Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5745 em: Dezembro 24, 2023, 09:55:35 am »
Contratos assinados dia 29.

Primeiro NPO para 2026.

MDN dixit


NOTA:

A MDN fala da assinatura do contrato para a construção dos navios.


O contrato para o seu equipamento (Sistema de Gestão de Combate, Radar, ect) está a decorrer e tem como prazo de entrega de propostas 01 de Fevereiro 2024.

O armamento (30mm) está (?) a ser tratado num processo á parte, pelo "Governo".

Isto para que os colegas do forum, no dia 29, não dividam o o valor desse conrato (com a WEST SEA?) por 6 e digam que a verba não dá para mais que um barco de pesca.

Bom Natal

O facto da arma principal ser a aparte, pode até levar ao que aconteceu com os da 2ª série. Passados 5 anos não as tem e será só eventualmente em 2026 que as terão.
São realmente  os 6 milhões para duas Marlin e dois EO que são difíceis de arranjar. Tendo em consta que deram agora 34 milhões para os manos a sul untarem a mãos e dizer que vão recuperar uma antiga fortaleza portuguesa para servir de Museus do colonialismo.
Só não se incomoda que anda a fazer da Marinha um grande tacho

Estes atrasos na assinatura do contrato, já lá vão mais de cinco anos, em 21 de Julho de 2018, foi anunciado no dia do baptismo do NRP Setúbal, são a prova que os políticos se estão a marimbar, para não dizer cagar, para as FFAA.

Nunca gostei de aldrabões Vejamos este sr em 20JUL18:

António Costa anuncia mais sete novos navios para a Marinha
20.07.2018 às 12h13 TIAGO PETINGA/LUSA

Os navios serão construídos nos Estaleiros de Viana do Castelo, onde se realizou a cerimónia de batismo de um novo Navio-Patrulha Oceânico (NPO)

O primeiro-ministro anunciou esta sexta-feira, em Viana do Castelo, a construção, nos próximos seis a oito anos, de sete novos navios para a Marinha portuguesa, no âmbito da revisão da Lei de Programação Militar (LPM).

António Costa falava nos estaleiros da West Sea, na cerimónia de batismo do Navio-Patrulha Oceânico (NPO) Sines, o primeiro de dois em construção nos estaleiros da subconcessionária dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

A madrinha de batismo do novo navio foi a sua mulher, Fernanda Tadeu.

O chefe do Governo revelou que o investimento se integra no compromisso assumido por Portugal junto da NATO de reforço do dispositivo das Forças Armadas até 2024 e adiantou que a construção será efetuada na indústria portuguesa.

“Cada euro investido passará a valer por três porque reforçaremos a Defesa nacional, o sistema científico e o tecido industrial”, disse.

António Costa adiantou que, no total, serão construídos dez NPO e um navio logístico polivalente.

Cada um dos NPO custará 60 milhões de euros e demorará cerca de dois anos a construir.

António Costa disse que hoje “é um dia de parabéns para a indústria portuguesa de construção e reparação naval”, confirma a “vitalidade dos estaleiros” e honra a sua “longa atividade”, sublinhando que toda a tecnologia usada foi desenvolvida em Portugal e está ao nível do melhor que se faz em todo o mundo”.

“É um exemplo muito feliz do que pretendemos fazer para reforçar as nossas Forças Armadas”, concluiu.

http://expresso.sapo.pt/politica/2018-07-20-Antonio-Costa-anuncia-mais-sete-novos-navios-para-a-Marinha#gs.8XJUszc

Abraços


Sessenta milhões de euros cada NPO, será que já vem com hangar e heli incluido ?? :nice: :nice: :nice:
Se a construção vai demorar de seis a oito anos, e se vão levar dois anos a construir cada unidade, então, significa que serão construidos dois NPO's de cada vez !!
Só para os NPO's são então gastos 360 milhões mais uns 150 milhões para o NPL faz uns 500 milhões........... quase o orçamento anual da Marinha, mas que estranho, já haver tanta verba disponível, quando nem  houve 6,5 milhões para comprar as 30mm .
A ver vamos sr Costa, se estas noticias se vão concretizar, ou se estão já incluidas nas costumeiras promessas para as próximas eleições Sr Costa, a ver vamos !!!!

