TAP: Notícias

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Re: TAP: Notícias
« Responder #780 em: Janeiro 26, 2023, 07:53:26 pm »
O Senhor Ministro foi totalmente imprudente!!! A não ser que esteja a acenar com a cenoura para a companhia daqui do lado mas na realidade quer picar os verdadeiros alvos para se comprometerem!

Entretanto:

Guimarães Pinto: "Em termos relativos, injeção de dinheiro na TAP foi oito vezes maior do que aquilo que foi feito na Lufthansa"

O deputado e ex-líder do partido Iniciativa Liberal, Carlos Guimarães Pinto, afirmou hoje na Assembleia da República que o esforço feito pelo Governo Português na TAP foi oito vezes superior àquele que terá sido feito pela Alemanha para salvar a Lufthansa. Tem razão?



O deputado liberal Carlos Guimarães Pinto não poupou nas críticas ao Governo, num dia em que se discutiu na Assembleia da República o projeto de Resolução do seu partido para a realização de uma auditoria ao processo de nacionalização da TAP:

"Disseram-nos que esta intervenção na TAP era algo que toda a gente tinha feito na Europa. Esquecem-se de dizer duas coisas importantíssimas que diferenciam aquilo que foi feito na TAP em relação ao que foi feito noutras companhias aéreas: a dimensão da injeção de dinheiro que lá foi colocada. Em termos relativos, em relação àquilo que são as despesas do Estado Português, a injeção de dinheiro na TAP foi oito vezes mais do que aquilo que foi feito na Lufhtansa."

O deputado está correto?

Sim. Ao Polígrafo, Carlos Guimarães Pinto explicou que os dados tidos em conta são relativos ao ano de 2019, ou seja, pré-pandemia, e que visam calcular o peso percentual dos apoios públicos às companhias aéreas perante a despesa pública dos respetivos países.

Segundo dados do portal "CountryEconomy", a despesa pública na Alemanha, em 2019, foi de 1.558.090 milhões de euros. O país injetou, em 2020, 6 mil milhões de euros na companhia aérea Lufthansa, altura em que chegou a ter uma participação de 20% na empresa. Contas feitas, o investimento representou cerca de 0,4% da despesa pública total do país.

Em Portugal, a despesa pública em 2019 totalizou os 91.004 milhões de euros, sendo que as injeções na TAP chegaram aos 3.200 milhões de euros. Assim, estamos perante um investimento de 3,5% do total da despesa pública.

Face à Alemanha, a diferença é mesmo de 8,75 vezes, ou seja, quase nove vezes mais significativa.

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/guimaraes-pinto-em-termos-relativos-injecao-de-dinheiro-na-tap-foi-oito-vezes-maior-do-que-aquilo-que-foi-feito-na-lufthansa
 
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Re: TAP: Notícias
« Responder #781 em: Janeiro 29, 2023, 07:44:52 am »
Foi a Sra que geriu este operador aereo com um COA de dez aeronaves, agora em insolvência, que o actual Desgoverno Nacional escolheu para ceo da TAP.
Excelente escolha!!

https://www.planespotters.net/airline/Flybe-2021

Abraços
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Re: TAP: Notícias
« Responder #782 em: Janeiro 29, 2023, 04:08:30 pm »
Foi a Sra que geriu este operador aereo com um COA de dez aeronaves, agora em insolvência, que o actual Desgoverno Nacional escolheu para ceo da TAP.
Excelente escolha!!

https://www.planespotters.net/airline/Flybe-2021

Abraços

O Tenente não sabia?
Já tenho referido esse aspecto várias vezes esse aspecto de que a senhora no currículo tem a falência de uma companhia aérea. Não encontrou nenhum mecenas a injectar dinheiro para salvar a empresa  :mrgreen:
 
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Re: TAP: Notícias
« Responder #783 em: Janeiro 29, 2023, 04:56:08 pm »
Foi a Sra que geriu este operador aereo com um COA de dez aeronaves, agora em insolvência, que o actual Desgoverno Nacional escolheu para ceo da TAP.
Excelente escolha!!

https://www.planespotters.net/airline/Flybe-2021

Abraços

O Tenente não sabia?
Já tenho referido esse aspecto várias vezes esse aspecto de que a senhora no currículo tem a falência de uma companhia aérea. Não encontrou nenhum mecenas a injectar dinheiro para salvar a empresa  :mrgreen:

Saber sabia, achei piada ao numero e modelo de acft na frota da Flybe, daí ter colocado o link.

