Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

  • 1126 Respostas
  • 81235 Visualizações
*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4311
  • Recebeu: 2802 vez(es)
  • Enviou: 2358 vez(es)
  • +5722/-2857
Re: CAS
« Responder #1125 em: Hoje às 09:38:12 am »

Nós?

FA europeias?

          ::)

Sim europeias, porque estamos na Europa. E podem ser pequenas mas europeias. é uma questão de gastar onde é mais correcto

O que não devem ser é do terceiro mundo, ou sul americanas porque alguns acham que existe lá algum pais irmão. O que é isso mesmo???????? Os gajos da conversa do ouro e outras tretas? Eu não tenho nenhum. Com densidade semelhante tenho só chumbo

Virem aqui aculturados e comprados decidir ou tentar decidir o que podem ser ou devem ser a FA Portuguesas é que é estranho

Este País não anda para a frente com jacarés agarrados a mentalidades de sambas e cu duro. Só vai para a frente olhando para os parceiros da Europa.
E não é por alguns acharem que isto é uma porta de entrada de qualquer coisa, que temos de ignorar a nossa responsabilidade e identificação europeia. Não existe outra, só falácias. Não há outra identificação. A carroça não anda a frente dos bois.
Se alguns se identificam com outra coisa, a porta tem dois lados. Vão para os charco dos jacarés. Conheço alguns que fizeram essa opção. Cada um é livre, menos de chatear os outros ou de ingerências


 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4311
  • Recebeu: 2802 vez(es)
  • Enviou: 2358 vez(es)
  • +5722/-2857
Re: CAS
« Responder #1126 em: Hoje às 10:03:38 am »
Eu meto outra comparação aqui

Fiat: Menos custo de aquisição, manutenção mais barata, peças mais antigas em sucateiros

Mercedes modelo lindo que se usa por cá no governo,   FA, etc: Muito maior custo  de aquisição. Manutenção muito mais cara. Peças de marca e ficar à espera

Ninguém compra Puntos para levar generais, almirantes e governantes, etc

Uma coisa é certa, dificilmente encontramos mais caro e pior que o barato.
Por isso, ter gripas daqui a 10 anos e andar a operar essa coisa atrás dos outros todos, ou ter um avião para a próxima geração de pilotos que começara na década de 30 e durar até a década de 2060, pelo menos.
Ou sempre podemos fazer como na Marinha, comprar os gripem em segunda mão. Isso sim espetacular e, dava na mesma para os interesses externos que lixaram a OI e andam cá com coboiadas. Embora os cowboys eram no norte
Querem melhor?

E se o interesse é  o 6ª geração, também esbanjar dinheiro numa frota de gripen não faz sentido, porque a 6ª estará a entrar ao serviço ainda durante a próxima década e será na década de 40 que começara o forte de aquisições como hoje o F35 começa a ser. Nenhuma das potencia agora a adquirir o F35, ficará só com esse modelo havendo depois o de 6ª geração.
No fundo o que se passa agora.
E tendo o Gripem não teremos mais nada até fazerem 30 anos.
Aliás, eu tenho muitas duvidas que teremos esses 27 F35 durante a década de 30. Será uma esquadra de F16 até os F16 não poderem voar mais e outra de F35. Dai ser importante fazer o algum upgrade em parte dos F16 que vão ficar e, não esbanjar em aventuras extra a seguir tretas de outros deslocados
Lembrem-se do que falta comprar e o que esta gente anda a fazer com ideias de merda ficando tudo para a próxima década

Como eu escrevi algures noutro tópico se calhar, estamos na Europa não na América do Sul. Realidades diferentes