ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.

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papatango

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1080 em: Dezembro 19, 2013, 12:30:58 pm »
Alguém acredita que se os estaleiros em Viana do Castelo não fossem do estado, estas coisas aconteceriam ?

Quando há uma administração que responde não com resultados financeiros mas sim com resutados politicos, quando uma empresa existe por razões políticas, para manter salários e para manter familias e negócios que vivem desses salários, o lucro e a boa gestão deixam de ser importantes.

Os ENVC foram utilizados depois do 25 de Abril como forma de tentar eleger deputados dos Partido Comunista.
O Partido Comunista conseguiu mesmo eleger um deputado por Viana do Castelo (nos anos em que o partido atingia quase 20% dos votos) nas eleições intercalares de 1979.

Os ENVC provavelmente vão para a história como exemplo de que uma empresa estatal pura e simplesmente não tem como funcionar de forma adequada, porque as empresas dos estado são tratadas com objetivos politicos e não financeiros.

Fica muito bem nas entrevistas dizer que as empresas cumprem a sua função social, dão empregos e garantem ou ajudam ao funcionamento da economia. O problema é que as contas são normalmente distorcidas, os apoios são eternos e os subsidios são a principal fonte de receitas.

Quem funciona com subsidios como principal fonte de receitas (queira-se ou não aceitar o óbvio) acabará sempre por ir para o buraco.
E eu sempre me lembro de ouvir notícias sobre a má gestão dos estaleiros de Viana.
Não é de agora, não é de 2008, o problema é estrutural e vem lá de trás, muito de trás.

Em Viana como no resto do país, andámos a fingir que não havia problema nenhum e a mascarar os verdadeiros problemas com soluções de momento.

O resultado não poderia ser outro.
E o que é válido para Viana do Castelo, é válido para todo o país.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1081 em: Dezembro 22, 2013, 04:32:56 pm »
ENVC Administração continua a comprar aço
e........................ continuam as obras para uma nova oficina de Blocos

http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2013/12/19/encomenda-de-aco-para-construcao-de-2-navios-asfalteiros-pode-ir-parar-as-maos-da-martifer
 

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Sertorio

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1082 em: Dezembro 23, 2013, 01:23:07 am »
Há algo de verdade nisto?

http://blog.opovo.com.br/portugalsempassaporte/o-caso-atlantida-e-aquilo-que-imprensa-portuguesa-nao-conta-e-assim-com-casos-destes-se-desfaz-um-pais/

Citar
Acontece que, depois do desenho “final”, o Governo do Sr César mandou introduzir algumas alterações (estilo camarotes de luxo que, quem já fez cruzeiros, ficou de boca aberta !!!) e isso criou mais peso em relação ao projecto inicial e afundou o casco mais uns centimetros, retirando obviamente velocidade !!!
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1083 em: Dezembro 23, 2013, 09:05:00 pm »
Sim, num aditamento ao contrato,  foram instaladas 10 suites de luxo  que custaram 3.8 milhões de euros.
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1084 em: Dezembro 23, 2013, 09:13:25 pm »
A empresa West Sea vai começar a convocar os funcionários dos estaleiros de Viana para entrevistas de trabalho logo após a assinatura do contrato de subconcessão, prevista para 07 de Janeiro, prevendo recrutar 400 trabalhadores em seis meses.


O presidente da nova empresa será Carlos Martins, administrador da Matifer ,

 A assinatura do contrato da subconcessão, está prevista para 07 de Janeiro, prevendo-se que no dia seguinte os atuais 609 trabalhadores dos ENVC comecem a ser convocados pela West Sea para uma entrevista de emprego.

Carlos Martins afirmou que:

"A indústria de construção e reparação naval vai continuar em Viana do Castelo"
 
"Dizer que a construção e reparação naval vai desaparecer de Viana do Castelo é desinformação porque o projecto da Martifer, com experiência e 'know how' na área da construção e reparação naval através dos estaleiros da Navalria, passa precisamente por fazer reviver esta indústria emblemática de Viana do Castelo, com uma história de 70 anos"
 

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Sertorio

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1085 em: Dezembro 26, 2013, 04:57:04 pm »
Artigo publicado hoje, de um oficial da armada sempre muito polémico. Os ENVC têm, desde sempre, um baixo nivel de sofisticação?

