« Responder #2 em: Fevereiro 05, 2008, 04:41:48 pm »
Yahoo pode optar pelo Google e não pela MicrosoftO portal Yahoo estará a equacionar fazer uma aliança com o Google para escapar à oferta de compra apresentada pela Microsoft na passada sexta-feira. A revelação foi feita por uma fonte ligada à estratégia do portal à Reuters
Oferta da Microsoft ainda vai dar muito que falar a ser verdade este é um volte face num dos negócios mais importantes ligados à Internet surgidos nos últimos tempos, no qual a Microsoft pretende comprar o Yahoo por 44.6 biliões de dólares com o objectivo de tentar travar o domínio da Rede por parte do Google.
Um dos cenários alternativos que se encontra em cima da mesa de acordo com esta fonte é voltar a falar com o Google, algo que já aconteceu há meses atrás.
A alternativa poderá ser ainda mais viável quando fontes citadas pela agência noticiosa referem que o Yahoo! considera que a oferta da Microsoft de 31 dólares por acção desvaloriza a empresa.
Apesar do que se tem passado nos últimos dias o Yahoo! apresentou um memorando interno para os seus funcionários, citado pela Reuters, onde assegura que «nenhuma decisão foi tomada».
O Google é actualmente das poucas empresas capazes de cobrir a oferta da multinacional de Bill Gates, mas alguns analistas defendem que nenhuma autoridade reguladora iria aprovar o negócio, com receio de se criar um monopólio na Internet.
Já no Sábado o Wall Street Journal tinha avançado que o Google teria oferecido ajuda ao Yahoo! para se defender da oferta da Microsoft, informação que ambas as empresas se recusaram a comentar.
Por outro lado um advogado do Google colocou num blogue da empresa um post onde acusa a Microsoft de tentar alargar o seu monopólio do software para a Internet.
David Drummond acredita que uma aliança entre a Microsoft e o Yahoo! poderia minar a competição na Internet e apelou aos decisores políticos para não aprovarem o negócio.
A Microsoft respondeu de imediato afirmando que este negócio iria «criar um rival forte para o mercado das buscas e publicidade on-line».
«Os cenários alternativos apenas levam a menos competitividade na Internet» sublinhou um dos advogados da multinacional em comunicado.
SOL / Lusa