Se o calendário inicial fosse cumprido, a Marinha já teria no activo mais dois NPO, mas quando existem dois NPO2S que há cinco anos navegam sem o Armamento principal está tudo dito, quanto a incompetência, comodismo, dos ditos IrResponsaveis Politico/Militares que continuam a empurrar a resolução de falta de meios Humanos e Materiais na Marinha.

Continuo a achar que a Marinha nunca terá os dez NPO no activo, algo me diz que todos estes sucessivos atrasos terão como resultado a não completa realização deste contrato.
Na minha opinião dez unidades de patrulha Oceânia são unidades a mais para tal missão, já venho defendendo há uns anos a construção de apenas sete unidades de patrulha, e canalizar a verba remanescente para um projecto de NCO, o tal Navio, tipo corveta, com capacidade ASW, podendo ser construído a partir do NPO, mas de maiores dimensões, deslocamento e velocidade e com melhorias em termos de qualidade de construção, e com o Armamento radares e sensores adequados a tal missão.

Abraços

Hey!

Eram promessas do indiano


Vocês estão muito admirado que não tenham passado disso???

Mas agora com o bloquista a PM é que vai ser.

Não esperem é nada meus amigos. Acreditem que a desilusão é menor.

Mais depressa desviam essas verbas para a ideologia da paneleiragem e de apoio aos hindustanicos que vão substituir os nativos daqui do burgo.

Com os medalhados golfistas a bater palminhas. Uma marinheca de eunucos.
« Última modificação: Dezembro 24, 2023, 09:56:27 am por P44 »
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5746 em: Dezembro 24, 2023, 10:43:43 am »
A facilidade com que se dá dinheiro a outros. Os tais que enxovalham sempre que podem aqui a Nação dos Portugueses

Admiraram-se alguns de algumas conversas minhas e diziam que isso de dar faz parte das relações blá blá. É porque vi esses meandros.

Como as gajas putas em que os velhos ricos arranjam uma gaja e sustentam os interesses delas. Mas ai o dinheiro é do velho e faz o que quer e bem. Agora o dinheiro dos impostos dos portugueses andar a ser esbanjado com crápulas corruptos, para interesses de alguns de cá terem com eles "assuntos" e depois cá faltar para tudo. E tudo que se fique aqui pela Marinha ou em geral pelas FA, já que estamos num Fórum das FA.
Tudo é cortarem no investimento dos sistemas  AA, de quarenta e tal milhões para trinta e poucos, como se o valor inicial fosse já uma grande coisas.
É como me farto de dizer de tão absurdo me parece não haver 6 milhões há 5 anos para Marlin EO
É não haver para porta morteiros sempre adiado
etc, só para falar de coisas mais básicas

Lembro já agora os recentes 18 milhões para São Tomé, porque alegadamente esse País tinha os cofres desfalcados

Andamos nós a receber da Europa e para quê ou quem?

 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5747 em: Dezembro 24, 2023, 12:36:20 pm »
Por isso é que eu digo, deixem-se de sonhos. Isto tá tudo contaminado,  não vale a pena.  E se forem para lá outros,  só mudam as moscas.
É a triste sina desta amostra de "país ".
Quem puder que fuja.
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5748 em: Dezembro 24, 2023, 02:26:29 pm »
Quais as mais valia destes novos NPO?

Olhando para o que os outros estão a fazer e os novos conceitos/design, estes novos NPO parecem algo outdated...
 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5749 em: Dezembro 24, 2023, 03:28:07 pm »
Quais as mais valia destes novos NPO?

Olhando para o que os outros estão a fazer e os novos conceitos/design, estes novos NPO parecem algo outdated...

Um projecto dos anos 90 que insistem em vender como a última bolacha do pacote.
Mas a sobranceria e a arrogância desta gente impedi-os de tirarem as palas dos olhos.
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5750 em: Dezembro 24, 2023, 09:04:33 pm »
Quais as mais valia destes novos NPO?

