Novos SSK da Marinha

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #30 em: Fevereiro 04, 2024, 02:50:37 pm »
Pelo que sei, a pontaria é feita para dois  U212 Germânicos, e, a meu ver será, a concretizar-se, em termos de submarinos usados, a melhor escolha.

Oxalá que isso aconteça. Até porque não estou a ver desempatarem tanto dinheiro para comprarem 2 novos.

Sim, pelo menos 4 SSG com capacidade "land-attack, com o míssil SCALP com 550 km de alcance.
Cps

Era bom que sim. Hoje em dia ter a capacidade "land attack" limitada aos Harpoon simplesmente não chega.
 

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P44

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #31 em: Fevereiro 04, 2024, 02:51:11 pm »
E se os sistemas fossem padronizados com base no 212 só havia a ganhar, dado que este sub é mais avançado que os nossos 214. O 214 é, essencialmente, uma versão de exportação do 212, assente numa plataforma de 209.

Pelo que sei, a pontaria é feita para dois  U212 Germânicos, e, a meu ver será, a concretizar-se, em termos de submarinos usados, a melhor escolha.

Na minha opinião a Marinha deveria apostar e fortemente na Arma Submarina, classe Oceânica, claro, pois são Navios de combate com um poder de dissuasão elevadíssimo, necessitando de guarnições muito menores que uma fragata actual, e com um custo de operação muito baixo.

A concretizar-se a compra dos dois 212, os quatro submarinos em operação terão um custo idêntico a uma fragata classe BD !!!!

Actualmente a Marinha tem cinco,  :mrgreen:, fragatas e dois submarinos.
Para mim deveria ter quatro fragatas e cinco/seis submarinos!!!!

Abraço

Já tens 4 fragatas . Algumas coxas. :)

50% está feito
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #32 em: Fevereiro 04, 2024, 04:48:12 pm »
E se os sistemas fossem padronizados com base no 212 só havia a ganhar, dado que este sub é mais avançado que os nossos 214. O 214 é, essencialmente, uma versão de exportação do 212, assente numa plataforma de 209.

Pelo que sei, a pontaria é feita para dois  U212 Germânicos, e, a meu ver será, a concretizar-se, em termos de submarinos usados, a melhor escolha.

Na minha opinião a Marinha deveria apostar e fortemente na Arma Submarina, classe Oceânica, claro, pois são Navios de combate com um poder de dissuasão elevadíssimo, necessitando de guarnições muito menores que uma fragata actual, e com um custo de operação muito baixo.

A concretizar-se a compra dos dois 212, os quatro submarinos em operação terão um custo idêntico a uma fragata classe BD !!!!

Actualmente a Marinha tem cinco,  :mrgreen:, fragatas e dois submarinos.
Para mim deveria ter quatro fragatas e cinco/seis submarinos!!!!

Abraço

Já tens 4 fragatas . Algumas coxas. :)

50% está feito

A parte mais fácil dessa reestruturação, a redução, está feita, mas a mais difícil, a do aumento de submarinos, essa, de certeza que nunca será feita !!!  :mrgreen:

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #33 em: Fevereiro 06, 2024, 10:16:10 am »
Presumo desde já que não vai estar relacionado com os U-212 NFS para a Itália. Mas fica aqui a notícia:

Los nuevos submarinos italianos U212 NFS contarán con avanzadas baterías de iones de litio
(5 de Fevereiro de 2024)
Citação de: Julio Maíz / Defensa
Continúa el desarrollo de los submarinos italianos U212 NFS de próxima generación, según acaba de informar ahora la OCCAR contarán, para garantizar su propulsión, con sistemas de última generación de baterías de iones de litio (Li-ion).

Italia lleva años potenciando su Marina Militare, en ese sentido, en 2020 planeó la construcción de 4 nuevos submarinos del diseño alemán U212, con los que reforzar a los otros tantos recibidos entre 2006 y 2017, construidos en los astilleros italianos de Muggiano. El segundo encargo de los llamados NFS (Near Future Submarine) se planeó con un destacado aumento de la participación de la industria de la defensa y naval italiana.

El pedido en firme de 2 unidades, más muy posiblemente otras tantas, por parte del Ministerio de Defensa italiano está siendo realizado a través de la Organización Conjunta de Cooperación en materia de Armamento, la OCCAR (Organisation Conjointe de Coopération en matière d'Armement).

(...)

Uno de los principales temas de la reunión fue decidir que los futuros submarinos U212 NFS estén dotados con un sistema de baterías de iones de litio (Li-ion).

[continua]
Fonte: https://www.defensa.com/defensa-naval/nuevos-submarinos-italianos-u212-nfs-contaran-avanzadas-baterias

OCCAR - U212 NFS

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #34 em: Fevereiro 06, 2024, 10:37:02 am »
O problema é que o CEMA já disse que os novos submarinos deviam ser mais pequenos para terem menos pessoal e serem mais baratos.