A dita sra passou da, sua má, gestão de uma mercearia para um hipermercado, salvos sejam, claro, e nesra evolução súbita à que esperar o quê?

Nada de bom, mas como existe muita capacidade financeira de modo a injectar os milhares de milhões que se tem vindo a injectar numa CIA mais que falida, tudo como dantes no quartel de Abrantes!! :bang:

Abraços
« Última modificação: Janeiro 29, 2023, 05:00:34 pm por tenente »
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Re: TAP: Notícias
« Responder #784 em: Janeiro 29, 2023, 05:07:40 pm »
Foi a Sra que geriu este operador aereo com um COA de dez aeronaves, agora em insolvência, que o actual Desgoverno Nacional escolheu para ceo da TAP.
Excelente escolha!!

https://www.planespotters.net/airline/Flybe-2021

Abraços

O Tenente não sabia?
Já tenho referido esse aspecto várias vezes esse aspecto de que a senhora no currículo tem a falência de uma companhia aérea. Não encontrou nenhum mecenas a injectar dinheiro para salvar a empresa  :mrgreen:

Saber sabia, achei piada ao numero e modelo de acft na frota da Flybe, daí ter colocado o link.

A dita sra passou da, sua má, gestão de uma mercearia para um hipermercado, salvos sejam, claro, e nesra evolução súbita à que esperar o quê?

Nada de bom, mas como existe muita capacidade financeira de modo a injectar os milhares de milhões que se tem vindo a injectar numa CIA mais que falida, tudo como dantes no quartel de Abrantes!! :bang:

Abraços

É a chamada promoção, primeiro levou à falência uma companhia pequena, agora vai tentar com uma maior para o impacto ser ainda maior  :mrgreen:

Este desgoverno quis armar-se em esperto e ir buscar alguém experiente na área para gerir a TAP, quando viu o salário que um CEO de topo pedia viram o buraco em que se meteram e só conseguiram contratar alguém que levou uma pequena empresa à falência!!!!!

Não sei se se recorda quando o Ministro desautorizado afirmou que ía buscar um gestor de topo lá fora e a receber menos do que o anterior CEO da TAP, o Antonaldo qualquer coisa! Pois bem, trouxemos o Vara lá do sítio (que levou a CGD e o BCP quase à falência)!!!!!
 
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Re: TAP: Notícias
« Responder #785 em: Janeiro 30, 2023, 07:04:39 am »
nem mais, Viajante, nem mais !!! :bang:
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Re: TAP: Notícias
« Responder #786 em: Fevereiro 03, 2023, 03:53:04 pm »
Bónus milionário da CEO da TAP


 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #787 em: Fevereiro 07, 2023, 02:24:09 pm »
Até que enfim que se estão a mexer, estes 320 Milhões davam para um hospital novo !!!!

https://www.publico.pt/2023/02/06/economia/noticia/tap-ministerio-publico-abre-inquerito-compra-avioes-anteriores-administracoes-2037866

Abraços
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Re: TAP: Notícias
« Responder #788 em: Fevereiro 08, 2023, 05:23:06 am »
O que é estranho é num país com uma corrupção como o nosso será que foi só o sr Neeleman o unico cabecilha envolvido neste esquema, não há Políticos ou Banqueiros envolvidos Portugueses nesta corrupção  ?

https://eco.sapo.pt/2023/02/08/como-neeleman-controlou-a-tap-com-dinheiro-da-propria-companhia/

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 08, 2023, 05:24:43 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: TAP: Notícias
« Responder #789 em: Fevereiro 08, 2023, 10:00:12 am »
O que é estranho é num país com uma corrupção como o nosso será que foi só o sr Neeleman o unico cabecilha envolvido neste esquema, não há Políticos ou Banqueiros envolvidos Portugueses nesta corrupção  ?

https://eco.sapo.pt/2023/02/08/como-neeleman-controlou-a-tap-com-dinheiro-da-propria-companhia/

Abraços

Caro Tenente, vou explicar-lhe os passos mínimos que tiveram de ocorrer na TAP, que é uma sociedade anónima, para comprarem os aviões e dessa forma percebe que é impossível o negócio ter acontecido só com o consentimento de 1 pessoa!!!!!!

- Tem de existir uma reunião do Conselho de Administração a decidirem pela aquisição de aviões novos para a TAP. E cada Administrador presente nessa reunião teve de dizer se aceita ou não. Tem de ser explicado porque é que a TAP tem de adquirir novos aviões, etc.

