querem assim tanto LPD na Marinha, que haja aumento de orçamento e de pessoal, de forma a que se garanta que está tudo operacional.

Numa marinheca sem fragatas de jeito, ou sem ser de jeito já agora e, patrulhas glorificados é o que mais falta faz é um mega projector de forças (Forças de quê?? de bazofias)

Até para escolher uma fragata com várias opções existentes e viáveis andam anos a arrastar
Aliás, até para os NPO estão bloqueados no que fazer.
Uma verdadeira anedota aos olhos que todos os outros

 
« Última modificação: Abril 01, 2022, 03:21:50 pm por Pescador »
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4916 em: Abril 01, 2022, 03:27:00 pm »
Só uma pergunta: Portugal teve em alguma ocasião mais de um AOR em serviço? Ou seja, quando este ia para manutenção  (mas podem sonhar à vontade com 3 e 4 AOR, LPD e JSS  :mrgreen: ) ...  ;)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_navios_da_Marinha_Portuguesa_por_n%C3%BAmero_de_amura






Saudações

Tiveste foi sem Aor entre 1990 e 1993 (onde é que já vi isto?), Período entre o São Gabriel ter dado o "Bérrio", e a compra do Bérrio

Enquanto isso na Nigéria
https://pmnewsnigeria.com/2022/04/01/nigerian-navy-acquires-new-warship-nns-kada/
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4917 em: Abril 01, 2022, 04:19:02 pm »
Tiveste foi sem Aor entre 1990 e 1993 (onde é que já vi isto?), Período entre o São Gabriel ter dado o "Bérrio", e a compra do Bérrio

Enquanto isso na Nigéria
https://pmnewsnigeria.com/2022/04/01/nigerian-navy-acquires-new-warship-nns-kada/

Actualmente, de vocação marítima, a única coisa que o nosso país possui é o facto de estar à beira-mar plantado. ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4918 em: Abril 01, 2022, 05:52:23 pm »
O “fetish” é porque podes adquirir dois navios usados, com vida útil > 15 anos, por pouco mais de 100 milhões de euros, libertando assim fundos para o que é realmente urgente: a substituição de navios de combate com mais de 30 anos de serviço e completamente desactualizados.

Dois Navios por pouco mais de 100Milhoes de Euro cada um é o mesmo que um por 300Milhoes.
Agora eu gostava era que me dissesse que navios é que compra com 150M de Euro?? Dê exemplos sff
E já agora, que levem uma tripulcao de 50 Homens!! e que tenham as capacidades que este tem!!
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4919 em: Abril 01, 2022, 05:55:12 pm »
Infelizmente, o buraco fica ainda mais abaixo… mesmo que haja dinheiro para comprar seja que navios forem, a Marinha pura e simplesmente não tem tripulantes para mais de duas, talvez três fragatas, se pedirem com jeitinho. Mesmo que haja mais dinheiro para recursos humanos e uma remodelação das carreiras, vai demorar muitos anos até se conseguir voltar a ter tripulantes suficientes para 5 fragatas, 1 LPD, 1 AOR e 10 NPOs… neste momento, a tripulação do Bérrio já está distribuída por outros navios, portanto qualquer AOR e LPD que se compre representam um sacrifício no número de fragatas… o JdW precisa de quase 150 tripulantes e um Wave de mais 80. De onde vêm essas 230 almas extra? Sonhar é bonito, mas não estou a ver resolução simples e atempada, nem que houvesse vontade política, que não há..

Este navio que eu demostrei leva uma tripulação de 40 a 50 Homens.
Que até civis podem ser , e depois complementados com a aerea militar (Helis, Fuzileiros, Exercito,etc) se necessario
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
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