Centauro II 8x8 do Exército Brasileiro

  • 8 Respostas
  • 1713 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6824
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Centauro II 8x8 do Exército Brasileiro
« em: Dezembro 26, 2022, 01:35:14 pm »
Contrato do VBC Cav foi publicado


Citar
Começa o futuro para Exército com o mais avançado blindado de sua categoria.

O Diário Oficial da União (DOU) publicou na ultima quinta-feira, dia 22 de dezembro, a assinatura do contrato para aquisição do lote de amostra da viatura blindada de combate de Cavalaria – média sobre rodas (VBC Cav) Centauro II entre o Exército Brasileiro e o Consórcio Iveco – OTO Melara (CIO), uma “joint venture” entre as empresas italianas Iveco Defence Vehicles (IDV) e Leonardo, com sede em Roma, vencedora da concorrência internacional.

O projeto VBC Cav prevê a aquisição de no mínimo 98 viaturas 8X8 Centauro II, equipadas com canhão de 120 mm.

A assinatura do contrato, que ocorreu no dia 15, pode ser vista como o renascimento do Exército como força de combate, já que este passará a operar o mais avançado e poderoso veículo blindado de combate sobre rodas do mundo. Esse projeto vai impactar positivamente todas as próximas aquisições da Força Terrestre, como a modernização dos carros de combate Leopard 1A5 (e seu posterior sucessor). Nesse sentindo, a chegada do Centauro II vai elevar o Exército a um patamar tecnológico e operacional nunca antes atingido na sua história.


Aguarda-se para o inicio do próximo ano a apresentação das viaturas e o inicio dos testes para sua homologação e, conforme os lotes forem adquiridos, terão inicio os programa de compensação (“offset”), como a produção da munição de 120mm, pela IMBEL, o desenvolvimento do simulador da viatura, pela AEL Sistemas, dentre outros.

 :arrow: https://tecnodefesa.com.br/presente-de-natal-contrato-do-vbc-cav-foi-publicado/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6824
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Centauro II 8x8 do Exército Brasileiro
« Responder #1 em: Dezembro 26, 2022, 01:37:18 pm »
IMBEL participa de acordo de OFFSET da nova VBC Cav


Citar
O Exército Brasileiro (EB) anunciou que a Viatura Blindada de Combate (VBC) Centauro II desenvolvida pela empresa italiana CIO, uma “joint venture” entre a Iveco Defence Vehicles (IDV) e a Leonardo, venceu a concorrência internacional do projeto de obtenção da Viatura Blindada de Combate de Cavalaria média sobre rodas (VBC CAV – MSR) 8X8.

Participaram da concorrência cerca de dez empresas estrangeiras e da relação inicial de participantes do certame restaram, além do consórcio italiano vencedor, cujo veículo oferecido era o único equipado com um canhão 120 mm, outras duas empresas, a canadense General Dynamics Land Systems (GDLS), que apresentou o blindado LAV 700 AG, e a chinesa NORINCO, com a VBC ST1-BR, ambos dotados de canhões 105 mm.

O Centauro II é considerado a referência em blindados sobre rodas, pois dentre os três finalistas é o único desenvolvido especificamente para este fim e não uma viatura blindada de transporte de pessoal adaptada. Com um peso aproximado de 30 toneladas, é equipado com uma torre Leonardo HITFACT MkII armada com um canhão de 120 mm, em operação no Exército Italiano.

O contrato de aquisição prevê um acordo de compensação (offset) por meio da transferência de tecnologia em diversas áreas, um meio eficaz para reduzir a dependência tecnológica da Base Industrial de Defesa nacional.

Em relação à fabricação da munição, que caberá à IMBEL, o consórcio vencedor ofereceu a transferência de conhecimento da munição 120 mm TP-T (Exercício) em um prazo de 36 meses, a partir da aquisição do lote econômico pelo EB.

O conhecimento e a capacidade para produção da munição HE (High Explosive – munição explosiva detonada por espoleta após o impacto), APDFSDS (Armor Piercing Fin Stabilized Discarding Sabot), conhecida comumente como munição “flecha”, e a TPCSDS (Target Practice Cone Stabilized Discarding Sabot Tracer – munição de exercício estabilizada por aletas e sabot descartável) bem como dos componentes adicionais fazem parte de atividades futuras a serem negociadas com o consórcio vencedor.

Com a produção da munição de exercício 120 mm para o canhão da nova Viatura Blindada de Combate de Cavalaria média sobre rodas, a IMBEL ingressa em novo patamar tecnológico, dando início ao  gradativo e complexo processo de assimilação de conhecimento, visando o domínio completo da tecnologia de fabricação das demais munições utilizadas pelo canhão da VBC Centauro II.