Olhando para o que os outros estão a fazer e os novos conceitos/design, estes novos NPO parecem algo outdated...

Um projecto dos anos 90 que insistem em vender como a última bolacha do pacote.
Mas a sobranceria e a arrogância desta gente impedi-os de tirarem as palas dos olhos.

Alguns setores da Marinha e MDN insistem no erro...
Não adianta mostrar certas evidências a esta gente.
Já se falava em 2001 nos NPO, os de 2023, não serão muito diferentes.
Cps
 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5751 em: Dezembro 25, 2023, 11:46:57 am »
Quais as mais valia destes novos NPO?

Olhando para o que os outros estão a fazer e os novos conceitos/design, estes novos NPO parecem algo outdated...

Um projecto dos anos 90 que insistem em vender como a última bolacha do pacote.
Mas a sobranceria e a arrogância desta gente impedi-os de tirarem as palas dos olhos.

Alguns setores da Marinha e MDN insistem no erro...
Não adianta mostrar certas evidências a esta gente.
Já se falava em 2001 nos NPO, os de 2023, não serão muito diferentes.
Cps

Negligência ou burrice, ou pura e simplesmente estão-se marimbando?
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5752 em: Dezembro 25, 2023, 12:44:42 pm »
Quais as mais valia destes novos NPO?

Olhando para o que os outros estão a fazer e os novos conceitos/design, estes novos NPO parecem algo outdated...

Os NPO, mesmo este chunning que lhes vão fazer, é apenas conversa politica. Para dizer que são cá feitos pela indústria nacional e para renovar a Marinha. cuja média de idade de meios deve rondar os 30 anos.
E por isso também é só conversa  à tanto tempo e cada vez mais não fazem sentido. Agora é com características ASW.
Ok, eu via um contentor nos existentes porque já estão feitos e vão cá andar várias décadas. Mas apostar no mesmo esquema para navios a ser feitos no futuro é mesmo de estar a cagar para isto e querer é atamancar e manter cargos.
Existem soluções diversas mais evoluídas, versáteis e com futuro. Já tinha dado o exemplo dos 2200 da Damen, mas há outras, até a tal versão patrulha do EPC . São mais caros que os 60 milhões, sim. os mercedes também e nem por isso usam Fiat no governo.
O que está e causa não é ter um navio com capacidades um pouco acrescidas aos actuais NPO?
Então metem um contentor e um mastro novo e já está?
Continua a não ter capacidade de helicóptero embarcado, tem velocidade reduzida e, actualmente já se vê muitos a ser lançados a atingir cerca de 25 nós e é "curto"

Ah ,mas é só para apoiar Fragatas na detenção de submarinos e outros blá blá. Ok, os actuais servem tanto como os seguintes.
Um navio quando é pensado, creio eu, é para operar nos próximos 40 anos à data dos seu lançamento, com "espaço" para evoluir"( embora cá não se use isso, pelo exemplo visto das VdG). Então um NPO operacional em 2026 e que vai durar até 2066 é isto ? o Chunning que vão fazer a um projecto concebido no fim dos anos 80 do século passado?

Ok. E andam a quantos anos a pensar nisso? E parece que ainda não acabou
« Última modificação: Dezembro 25, 2023, 12:51:48 pm por Pescador »
 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5753 em: Dezembro 25, 2023, 12:51:02 pm »
Boas Festas.

Ao falar dos NPO, sente-se que muitos aqui têm uma certa "paixão" por Marlins.

Para mim, uma 30mm num navio é uma metralhadora grande.
Considero que a partir de 40mm já se trata de um canhão pequeno.

E já há 40mm navais que até são usados como CIWS.
Esta sim, seria uma peça boa para colocar num NPO
Capacidade AA e Anti-Pirata

https://www.navylookout.com/in-focus-the-bofors-40mm-mk-4-gun-that-will-equip-the-type-31-frigates/


P.S.

Com este desenho de casco (comprovado, penso eu...), o ser "antiquado" só depende de como é equipado.
O "ter aspecto de ser antiquado" é mau se o quisermos exportar.
Mas suponho que essa questão não se coloca por aqueles que nem o querem na nossa Marinha.
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5754 em: Dezembro 25, 2023, 01:00:10 pm »
Boas Festas.

