KC-390 na FAP

  • 3583 Respostas
  • 472171 Visualizações
*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5389
  • Recebeu: 4032 vez(es)
  • Enviou: 10078 vez(es)
  • +8453/-245
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3495 em: Abril 05, 2024, 08:21:06 am »
O ká-cê é o da direita, não é?
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1688
  • Recebeu: 400 vez(es)
  • Enviou: 350 vez(es)
  • +100/-45
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3496 em: Abril 05, 2024, 09:13:42 am »
Já estou como o outro, enervem-se à vontade, expludam, rebentem com a discussão nos tópicos todos se sentem realizados assim! Eu pessoalmente penso que fazer desporto acaba por fazer melhor à saúde.

Porque por muito eloquentes que sejam, por muito que usem fotos com diferentes ângulos, por muito que reduzam o KC390 a nada e ampliem o A400M...

Ninguém vai abdicar do KC390 que temos em processo de receção em Portugal.

E se estão criadas as condições para uma manutenção dos C-130H modernizados a nível de aniónicos em conjunto com KC390, ninguém vai introduzir outra aeronave de carga na equação.

O bom do fórum é as diferenças de opinião e jogar argumentos e ter a noção que quem decide se está positivamente a marimbar para isso, por muito válidos que possam ser os argumentos.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5593
  • Recebeu: 5583 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +10067/-2647
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3497 em: Abril 05, 2024, 09:32:08 am »
Sei já o que vão dizer: '...mas não é o da FAP, está fora do tópico etc, etc, etc...' mas é uma boa imagem para comparar, desde outra perspectiva, dia desses em Minneapolis, já nem parece-me tão miúdo:

Ler, às vezes, também ajuda digo eu...

Atenção que há aqui em jogo uma certa ilusão de óptica, isto porque as aeronaves se encontram em placas diferentes. Nem o KáCê é tão pequeno, nem o Atlas tão grande. ;)


Não vale a pena voltarmos à troca de argumentos em relação ao KC-390; o avião é uma realidade, a sua vinda para a FAP é uma realidade, e há-que aceitar. Se era ou não a aeronave mais adequada para os nossos requisitos, é uma discussão que neste momento já pouco faz sentido. O cargueiro militar táctico da Embraer tem provado até agora estar à altura de ser um digno sucessor do C-130, goste-se mais ou menos dele. Tem apresentado uma elevada taxa de disponibilidade, com apenas 1 aparelho ao serviço já acumulou mais de uma centena de horas de voo e milhares de Km, tem demonstrado versatilidade, granjeado elogios das suas tripulações, e cumprido praticamente tudo aquilo para o qual foi adquirido.

A questão do preço unitário, de não ter capacidade de transporte estratégico, de se exercer ou não a opção por uma 6ª aeronave, entre outras, são questões laterais neste momento quer se queira, quer não. O avião está até agora a cumprir com aquilo que era esperado e isso deve ser motivo de regozijo para todos nós, que certamente não desejamos mal a algo que já enverga a Cruz de Cristo.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

goncalobmartins

  • Membro
  • *
  • 157
  • Recebeu: 53 vez(es)
  • Enviou: 141 vez(es)
  • +19/-1
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3498 em: Abril 05, 2024, 10:15:52 am »
Sei já o que vão dizer: '...mas não é o da FAP, está fora do tópico etc, etc, etc...' mas é uma boa imagem para comparar, desde outra perspectiva, dia desses em Minneapolis, já nem parece-me tão miúdo:

Ler, às vezes, também ajuda digo eu...

Atenção que há aqui em jogo uma certa ilusão de óptica, isto porque as aeronaves se encontram em placas diferentes. Nem o KáCê é tão pequeno, nem o Atlas tão grande. ;)


Não vale a pena voltarmos à troca de argumentos em relação ao KC-390; o avião é uma realidade, a sua vinda para a FAP é uma realidade, e há-que aceitar. Se era ou não a aeronave mais adequada para os nossos requisitos, é uma discussão que neste momento já pouco faz sentido. O cargueiro militar táctico da Embraer tem provado até agora estar à altura de ser um digno sucessor do C-130, goste-se mais ou menos dele. Tem apresentado uma elevada taxa de disponibilidade, com apenas 1 aparelho ao serviço já acumulou mais de uma centena de horas de voo e milhares de Km, tem demonstrado versatilidade, granjeado elogios das suas tripulações, e cumprido praticamente tudo aquilo para o qual foi adquirido.

A questão do preço unitário, de não ter capacidade de transporte estratégico, de se exercer ou não a opção por uma 6ª aeronave, entre outras, são questões laterais neste momento quer se queira, quer não. O avião está até agora a cumprir com aquilo que era esperado e isso deve ser motivo de regozijo para todos nós, que certamente não desejamos mal a algo que já enverga a Cruz de Cristo.