 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/imbel-participa-de-acordo-de-offset-da-nova-vbc-cav-do-exercito/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6824
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Centauro II 8x8 do Exército Brasileiro
« Responder #2 em: Janeiro 30, 2023, 04:01:14 pm »
Exército recebe seus blindados Centauro II


Citar
Na manhã de hoje, dia 30 de janeiro, ocorreu a cerimônia de entrega simbólica das duas viaturas blindadas de combate de Cavalaria média sobre rodas (VBC CAV – MSR) 8X8 Centauro II, do lote de amostra, pela empresa Consórcio Iveco–OTO Melara (CIO) ao Exército Brasileiro.

A cerimônia ocorreu na unidade da Leonardo de La Spezia e quem recebeu as viaturas foi o chefe do Estado-Maior do Exército, general de Exército Valério Stumpf Trindade. Estas passarão por testes de validação nos próximos meses, antes de serem embarcadas para o Brasil.

O Centauro II, já em serviço com o Exército Italiano e com mais de 120 sistemas encomendados, tornou-se uma plataforma de referência no setor de veículos blindados antitanque de rodas de grande calibre. O Centauro II lidera o setor em termos de potência, visão, mobilidade, ergonomia, capacidade de disparo, comunicações e proteção da tripulação.

Equipado com um powerpack moderno que fornece mais de 720 cavalos de potência e a transmissão H empregada em toda a gama de veículos blindados Centauro 8X8, o Centauro II tira partido de uma arquitetura totalmente digital e de uma torre de última geração com uma arma de 120 mm. Ele também possui sistemas avançados de comunicação, comando e controle. Isso permite que o Centauro II opere em cenários que vão desde missões de defesa de segurança nacional até operações de apoio e manutenção da paz, ou qualquer outro teatro de operações que exija intervenção das Forças Armadas.

Em breve, mais informações sobre as viaturas brasileiras.



 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/exercito-recebe-seus-blindados-centauro-ii/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6824
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Centauro II 8x8 do Exército Brasileiro
« Responder #3 em: Fevereiro 03, 2023, 07:10:53 pm »
Centauro II – Exército Brasileiro Recebe as duas Primeiras Unidades


Citar
No dia 30 de janeiro 2023  Consórcio Iveco- Oto Melara (CIO) realizou a entrega dos dois protótipos do Veículo Blindado de Cavalaria Centauro II ao Exército Brasileiro, na sede das instalações da Leonardo, em La Spezia / Itália. Os veículos foram recebidos pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Valério Stumpf Trindade.

O evento foi um marco histórico já que foi a primeira vez que o Exército Brasileiro adquiriu um veículo novo da mais alta tecnologia atualizado com o estado da arte internacional. Ao ser incorporado às unidades de Cavalaria Mecanizada, o Centauro II vai colocar as Forças Blindadas do EB no nível dos exércitos mais fortes da atualidade.

O Centauro II representará o maior instrumento de dissuasão da Força Terrestre brasileira, trazendo uma moderna torre Hitfact 2 com poderoso canhão de 120mm, alma lisa, 45 calibres.


Os dois primeiros protótipos serão avaliados na Itália por uma equipe do CAEx (Centro de Avaliações do Exército) e depois vão realizar testes operacionais no Brasil, em Santa Maria/RS.  O contrato prevê a aquisição mínima de 98 veículos e pode alcançar 221 unidades.

A montagem final e integração dos veículos será feita no Brasil.  Da parte do offset, está prevista a produção da munição 120mm na IMBEL e o desenvolvimento de um simulador pela AEL Sistemas.  O Brasil deverá ser a base de exportação para América Latina, sendo que Colômbia, Peru e Argentina já demonstram interesse no veículo.

Opinião de DefesaNet

Em virtude do salto tecnológico e operacional que a Viatura Blindada Combate Cavalaria – Média sobre Rodas (VBC Cav MS) Centauro II vai trazer ao Exército Brasileiro e considerando o cenário atual do mundo, com uma importante guerra com envolvimento continental e impacto global em andamento, já existem dentro e fora do Exército discussões e avaliações sobre necessidade de priorizar a aquisição do Centauro II frente a outros projetos tais quais a modernização das VBR Cascavel e do VBC CC Leopard 1A5 (Viatura Blindada de Combate Carro de Combate)

O Centauro II traz uma capacidade militar que o Exército nunca teve e que somente veículos novos e modernos poderão trazer. Essas capacidades não podem ser conseguidas por atualizações de veículos com mais de 50 anos de uso.