Ao falar dos NPO, sente-se que muitos aqui têm uma certa "paixão" por Marlins.

Para mim, uma 30mm num navio é uma metralhadora grande.
Considero que a partir de 40mm já se trata de um canhão pequeno.

E já há 40mm navais que até são usados como CIWS.
Esta sim, seria uma peça boa para colocar num NPO
Capacidade AA e Anti-Pirata

https://www.navylookout.com/in-focus-the-bofors-40mm-mk-4-gun-that-will-equip-the-type-31-frigates/


P.S.

Com este desenho de casco (comprovado, penso eu...), o ser "antiquado" só depende de como é equipado.
O "ter aspecto de ser antiquado" é mau se o quisermos exportar.
Mas suponho que essa questão não se coloca por aqueles que nem o querem na nossa Marinha.

Fala-se das Marlin 30mm porque foi a adoptada e é a que está em falta no planeamento feito para a 2ª série: Mais nada

Também pode ler muito atrás no tópico e outros, o assunto das 40mm que claro seria melhor, a começar no alcance e, como foi aqui apresentado exemplos de Patrulhas onde optaram por esse calibre em plataformas que também não precisa do casco perfurado(eu fui um deles e seria a minha preferencia, já que é a arma principal do Patrulha Oceânico ). Até o 76mm em casco não perfurado aqui foi falado e mostrado esquemas.
Pode ler no tópico também sobre a colocação de um sistema de misseis tipo  Mistral na posição B, operados remotamente com EO
Mas também pode ler nos mesmos tópicos como outros disseram que as .50 chegam bem pois não é um navio de guerra. Por acaso até alguns aqui mencionamos que é de guerra assimétrica e, por isso sujeito cada vez mais a ameaças mais complexas em certos contextos de operação.
« Última modificação: Dezembro 25, 2023, 01:02:49 pm por Pescador »
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5755 em: Dezembro 25, 2023, 01:13:02 pm »
Boas Festas.

Ao falar dos NPO, sente-se que muitos aqui têm uma certa "paixão" por Marlins.

Para mim, uma 30mm num navio é uma metralhadora grande.
Considero que a partir de 40mm já se trata de um canhão pequeno.

E já há 40mm navais que até são usados como CIWS.
Esta sim, seria uma peça boa para colocar num NPO
Capacidade AA e Anti-Pirata

https://www.navylookout.com/in-focus-the-bofors-40mm-mk-4-gun-that-will-equip-the-type-31-frigates/


P.S.

Com este desenho de casco (comprovado, penso eu...), o ser "antiquado" só depende de como é equipado.
O "ter aspecto de ser antiquado" é mau se o quisermos exportar.
Mas suponho que essa questão não se coloca por aqueles que nem o querem na nossa Marinha.

Fala-se das Marlin 30mm porque foi a adoptada e é a que está em falta no planeamento feito para a 2ª série: Mais nada

Também pode ler muito atrás no tópico e outros, o assunto das 40mm que claro seria melhor, a começar no alcance e, como foi aqui apresentado exemplos de Patrulhas onde optaram por esse calibre em plataformas que também não precisa do casco perfurado(eu fui um deles e seria a minha preferencia, já que é a arma principal do Patrulha Oceânico ). Até o 76mm em casco não perfurado aqui foi falado e mostrado esquemas.
Pode ler no tópico também sobre a colocação de um sistema de misseis tipo  Mistral na posição B, operados remotamente com EO
Mas também pode ler nos mesmos tópicos como outros disseram que as .50 chegam bem pois não é um navio de guerra. Por acaso até alguns aqui mencionamos que é de guerra assimétrica e, por isso sujeito cada vez mais a ameaças mais complexas em certos contextos de operação.

Estou de acordo com o que diz.
Especialmente MISTRAL.

Por isso é que já sugeri o Exercito escolher MISTRAL para VSHORAD móvel moderno com radares.
Teriamos o mesmo míssil nos dois ramos.