Faltou-te um "I have spoken"  ;D ;D ;D
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5593
  • Recebeu: 5583 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +10067/-2647
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3499 em: Abril 05, 2024, 10:29:15 am »
Ah, e antes que comecem com bocas, rumores ou algo assim do género, eu confesso: sim, vendi-me à Embraer! É a nua e cruel verdade. :-[ :N-icon-Axe:

Fui aliciado pelo que eles lá apelidam de "pacote Cabeça de Martelo", constituído por uma garrafa de leite com chocolate UCAL, um bollycao, um Chupa-Chups, uma embalagem de M&M's e outra de Sugus (nunca pensei que te vendesses assim tão barato, CM). A seguir, ainda lá na Embraer, perguntaram-me se também queria uns Super Tucano a acompanhar, e eu respondi que não porque depois daquilo tudo ia ter de entrar em dieta. E pronto, é assim a crónica da minha corrupção ao grande capital aeronáutico.  :mrgreen:



P.S. CM, nem uma limusina com motorista, nem nada? Raios pá, colocaste a fasquia muito baixa.  :mrgreen: ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, NVF, Cabeça de Martelo

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20293
  • Recebeu: 3006 vez(es)
  • Enviou: 2253 vez(es)
  • +1357/-3469
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3500 em: Abril 05, 2024, 10:48:10 am »
Ah, e antes que comecem com bocas, rumores ou algo assim do género, eu confesso: sim, vendi-me à Embraer! É a nua e cruel verdade. :-[ :N-icon-Axe:

Fui aliciado pelo que eles lá apelidam de "pacote Cabeça de Martelo", constituído por uma garrafa de leite com chocolate UCAL, um bollycao, um Chupa-Chups, uma embalagem de M&M's e outra de Sugus (nunca pensei que te vendesses assim tão barato, CM). A seguir, ainda lá na Embraer, perguntaram-me se também queria uns Super Tucano a acompanhar, e eu respondi que não porque depois daquilo tudo ia ter de entrar em dieta. E pronto, é assim a crónica da minha corrupção ao grande capital aeronáutico.  :mrgreen:



P.S. CM, nem uma limusina com motorista, nem nada? Raios pá, colocaste a fasquia muito baixa.  :mrgreen: ;)

Eu ainda tentei se no pack vinha "fruta da boa", uma espécie de negócio luso-brasileiro à FCP, mas eles disseram que isso estava reservado a uma certa pessoa da margem sul...sabes quem será?  :mrgreen:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5593
  • Recebeu: 5583 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +10067/-2647
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3501 em: Abril 05, 2024, 12:14:49 pm »
OT:

Eu ainda tentei se no pack vinha "fruta da boa", uma espécie de negócio luso-brasileiro à FCP, mas eles disseram que isso estava reservado a uma certa pessoa da margem sul...sabes quem será?  :mrgreen:

Bom, apesar de ser um enorme deserto (Mário Lino dixit), com poeiras em suspensão frequentemente e cáfilas a perder de vista, há paletes de gente na Margem Sul do Tejo, da Cova do Vapor a Alcochete. Logo, podem estar a referir-se a qualquer um/a, muito embora isso de "fruta da boa" normalmente seja associado a uma certa pessoa que eu cá sei, cujo infame pseudónimo é o número de amura de um patrulha da Marinha Brasileira já com 30 anos. :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20293
  • Recebeu: 3006 vez(es)
  • Enviou: 2253 vez(es)
  • +1357/-3469
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3502 em: Abril 05, 2024, 12:27:53 pm »
OT:

Eu ainda tentei se no pack vinha "fruta da boa", uma espécie de negócio luso-brasileiro à FCP, mas eles disseram que isso estava reservado a uma certa pessoa da margem sul...sabes quem será?  :mrgreen:

Bom, apesar de ser um enorme deserto (Mário Lino dixit), com poeiras em suspensão frequentemente e cáfilas a perder de vista, há paletes de gente na Margem Sul do Tejo, da Cova do Vapor a Alcochete. Logo, podem estar a referir-se a qualquer um/a, muito embora isso de "fruta da boa" normalmente seja associado a uma certa pessoa que eu cá sei, cujo infame pseudónimo é o número de amura de um patrulha da Marinha Brasileira já com 30 anos. :mrgreen:

Eles disseram que era o único elemento da margem sul que não tem um Seat Ibiza a deitar fumo negro do escape...o que eu pensava que era impossível, já que como todos sabemos para o cidadão da margem sul é essencial tal elemento na sua vida, tal como percorrer a A38 para ir ter com a namorada. Esqueci-me de mais alguma coisa?

Ah, é claro que esqueci-me, o carrito com a mala ocupada de subwoofers, como é que eu fui-me esquecer disso?!