Hoje, comprar veículos novos e modernos que vão operar por décadas custa apenas 2 vezes mais que uma modernização que trará capacidade limitadas, seja pela tecnologia e os desafios técnicos, e principalmente logísticos, com a ausência de peças sobressalentes no mercado.

Priorizar o Centauro II, substituir o Cascavel por uma viatura tática leve e iniciar a aquisição de um novo carro de combate equipado com a mesma torre do Centauro II é uma escolha estratégica, que vai colocar o Exército Brasileiro na vanguarda mundial em termos de tecnologia e capacidades militares.


 :arrow:  https://www.defesanet.com.br/br_it/noticia/1047241/centauro-ii-exercito-brasileiro-recebe-as-duas-primeiras-unidades/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6824
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Centauro II 8x8 do Exército Brasileiro
« Responder #4 em: Fevereiro 03, 2023, 07:14:58 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6824
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Centauro II 8x8 do Exército Brasileiro
« Responder #5 em: Abril 13, 2023, 12:27:18 pm »
Projeto de blindado Centauro II é apresentado em feira de indústria de defesa


Citar
Rio de Janeiro (RJ) – Um equipamento que está em fase de aquisição pelo Exército Brasileiro foi apresentado na edição 2023 da LAAD Defence & Security, maior e mais importante feira de Defesa e Segurança da América Latina. A Viatura Blindada de Combate de Cavalaria Média Sobre Rodas 8×8 Centauro II deverá substituir o blindado Cascavel, modelo que é usado pelo Exército Brasileiro desde a década de 1970.

O Exército Brasileiro adquiriu duas amostras do Centauro II, que foram recebidas no fim de janeiro. Uma equipe do Centro de Avaliações do Exército (CAEx) está na Itália, sede do Consórcio CIO, para a avaliação da viatura. A previsão é que até o fim do ano as duas amostras do Centauro II cheguem ao Brasil para que o processo seja concluído.

O projeto de aquisição prevê a produção da plataforma veicular e da torre do canhão de 120 milímetros no Brasil, promovendo a geração de postos de trabalho qualificados, além da transferência de tecnologia e conhecimento para a indústria nacional, tanto para a produção quanto para o suporte logístico. "O Brasil estará preparado para a produção nacional de munições de 120 milímetros", reforçou Humberto Spinetti.

Durante a feira, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, recebeu uma maquete do blindado Centauro II. A entrega foi realizada pelo vice-presidente do Consórcio CIO (Iveco-Oto Melara) Giovanni Luisi, pelo presidente da IDV América Latina, Humberto Spinetti, e pelo presidente da Leonardo do Brasil, Francesco Moliterni.

Substituição da VBR-MSR EE-9 Cascavel

A aquisição da nova viatura blindada de cavalaria tem o objetivo de substituir o Cascavel. Durante algum tempo, os dois modelos serão usados simultaneamente, já que um contrato de modernização do Cascavel pode estender a vida útil das viaturas por mais 15 anos. "A ideia é que o Cascavel seja um meio de evolução até termos um número considerável da viatura Centauro", explicou o Diretor de Fabricação do Exército, General de Divisão Tales Villela.

Para o presidente da IDV América Latina, “é o início de um novo ciclo de aquisição de viaturas de cavalaria para missões de reconhecimento, adotando uma viatura que é o estado da arte em nível global".

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército


 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6824
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Centauro II 8x8 do Exército Brasileiro
« Responder #6 em: Maio 11, 2023, 12:47:12 pm »
Exército aprova o plano de acolhimento das VBC Cav


Citar
Foi publicado no Boletim do Exército de hoje (05/05), a portaria EME/C Ex Nº 1.011, de 24 de abril de 2023, que aprova o plano de acolhimento da viatura blindada de combate de cavalaria (VBC Cav) 8X8 Centauro II no âmbito do Exército Brasileiro (EB20-P-04.004), entrando em vigor na data de sua publicação.

Este plano tem como finalidade regular as ações necessárias ao acolhimento das novas viaturas, detalharem os objetivos e atividades logísticas, operacionais, de instrução e orientar e regular as ações as novas condutas, em função das novas capacidades adquiridas, que resultem na ampliação da capacidade militar e superioridade de enfrentamento.

A ampliação das capacidades operacionais da Força se deve, em grande parte, ao seu moderno e poderoso armamento, dotado de um canhão de 120 mm, estabilizado e com sofisticados optrônicos. Com efeito, os meios de alta tecnologia e a combinação destes com meios de inteligência, reconhecimento, vigilância e aquisição de alvos (IRVA) alteram significativamente o combate, demandando necessidade de revisão da doutrina em vigor.

