Eu meto outra comparação aqui
Fiat: Menos custo de aquisição, manutenção mais barata, peças mais antigas em sucateiros
Mercedes modelo lindo que se usa por cá no governo, FA, etc: Muito maior custo de aquisição. Manutenção muito mais cara. Peças de marca e ficar à espera
Ninguém compra Puntos para levar generais, almirantes e governantes, etc
Uma coisa é certa, dificilmente encontramos mais caro e pior que o barato.
Por isso, ter gripas daqui a 10 anos e andar a operar essa coisa atrás dos outros todos, ou ter um avião para a próxima geração de pilotos que começara na década de 30 e durar até a década de 2060, pelo menos.
Ou sempre podemos fazer como na Marinha, comprar os gripem em segunda mão. Isso sim espetacular e, dava na mesma para os interesses externos que lixaram a OI e andam cá com coboiadas. Embora os cowboys eram no norte
Querem melhor?
E se o interesse é o 6ª geração, também esbanjar dinheiro numa frota de gripen não faz sentido, porque a 6ª estará a entrar ao serviço ainda durante a próxima década e será na década de 40 que começara o forte de aquisições como hoje o F35 começa a ser. Nenhuma das potencia agora a adquirir o F35, ficará só com esse modelo havendo depois o de 6ª geração.
No fundo o que se passa agora.
E tendo o Gripem não teremos mais nada até fazerem 30 anos.
Aliás, eu tenho muitas duvidas que teremos esses 27 F35 durante a década de 30. Será uma esquadra de F16 até os F16 não poderem voar mais e outra de F35. Dai ser importante fazer o algum upgrade em parte dos F16 que vão ficar e, não esbanjar em aventuras extra a seguir tretas de outros deslocados
Lembrem-se do que falta comprar e o que esta gente anda a fazer com ideias de merda ficando tudo para a próxima década
Como eu escrevi algures noutro tópico se calhar, estamos na Europa não na América do Sul. Realidades diferentes