União Portugal/Cabo-Verde

  • 226 Respostas
  • 62396 Visualizações
*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1443
  • Recebeu: 319 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +224/-4411
(sem assunto)
« Responder #105 em: Novembro 25, 2008, 08:48:49 am »
Citação de: "pedro"
Você como disse bem têm origem caboverdiana mas nao é caboverdiano.
Eu acho isto algo sem sentido é o mesmo que falar se saber o que se esta a falar.
Peço que me dê alguns argumentos baseados em opinioes de caboverdianos.
Media etc..
Cumprimentos


O homem  é de origem caboverdeana mas até podia ser chinês, que tem isso a ver ?  A ideia que ele expoe é perfeitamente logica e pertinente, mas a verdade é que tal ideia nunca foi "trabalhada" junto das opinioes publicas dos dois paises, dai nao se pensar nisso sequer .
Houvesse um grupo de portugueses e de caboverdeanos com algum dinheiro para difundir a ideia da reunificaçao e o que nao faltaria era argumentos .
Até que ponto essa reunificaçao seria benéfica para todos, isso ja nao sei responder. Penso que o seria principalmente para os caboverdeanos : passaporte portugues = mobilidade acrescida para um povo que vive da diaspora.
 

*

otelo

  • 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #106 em: Novembro 25, 2008, 10:48:13 am »
Citação de: "legionario"
Citação de: "pedro"
Você como disse bem têm origem caboverdiana mas nao é caboverdiano.
Eu acho isto algo sem sentido é o mesmo que falar se saber o que se esta a falar.
Peço que me dê alguns argumentos baseados em opinioes de caboverdianos.
Media etc..
Cumprimentos

O homem  é de origem caboverdeana mas até podia ser chinês, que tem isso a ver ?  A ideia que ele expoe é perfeitamente logica e pertinente, mas a verdade é que tal ideia nunca foi "trabalhada" junto das opinioes publicas dos dois paises, dai nao se pensar nisso sequer .
Houvesse um grupo de portugueses e de caboverdeanos com algum dinheiro para difundir a ideia da reunificaçao e o que nao faltaria era argumentos .
Até que ponto essa reunificaçao seria benéfica para todos, isso ja nao sei responder. Penso que o seria principalmente para os caboverdeanos : passaporte portugues = mobilidade acrescida para um povo que vive da diaspora.


voce tem razao um dos advantagems para os cabo-verdiannos seria de ter passaporte portugues = mobilidade acrescida para um povo que vive da diaspora. Mas muito mais importante e de ter o prestigio de ser Portugues, eu me sento muito orgulhose de ser d'origem portuguesa porque portugal foi uma grande nacao...e que cabo-verde tive uma grande participacao nesta aventure portuguesa nos ultimos 500 annos, por ter dado um grande numbro de functionarios para o imperio Portugues. Cabo-verde e das ilhas adjacentos o que deu mais functionarios para o imperio portugues. So por isso podemos considerar que cabo-verde tomou uma grande parte tambem na grande aventura Portuguesa dos ultimos 500annos. Isso nao pode ser esquecido ou ignorado. Por isso por ter origem portuguese e por ter tomado parte activamento na aventura portuguesa nos ultimos 500 annos cabo-verdiannos se sentem orgulhosos de ser portugueses. Eu penso que essa identidade foi roubada aos cabo-verdianos quando Portugal deu cabo-verde a guinea-bissau...

As avantagems para portugal sao immensos, e ainda mais do que nos podemos imaginar...O mais importante e des crescer a sua importancia como parceiro para os estados-unidos. Com acores, cabo-verde e sao-tome portugal vai ser para os estados unidos o parceiro europeu o mais importante. Os governantes portugueses nao parem de diser que e em cabo-verde que a europa pode controlar os fluxos dos traficantes de drogua da america do sul e tambem controlar os fluxos migratorios clandestinos da africa occidental para a europa. Mas concordo que se cabo-verde voltar a ser parte de portugal vai ser invadido pelos  clandestinos africanos...e a unica coisa que pode ser negativa para cabo-verde nesta reintegracao.

http://pauloestevao1.blogspot.com/2008/ ... onsia.html
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=26
http://www.alem-mar.org/cgi-bin/quickre ... uZIBSUmFhc
http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=10561
http://eyborges.blogspot.com/2005/05/so ... so-de.html
http://www.asemana.publ.cv/images/pdf/asemana-867.pdf (pagina 9 e pagina 10-11)
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #107 em: Novembro 25, 2008, 11:51:44 am »
Legionario a ideia pode a até vir de um chinês, mas ele nasceu em Cabo Verde para estar a falar em nome de um povo?
Otelo se voce quer a reunificaçao entao pode organizar um grupo para estimular isso. :wink:
Cumprimentos
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5316
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
(sem assunto)
« Responder #108 em: Novembro 25, 2008, 12:19:16 pm »
Eu não me oponho à ideia, até me agrada muito que retornem ao nosso país. Mas como tudo na vida tem que haver um começo e para não nos chamarem Neocolonialistas, o melhor a ideia e a vontade teria que partir desses países  a vontade da reunificação e não de Portugal.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #109 em: Novembro 25, 2008, 01:09:19 pm »
Eu sou da mesma opiniao nelson.
Cumprimentos
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1443
  • Recebeu: 319 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +224/-4411
(sem assunto)
« Responder #110 em: Novembro 25, 2008, 01:50:39 pm »
Mais uma vez so posso estar de acordo com a analise do amigo Otelo...os argumentos que ele avança sao muito oportunos e perfeitamente validos. Mas tambem concordo com o Nelson quando diz que tal iniciativa deve partir dos caboverdeanos e sao-tomenses.
No entanto, mesmo sem a reunificaçao, Portugal e Cabo Verde podem ser paises irmaos, amigos e aliados.
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1443
  • Recebeu: 319 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +224/-4411
(sem assunto)
« Responder #111 em: Novembro 25, 2008, 01:53:02 pm »
Citação de: "pedro"
Legionario a ideia pode a até vir de um chinês, mas ele nasceu em Cabo Verde para estar a falar em nome de um povo?
Otelo se voce quer a reunificaçao entao pode organizar um grupo para estimular isso. :wink:
Cumprimentos


