Era isto?
https://www.google.com/amp/s/www.cmjornal.pt/tecnologia/amp/satelites-starlink-de-elon-musk-avistados-em-potugal-veja-as-imagens
Sim.
cá está a noticia sobre as últimas novidades da nossa marinha


Abraços
Concordo a 200% com a necessidade de mais 2 submarinos.
Entretanto tenho dúvidas no que diz respeito aos NPOs da 3ª série, pois com o investimento necessário para ter 10 navios desses, corremos o risco de não virem fragatas nos próximos 20 anos, se não mesmo os NPOs em questão virem a substituí-las por completo. Além de que, não estão a querer dar um passo maior que a perna? É que ainda nem sequer começou a construção do primeiro navio da 3ª série, e já querem substituir os únicos 4 originais ao serviço, por mais 4 da 3ª série? É que deve demorar no mínimo 7 ou 8 anos (ou mais) até ter os 6 da 3ª série ao serviço, só aí é que podíamos vender os 4 originais, para reforçar com mais 4 novos, e será que os potenciais/hipotéticos interessados, aguentam tanto tempo à espera?
Já a questão das fragatas "novo conceito", o que é isso ao certo? Navios limitadíssimos em vários aspectos, para dar primazia ao uso de drones? Crossovers? Este tipo de fragata, é para serem navios complementares a fragatas de primeira linha, e não as únicas fragatas de um país NATO. Nós precisamos é de fragatas com boa capacidade AAW, ASW, ASuW e EW, como todo o equipamento que isso implica, e com margem para evoluir. Não vale a pena inventar muito, ainda por cima falar em tecnologias inovadoras, que ainda nos sai um Zumwalt (mas pior), com custos excessivos e capacidades duvidosas.
Para terminar, dois navios logísticos + dois multipropósito? Estamos a falar do quê, 2 AOR e 2 PNM? 2 JSS e 2 PNM? 2 LPD e 2 PNM? 2 LPD e 2 JSS? 2 AOR e 2 LPD? 2 AOR e 2 JSS? 1 AOR + 1 LPD + 2 PNM? 1 AOR + 1 JSS + 2 PNM? Isso não é ambição a mais, tanto do ponto de vista orçamental, como de pessoal para tanta coisa? E com tanto navio destes, para que é que as fragatas têm que ser de um "novo conceito" com ênfase na robotização/drones? Entre 4 navios logísticos/multimissão e ainda 10 NPOs batch 3, não chegam para os drones? É preciso entalar as fragatas, que vão perder espaço e financiamento para as capacidades convencionais, para dar lugar às capacidades "disruptivas", atingindo nós um grande nível de redundância numa valência, e deixando o resto para segundo-plano? Eu quero é saber como é que defendem tantos navios contra ameaças aéreas.