E poderia estar tmb na FA, mas não vou falar nisso para não estragar o Natal.
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5756 em: Dezembro 26, 2023, 11:28:17 am »
Quais as mais valia destes novos NPO?

Olhando para o que os outros estão a fazer e os novos conceitos/design, estes novos NPO parecem algo outdated...

Um projecto dos anos 90 que insistem em vender como a última bolacha do pacote.
Mas a sobranceria e a arrogância desta gente impedi-os de tirarem as palas dos olhos.

Projeto dos anos 90 com raízes nos anos 70. Como tudo em Portugal, quando se chegou à fase de projeto já todas as análises e principios orientadores da ideia tinham barbas.
A noção de que isto tudo se resolve com um bocadinho de botox e uns canhões de 18 polegadas parece-me assim a modos que tiro ao lado.
 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5757 em: Dezembro 26, 2023, 11:59:54 am »
Quais as mais valia destes novos NPO?

Olhando para o que os outros estão a fazer e os novos conceitos/design, estes novos NPO parecem algo outdated...

Um projecto dos anos 90 que insistem em vender como a última bolacha do pacote.
Mas a sobranceria e a arrogância desta gente impedi-os de tirarem as palas dos olhos.

Projeto dos anos 90 com raízes nos anos 70. Como tudo em Portugal, quando se chegou à fase de projeto já todas as análises e principios orientadores da ideia tinham barbas.
A noção de que isto tudo se resolve com um bocadinho de botox e uns canhões de 18 polegadas parece-me assim a modos que tiro ao lado.

Podia p.f. elaborar sobre essa questão das "barbas"?
Sendo este um tema da maior actualidade, com a construção de 6 "novos" NPO com o mesmo desenho base dos primeiros, eu gostava de saber em quê é que o desenho está antiquado.

Não sou especialista no assunto, e como tal reconheço que o "design" é pouco "stealth".
Mas como também se diz "form follows function" - temos um aspecto algo melhorado com o novo mastro de aparência "moderna".

Assim, gostava de saber o que faz destes 6 novos navios antiquados antes mesmo de serem construídos.
- material de construção (aço antiquado?)
- equipamentos antiquados?
- desenho do casco não adequado para "patrulhar um oceano"?  (só agora é que deram conta?)
- propulsão antiquada?

Antecipadamente -  obrigado.
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5758 em: Dezembro 26, 2023, 02:07:49 pm »
Quais as mais valia destes novos NPO?

Olhando para o que os outros estão a fazer e os novos conceitos/design, estes novos NPO parecem algo outdated...

Um projecto dos anos 90 que insistem em vender como a última bolacha do pacote.
Mas a sobranceria e a arrogância desta gente impedi-os de tirarem as palas dos olhos.

Projeto dos anos 90 com raízes nos anos 70. Como tudo em Portugal, quando se chegou à fase de projeto já todas as análises e principios orientadores da ideia tinham barbas.
A noção de que isto tudo se resolve com um bocadinho de botox e uns canhões de 18 polegadas parece-me assim a modos que tiro ao lado.

Podia p.f. elaborar sobre essa questão das "barbas"?
Sendo este um tema da maior actualidade, com a construção de 6 "novos" NPO com o mesmo desenho base dos primeiros, eu gostava de saber em quê é que o desenho está antiquado.

Não sou especialista no assunto, e como tal reconheço que o "design" é pouco "stealth".
Mas como também se diz "form follows function" - temos um aspecto algo melhorado com o novo mastro de aparência "moderna".

Assim, gostava de saber o que faz destes 6 novos navios antiquados antes mesmo de serem construídos.
- material de construção (aço antiquado?)
- equipamentos antiquados?
- desenho do casco não adequado para "patrulhar um oceano"?  (só agora é que deram conta?)
- propulsão antiquada?

Antecipadamente -  obrigado.

Começa na configuração ou arranjos. Basta olhar para os designs mais recentes
Começa pelo facto que devia ter hangar à semelhança de muitos outros recentes e volto a dar o exemplo do 2200 da Damen.
Hangar para quê?
Bem, EO e para quê? armas para quê?
Não faltaram "para quê? se os quisermos arranjar, num pensamento redutor, se aquilo é para para fiscalizar tamanhos de peixe.