- Provavelmente e dado o montante envolvido, o Conselho de Administração teve de perguntar aos accionistas se aceitam avançar com a compra, até porque provavelmente vão ter de dar garantias aos bancos que financiam a compra (nenhum banco aceita financiar viaturas com rodas ou com asas a 100% sem ter colateriais a garantir uma parte do valor para o caso de correr mal, até porque compra e venda de aviões não é o negócio dos bancos).

- A TAP teve de pedir orçamentos/propostas aos fabricantes de aviões. Provavelmente tiveram várias reuniões onde os fabricantes apresentam todos os pormenores das propostas, contrapartidas, etc.

- Tem de existir pelo menos uma acta na TAP a decidirem pela compra de X aviões da companhia A + y aviões da companhia A...... (tudo Airbus, faz sentido, para o preço unitário ser mais baixo e facilitar como é evidente a manutenção). Nessa acta tem de ficar preto no branco qual vai ser o valor da compra, o prazo de pagamento, os encargos financeiros, etc.

- Posteriormente a Instituição Financeira que na realidade vai comprar os aviões e pagar a pronto-pagamento à construtora (Airbus), que até pode ser uma empresa do grupo Airbus ou um ou mais Bancos, vai redigir um contrato de Leasing ou outro, onde todos os Administradores vão ter de assinar (repito, TODOS OS ADMINISTRADORES VÃO ASSINAR).

- Além disso, eu quase que aposto que a Instituição Financeira não vai ficar contente só com o contrato assinado por TODOS OS ADMINISTRADORES, vai seguramente pedir mais garantias à empresa, Administradores ou aos accionistas (calculo que pelo menos 20 ou 30% do valor total da compra precise de garantias extra). E estas garantias normalmente passam por uma livrança ou equivalente, onde a pessoa que dá o aval escreve: Bom para aval ao subscritor e assina igual ao cartão de cidadão logo por baixo. Esta livrança não é mais do que um cheque assinado e com o espaço para o valor em branco, para o Banco preencher assim que o cliente deixe de pagar as prestações, executando o valor em dívida na totalidade.

Então sim a TAP pode encomendar efectivamente os aviões e posteriormente recebê-los!!!!!

Passando por estes pontos obrigatórios (pode haver ainda mais), o caro Tenente acha mesmo que só uma pessoa esteve envolvida na compra?
É impossível. Uma sociedade anónima vincula o que quer que seja com 2 assinaturas pelo menos e neste caso em particular, tiveram de assinar em vários momentos, todos os administradores da TAP.
« Última modificação: Fevereiro 08, 2023, 10:03:04 am por Viajante »
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #790 em: Fevereiro 08, 2023, 12:47:40 pm »
Segundo o ECO David Neeleman terá comprado a TAP sem meter 1 cent do seu bolso. Cancelou os 12 A350 e comprou 53 A320/321 e A330 Neo. Em troca a Airbus deu-lhe um adiantamento para comprar a TAP que agora paga os aviões acima dos preços de mercado para compensar a Airbus. É isto?

https://twitter.com/cpt340/status/1623269407098130435
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #791 em: Fevereiro 08, 2023, 11:57:03 pm »
Segundo o ECO David Neeleman terá comprado a TAP sem meter 1 cent do seu bolso. Cancelou os 12 A350 e comprou 53 A320/321 e A330 Neo. Em troca a Airbus deu-lhe um adiantamento para comprar a TAP que agora paga os aviões acima dos preços de mercado para compensar a Airbus. É isto?

https://twitter.com/cpt340/status/1623269407098130435

Se é verdade que fez essas jogadas todas, então os ex-Presidentes dos Conselhos de Administração não viram nada? Muito estranho.

Vão desculpar-me, mas é impossível isso acontecer numa SA, em negócios que tem de passar por várias pessoas, ninguém viu nada nem questionou nada?

Não sei o que é pior, incompetência ou compadrio!

É mais um motivo para quem acha, como eu, que nunca deveriam ter re-nacionalizado a empresa, enterrado na empresa uma fortuna que nunca na vida vamos por as mãos em cima e para cúmulo, já avisaram que vão voltar a privatizar!!!!!