Os futuros U212 NFS serão quase tão grandes como os nossos Tridente. Sendo assim só estou a ver os de 500 toneladas turcos ou os Saab A26 na versão de 1000 toneladas.

Citar
A26 Pelagic

A nova variante Pelagic é uma versão menor da A26 projetada para a Marinha da Suécia. Ela mede menos de 50 metros de comprimento com um deslocamento de cerca de 1.000 toneladas. Seu alcance é de 4.000 milhas náuticas a 10 nós e sua autonomia à velocidade de patrulha é superior a 20 dias graças ao módulo AIP. O tripulação padrão é de 17 a 25 militares.
« Última modificação: Fevereiro 06, 2024, 10:59:30 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #35 em: Fevereiro 06, 2024, 11:19:41 am »
O U212A tem 57 metros e o U214 tem 66 metros.
Já é mais curto e um pouco mais leve
A tripulação é idêntica 5+22. Mas não vejo onde poupar em 4 ou 5 homens noutro submarino muito mais pequeno e claro com menos capacidade de armas e autonomia, seja  grande poupança de despesa. Bastava tirar um almirante ou Comodoro que está a mais na Marinha e já cobria a diferença.

O A26 inicial em teste só está referenciado até 200 metros, metade dos U214 e autonomia reduzida porque está vocacionado para o Mar deles, mas no Atlântico é diferente.
Tem menos 5 tripulantes e são de 1996. Não faz sentido adquirir
Os novos o A26 na versão Pelagic tem pouca autonomia para o caso de Portugal com arquipélagos distantes e, a versão Oceânic é semelhante em tripulação e dimensão ao U214 e menor autonomia.
Só Oceanic ER são maiores e, com misseis de cruzeiro, que nunca Portugal compraria. Pois nem ESSM adquire

Realidades de entendimento diferentes. Uns tem fibra e orgulho na sua força, outros são estigmatizados, acomodados e fantasistas porque dá mais jeito

Se vierem U212A, que não acredito muito, já era um salto da capacidade operacional da Marinha em termos de disponibilidade de meios com efetiva dissuasão. Não estas Fragatinhas que nem ASW a sério


 
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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #36 em: Fevereiro 06, 2024, 04:02:47 pm »
Vocês ainda dão credibilidade ao Picas? :mrgreen:
A sério, dão?
Ao que está a descer o fórum.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #37 em: Fevereiro 06, 2024, 04:04:59 pm »
Vocês ainda dão credibilidade ao Picas? :mrgreen:
A sério, dão?
Ao que está a descer o fórum.

Até agora ele não tem falhado muito no que diz respeito às aquisições e novos contratos. Por isso, sim.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #38 em: Fevereiro 06, 2024, 04:14:54 pm »
Pescador, apesar de ser vontade da Marinha/CEMA adquirir mais 2 submarinos, a realidade é que a ser verdade será só daqui a uns anos. Ele não falou de submarinos em 2ª mão, mas mais pequenos para ser mais barato a sua aquisição. Sendo assim, quando falo nos Saab A26, estou a falar de submarinos novos.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #39 em: Fevereiro 06, 2024, 04:25:00 pm »
Presumo desde já que não vai estar relacionado com os U-212 NFS para a Itália. Mas fica aqui a notícia:

Los nuevos submarinos italianos U212 NFS contarán con avanzadas baterías de iones de litio
(5 de Fevereiro de 2024)
Citação de: Julio Maíz / Defensa
Continúa el desarrollo de los submarinos italianos U212 NFS de próxima generación, según acaba de informar ahora la OCCAR contarán, para garantizar su propulsión, con sistemas de última generación de baterías de iones de litio (Li-ion).

Italia lleva años potenciando su Marina Militare, en ese sentido, en 2020 planeó la construcción de 4 nuevos submarinos del diseño alemán U212, con los que reforzar a los otros tantos recibidos entre 2006 y 2017, construidos en los astilleros italianos de Muggiano. El segundo encargo de los llamados NFS (Near Future Submarine) se planeó con un destacado aumento de la participación de la industria de la defensa y naval italiana.

El pedido en firme de 2 unidades, más muy posiblemente otras tantas, por parte del Ministerio de Defensa italiano está siendo realizado a través de la Organización Conjunta de Cooperación en materia de Armamento, la OCCAR (Organisation Conjointe de Coopération en matière d'Armement).

(...)

Uno de los principales temas de la reunión fue decidir que los futuros submarinos U212 NFS estén dotados con un sistema de baterías de iones de litio (Li-ion).

