Modernização dos Lynx Mk95A

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Drecas

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #495 em: Fevereiro 18, 2025, 06:25:37 pm »
Não sei se já foi aqui colocado, mas com o MLU dos Lynx a Marinha conta que eles fiquem em serviço por mais 15 anos
 

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P44

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #496 em: Fevereiro 18, 2025, 06:31:37 pm »
Não sei se já foi aqui colocado, mas com o MLU dos Lynx a Marinha conta que eles fiquem em serviço por mais 15 anos

Tal como já tivémos o submarino mais velho de toda a NATO, teremos também os helis mais velhos  :mrgreen:

É isto que os deixa orgulhosos 💪
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Drecas

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #497 em: Fevereiro 18, 2025, 06:36:36 pm »
Penso que foi mesmo o submarino mais velho do mundo
 

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sivispacem

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #498 em: Fevereiro 18, 2025, 07:00:54 pm »
Penso que foi mesmo o submarino mais velho do mundo

Fomos nós e agora é a Coreia do Norte!!! Uma frota de submarinos vintage que nos faz inveja!!!  :mrgreen:
Cumprimentos,
 
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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #499 em: Fevereiro 18, 2025, 07:30:22 pm »
Penso que foi mesmo o submarino mais velho do mundo

Acho que a Coreia do Norte nos ganhava nisso mas tbm não tenho a certeza  :mrgreen:
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Charlie Jaguar

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #500 em: Fevereiro 18, 2025, 08:51:43 pm »
Não sei se já foi aqui colocado, mas com o MLU dos Lynx a Marinha conta que eles fiquem em serviço por mais 15 anos

É mais outro sistema de armas que tem de durar 50 anos, o costume portanto.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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dc

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #501 em: Fevereiro 19, 2025, 12:18:18 am »
Mas se se comprarem os 159 - e também acho muito bem - que não tenham já 20 anos em cima do pelo. Mas mais uma vez se comprova que a política de investimentos da Defesa deixa bastante a desejar. Para que é que se fez este MLUzinho, que até nem demorou tão pouco tempo quanto isso?

Começando do fim: pouca vontade de gastar dinheiro - empurrar com a barriga. Os génios pensaram: fazendo o MLU (incompleto a vários níveis) aos Lynx, não precisamos de comprar helicópteros navais por mais uma década/década e meia.

A se confirmar o interesse em adquirir uns AW-159 em segunda-mão, parece-me uma boa opção para modernizar/reforçar a frota de helicópteros navais, sem que a MGP à partida tenha que levar as fragatas ao estaleiro para modificar o convés de voo.

Peca por se manter uma linha logística diferente (sendo a solução ideal uma variante do SH-60), mas pelo menos teríamos durante algum tempo uma frota de helis navais a rondar as 8 unidades, que permite reduzir o desgaste das células, e uma divisão de funções entre os Wildcat e os Lynx modernizados.

Seria igualmente útil que, com essa hipotética compra, fossem eventualmente bem equipados, com mísseis LMM e quiçá Sea Venom, conferindo à Marinha uma capacidade ASuW aérea que nunca teve (quando não quis incorporar os Sea Skua nos Lynx).


No caso obvio dos C295, para poderem seguir o exemplo dos C130

Nao poderiam ser usados para asw?

https://www.airbus.com/en/products-services/defence/military-aircraft/c295/c295-mpa-asw

Existe uma versão ASW.

https://www.airbus.com/en/products-services/defence/military-aircraft/c295/c295-mpa-asw





https://www.flyingmag.com/spain-places-order-for-16-airbus-c295-patrol-aircraft/

Saudações

Mafets a minha real questão era outra, porque nós não o usamos para essa missão tambem?

Os nossos VIMAR não vieram capacitados para isso, apenas para patrulha marítima. Provavelmente para não gastar muito dinheiro na altura. Creio que um MLU bem feito, permitiria que os VIMAR se tornassem num verdadeiro MPA, com capacidade ASW mas também ASuW (com um míssil ar-superfície ligeiro e um míssil anti-navio).

Mesmo com o interesse da FAP em aumentar o número de P-3 operacionais, nunca seria demais ter os VIMAR a complementar nas missões ASW/ASuW. Tal como não seria demais ter uma mão cheia de MQ-9B SkyGuardian no elenco, capazes de reforçar o país na vertente de vigilância, ASW e ASuW.
 
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Pescador

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #502 em: Fevereiro 19, 2025, 05:40:39 pm »
Tarda em aproveitar melhor os C295 com versões mais completas com capacidade combatente naval. Mas isso até em lhes fazer a manutenção e MLU devidos,. Quantos voam, 7?

Continuo a pensar que é para os fofos da embraer fornecerem o substituto, como aconteceu com a demora do MLU dos C130
Essa gentinha anda sempre nos esquemas
 

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PTWolf

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #503 em: Fevereiro 19, 2025, 06:03:50 pm »
Lamento continuar o off-topic, mas é estranho um país com parcos recursos não explorar e potenciar o pouco que tem ao máximo. É verdade que investimos recentemente em mais P-3 mas não teria saido mais barato/eficiente a aquisição de valencias ASW para os C295, permitindo canalizar o pouco dinheiro para outras necessidades?
 

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dc

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Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Responder #504 em: Fevereiro 19, 2025, 09:44:33 pm »
A não exploração dos meios em serviço é o habitual por cá. Começa nos F-16, passa pelos P-3, Lynx, C-295, e por aí fora. Os próprios Lynx só receberam uma metralhadora .50 uns 15 anos depois de entrarem ao serviço, nunca receberam um simples FLIR, nem foram adquiridos os SeaSkua. Até no seu MLU, apenas se lembraram de modernizar 2 dos sonares. Tem sido sempre assim.

Quanto aos P-3/C-295, não creio que fosse opção não aproveitar a compra dos P-3 alemães, pois a intenção era mesmo estender a vida útil dos P-3 em serviço, em boa parte através de canibalização.
E enquanto MPA, compensa sempre mais ter mais P-3 do que C-295MPA (se só puderes escolher um), já que o primeiro é superior.

Idealmente, avançariam ambos os programas, o dos P-3 e converter todos os VIMAR em MPA como parte de um MLU à frota C-295.
 
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