Eu paro, eu juro que paro, mas os estereótipos são bons demais!!!

PS: eu cheguei a sair com uma rapariga da margem sul...Almada (?) e ela queria vender o seu Rover 25 para comprar um MG amarelo!!! :o :mrgreen:

Ok, agora sim já parei. :G-beer2:

Embraer vocês andam a baldarem-se, eu ainda estou à espera da minha sandes de torresmos.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5389
  • Recebeu: 4032 vez(es)
  • Enviou: 10078 vez(es)
  • +8453/-245
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3503 em: Abril 05, 2024, 01:08:40 pm »
Os aniónicos são utilizados em conjunção com os catiónicos, ou isoladamente para criar maior polaridade? Mas pronto, se está decido não se discute mais. Pessoal, é favor ler o memorando!
Talent de ne rien faire
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8596
  • Recebeu: 3940 vez(es)
  • Enviou: 726 vez(es)
  • +4992/-793
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3504 em: Abril 05, 2024, 01:42:02 pm »
E se estão criadas as condições para uma manutenção dos C-130H modernizados a nível de aniónicos em conjunto com KC390, ninguém vai introduzir outra aeronave de carga na equação.

Num país normal, a ideia seria vender os C-130 modernizados, e comprar outro tipo de aeronave mais capaz. Não faz sentido nenhum ter 2 aeronaves de capacidades idênticas, a mamar valiosos recursos (não só orçamentais como a nível de pessoal). Era vender os 4 C-130 e ir buscar um 1 MRTT e mais 2 Canadair, e não se falava mais nisso.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador, Mentat

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4099
  • Recebeu: 2670 vez(es)
  • Enviou: 2212 vez(es)
  • +5705/-2821
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3505 em: Abril 05, 2024, 04:25:03 pm »
Sou da Margem sul e tenho um Peugeot sem chunguisse e, a única coisa que te tira do sério e passarem pategos com o samba ou cu duro aos berros na aparelhagem do carro. Tal maneira que me lembro dos tempos que mexia numas cenas que parecem plasticina e coisas com cavilhas.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20293
  • Recebeu: 3006 vez(es)
  • Enviou: 2253 vez(es)
  • +1357/-3469
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3506 em: Abril 05, 2024, 04:33:55 pm »
Eu sou mais Ferraris!



Olha estes interiores de luxo!




Depois acordo e vejo que afinal só tenho é umas enxadas :bang:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3507 em: Abril 06, 2024, 01:20:21 pm »
Boa tarde
De facto é a realidade e por muito que se tente fazer comparações entre este e aquele meio, Portugal fez sua escolha e optou a meu ver pelo melhor na sua categoria, medio porte,...voa mais rapido, transporta mais carga, maior autonomia, variando obviamente consoante a carga, possibilita reabastecimento aereo, promove alguma protecção balistica, dispoe de suite de Guerra eletronica, pode exercer tambem missoes de patrulhamento maritimo e ou fiscalização, combate aos incendios, lancamento de cargas, etc...portanto se falarmos para a realidade do nosso arsenal militar  e para as missoes que fazemos uma otima escolha....obviamente que tendo nas fileiras um outro meio com maior capacidade o caso do A400M tambem seria bom, mas nao foi esse o entendimento do Governo portanto ha que desejar muita sorte ...um abraço
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3508 em: Abril 06, 2024, 01:31:43 pm »
Ha e antes de me sacrificarem...sempre fui um acérrimo defensor do KC...portanto falo mesmo ha vontade...se me dissessem eh pah portugal acionou a compra  do  sexto cargueiro....eu responderia maravilha...que venha...pois faz ca muito jeito..quanto ao assunto dos hercules penso que um deles irá voar diretamente para Ovar ...para fazer parte do DECIR....onde se juntara aos blackhawk, e futuramente aos canadair....
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8596
  • Recebeu: 3940 vez(es)
  • Enviou: 726 vez(es)
  • +4992/-793
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3509 em: Abril 06, 2024, 02:31:38 pm »
A compra do 6ª KC seria a decisão mais absurda em todo o "sector" do transporte aéreo da FAP. Não só é um avião extremamente caro, como não acrescenta nada, seria adquirido apenas para fazer número. Estamos a falar de um avião que custaria mais de 100 milhões, dinheiro esse que é muito melhor aplicado noutras necessidades. Se houvesse realmente necessidade/vontade de gastar 9 dígitos num avião de transporte, então duplique-se o valor e compre-se 1 MRTT, com ganhos claros em capacidades a todos os níveis.

A única situação em que fazia sentido expandir a frota dos KC-390, era mediante gastos de 3 ou 4% do PIB, e em que tivéssemos todas as outras lacunas resolvidas, onde houvesse uma clara intenção de expandir a capacidade logística e de projecção, e, claro, em que houvessem pilotos suficientes.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44