E isto acontece tudo com o mesmo PM! UAU!
Eu pergunto, então se o problema era a falência certa, porque não salvar todas as empresas do Zé da Esquina?
Por exemplo não vi esse entusiasmo todo para salvar a antiga maior exportadora nacional, a Quimonda, que levou para o desemprego 2 000 pessoas altamente qualificadas!!!!! É verdade que não era o Costa o PM, mas era o nº 2!!!!! Mas secalhar passava-lhe tudo ao lado por ser o Sócrates o PM.......  :mrgreen:
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #792 em: Fevereiro 28, 2023, 08:46:29 pm »
Alexandra Reis pode ser reintegrada na TAP

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/alexandra-reis-pode-ser-reintegrada-na-tap

É um dos cenários que a IGF coloca. A acontecer, quer dizer que nenhuma das partes tem vergonha na cara!!!!!
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #793 em: Março 03, 2023, 12:06:05 pm »
Segundo o ECO David Neeleman terá comprado a TAP sem meter 1 cent do seu bolso. Cancelou os 12 A350 e comprou 53 A320/321 e A330 Neo. Em troca a Airbus deu-lhe um adiantamento para comprar a TAP que agora paga os aviões acima dos preços de mercado para compensar a Airbus. É isto?

https://twitter.com/cpt340/status/1623269407098130435

Se é verdade que fez essas jogadas todas, então os ex-Presidentes dos Conselhos de Administração não viram nada? Muito estranho.

Vão desculpar-me, mas é impossível isso acontecer numa SA, em negócios que tem de passar por várias pessoas, ninguém viu nada nem questionou nada?

Não sei o que é pior, incompetência ou compadrio!

É mais um motivo para quem acha, como eu, que nunca deveriam ter re-nacionalizado a empresa, enterrado na empresa uma fortuna que nunca na vida vamos por as mãos em cima e para cúmulo, já avisaram que vão voltar a privatizar!!!!!

E isto acontece tudo com o mesmo PM! UAU!
Eu pergunto, então se o problema era a falência certa, porque não salvar todas as empresas do Zé da Esquina?
Por exemplo não vi esse entusiasmo todo para salvar a antiga maior exportadora nacional, a Quimonda, que levou para o desemprego 2 000 pessoas altamente qualificadas!!!!! É verdade que não era o Costa o PM, mas era o nº 2!!!!! Mas secalhar passava-lhe tudo ao lado por ser o Sócrates o PM.......  :mrgreen:

Só há problema porque se nacionalizou de volta a TAP (Senão qualquer prejuízo não era nosso). E quem fez a nacionalização não acautelou esses negócios, negócios esses que são conhecidos desde 2015 quando foi anunciada a privatização.

Antes da TAP ser Privatizada havia uma estratégia que mudou após a privatização e que entretanto mudou outra vez mais 1 ou 2 vezes. (isto num espaço temporal muito pequeno) Por isso é capaz de haver alguma confusão quando se diz que o negócio da troca de aviões foi ruinoso, pessoalmente não sei o suficiente da poda para dizer que os A350 eram melhor opção do que os 53 aviões novos, tendo em conta que a TAP mudou tanto entretanto. Para a altura pode ter sido com negocio.
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #794 em: Março 06, 2023, 07:08:45 pm »
Governo demite CEO e presidente da TAP. Alexandra Reis vai ter de devolver parte da indemnização

Os ministros das Finanças, Fernando Medina, e das Infraestruturas, João Galamba, falaram em conferência de imprensa a propósito da entrega do relatório da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) sobre a saída de Alexandra Reis da TAP.



Em conferência de imprensa, o ministro das Finanças informou que o relatório da IGF "concluiu pela nulidade" da decisão da indemnização, pelo que Alexandra Reis terá de devolver os 500 mil euros que recebeu.

"A avaliação da Inspeção-geral das Finanças [IGF] concluiu pela nulidade do acordo celebrado em fevereiro de 2022 […]. Recorre a necessidade de repor a legalidade do procedimento de cessação de funções e torna elegível a devolução das verbas", afirmou Fernando Medina.

Segundo o relatório da auditoria da Inspeção-Geral de Finanças, Alexandra Reis vai ter de devolver um total de 450.110,26 euros da compensação que lhe foi paga pela TAP.

Para a IGF, independentemente de Alexandra Reis ter saído por "denúncia ou demissão por mera conveniência", esta "terá de devolver à TAP os valores que recebeu na sequência da cessação de funções enquanto Administradora, os quais ascendem a 443.500 euros, a que acrescem, pelo menos, 6.610,26 euros, correspondentes a benefícios em espécie".

A IGF salvaguarda, porém, que a ex-administradora da TAP "terá direito ao abono dos dias de férias não gozados naquela qualidade".

Assim, a IGF decretou a nulidade do acordo de pagamento da compensação de 500 mil euros a Alexandra Reis, mas excetua deste valor a retribuição de fevereiro e a parte relativa à compensação pelo fim do contrato de trabalho.