Pedro, estamos a falar de ideias e nao de pessoas, nao confunda as coisas.
Partilho no entanto o conselho que deu ao Otelo : organizar um grupo pro-reunificaçao.
 

*

otelo

  • 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #112 em: Novembro 25, 2008, 01:58:20 pm »
Mario Soares disse que Aristide Prereira (presidente de cabo-verde em 1975-1985) declarou que eles (os paicvistas) nao sabiam que cabo-verde podia ter tido um estatuto de regiao autonoma...e se sabiam nao teriam pedido a independencia...
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1443
  • Recebeu: 319 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +224/-4411
(sem assunto)
« Responder #113 em: Novembro 25, 2008, 02:30:44 pm »
Agradeço os link's que deixou no seu post, fiquei mais esclarecido . Gostei muito do artigo na revista Além-Mar, do jornalista Antonio Pacheco. Nao fazia a minima ideia que houvesse tantas implicaçoes de ordem estratégica e economica em jogo. Muito menos sabia que o Eduardo dos Santos andava a meter a colher em Cabo Verde a mando dos americanos; tambem nao fico admirado...

Portugal continua a dormir...
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5316
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
(sem assunto)
« Responder #114 em: Novembro 25, 2008, 02:44:34 pm »
Citação de: "legionario"
Agradeço os link's que deixou no seu post, fiquei mais esclarecido . Gostei muito do artigo na revista Além-Mar, do jornalista Antonio Pacheco. Nao fazia a minima ideia que houvesse tantas implicaçoes de ordem estratégica e economica em jogo. Muito menos sabia que o Eduardo dos Santos andava a meter a colher em Cabo Verde a mando dos americanos; tambem nao fico admirado...

Portugal continua a dormir...


Portugal não continua a dormir, tendo em conta o direito internacional cabo verde e são tomé são estados independentes e como tal nós não podemos fazer nada. Porque se fizermos algo somos considerados invasores, colonialistas e a seguir vem as sanções e no extremo sermos expulsos da união europeia e sem falar que os americas estão interessados no petróleo que vem são Tomé.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #115 em: Novembro 25, 2008, 05:02:11 pm »
Legionario temos que ver que ele nao fala em nome do que ele diz ser o seu país, ele nao representa o povo de Cabo Verde.
Mas tem razao foi mais um erro da descolonizaçao portuguesa, mas agora que quer você que Portugal vai a fazer, invadir Cabo Verde e Sao tome???
Eu dou vos um conselho,  voces poderiam fazer um blog na net em que defenderiam a vossa visao, isto poderia ser um começo?
Talvez um inquerito junto dos ditos povos?
etc..
Mas eu nao sou contra a ideia, mas a iniciativa têm que partir dos ditos povos.
Cumprimentos
 

*

Ataru

  • Perito
  • **
  • 414
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #116 em: Novembro 25, 2008, 05:09:23 pm »
Essa ideia do blog é muito boa pedro, se o criarem serei o 1º a comentar  :)
Dia 1 de Dezembro vou tentar divulgar esta ideia, da reunificação de cabo-verde e são tomé com Portugal, nas festividades que vão ocorrer na Baixa Lisboeta.
Greater Portugal = Portugal + Olivença + Galiza and the Eonavian Region + border villages that speak galaico-portuguese dialects + Cape Verde + St. Tomé and Principe + Cabinda + Timor
 

*

otelo

  • 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #117 em: Novembro 25, 2008, 08:00:12 pm »
a convergencia com Portugal ja comecou pelo intermediario do euro

http://www.bcv.cv/_conteudo/intervencao ... 021203.htm
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #118 em: Novembro 25, 2008, 09:12:19 pm »
Meus amigos para ideias estou cá eu. c34x  :wink:
Viva a Lusofonia
Cumprimentos
 

*

otelo

  • 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #119 em: Novembro 25, 2008, 10:39:09 pm »
Citação de: "Ataru"
Essa ideia do blog é muito boa pedro, se o criarem serei o 1º a comentar  :)
Dia 1 de Dezembro vou tentar divulgar esta ideia, da reunificação de cabo-verde e são tomé com Portugal, nas festividades que vão ocorrer na Baixa Lisboeta.


boa ideia, eu penso que este movimento tem de partir de Portugal, aonde se juntariao os cabo-verdiannos la residentes e descendentes de caboverdianos com portuguese para fazer este pedido conjunto a embaixada do cabo-verde e ao primeiro ministro de portugal. Penso que teria tambem a adesao a esta idea de Mario Soares e de Adriano Moreira...e pode ser de Ribeiro e Castro, ou de Jaime Gama...Pedro Santana...todos esses politicos ja fizeram declaracoes que eu interpretei como sendo muito positivas para cabo-verde. O futuro de cabo-verde é reintegrado dentro de Portugal.