[continua]
Fonte: https://www.defensa.com/defensa-naval/nuevos-submarinos-italianos-u212-nfs-contaran-avanzadas-baterias

OCCAR - U212 NFS

Cumprimentos,

Também seria uma bela opção e mais baratos que os novos U212CD da Alemanha. Mas são novos e o Vacinas falou de usados. E dos usados U212A Italianos, os mais novos são de 2016/7
e os U212A alemães mais recentes são de 2015/6.
Está renhida a coisa. Mas tendo em conta os programas deles em construir novos, é natural ser uma destas opções de compra de usados.
Para além disso bate certo a altura de entrarem ao serviço os novos deles com a intenção de adquirir usados para Portugal e a disponibilidade deles de venda
« Última modificação: Fevereiro 06, 2024, 04:28:53 pm por Pescador »
 

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JohnM

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #40 em: Fevereiro 06, 2024, 04:28:03 pm »
Presumo desde já que não vai estar relacionado com os U-212 NFS para a Itália. Mas fica aqui a notícia:

Los nuevos submarinos italianos U212 NFS contarán con avanzadas baterías de iones de litio
(5 de Fevereiro de 2024)
Citação de: Julio Maíz / Defensa
Continúa el desarrollo de los submarinos italianos U212 NFS de próxima generación, según acaba de informar ahora la OCCAR contarán, para garantizar su propulsión, con sistemas de última generación de baterías de iones de litio (Li-ion).

Italia lleva años potenciando su Marina Militare, en ese sentido, en 2020 planeó la construcción de 4 nuevos submarinos del diseño alemán U212, con los que reforzar a los otros tantos recibidos entre 2006 y 2017, construidos en los astilleros italianos de Muggiano. El segundo encargo de los llamados NFS (Near Future Submarine) se planeó con un destacado aumento de la participación de la industria de la defensa y naval italiana.

El pedido en firme de 2 unidades, más muy posiblemente otras tantas, por parte del Ministerio de Defensa italiano está siendo realizado a través de la Organización Conjunta de Cooperación en materia de Armamento, la OCCAR (Organisation Conjointe de Coopération en matière d'Armement).

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Uno de los principales temas de la reunión fue decidir que los futuros submarinos U212 NFS estén dotados con un sistema de baterías de iones de litio (Li-ion).

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Fonte: https://www.defensa.com/defensa-naval/nuevos-submarinos-italianos-u212-nfs-contaran-avanzadas-baterias

OCCAR - U212 NFS

Cumprimentos,

Também seria uma bela opção e mais baratos que os novos U212CD da Alemanha. Mas são novos e o Vacinas falou de usados. E dos usados U212A Italianos, os mais novos são de 2016/7
e os U212A alemães mais recentes são de 2015/6.
Está renhida a coisa. Mas tendo em conta os programas deles em construir novos, é natural ser uma destas opções de compra de usados
O CEMA falou de novos... mais pequenos e baratos de operar que os 214... Scorpene 1000, Fincantieri 800 e A26 Pelagic parecem-me ser os unicos candidatos realistas...
 

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #41 em: Fevereiro 06, 2024, 04:44:31 pm »
Presumo desde já que não vai estar relacionado com os U-212 NFS para a Itália. Mas fica aqui a notícia:

Los nuevos submarinos italianos U212 NFS contarán con avanzadas baterías de iones de litio
(5 de Fevereiro de 2024)
Citação de: Julio Maíz / Defensa
Continúa el desarrollo de los submarinos italianos U212 NFS de próxima generación, según acaba de informar ahora la OCCAR contarán, para garantizar su propulsión, con sistemas de última generación de baterías de iones de litio (Li-ion).

Italia lleva años potenciando su Marina Militare, en ese sentido, en 2020 planeó la construcción de 4 nuevos submarinos del diseño alemán U212, con los que reforzar a los otros tantos recibidos entre 2006 y 2017, construidos en los astilleros italianos de Muggiano. El segundo encargo de los llamados NFS (Near Future Submarine) se planeó con un destacado aumento de la participación de la industria de la defensa y naval italiana.

El pedido en firme de 2 unidades, más muy posiblemente otras tantas, por parte del Ministerio de Defensa italiano está siendo realizado a través de la Organización Conjunta de Cooperación en materia de Armamento, la OCCAR (Organisation Conjointe de Coopération en matière d'Armement).

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Uno de los principales temas de la reunión fue decidir que los futuros submarinos U212 NFS estén dotados con un sistema de baterías de iones de litio (Li-ion).

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Fonte: https://www.defensa.com/defensa-naval/nuevos-submarinos-italianos-u212-nfs-contaran-avanzadas-baterias

OCCAR - U212 NFS

Cumprimentos,

Também seria uma bela opção e mais baratos que os novos U212CD da Alemanha. Mas são novos e o Vacinas falou de usados. E dos usados U212A Italianos, os mais novos são de 2016/7
e os U212A alemães mais recentes são de 2015/6.
Está renhida a coisa. Mas tendo em conta os programas deles em construir novos, é natural ser uma destas opções de compra de usados
O CEMA falou de novos... mais pequenos e baratos de operar que os 214... Scorpene 1000, Fincantieri 800 e A26 Pelagic parecem-me ser os unicos candidatos realistas...

