F-35A Lightning II na FAP

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2910 em: Maio 10, 2025, 12:17:24 pm »
Ainda não temos o full spectro da operação indiana. pensem que nessa situação , se for verdade, o F-35 não seria abatido ?

O que mais me faz impressão, não é o abate do Rafale ( seria o memo com um F-35 ), é as transmissões radio dos indianos,mesmo o Etendard tinha um radio cryptado que era impossível ouvir por o inimigo !

Uma das vantagens paquistanesas foi a capacidade de detectarem os caças indianos antes que os mesmos conseguissem fazer o mesmo. Como é que os paquistaneses iriam detectar os F35?

Da mesma maneira que foram detectados dois F-117 e um abatido há 26 anos na Servia !

F-117 que passavam noite após noite na mesma rota. São situações completamente diferentes.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2911 em: Maio 10, 2025, 12:18:02 pm »
Ainda não temos o full spectro da operação indiana. pensem que nessa situação , se for verdade, o F-35 não seria abatido ?

O que mais me faz impressão, não é o abate do Rafale ( seria o memo com um F-35 ), é as transmissões radio dos indianos,mesmo o Etendard tinha um radio cryptado que era impossível ouvir por o inimigo !
Mais um do factores pelos quais eu acho que os Indianos empregaram t’aricas erradas.

E não, o F-35 não seria abatido com tanta facilidade… nunca os paquistaneses tinham adquirido soluções de fogo primeiro e tão longe …
 
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Mentat

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2912 em: Maio 10, 2025, 12:24:09 pm »
Da mesma maneira que foram detectados dois F-117 e um abatido há 26 anos na Servia !
F-117 que passavam noite após noite na mesma rota. São situações completamente diferentes.

Estragar uma boa estória com factos amplamente documentados.
Não se faz.  ;D
 
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wyldething

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2913 em: Maio 10, 2025, 12:34:58 pm »
Ainda não temos o full spectro da operação indiana. pensem que nessa situação , se for verdade, o F-35 não seria abatido ?

O que mais me faz impressão, não é o abate do Rafale ( seria o memo com um F-35 ), é as transmissões radio dos indianos,mesmo o Etendard tinha um radio cryptado que era impossível ouvir por o inimigo !

Uma das vantagens paquistanesas foi a capacidade de detectarem os caças indianos antes que os mesmos conseguissem fazer o mesmo. Como é que os paquistaneses iriam detectar os F35?

Da mesma maneira que foram detectados dois F-117 e um abatido há 26 anos na Servia !

É melhor tentar saber como foi possível abater o F-117 na Sérvia antes de fazer extrapolações absurdas  ;)

Já em relação aos Rafale, uma das razões apontadas para a aparente falha da EW suite (embora só uma aeronave perdida esteja para já confirmada) é os pilotos paquistaneses conhecerem o seu funcionamento por voarem nos Rafale do Catar. O que obviamente não esconde é que essas vulnerabilidades existam.
 

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mayo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2914 em: Maio 10, 2025, 01:28:12 pm »
Ainda não temos o full spectro da operação indiana. pensem que nessa situação , se for verdade, o F-35 não seria abatido ?

O que mais me faz impressão, não é o abate do Rafale ( seria o memo com um F-35 ), é as transmissões radio dos indianos,mesmo o Etendard tinha um radio cryptado que era impossível ouvir por o inimigo !

Uma das vantagens paquistanesas foi a capacidade de detectarem os caças indianos antes que os mesmos conseguissem fazer o mesmo. Como é que os paquistaneses iriam detectar os F35?

Da mesma maneira que foram detectados dois F-117 e um abatido há 26 anos na Servia !

F-117 que passavam noite após noite na mesma rota. São situações completamente diferentes.

Eu voava, sobre zonas que tinham sido bombardeadas,  e nunca fui abatido  ( bem que fui todas a vez iluminado pelos os sistemas AA servios  )  e só escapei por ter uma boa suite ECM e com algumas manobras a TOP GUN ( para o nosso amigo do Aldi ) !
 
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Subsea7

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2915 em: Maio 10, 2025, 01:45:27 pm »
Posso dizer com alguma certeza, que os nossos F-16A, foram várias vezes iluminados pelos radares sérvios e por pouco não perdemos um "falcão".
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2916 em: Maio 10, 2025, 01:53:48 pm »
Como é óbvio, A FAP devia não deveria comprar F-35, nem Rafale, nem Gripen.

O segredo será convencer a Dassault a colocar novamente em produção o Super Etendard.  Esse sim, seria um verdadeiro caça de 8ª geração - excelente "suite" ecm com vista para o rio douro.

Depois é só enviar os pilotos portugueses para a escola top gun para aprenderem manobras "anti-missil".

Não sei porque complicam.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2917 em: Maio 10, 2025, 02:16:02 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2918 em: Maio 10, 2025, 02:43:38 pm »

É possível que os mísseis chineses tenham sido guiados até ao alvo pelos AWACS e que tenham usado o radar dos mísseis para contramedidas.
 
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mayo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2919 em: Maio 10, 2025, 05:38:07 pm »
Como é óbvio, A FAP devia não deveria comprar F-35, nem Rafale, nem Gripen.

O segredo será convencer a Dassault a colocar novamente em produção o Super Etendard.  Esse sim, seria um verdadeiro caça de 8ª geração - excelente "suite" ecm com vista para o rio douro.

Depois é só enviar os pilotos portugueses para a escola top gun para aprenderem manobras "anti-missil".

Não sei porque complicam.