"O Acordo de cessação de relações contratuais celebrado entre a TAP, S.A. e a Eng.ª Alexandra Reis, envolvendo uma compensação global de 500 000 euros, é nulo exceto nas partes relativas à cessação do contrato individual de trabalho e à respetiva compensação (56.500 euros)", refere o relatório.

A IGF considera ainda devido "o pagamento da retribuição do mês de fevereiro de 2022 (17. 500 euros)".

As demissões depois do relatório
O Governo anunciou ainda a exoneração do presidente do Conselho de Administração, Manuel Beja, e da presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, na sequência do relatório da IGF sobre a saída de Alexandra Reis da companhia.

João Galamba afirmou que "não haverá lugar a pagamento de indemnizações" aos administradores de saída e anunciou que Luís Silva Rodrigues, da SATA, vai assumir os cargos de presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da TAP.

Apesar da demissão de Manuel Beja, o ministro dos Transportes adiantou que "não vai cair toda a comissão executiva", justificando a necessidade de "preservar alguma estabilidade" na companhia.

"Enfrentando de frente os problemas como fazemos e de forma completa, tenho a plena confiança de que a TAP prosseguirá com sucesso o caminho da sua sustentabilidade futura que passará pela privatização de uma parte do seu capital", disse ainda.

Fernando Medina frisou também que o relatório da IGF vai ficar disponível ao público ainda esta segunda-feira.

Questionado mais do que uma vez sobre que ilações e consequências políticas tira deste caso, Fernando Medina disse que é o que o Governo fez perante os resultados da auditoria."Era desejável que esta situação que perturbou a companhia e o país durante largos meses não tivesse ocorrido. Mas ocorreu, e perante esta situação fizemos aquilo que se impunha. De imediato, eu e o anterior ministro das Infraestruturas e da Habitação solicitámos uma auditoria à IGF, no final do mês de dezembro. Dois meses depois, temos os resultados dessa avaliação, que são inequívocos. Perante esses resultados, cabe ao Governo tirar as conclusões e tomar as decisões", disse.

O ministro das Finanças defendeu assim que o Governo adotou as decisões necessárias. "O Governo toma as decisões que considera necessárias para o bom funcionamento da TAP e para um virar de página. A TAP sofreu com este episódio não só uma questão de legalidade", apontou Fernando Medina.

Em primeiro lugar, Medina disse que as decisões tomadas foram "mandatar a TAP para a recuperação das verbas indevidamente pagas" e "enviar o relatório ao Tribunal de Contas para o apuramento de eventuais sanções financeiras".

O ministro, todavia, realçou que o Governo foi "além disso", pois foi entendido "que a marca que este episódio deixou precisa de ser afastada", já que "abalou a confiança dos portugueses na TAP" e que, "nunca colocando em causa os bons resultados que a administração conseguiu na implementação e execução do plano de reestruturação até agora", defende Medina, "era essencial recuperar esse laço de confiança entre o país e a empresa".

A verificação pela IGF da legalidade da indemnização paga a Alexandra Reis foi determinada em 27 de dezembro do ano passado pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, e pelo então ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

O caso Alexandra Reis

Em dezembro passado, a Alexandra Reis tomou posse como secretária de Estado do Tesouro, tendo então estalado a polémica sobre a indemnização que recebeu quando saiu da companhia aérea detida pelo Estado (500 mil euros).

Numa declaração escrita enviada à Lusa, nesse mês, Alexandra Reis disse que o acordo de cessação de funções “como administradora das empresas do universo TAP” e a revogação do seu “contrato de trabalho com a TAP S.A., ambas solicitadas pela TAP, bem como a sua comunicação pública, foi acordado entre as equipas jurídicas de ambas as partes, mandatadas para garantirem a adoção das melhores práticas e o estrito cumprimento de todos os preceitos legais”.

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/medina-apresenta-conclusoes-quanto-ao-relatorio-de-saida-de-alexandra-reis-da-tap

O desnorte que anda no Governo!
Quem está contente é o Costa (pelo afastamento de escolhas pessoais do seu concorrente Pedro Nunes Santos) e os Ministros das Obras Públicas e das Finanças!!!!

E é assim, andamos para a frente, para trás e lá se foram mais de 3 mil milhões de euros para no fim de contas entregarem a empresa a um grande grupo mundial!!!!!!
Aqueles estrategas no governo devem suar as estopinhas para tirarem estes coelhos da cartola!!!!!!
« Última modificação: Março 06, 2023, 07:12:11 pm por Viajante »