Citar
por JORGE SILVA PAULO, CAPITÃO DE MAR E GUERRA (RESERVA)

Perdoa-se quem desconhece os inúmeros contratempos ocorridos na construção de navios militares nos ENVC (começou nos anos 1960, com o petroleiro "São Gabriel" e a fragata "Alm. Magalhães Corrêa"), que não surpreendem, pois os ENVC especializaram-se na construção de navios pouco sofisticados e em série. Surpreende é que a Armada não tenha aprendido a lição.

Até a administração da Armada preferiu a aquisição de navios militares aos ENVC (por ajustes diretos) sobre a sua qualidade, com a fé de que a construção em Portugal convenceria o poder político a adquirir mais navios. A colocação de oficiais da Armada (bem escolhidos) nos ENVC não trouxe lucros sustentáveis nem navios.

http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=3604571&page=-1
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1086 em: Dezembro 26, 2013, 06:28:05 pm »
Citação de: "chaimites"
Lembram-se do concurso publico para a venda de sucata de aço dos ENVC
 
 Pois bem, sabe-se agora que o  suposto aço degradado vendido a baixo custo,  foi revendido pelo sucateiro à MARTIFER que o usou para construir os 2  navios da Douro azul!
Esses mesmos a que os ENVC se recusaram a construir.
.
 Deixem-me rir!

  :rir:  :rir:


a culpa é do PCP :twisted:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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mafets

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1087 em: Dezembro 27, 2013, 03:41:10 pm »
Citação de: "Sertorio"
Artigo publicado hoje, de um oficial da armada sempre muito polémico. Os ENVC têm, desde sempre, um baixo nivel de sofisticação?

Citar
por JORGE SILVA PAULO, CAPITÃO DE MAR E GUERRA (RESERVA)

Perdoa-se quem desconhece os inúmeros contratempos ocorridos na construção de navios militares nos ENVC (começou nos anos 1960, com o petroleiro "São Gabriel" e a fragata "Alm. Magalhães Corrêa"), que não surpreendem, pois os ENVC especializaram-se na construção de navios pouco sofisticados e em série. Surpreende é que a Armada não tenha aprendido a lição.

Até a administração da Armada preferiu a aquisição de navios militares aos ENVC (por ajustes diretos) sobre a sua qualidade, com a fé de que a construção em Portugal convenceria o poder político a adquirir mais navios. A colocação de oficiais da Armada (bem escolhidos) nos ENVC não trouxe lucros sustentáveis nem navios.

http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=3604571&page=-1

A "troca de galhardetes" a propósito das Fragatas Magalhães Correia já dava para uma novela da TVI.  :mrgreen:

De um lado temos elementos da marinha que alegam que os navios sofreram danos estruturais na construção, erros de concepção relativamente aos planos americanos (classe Daeley),entre outras razões, fruto da sofisticação dos navios tendo em conta que tanto a Lisnave como os ENVC na altura não teriam capacidade para construir embarcações tão modernas.
Do outro os defensores que o Estado Português e a própria marinha nunca aceitaram este tipo de fragatas impostas pelos americanos e que em plena Guerra do Ultramar sempre deram primazia à verbas para aquisição de outros navios, que adquiridos de outras proveniências não estavam sujeitas às restrições do material Nato quanto ao seu uso em África (como foram o caso das João Belo).
Agora à que questionar quem questiona os contratempos e "esquece" o resto: se as razões para a não modernização das Magalhães Correia apontadas anteriormente podem até fazer algum sentido, quais as razões para que as corvetas Baptista de Andrade (incorporadas ao efectivo da armada nos anos 70) e as fragatas João Belo (em serviço desde meados dos anos 60 e modernizadas apenas ao nível dos sensores e sonar) não tenham sido extensamente modernizadas (que se saiba as construções em Espanha e França não sofreram quaisquer tipos de problemas e já no inicio dos anos 80 a revista da armada anunciava a decisão de adquirir novas fragatas em detrimento da modernização)?



