Armas do Estado Novo: FA, PSP, GNR e Polícia Política

  • 2 Respostas
  • 4222 Visualizações
*

Karamazov

  • 2
  • +0/-0
Armas do Estado Novo: FA, PSP, GNR e Polícia Política
« em: Janeiro 11, 2015, 01:05:19 am »
Boas pessoal,

Este é o meu primeiro post no Fórum, que acabei de descobrir hoje, por isso cumprimentos a todos.

Pergunto-me se me poderiam ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre as armas de fogo utilizadas pelas várias entidades de segurança em Portugal no período correspondente ao Estado-Novo. Acontece que neste momento me encontro a fazer um trabalho de investigação sobre o conjunto de anos que abarca esse período da nossa História, trabalho esse que eventualmente mais tarde poderá dar origem a um argumento para uma peça, passível de adaptação. Acontece que sou uma pessoa extremamente perfeccionista e atenta aos detalhes, pelo que necessitaria de informação o mais fidedigna possível e parece-me que haverá gente aqui no fórum com esse tipo de conhecimento ou que pelo menos me possa recomendar referências a estudar, sob a forma de livros, artigos, estudos, reportagens, documentários, etc.

Mais precisamente, gostaria de saber, como o título indica, quais as armas de fogo ligeiras utilizadas pelas Forças Armadas, PSP, GNR e Polícia Política, para uma recriação fiel de todas estas entidades. Sei que isto pode ser uma pergunta/tópico que dê para respostas grandes, quanto mais não seja pela amostra de tempo visada, mas quanto maior a quantidade de informação, melhor. Ao longo da minha pesquisa, iniciada recentemente, já passaram pelos meus olhos vários livros e artigos online sobre a história do uso de armas de fogo no Exército Português, mas até agora nada encontrei sobre as outras entidades que referi.

Embora esteja relativamente bem informado ao tipo de armas utilizadas pelo Exército na Guerra Colonial, os anos anteriores são quase como que uma incógnita para mim. Antes de constarem nas fileiras do Exército as G3, as Mauser 98K e as FN FAL, quais eram os seus equivalentes nos anos anteriores às suas inclusões no arsenal Português?  Com certeza que pouco tempo após a criação do Estado Novo, as Mausers já tenham sido encomendadas à Alemanha, mas quais seriam as equivalentes psitolas-metralhadoras/sub-metralhadoras? MP18, MP34 e mais tarde a FBP? E relativamente à PSP, GNR e Polícia Política, alguém me consegue indicar o tipo de armas de fogo usadas durante esse período, de pistolas, passando por espingardas e sub-metralhadoras (espingarda de assalto sei que é um conceito pós-2ªGM e não creio que tenhamos tido acesso tanto a StG 44 ou AK-47 antes da oficialização da G3)?

Desde já ficarei agradecido com qualquer tipo de ajuda fornecida, seja através de conhecimento directo ou através da indicação de links para artigos ou para livros sobre este assunto em particular.
 

*

Karamazov

  • 2
  • +0/-0
Re: Armas do Estado Novo: FA, PSP, GNR e Polícia Política
« Responder #1 em: Janeiro 14, 2015, 12:26:34 am »
Ninguém aqui tem conhecimento ou acesso a este tipo de informação, ou me sabe indicar onde pesquisar ou investigar? Ficaria extremamente agradecido caso me pudessem indicar nem que fosse a direcção para a qual devo apontar e que me permitisse obter este género de informação.

Cumprimentos.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8654
  • Recebeu: 3244 vez(es)
  • Enviou: 1001 vez(es)
  • +4061/-6483
Re: Armas do Estado Novo: FA, PSP, GNR e Polícia Política
« Responder #2 em: Janeiro 14, 2015, 10:39:36 am »
Para quem é de Lisboa ou Porto aconselho os respectivos museus militares. Para pesquisa documental terão de ser obras ou links sobre a participação do CEP na Primeira Guerra Mundial e as forças de segurança no Estado Novo. Existem algumas obras por aí, nomeadamente sobre o conflito.
http://www.revistamilitar.pt/artigo.php?art_id=528
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kropatschek_Portuguesa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mauser-Vergueiro
http://pt.slideshare.net/susanasimoes/portugal-na-1-guerra-mundial-27465087

Sobre as forças policiais é mais escasso, mas também se encontra.
http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4279956
http://www.psp.pt/Pages/apsp/historia.aspx
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guarda_Nacional_Republicana
http://www.portugal1914.org/portal/pt/noticias/item/6966-guarda-nacional-republicana-festeja-o-seu-103-aniversario-evocando-a-grande-guerra


Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/