Em nível de organização, a adoção da VBC Cav nas OM’s de Cavalaria mecanizada implica em modificação em seu quadro de pessoal, pois esta viatura exige o acréscimo de mais um militar à guarnição, quando comparado com a VBR 6X6 EE-9 Cascavel, bem como a própria incorporação da nova viatura resulta em reajuste na distribuição de cargos, alterando a organização dos esquadrões e regimentos, e implicando na necessidade de uma nova cadeia logística (que será facilitada devido à sua comunabilidade com a VBTP 6X6 Guarani).


De acordo com o novo planejamento do Estado-Maior do Exército, o cronograma de recebimento e destino das VBC Cav Centauro II será este:

2024

02 (lote amostra) para o Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), que depois da avaliação e capacitação se revertem para o 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado;

07 para o 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado;

2025

05 para o 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado;
02 para o 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado;

2026

07 para o 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado;

2027

03 para o 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado;
03 para o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado;

2028

06 para o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado;

2029

03 para o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado;
04 para o 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado;

2030

07 para o 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado;

2031

06 para o 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado;
01 para o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado;

2032

06 para o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado;
01 para o 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado;

2033

07 para o 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado;

2034

04 para o 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado;
03 para o 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado;

2035

07 para o 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado;

2036

02 para o 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado;
05 para o 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado;

2037

01 para o 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado;
06 para o 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado;
 

Esta disposição altera o cronograma inicial, mas continua contemplando o Comando Militar do Sul (CMS), com 56 viaturas nas 1ª e 2ª Brigadas de Cavalaria Mecanizadas e CI Bld; o Comando Militar do Oeste (CMO), com 36 viaturas na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada; e o Comando Militar da Amazônia (CMA), com seis viaturas na 1ª Brigada de Infantaria de Selva, o que demonstra a preocupação da Força Terrestre com a segurança das fronteiras.


 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/exercito-aprova-o-plano-de-acolhimento-das-vbc-cav/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6824
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Centauro II 8x8 do Exército Brasileiro
« Responder #7 em: Janeiro 09, 2024, 12:36:54 pm »
VBC Cav Centauro II – Como está o processo de aceitação


RESUMO HISTÓRICO
 O projeto de aquisição foi aprovado em 11 de dezembro de 2020, pela Portaria– EME/C Ex nº 275, originado em 2019 no Grupo de Trabalho (GT) Nova Couraça, dentro do Programa Estratégico do Exército (Prg EE) Forças Blindadas, prevendo as 98 viaturas (que podem ser expandidas para 221), com seu respectivo suporte logístico (SLI), e um sistema de simulação.

Na primeira consulta pública, entre 22 de março e 31 de maio de 2021, 55 empresas demonstraram interesse e 28 modelos foram ofertados. Este número foi reduzido à cerca da metade no refinamento do projeto, em 16 de novembro. Na entrega oficial das propostas apenas seis modelos se apresentaram, em grande parte pela exigência da viatura já estar em produção seriada, que foi tomada de forma inteligente pelo EB para diminuir os riscos, tendo o “short list”, publicado em 07 de outubro de 2022 (e antecipado por T&D em maio) com três candidatos: Centauro II, LAV 700 AG e ST1-BR.

Em 25 de novembro de 2022, o Comando Logístico (CoLog) / Diretoria de Material (DMat), anunciou o Centauro II como vencedor e o contrato foi assinado em 15 de dezembro. A entrega das duas primeiras unidades do lote protótipo ocorreu em 30 de janeiro de 2023, na unidade da empresa Leonardo, em La Spezia.


SEQUÊNCIA

Atualmente, o processo está em fase de negociação de aceitação do lote protótipo, com as seguintes organizações militares envolvidas:

Estado-Maior do Exército (EME): por intermédio do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), estabelecendo as diretrizes gerais para a obtenção das viaturas, orientando e coordenando as fases preliminares de viabilização;
Comando Logístico (CoLog): através da Chefia de Material (Ch Mat), conduzindo a obtenção e atividades logísticas relacionadas;

Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT): através da Diretoria de Fabricação (DF), que é a responsável pela gestão das modificações de configuração para a versão do EB, apoio técnico na análise do atendimento aos requisitos estabelecidos em contrato e inspeção das viaturas previamente ao embarque, e do Centro de Avaliações do Exército (CAEx), para as atividades relacionadas aos testes e avaliações;

Comando de Operações Terrestres (COTer): responsável por conduzir os estudos para a adequação das atividades doutrinárias e a preparação do pessoal e instalações, tanto logístico como operacional, como os regimentos de Cavalaria, que responderão pela manutenção de primeiro escalão;

e Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx): responsável pela capacitação do pessoal na operação e manutenção das viaturas e nos estabelecimentos de ensino apropriados.