Ok, se são novos é outra coisa. Não sei onde vi e até foi discutido usados.

- Os Pelagic tem 4000 mil milhas de autonomia, 1/3 dos U214. e profundidade pelos 200 metros, é essencialmente costeiro

- O Scorpene chumbou a concorrer com o U214 e vem agora com a nova versão de mais pequeno, metade da autonomia do U214. Pode ser que?

 - Fincanteiri, mini submarino para o Atlântico e com uma ZEE deste tamanho ou maior de futuro? Lento, autonomia curta. Como se diz, para fazer merda vale mais estar quieto.
Melhor o A26 Pelagic e o Scorpene. Mas todos eles costeiros
E desses todos o Pelagic será a natural evolução do já excelente A26 que os Suecos usam e decerto vão usar o novo. Os outros parecem ser mais coisa para vender a externos. Como por exemplo ao Paquistão e outros por ali. Nomeadamente a Itália que vai é ficar para si com os novos U212 NFS

https://navalinstitute.com.au/new-smaller-italian-sub/
« Última modificação: Fevereiro 06, 2024, 05:05:48 pm por Pescador »
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #42 em: Fevereiro 06, 2024, 05:24:48 pm »
A26 Pelagic

The new Pelagic variant is a smaller version of the A26 designed for the Swedish Navy. A26 Pelagic measures less than 50 meters in length with a surfaced displacement of about 1,000 tons. Its range is 4,000 nautical miles at 10 knots, and its endurance at patrol speed is over 20 days. Its standard crew complement is 17 to 25 sailors.

Length - 50m<
Surface Displacement - 1,000 tonnes
AIP endurance at patrol speed - >20 days
Range - >4000NM / 10 kn
Standard crew complement - 17-25
Operational environment - Tropical & Arctic
Propulsion - SAAB Kockums Stirling AIP and Diesel-electric
Weapon system - Sea/air/land upon request

NRP Albacora (S163)

Deslocamento - 869 t (à superfície)
1 043 t (em imersão)
Comprimento - 57,8 metros
Boca - 6,8 metros
Calado - 5,2 metros
Propulsão - 2 600 hp
Velocidade - 13,5 nós (à superfície)
16 nós (em imersão)
Autonomia - 4 800 km
Profundidade - 310 metros
Tripulação - 5 oficiais, 50 tripulantes

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #43 em: Fevereiro 06, 2024, 05:46:56 pm »
A26 Pelagic

The new Pelagic variant is a smaller version of the A26 designed for the Swedish Navy. A26 Pelagic measures less than 50 meters in length with a surfaced displacement of about 1,000 tons. Its range is 4,000 nautical miles at 10 knots, and its endurance at patrol speed is over 20 days. Its standard crew complement is 17 to 25 sailors.

Length - 50m<
Surface Displacement - 1,000 tonnes
AIP endurance at patrol speed - >20 days
Range - >4000NM / 10 kn
Standard crew complement - 17-25
Operational environment - Tropical & Arctic
Propulsion - SAAB Kockums Stirling AIP and Diesel-electric
Weapon system - Sea/air/land upon request

NRP Albacora (S163)

Deslocamento - 869 t (à superfície)
1 043 t (em imersão)
Comprimento - 57,8 metros
Boca - 6,8 metros
Calado - 5,2 metros
Propulsão - 2 600 hp
Velocidade - 13,5 nós (à superfície)
16 nós (em imersão)
Autonomia - 4 800 km
Profundidade - 310 metros
Tripulação - 5 oficiais, 50 tripulantes


Autonomia dos A26: 4000 milhas náuticas. ou seja 7400 quilômetros. Metade dos tripulantes do Albacora
Albacora:  4.800 quilômetros.

De qualquer modo em tecnologia claro nada de comparar nem com os A26 actuais com mais de 20 anos. Logo no sistema de propulsão

A questão é mesmo, quanto pequeno querem agora até nem valer a pena, dado o meio onde vão operar.
Vamos comparar este Atlântico todo e ter arquipélagos distantes com o Paquistão ou outros por ali? Ou mesmo Países que operam exclusivamente no Mar Báltico, com responsabilidades marítimas bem inferiores ?
 

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #44 em: Fevereiro 06, 2024, 05:55:08 pm »
A mim parece-me que a questão central é, qual seria a função destes submarinos. Se vai fazer praticamente o mesmo que os Tridente, ou se vai ter maior foco em algumas missões. Quais os requisitos (com ou sem capacidade land attack por exemplo).

Só aqui se saberá qual a relevância das questões como o raio de acção, profundidade máxima, etc.
 
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