Já acabou o teu turno ? Tu não percebes nada disto ! Era só para demonstrar que podes ser abatido a voar um F-117 e evitar de o ser voando um Etendard IVP ( que era mais velho que eu ) !

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mayo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2920 em: Maio 10, 2025, 05:40:24 pm »
Posso dizer com alguma certeza, que os nossos F-16A, foram várias vezes iluminados pelos radares sérvios e por pouco não perdemos um "falcão".

Os F-16 da FAP só vaziam CAP acima do Adriatico, não tinham missões sobre a Servia !

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2921 em: Maio 10, 2025, 05:42:52 pm »
Como é óbvio, A FAP devia não deveria comprar F-35, nem Rafale, nem Gripen.

O segredo será convencer a Dassault a colocar novamente em produção o Super Etendard.  Esse sim, seria um verdadeiro caça de 8ª geração - excelente "suite" ecm com vista para o rio douro.

Depois é só enviar os pilotos portugueses para a escola top gun para aprenderem manobras "anti-missil".

Não sei porque complicam.

Já acabou o teu turno ? Tu não percebes nada disto ! Era só para demonstrar que podes ser abatido a voar um F-117 e evitar de o ser voando um Etendard IVP ( que era mais velho que eu ) !

Em 27 de março de 1999, durante a Operação Allied Force, um caça furtivo Lockheed F-117 Nighthawk, indicativo "Vega 31", pilotado pelo tenente-coronel Dale Zelko, foi abatido sobre a Sérvia, próximo a Belgrado, marcando a única perda confirmada de uma aeronave stealth em combate. O abate foi realizado pelo 3º Batalhão da 250ª Brigada de Mísseis de Defesa Aérea do Exército da Iugoslávia, comandado pelo coronel Zoltan Dani, utilizando um sistema de mísseis antiaéreos S-125 Neva (SA-3 Goa) de origem soviética, da década de 1960, com radar P-18 modificado.

Os sérvios, liderados por Dani, usaram táticas inovadoras, como operar o radar por apenas 20 segundos para evitar detecção por mísseis antirradiação da OTAN (HARM). Eles também moviam as baterias constantemente, reduzindo o tempo de implantação para 90 minutos (padrão era 150 minutos), e criavam alvos falsos com radares de caças MiG antigos.

A inteligência sérvia monitorava comunicações VHF/UHF não criptografadas da OTAN e interceptava ordens de tarefas aéreas (ATO), permitindo prever rotas e posicionar baterias próximo aos alvos.

Espionagem revelou que os aviões de guerra eletrônica EA-6B Prowler, que interferem em radares inimigos, não decolaram devido ao mau tempo, deixando os F-117 sem cobertura eletrônica.

O F-117 foi detectado no momento em que abriu as portas do compartimento de bombas, aumentando sua assinatura radar.

Os sérvios usaram radares P-18 de baixa frequência (longo comprimento de onda), que, embora menos precisos, eram menos suscetíveis à tecnologia stealth do F-117, projetada contra radares modernos de alta frequência. Modificações nos radares, possivelmente inspiradas por estudos de Nikola Tesla, melhoraram a detecção.

O F-117 voava rotas repetitivas, abandonando a diretriz de variar trajetos, o que tornou sua posição previsível.

O míssil S-125 Neva foi disparado a cerca de 13 km de distância, atingindo o F-117 durante sua saída da área-alvo, próximo a Novi Sad.

Zelko, sem alerta prévio de travamento (o F-117 não possuía radar de aviso), viu o míssil na noite de lua e tentou manobrar, mas a aeronave foi atingida, forçando-o a ejetar atrás das linhas inimigas.

Zelko foi resgatado em menos de 8 horas por uma missão CSAR da USAF, envolvendo helicópteros MH-53 e MH-60, coordenada por um E-3 AWACS e apoiada por um A-10 e um EC-130E.

Os restos do F-117 (serial 82-0806) não foram destruídos pela OTAN devido à rápida chegada da mídia e civis. Partes foram enviadas à Rússia para análise, comprometendo segredos da tecnologia stealth. Componentes, como o canopy, estão expostos no Museu da Aviação de Belgrado.

O abate quebrou o mito de invencibilidade do F-117, amplificado pela frase sérvia: “Desculpe, não sabíamos que era furtivo.” Inspirou moral sérvia e levantou debates sobre a eficácia de tecnologias stealth contra operadores bem treinados.

Um segundo F-117 foi atingido em 30 de abril de 1999, mas retornou à base, danificado, conforme relato do ex-piloto Charlie “Tuna” Hainline. Detalhes permanecem confidenciais.

Embora o abate seja atribuído a táticas sérvias habilidosas, fatores como falta de apoio eletrônico, erros operacionais dos EUA (rotas repetitivas e excesso de confiança após a Guerra do Golfo) e o momento preciso da detecção foram cruciais. A tecnologia stealth do F-117 não era ineficaz — apenas um foi perdido em centenas de missões —, mas o incidente mostrou que sistemas antigos, operados com inteligência, podem explorar vulnerabilidades situacionais.

Este caso destaca que, mesmo com tecnologia avançada, fatores humanos, planejamento e contexto tático são decisivos em combate.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2922 em: Maio 11, 2025, 10:14:43 am »
Fica aqui a história do abate do F-117 para quem gosta de bonecos.

 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2923 em: Maio 11, 2025, 09:28:35 pm »
João Pereira
 

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Drecas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2924 em: Maio 11, 2025, 10:15:14 pm »
Muito on topic
 
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