A chegada das duas viaturas ao Brasil está prevista para meados deste semestre, quando será iniciada a última etapa da avaliação técnica e operacional, primeiro no CAEx e depois no Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), em Santa Maria (RS), visando o aceite e adoção, com previsão para que isso ocorra no segundo semestre deste ano.

Assim, será feita a assinatura do contrato para o lote de produção com as primeiras 96 unidades, em lotes graduais, e a definição final dos prazos de entrega e nível de nacionalização, com a montagem final feita em território nacional.

Em relação aos programas de compensação (“offset”) também ainda está em discussão, sendo que as prioridades do EB são a produção nacional da munição de 120mm, o desenvolvimento de um simulador para a viatura e a capacitação de empresas nacionais para dar o suporte logístico.


A VERSÃO BRASILEIRA

A VBC Cav adotada, o Centauro II BR, possui poucas (mas significativas) diferenças em relação à versão utilizada pelo Exército Italiano, sendo a principal dela a opção por um sistema de carregamento manual do canhão.

A justificativa para tal escolha foi financeira, já que isso representa menores custos na fase de aquisição, de manutenção e, conseqüentemente, ao longo do ciclo de vida do material, e operacional, pois a presença de mais um militar na viatura (quatro, ao invés de três) aumentaria a autonomia da equipe na operação e manutenção deste complexo sistema de armas.

Também serão instalados os equipamentos do sistema de comando e controle (C2) padronizado no âmbito do EB, cuja integração deverá ocorrer até o final deste ano, com as viaturas já no Brasil.

Este sistema é composto pelo equipamento rádio Falcon III, o computador tático militar (CTM), o software de gerenciamento do campo de batalha (GCB) e o sistema Sotas Intercom. Sua integração permitirá a aplicação do conceito de consciência situacional do campo de batalha em todas as fases da operação, com comunicação externa sem fio, estrutura para tráfego de voz, dados e imagens, interligando-o na parte eletrônica da viatura e seu armamento. Futuramente, deverá ser integrado ao RDS-Defesa, da AEL Sistemas.

O Centauro II BR, inicialmente, virá equipado com uma metralhadora MAG, calibre 7,62x51mm, em um reparo manual sobre a torre, porem, no futuro, poderá receber um sistema de armas remotamente controlado (SARC), como o REMAX 4, da Ares Aeroespacial e Defesa. Também estará apto a receber todos os sistemas disponíveis na versão italiana, como os de proteção eletrônica, como os emissores “jammer” Guardian H3, para defesa contra a detonação remota de dispositivos explosivos improvisados (“improvised explosive device” – IED), bastando, em caso de necessidade, o EB adquirir tais equipamentos e os instalar.


OS TESTES

Após as entregas das duas VBC Cav, já se iniciaram os testes na Itália para onde foi enviado um grupo de militares brasileiros para integrar a primeira equipe de avaliação técnica (de abril a julho), composto pelos:

Coronel QEM Ismael Cardoso de Campos (CAEx);
Major Cav Marcelo Vitorino Álvares (CI Bld);
Capitão Cav Marcelo Eduardo Deotti Junior (17º RC Mec);
Capitão Rafael Vitor Guerra Queiroz (CAEx); e
Capitão QEM Elthon Bernardes Sales Bento (CAEx);
A primeira campanha de tiro e maneabilidade correu no final de maio, nos campos de prova de Montelibretti e Nettuno, e contou com a presença do general-de-brigada Willian Koji Kamei, 4º subchefe do EME.


Na avaliação, sempre com tripulação brasileira, a viatura rodou centenas de quilômetros em diversas situações e efetuou mais de 200 disparos, obtendo uma precisão de mais de 97%, o que surpreendeu a todos no EB, já que nunca tiveram um sistema de armas com tamanha precisão. A equipe de avaliação deverá retornar à Itália no próximo mês.

Um grupo da DF, chefiado pelo general-de-divisão Tales Eduardo Areco Villela, diretor daquele órgão, também esteve na Itália, em julho, para acompanhar a avaliação e conhecer os processos de fabricação das VBC Cav em La Spezia e Bolzano.


 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/vbc-cav-centauro-ii-como-esta-o-processo-de-aceitacao/
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20931
  • Recebeu: 2489 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: Centauro II 8x8 do Exército Brasileiro
« Responder #8 em: Fevereiro 13, 2024, 03:06:41 pm »