Cumprimentos

P.S. A classe "gémea" Oslo foi sendo modernizada e manteve-se em serviço na Noruega até 2007.




P.S.2 - A questão relativa à falta de sofisticação dos navios construídos nos ENVC ao nível militar dá a sensação de que é confundida com atrasos e problemas de cariz politico-organizacionais que nada têm a ver com modernidade. Se por exemplo compararmos um NPO 2000 que custa 50 milhões  e um Patrulha Oceânico da Classe Amazonas com o custo de 53 milhões, as diferenças não parecem constituir problemas de maior ao nível da operacionalidade (Patrulha Oceânica) de qualquer um dos navios (e no Brasil, que junto com os navios comprados aos Ingleses adquiriu a licença de construção, caso avance com a construção nacional terá motores diferentes pois os actuais não são propriamente económicos).

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1088 em: Dezembro 29, 2013, 01:20:22 pm »
Autarca de Viana suspeita de "gestão danosa" nos Estaleiros
Andreia Brito
28 Dez, 2013, 17:34 / atualizado em 28 Dez, 2013, 21:37

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou hoje que vai pedir à Procuradoria-Geral da República uma nova investigação sobre os estaleiros navais, desta vez às alegadas "ações de transparência duvidosa" da Empordef e da administração de empresa. O socialista José Maria Costa justificou este pedido com "informações disponíveis" que apontam, durante o processo de privatização e subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, para "indícios de gestão danosa de dinheiros públicos e ações de transparência duvidosa".
Neste contexto, afirma, a autarquia vai avançar para a PGR com uma "participação contra a Empordef" - Empresa Portuguesa de Defesa, holding pública que detém a totalidade do capital social dos estaleiros -, sobre a situação atual da empresa.

Acrescentou que essa participação será "alargada à administração dos estaleiros desde 2011 a 2013", liderada neste período por Jorge Camões, mas mantendo três administradores executivos nomeados pelo governo anterior.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=61
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mafets

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1090 em: Dezembro 31, 2013, 07:43:08 am »
Chegaram esta segunda-feira aos ENVC  2300 toneladas de aço para construir os asfalteiros

 Segundo consta no contrato de construção  o aço é propriadade do Estado da Venezuela pois este ja o pagou!
 
 Esta gente pensa em tudo..........



 PS: Boas entradas em 2014 para todos os Amigos do forumdefesa.com
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1091 em: Dezembro 31, 2013, 11:04:31 am »
Boas entradas e muitos navios na carteira para os ENVC! :G-beer2:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1092 em: Janeiro 02, 2014, 11:40:03 am »
Os dois ultimos cortadores de aço qualificados em portugal
 Uma História entre muitas outras

 
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São dois no meio de 609. Hermenegildo Silva e Jorge Miranda são os dois últimos cortadores de aço qualificados do único construtor naval oceânico do país e com fim anunciado para os próximos dias. Estes operários, que no passado se chamavam maçariqueiros, são também os últimos dois neste ofício em Portugal.

Nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) aprenderam, enriqueceram conhecimento e tornaram-se formadores de uma área que chegou a empregar várias dezenas de homens. Hoje restam apenas Hermenegildo Silva e Jorge Miranda e três ajudantes. O resto aposentou-se, faleceu.

Num estaleiro, um grande navio não se constrói sem eles. Sem construção naval, não há corte de aço. Hermenegildo e Jorge trabalham no “berço”. “Os navios nascem das nossas mãos”, explicam entre orgulho e tristeza.

Nas memórias dos dois homens, há várias vezes para uma “última vez”. A última vez que trabalharam no corte do aço foi para construir os dois navios de patrulha oceânica encomendados pela Marinha. A última destas embarcações fez-se à água no passado dia 16 de Dezembro, em Viana do Castelo, e viajou pela costa até Lisboa, para atracar na base do Alfeite.

