Até o Portugal da América Latina...
https://aeroin.net/argentina-deve-adquirir-avioes-tanque-kc-135-stratotanker-para-seus-futuros-cacas-f-16/?amp
Já tinha lido a semana passada e fiquei como tu. E pouco se importam se os Stratotanker tenham 50 ou 60 anos de serviço, ou já estejam no ossário do Arizona.
Aqui sempre houve vistas curtas (entenda-se, €€€), e a crónica pouca vontade de investir nas capacidades militares. Se por um lado é verdade que sendo nós membro da NATO teríamos teoricamente mais disponibilidade de "tankers", por outro estes não operam forçosamente onde nos poderia interessar mais, e é por isso que uma mais-valia como esta deveria ser considerada vital para quem possui como nós tamanha zona de responsabilidade para cobrir. Isto, claro, para além da capacidade de transporte estratégico que finalmente nos daria, e ser mais um "force multiplier" no seio da Aliança. Não podemos estar sempre a pedir sem dar nada em troca, e até aí seria precisa uma rutura com a antiga e atual cultura existente.
Este ano comemoram-se os 30 anos da chegadas dos primeiros F-16, e são 3 décadas sem reabastecedor. Anteriormente tínhamos o A-7P, cujo alcance era de facto considerável, mas apesar disso podia ter-se convertido pelo menos 1 dos 6 Hércules em KC-130; não se achou necessário. Um ou dois reabastecedores equipados com "flying boom" darão para reabastecer F-16M, futuramente ao que tudo indica F-35A e quiçá P-8A, dotarem a FAP de capacidade de transporte aéreo estratégico de duplo uso, auxiliar em catástrofes ou emergências, e ainda aumentar o número de aeronaves deste tipo ao serviço da NATO. E era o que devia ser feito, se no Restelo ou em São Bento houvesse alguém com o mínimo de massa cinzenta.