Mas parece que afinal nas missões que não seja de turismo e tangas protocolares a sul, seria importante ter mais algumas valências que os actuais paquetes de turismo dão.
Aqui podíamos voltar ao assunto no passado entre meter arma principal sistema de misseis numa plataforma como o SIMBAD ou semelhante etc. Mas é melhor não

O Hangar permitia nas missões de longa duração, longínquas e mais exigentes, ter um meio embarcado, tripulado e armado, além dos drones da fnac actuais. Dava para no futuro NPO com características ASW ter o helicóptero embarcado armado.

Acho eu
 
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« Responder #5759 em: Dezembro 26, 2023, 05:53:14 pm »
Quais as mais valia destes novos NPO?

Olhando para o que os outros estão a fazer e os novos conceitos/design, estes novos NPO parecem algo outdated...

Um projecto dos anos 90 que insistem em vender como a última bolacha do pacote.
Mas a sobranceria e a arrogância desta gente impedi-os de tirarem as palas dos olhos.

Projeto dos anos 90 com raízes nos anos 70. Como tudo em Portugal, quando se chegou à fase de projeto já todas as análises e principios orientadores da ideia tinham barbas.
A noção de que isto tudo se resolve com um bocadinho de botox e uns canhões de 18 polegadas parece-me assim a modos que tiro ao lado.

Podia p.f. elaborar sobre essa questão das "barbas"?
Sendo este um tema da maior actualidade, com a construção de 6 "novos" NPO com o mesmo desenho base dos primeiros, eu gostava de saber em quê é que o desenho está antiquado.

Não sou especialista no assunto, e como tal reconheço que o "design" é pouco "stealth".
Mas como também se diz "form follows function" - temos um aspecto algo melhorado com o novo mastro de aparência "moderna".

Assim, gostava de saber o que faz destes 6 novos navios antiquados antes mesmo de serem construídos.
- material de construção (aço antiquado?)
- equipamentos antiquados?
- desenho do casco não adequado para "patrulhar um oceano"?  (só agora é que deram conta?)
- propulsão antiquada?

Antecipadamente -  obrigado.

Começa na configuração ou arranjos. Basta olhar para os designs mais recentes
Começa pelo facto que devia ter hangar à semelhança de muitos outros recentes e volto a dar o exemplo do 2200 da Damen.
Hangar para quê?
Bem, EO e para quê? armas para quê?
Não faltaram "para quê? se os quisermos arranjar, num pensamento redutor, se aquilo é para para fiscalizar tamanhos de peixe.

Mas parece que afinal nas missões que não seja de turismo e tangas protocolares a sul, seria importante ter mais algumas valências que os actuais paquetes de turismo dão.
Aqui podíamos voltar ao assunto no passado entre meter arma principal sistema de misseis numa plataforma como o SIMBAD ou semelhante etc. Mas é melhor não

O Hangar permitia nas missões de longa duração, longínquas e mais exigentes, ter um meio embarcado, tripulado e armado, além dos drones da fnac actuais. Dava para no futuro NPO com características ASW ter o helicóptero embarcado armado.

Acho eu


Hangar:

Eu estou a falar destes 6 navios, não de outros. Porque é que são antiquados?
A sua tentativa foi boa Pescador e eu agradeço. Mas parece-me que precisa de ajuda de outros colegas que percebem mais de navios com barbas.

É que estes NPOs ou sou bons ou são merd@.
E há muitos aqui a optarem pela seguna hipótese sem explicarem porquê.

Quanto aos seus Hangars;

Para meter um hangar, em quantos metros é que é necessário aumentar o comprimento do navio?
E ao aumentar o comprimento, em quanto é que se tem que aumentar a largura?
E 6 hangars requerem 6 helicópteros, ou não?

Já estamos a falar de 6 Fragatas.

A pergunta mantém-se.

Os 6 NPOs novos são merd@ por quê?

Quando o primeiro for lançado vai ser tudo aqui a dizer que são lindos, como os KCs.
« Última modificação: Dezembro 26, 2023, 05:54:43 pm por saabGripen »