Ainda fizeram algumas reparações, com algum trabalho de aço, mas dizem que as duas máquinas de corte há muito que estão paradas. A última a ser adquirida está funcional mas a outra, mais antiga, precisava ela própria de reparação

A máquina de corte de plasma submerso não está muito funcional porque além de corte ela escreve na chapa. A impressora já não escreve porque está avariada. O software é caro e o estaleiro não quis investir. Também era preciso substituir peças. Como não são substituídas, a máquina avaria com mais frequência”, explica Hermenegildo, que é também o mais antigo cortador de aço ainda em funções nos estaleiros.

O experiente maçariqueiro foi depois operador de máquinas pantógrafos, equipamento que reproduzia o molde da embarcação no aço e chegou a operador de máquinas de controle numérico computorizado. Os nomes das funções foram mudando à medida que a tecnologia evoluiu e permitiu aos ENVC manterem-se anos na vanguarda da construção de navios.

Quando começou a trabalhar já existiam máquinas mais modernas que os maçaricos, mas ainda se recorda de ter cortado navios com esse sistema. Um trabalho minucioso, rigoroso, de mestre-alfaiate.

“Faziam-se moldes de madeira que se colocavam em cima da chapa. Depois riscava-se à volta do molde e a seguir com maçaricos fazia-se o corte da chapa. Eram indivíduos muito bons a fazer esse trabalho. Tinham uma mão certa que não tremia”, recorda.

Depois vieram as máquinas que reproduziam o molde feito pelos desenhadores e através de fotocélulas “passavam por cima do risco e cortavam o aço”. Nos últimos anos, tudo passou a ser informatizado.

“O próprio sistema de corte é totalmente diferente. Com a máquina de corte de plasma submerso, as chapas são colocadas debaixo de água e o plasma, um sistema de corte de descarga eléctrica, de ozono e água, faz o trabalho muito mais rápido, limpo e sem barulho”.

“O equipamento mais evoluído é mesmo o corte a laser, mas isso é tecnologia muito cara”, explica.

Os três ajudantes de Hermenegildo e Jorge trabalham na montagem de perfis mas, com alguma formação que receberam, podem assumir as duas grandes máquinas de corte. Tudo o que “Gildo”, como é conhecido entre os colegas, aprendeu já transmitiu a muitos colegas. Jorge foi um deles. Quando entrou na empresa em 1995, começou como soldador mas decidiu apostar no corte a pensar num futuro mais promissor.

“Pensei que podia ser uma coisa para o futuro. Na soldadura há muita gente no país e fora do país, mas para o corte há muito pouca gente”, explicou.

“Afinal”, desabafou, “o nosso Governo não nos dá valor. Temos muito bons profissionais nesta empresa que se vão perder. Acredito que a nível europeu ou mesmo mundialmente há poucas pessoas a trabalhar como nós”.


 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1093 em: Janeiro 07, 2014, 11:48:55 am »
Trabalhadores que assinem contrato com a West Sea,  vão manter os mesmos salarios que auferiam nos ENVC.
 Contrataçãoes vão começar logo apos a assinatura da subconcessão que devera ocorrrer na sexta-feira.

 o salário mensal médio nos ENVC foi, de acordo com o último relatório e contas, de 1022 euros,  havendo mais de metade dos trabalhadores a ganhar 866,12 euros. O salário médio dos “profissionais altamente qualificados e chefias” ascende a 1353 euros.
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1094 em: Janeiro 09, 2014, 01:49:16 pm »
Nunca pensei ver tal lavagem cerebral  
A comunalha, consegue convencer tabalhadores que iam receber 180 mil euros e sair direto para a refoma, no final do subsideo de desemprego,  a não assinar a rescisão!!!!
 E eles obedecem como cordeiros!

"Não podem assinar! Senão, o que vão pensar de nòs!?  vão pensar que so queriamos dinheiro!"  
 E a ordem do dia!


.............outro diz que não assina porque aquilo é a casa dele........

 Bem, meus amigos, vou gozar este solzinho que hoje apareceu!
 a ver se passam as artroses. o fundo da doca era muito humido! :lol: